21 ago

ABRAS apresenta ao governo proposta para o Programa de Alimentação do Trabalhador

Documento entregue aos ministros da Fazenda e do Trabalho visa simplificar e potencializar o PAT A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) apresentou aos ministros da Fazenda, Fernando Haddad, e do Trabalho, Luiz Marinho, uma proposta para simplificar o Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) por meio da eliminação de intermediários privados na gestão dos vales alimentação e refeição. Tal iniciativa deve gerar uma economia de R$ 5 bilhões para os empregadores e estabelecimentos comerciais filiados ao programa, que hoje gastam esse valor em taxas para administradoras privadas de cartões. Com isso, será possível a ampliação do valor do benefício concedidos aos 22 milhões de trabalhadores contemplados atualmente com o PAT em todo o país. Para tanto, a ABRAS defende que seja utilizado para o pagamento dos benefícios a base de dados já existente do eSocial, por meio da Caixa Econômica Federal. A conexão direta do pagamento do benefício PAT identificada no eSocial, vinculada a uma conta salário da Caixa, coloca o benefício à disposição do beneficiário, para utilização específica do benefício nos estabelecimentos comerciais afiliados ao…[+]
18 ago

Comunicação digital reforça laço entre consumidor e varejo

Apesar do e-commerce crescente, 40% ainda preferem lojas físicas e 72% veem como interação com marcas Com o crescimento e as facilidades oferecidas pelo e-commerce, o varejo físico vem apostando nas ferramentas digitais para resgatar o consumidor e promover novas experiências durante sua jornada de compras. Mesmo com o aumento expressivo do consumo digital, 40% dos consumidores ainda preferem adquirir em lojas físicas e 72% consideram esses locais um ponto de contato importante com as marcas, conforme detectado pelo Relatório Varejo 2022 Adyen/KPMG. Segundo Richard Albanesi, CEO da The LED, empresa que atua no mercado de comunicação digital com painéis de LED, o varejo se revela como um dos principais protagonistas dessa verdadeira revolução digital que tem impactado a relação entre as marcas e os consumidores. “A tecnologia no PDV (ponto de venda) chegou não só para ajudar, facilitar e envolver o consumidor, mas também para oferecer soluções que ajudem a indústria a entender melhor o cliente e suas necessidades”, destaca. Dentre as principais tendências do varejo, a omnicanalidade, que propõe a padronização…[+]
18 ago

Cencosud Brasil cresce 17% em receita no primeiro semestre de 2023

Desempenho do cash & carry puxou o desempenho da rede, dobrando a participação do formato na receita do grupo A Cencosud Brasil divulgou nesta terça-feira, dia 15 de agosto, os resultados do 2º trimestre de 2023. Entre os destaques estão os expressivos avanços no e-commerce, o crescimento orgânico no Rio de Janeiro e, sobretudo, a resiliência do cash & carry, que proporcionaram à Cencosud Brasil atingir uma receita líquida de R$ 2,5 bilhões, um aumento de 13,6% sobre o 2T22, e margem Ebitda de 6,2%. No semestre, a receita cresceu 17,0% e atingiu R$ 4,9 bilhões. O desempenho do cash & carry mostrou-se relevante para o resultado alcançado, que contribuiu para mitigar os efeitos da desaceleração na economia e a pressão sobre a renda do consumidor durante o período. Representado pelas redes GIGA Atacado, Mercantil Atacado e por unidades Bretas Atacarejo, o formato praticamente dobrou sua participação na receita do grupo, com 35% no 2T23, comparado a 18% no 2T22. “Nosso foco está em garantir a rentabilidade do negócio, em tornar as operações mais eficientes e estabelecer…[+]
17 ago

Brasileiros estão cada vez menos leais a marcas de detergente, diz Kantar

Os brasileiros compram detergentes a cada 25 dias e, em média, estão levando para casa três marcas diferentes de detergente líquido para louças durante o ano. Segundo informações da Kantar, empresa de dados, insights e consultoria, os consumidores também optam entre três e seis fragrâncias no período. Independentemente das preferências, a categoria atinge 98% dos lares brasileiros – ou 59 milhões de famílias, e durante o ano móvel encerrado no segundo trimestre de 2023 houve alta na frequência (+5,1%) e no volume por viagem (+4%) na comparação com o mesmo intervalo de 2022. Além disso, mais da metade da aquisição de detergentes (63,3%) envolveu a missão de compra de abastecimento. É importante ressaltar que houve um aumento no preço dos produtos: A categoria sofreu alta de 16,6% no período. Esse movimento afetou, consequentemente, o faturamento de detergente líquido para louças que cresceu +27,2%. A categoria tem maior destaque no Norte-Nordeste (NNE), onde ganha volume acima das outras regiões (+4,5%), e apresenta maior relevância entre as classes mais baixas e os consumidores maduros acima de 40 anos. Os…[+]
16 ago

3 tendências tecnológicas que irão impactar até o final de 2023

Algumas tecnologias continuam em destaque no mercado, afetam a rotina das empresas e o foco de seus investimentos O avanço da tecnologia continua cada vez mais crescente e a cada dia impacta mais no dia a dia das empresas e também dos consumidores. O ano de 2023 chegou e estabeleceu algumas tecnologias como a Inteligência Artificial e Big Data, que permanecem sob os holofotes e atenção, sendo explorado de novas formas por parte de diversas companhias. De acordo com a estimativa do IDC Brasil, o investimento em tecnologia no ano passado superou os R$75 bilhões, fator que evidencia o tamanho da importância que o setor tem ganhado ao longo dos anos para o país. Todo este avanço obriga as empresas a investirem alto em ferramentas tecnológicas para crescer e destacar no mercado, mas muitas vezes não é o caminho mais correto querer investir em tudo, sem antes conhecer a real necessidade do seu negócio. Além disso, um assunto que deve ser sempre levado em conta são os desafios que estas…[+]
16 ago

Membros da Agos Jovem se reúnem para traçar objetivos do projeto

Os membros da Agos Jovem estiveram reunidos na tarde desta terça-feira, 15 de agosto, para apresentação do projeto que é formado por jovens sucessores do segmento supermercadista e visa estreitar ainda mais os vínculos entre empresas e entidade, estimulando o comprometimento e o espírito associativista. De forma virtual, a reunião contou com a participação do diretor executivo da Agos, Augusto de Almeida e trouxe uma série de assuntos apresentados pelo líder do grupo, o gerente da Rede Avamthe de Supermercados, Marco Aurélio Araújo. Ele é filho de um dos diretores da Agos, Nivaldo do Nascimento Araújo, Nivaldo do Nascimento Araújo. Além de tratarem sobre pontos a serem absorvidos e implementados no projeto, cronograma, logística e alinhamento de expectativas, os membros também conversaram sobre o objetivo da participação dos membros, um total de 13 integrantes, no Encontro Nacional de Jovens Supermercadistas, que acontece de 20 a 22 de agosto, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, promovido pela AGAS Jovem e que antecede a Expoagas 2023, marcada para 22 a 24 de agosto e realizada pela…[+]
15 ago

Pesquisa APAS revela perfil do supermercado brasileiro em 2023

Confira os destaques que foram apresentados durante o evento NSG (Next Supermarket Generation) Um setor em constante evolução, precisa cada vez mais conhecer-se a si mesmo. Por esta razão, a APAS apresentou o resultado da Pesquisa de Tecnologia, Prontidão e Inovação no palco do NSG Next Generation 2023. Apresentamos a seguir, alguns dos insights compartilhados pelos executivos da associação. Um dos destaques foi a importância que o setor de TI ganhou junto aos líderes. Atualmente, 26,5% dos profissionais têm a função de liderar e organizar as iniciativas de toda a empresa. 23% apenas implementar a inovação e 22% influenciar o processo de inovação. 21% dos setores de TI trabalham para procurar soluções do mercado – ou próprias – para atender as necessidades do negócio. Hoje, já são mais de 23% o percentual de redes de supermercados que trabalham com algum serviço vinculado a startups. Dentre as pautas proprietárias, ou seja, as maiores queixas enfrentadas pelo setor, estão implementação ou atualização de CRM, modernização de softwares de ERP e implementação de soluções multicanal. Quando…[+]
14 ago

Vendas nos supermercados crescem no primeiro semestre e especialistas analisam cenário para o fim do ano

Pesquisa do IBGE mostra aumento de 2,6% no período em 2023 e datas sazonais embasam otimismo do setor para o futuro O comércio varejista brasileiro, que inclui hiper e supermercados, cresceu em vendas no primeiro semestre de 2023, conforme pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O aumento de 1,3% registrado na Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) nos primeiros seis meses do ano tem grande contribuição dos hiper e supermercados. Considerando apenas as vendas neste setor, o crescimento atingiu 2,6% em junho, com destaque para o mês de abril, que teve alta de 3,6%. De acordo com Marcos Escudeiro, conselheiro, mentor e pesquisador de varejo, as empresas que têm capacidade de enxergar a movimentação na renda do consumidor, não perdem as oportunidades. “Você adia a compra de uma TV, de uma calça, mas comida é todo dia. Se tem uma crise de renda, é hora de conquistar o consumidor e algumas empresas escolhem perder parte de sua margem para que isso aconteça”, sugere. Para Paula Sauer, professora de economia da ESPM,…[+]