01 mar

Páscoa no supermercado: veja como se preparar para essa data

A Páscoa no supermercado é uma daquelas datas sazonais que, se bem aproveitadas, podem te auxiliar a sair do vermelho, aumentar as vendas e atrair novos clientes. Entretanto, como qualquer outra data em que há um aumento na demanda, para que ela seja um verdadeiro sucesso e você alcance os seus objetivos, é preciso estar preparado para receber os clientes. Assim como outras datas importantes no varejo, o mínimo de planejamento é necessário para conseguir atender à maior procura de produtos e, consequentemente, ainda deixar os seus clientes satisfeitos. O que pode ser um verdadeiro desafio tanto para gestores mais experientes, mas principalmente para aqueles que são novos neste ramo. Como preparação é a palavra-chave para ter uma boa Páscoa no supermercado, preparamos este artigo com um passo-a-passo de tudo o que você precisará para tornar essa data um verdadeiro sucesso de vendas! Duvida? Então venha com a gente e confira! Páscoa no supermercado: passo-a-passo para se prepararUma das principais atribuições dos gestores do setor supermercadista é a capacidade de preparação para cada…[+]
01 mar

Inteligência Artificial e lojas sem checkout vão avançar nos supermercados em 2023

Tecnologias que melhorem a gestão e deem mais eficiência e produtividade às operações do varejo continuam ganhando força nas lojas físicas A Inteligência Artificial (IA) deverá desempenhar um papel mais relevante no varejo em 2023, melhorando processos para aumentar a conveniência dos clientes, dar mais velocidade à jornada de compra e oferecer recomendações personalizadas. De mecanismos de busca ao reconhecimento por imagem, passando pela otimização do layout dos supermercados e a definição do sortimento, a IA vem ganhando força no varejo. “É uma tecnologia que ampliará sua atuação e se tornará ainda mais importante para os negócios neste ano”, acredita Krishna Motukuri, CEO da Zippin, empresa especializada em soluções de checkout invisível. Para o executivo, as lojas físicas têm muito a ganhar com a incorporação de IA no dia a dia, uma vez que a maioria absoluta das compras continua ocorrendo no ponto de venda. Nos Estados Unidos, as vendas em lojas físicas corresponderam a 87% de todo o faturamento do varejo e, com o aumento de modelos de negócios híbridos, como o…[+]
01 mar

Escola Agos realiza curso de cartazista e reúne mais de dez profissionais

Nos dias 27 e 28 de fevereiro a Escola Agos realizou o primeiro curso de cartazista de 2023. Na ocasião, o facilitador Julio Mauro orientou xx alunos, sendo que a maioria deles não tinha nenhum conhecimento ou habilidade com os pincéis. O profissional cartazista confecciona cartazes, faixas, banners e demais materiais de comunicação visual para estabelecimentos comerciais, principalmente supermercados. No entanto, açougues, mercearias, padarias, lojas de roupas e empórios também contam com as habilidades desses profissionais. A Escola Agos é um ponto de referência para cursos profissionalizantes voltados para o setor supermercadista. A entidade busca profissionais com larga experiência no mercado com didática de grande eficácia. Além disso fornece estrutura com sala climatizada confortável e materiais adequados para o desenvolvimento dos cursos que oferece. Fonte: Assessoria de Imprensa Agos – Comunicare [+]
28 fev

ABRAS divulga o Consumo nos Lares Brasileiros: crescimento de 1,07% em janeiro

O Consumo nos Lares Brasileiros acumulou alta de 1,07% em relação ao mesmo mês de 2022. É o que aponta a ABRAS – Associação Brasileira de Supermercados, que divulga o estudo mensalmente. Na comparação com dezembro houve queda de -14,81%. Nesta análise, todos os indicadores são deflacionados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e o levantamento contempla todos os formatos operados pelos supermercados. O mês de janeiro registra, tradicionalmente, o menor consumo na comparação com o mês imediatamente anterior devido ao aumento do consumo nas festas de fim de ano. No entanto, a série histórica da ABRAS, principalmente o período que abrange os últimos dois anos, mostra que o mês de janeiro de 2023 teve a menor variação de queda no consumo na comparação com dezembro. O vice-presidente Institucional e Administrativo da ABRAS, Marcio Milan, enumera alguns fatores relevantes para maiores variações de queda no consumo no mês de janeiro de anos anteriores. “Em janeiro de 2021 chegavam as primeiras doses das vacinas para…[+]
28 fev

Abrasmercado: indicador fica estável em janeiro

Preço da carne bovina tem forte recuo nas regiões Sul e Sudeste; Arroz, feijão e derivados do leite puxaram a alta de preços da cesta de alimentos básicos O Abrasmercado – indicador que mede a variação de preços nos supermercados – manteve-se estável (+0,08%) em janeiro na cesta composta por 35 produtos de largo consumo, dentre eles alimentos, bebidas, carnes, produtos de limpeza, itens de higiene e beleza. As principais altas foram puxadas por batata (+14,14%), feijão (+5,69%), tomate (+3,89%), arroz (+3,13%), farinha de mandioca (+2,75%). Na categoria de higiene e beleza as variações de preços foram: xampu (+0,53%), sabonete (+0,37%), creme dental (+0,98%), papel higiênico (-0,05%). Na cesta de limpeza as principais variações foram: desinfetante (+1,09%), sabão em pó (+0,60%), detergente líquido para louças (+0,35%). No recorte da cesta de alimentos básicos, composta por 12 produtos, houve alta de +0,25% em janeiro ante dezembro e o preço médio da cesta passou de R$ 317,56 para R$ 318,35. Os itens básicos que pressionaram a cesta foram feijão (+5,69%), arroz (+3,13%) e derivados do…[+]
27 fev

Varejo em 2023: conheça mais tendências para os próximos meses

Para além de tecnologias e inovações, é importante ter atenção às pessoas, colaboradores e comunidade Em meio a um mercado cada vez mais digital, é comum listarmos dicas e tendências de inovação e digitalização das empresas. Porém, é necessário observar que o varejo, em geral, e os supermercados, em particular, são feitos por pessoas e para pessoas. Assim, elas devem estar no topo das preocupações dos gestores. Por isso, trouxemos algumas reflexões que podem contribuir para a melhora da operação e para a monetização da empresa e, o melhor, não requerem um alto investimento! Pessoas: voltar ao básico é a premissa para o ano de 2023. Oferta e procura são a essência do varejo, mas é preciso lembrar que a procura surge da necessidade, e pessoas estão por trás dessas necessidades. Mais do que estruturar uma loja ou espaço de vendas, a evolução do setor varejista caminha para a criação de um relacionamento estrito e personalizado com o público-alvo.Questione-se: quem é meu cliente? O que ele está pedindo? Como eu passo sanar suas…[+]
24 fev

Janeiro dá uma trégua na aceleração dos preços nos supermercados

O padrão observado ao longo de 2022 de aumento de preços e queda nas unidades vendidas se mantém, mas em ritmo menor, segundo estudo Radar Scanntech Segundo o estudo mensal Radar Scanntech do fechamento de janeiro de 2023, a alta nos preços e a queda no volume de vendas perderam fôlego no primeiro mês do ano de 2023. “O movimento observado ao longo de 2022, que teve retração de -3,5% de unidades vendidas, continuou em janeiro, mas observamos um ritmo menor dessa queda em janeiro”, afirma Priscila Ariani, diretora de Marketing da Scanntech. Mas, nem tudo continua na mesma tendência de 2022. O estudo revela ainda que o Atacarejo Regional, canal de maior retração em unidades em 2022, foi o único canal em janeiro que aumentou as unidades vendidas (0,5%), assim como bebidas, que retraiu na maioria dos meses de 2022, também reverteu seu comportamento e começou o ano com aumento de vendas em unidades (0,1%). Ainda segundo a executiva, o fluxo nas lojas também aumentou se comparado ao mesmo…[+]
23 fev

Valor médio da Cesta Básica diminui em sete das oito cidades pesquisadas

Ano começa com quedas no preço médio em diversas categorias O valor médio da cesta de consumo básica de alimentos de janeiro de 2023 reduziu em relação ao mês anterior em sete das oito capitais analisadas mensalmente pela plataforma Cesta de Consumo HORUS & FGV IBRE. A queda no valor da cesta variou de -9,1% a -0,1%. Única capital que registrou aumento de preços foi Fortaleza, com 0,6% de alta. Já Curitiba e Belo Horizonte registraram as maiores quedas, com -9,1% e -6,2%, respectivamente. Dos 18 produtos da cesta básica, apenas o Arroz apresentou alta de preço em todas as capitais. O reajuste ocorreu em decorrência do aumento no preço dos fertilizantes e à maior demanda externa Outros produtos que tiveram altas em diversas capitais foram frutas, farinha de mandioca, feijão, massas alimentícias secas, dentre outros listados nas tabelas abaixo. A capital com maiores preços continua a ser o Rio de Janeiro, onde a cesta é comprada por R$ 874,53. Em seguida, aparecem São Paulo (R$ 850,68) e Fortaleza (R$…[+]