29 jan

Abras reforça atividade dos supermercados como essencial

Diante das recentes notícias veiculadas nos órgãos de imprensa, segundo a qual o Ministro do Trabalho e Emprego (MTE), Luiz Marinho, anunciou que está previsto para o próximo dia 19 de fevereiro o retorno da Portaria que condiciona o trabalho aos feriados à negociação coletiva, sendo que 200 atividades serão consideradas exceção e não irão precisar da negociação coletiva para funcionarem, entre as quais farmácias,  a Associação Brasileira de Supermercados (Abras)  vem manifestar sua expectativa para que o setor supermercadista esteja incluído nas atividades a serem excepcionadas na aludida Portaria, porquanto tratar-se de atividade essencial para garantia do abastecimento da população brasileira. Esperamos que o Ministério do Trabalho não cometa o mesmo equívoco ocorrido com a publicação em novembro passado da Portaria MTE Nº 3.665, que havia condicionado o trabalho aos feriados à convenção coletiva e precisou ser suspensa pelo MTE para evitar a sua derrubada, em face das fortes reações da sociedade que ecoaram no Congresso Nacional. Uma eventual exclusão do setor supermercadista nas…[+]
29 jan

Ações sustentáveis fidelizam clientes nos supermercados

O tema da sustentabilidade em supermercados não é um assunto novo, mas o interesse do consumidor por produtos e empresas que colocam esse tema em prática vem se intensificando a ponto de influenciar sua decisão de compra. Segundo pesquisa da consultoria Bain & Company, divulgada no Infor Channel com 23 mil consumidores, 64% dos entrevistados demonstraram altos níveis de apoio às ações sustentáveis no varejo. Além disso, 50% apontaram que esse aspecto é um dos principais critérios de compra. Outro dado interessante dessa pesquisa é que, em alguns países como Índia, Indonésia, Brasil e China, as pessoas estão dispostas a pagar entre 15% e 20% a mais pelos produtos chamados verdes. Uma das inciativas com maior adesão dos consumidores e supermercadistas é a coleta de óleo de cozinha e de tampinhas plásticas. Para a reciclagem do óleo, as redes Vianense, Supermarket e Zona Sul instalaram displays coletores localizados na entrada das filiais. Assim, aumentam as chances de descarte ambientalmente correto do óleo de cozinha usado….[+]
26 jan

Manifestação da ABRAS em favor do setor supermercadista

Diante das recentes notícias veiculadas nos órgãos de imprensa, segundo a qual o Ministro do Trabalho e Emprego (MTE), Luiz Marinho, anunciou que está previsto para o próximo dia 19 de fevereiro o retorno da Portaria que  condiciona o trabalho aos feriados à negociação coletiva, sendo que 200 atividades serão consideradas exceção e não irão precisar da negociação coletiva para funcionarem, entre as quais farmácias,  a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)  vem manifestar sua expectativa para que o setor supermercadista esteja incluído nas atividades a serem excepcionadas na aludida Portaria, porquanto tratar-se de atividade essencial para garantia do abastecimento da população brasileira. Esperamos que o Ministério do Trabalho não cometa o mesmo equívoco ocorrido com a publicação em novembro passado da Portaria MTE Nº 3.665, que havia condicionado o trabalho aos feriados à convenção coletiva e precisou ser suspensa pelo MTE para evitar a sua derrubada, em face das fortes reações da sociedade que ecoaram no Congresso Nacional. Uma eventual exclusão do setor supermercadista nas atividades autorizadas a…[+]
26 jan

Supermercados têm o necessário para avançar em IA

Um setor que possui uma quantidade imensa de dados e pode construir aplicações de IA em grande escala para trazer benefícios para seus negócios. É dessa forma que José Luis Gomes, diretor de varejo e consumo do Google Cloud, se refere aos supermercados. Embora existam grandes desafios, como a dificuldade de contratar profissionais especializados em engenharia e computação, a capacidade de adotar rapidamente tecnologia e o fato de ser um setor menos regulamentado que saúde ou serviços financeiros traz uma capacidade maior de inovação. “Comparado com outros setores da economia, os supermercados têm um alicerce fenomenal para aplicar IA em grande escala. Por isso, sou otimista quanto à capacidade do setor em adotar a tecnologia”, disse Gomes em um evento do Food Marketing Institute nesta semana na Flórida. Para o executivo, porém, é necessário desenvolver critérios para avaliar iniciativas de IA, reduzir riscos e assegurar que aspectos éticos sejam contemplados. “É preciso ter um equilíbrio entre a inovação contínua e os potenciais riscos aos negócios”, afirmou. [+]
25 jan

Vendas no varejo alcançam 2º mês de estabilidade

Setor de varejo brasileiro comemora momento de estabilidade nas vendas e projeta crescimento para 2024 A informação é do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O setor varejista brasileiro comemorou nesta semana a divulgação de números estáveis nas vendas dos últimos meses de 2023. Pelo segundo mês consecutivo, o indicador seguiu em equilíbrio comparado ao mês anterior, outubro, onde houve queda de -0,3%. Segundo o IBGE, o acumulando do ano chegou em 1,7% sobre 1,5% no mesmo período do ano anterior. “O comércio tem trajetória de crescimento em 2023, mas sem avanços significativos mês a mês. O setor apresentou volatilidade muito baixa, com resultados muito próximos de zero“, afirmou o gerente da pesquisa do IBGE, Cristiano Santos, durante a divulgação do relatório. O relatório apresentou que das oito atividades pesquisadas, seis tiveram resultados positivos em novembro. Em geral, os principais impactos viera da venda de equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (18,6%), móveis e eletrodomésticos (4,5%) e tecidos, vestuário e calçados (3%). O IBGE aponta que um dos grandes fatores…[+]
25 jan

Pequenas e médias empresas do varejo podem economizar custo da energia em 2024

Que se faça a luz! O Governo Federal decidiu que empresas que possuem o custo médio de energia elétrica de alta tensão a partir de 9 mil reais poderão procurar novos meios de fornecimento dessa necessidade. O grupo pode contemplar supermercadistas e outros varejistas à migrarem rumo ao Mercado Livre de Energia, um ambiente de venda, onde é permitido a escolha do fornecedor, a negociação do custo da operação e a sua forma de pagamento. “Existem mais de 500 comercializadoras convencionais de energia para consumidores de maior porte e quase 100 varejistas, para aqueles de menor porte, que podem apresentar novas opções para os interessados“, afirma Carlos Aparecido Ferreira, professor do Departamento de Engenharia Elétrica da UERJ. Até o final de 2023, as empresas fora dessas condições precisavam se submeter ao mercado regulado ou mercado cativo, onde a compra da energia era apenas com a distribuidora local. Apenas os consumidores com a demanda de no mínimo 500 kilowatts podiam participar do mercado livre. “A partir de 2024, todos os consumidores…[+]
24 jan

“Brasil é inovador no varejo alimentar”, diz presidente da Abras

Líder da Associação Brasileira de Supermercados, João Galassi acredita que 2024 será o ano da incorporação da IA em diferentes cadeias do setor e vê o Brasil à frente de outros países em termos de inovação no segmento O ano do varejo supermercadista brasileiro começa, oficialmente, em Nova York. Já se tornou tradição, há mais de cinco anos, que executivos e líderes de grandes redes do País componham uma comitiva para participar do Retail’s Big Show, o maior evento de varejo do mundo, realizado pela National Retail Federation (NRF). Essa excursão é promovida pela Associação Brasileira de Supermercados, que busca na feira e na conferência de Nova York alguns exemplos de como o uso da tecnologia pode simplificar processos logísticos e contribuir para um dos mais importantes setores de varejo do Brasil. “É um momento de reunir o setor e, também, de passar uma mensagem sobre os novos desafios do ano”, resume João Galassi, presidente da Abras. Além da participação na programação…[+]
24 jan

Consumo nos Lares Brasileiros cresce 3,09% em 2023

Em dezembro, o consumo cresceu 18% e registrou o maior percentual dos últimos 24 meses na comparação mês x mês anterior. ABRAS projeta crescimento de 2,5% no Consumo dos Lares em 2024 O Consumo nos Lares Brasileiros encerrou 2023 em alta de 3,09% na comparação com o mesmo período do ano anterior. Na comparação dezembro x novembro, o indicador registrou alta de +18% – o maior resultado registrado na comparação mês x mês anterior nos últimos 24 meses, ou seja, desde dezembro de 2021 (+22,47%), de acordo com o acompanhamento mensal da Associação Brasileira de Supermercados – ABRAS. Na comparação dezembro de 2023 com dezembro de 2022, a alta foi de +10,73%. O levantamento contempla todos os formatos e canais operados pelos supermercados e os indicadores são deflacionados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia…[+]