02 fev

Agos registra presença em posse da ABRAS em Brasília

A diretoria da Associação Goiana de Supermercados esteve nesta terça-feira, 31/01, na cerimônia de posse da nova diretoria Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS). O evento contou com a presença do vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, acompanhado de ministros de Estado e reuniu empresários e uma ampla base de parlamentares durante almoço, em Brasília. Tomou posse o presidente João Galassi, reeleito para o biênio 2023/2024. Durante o encontro, a ABRAS apresentou ao Poder Legislativo, representado na ocasião por mais de 70 nomes importantes do cenário político brasileiro, entre senadores e deputados, a Agenda Legislativa ABRAS 2023-2026 com as principais demandas do setor para os próximos quatro anos. Entre elas, a venda de medicamentos isentos de prescrição em supermercados, a exemplo do que já ocorre em países desenvolvidos, como os Estados Unidos, ampliando o acesso à população e reduzindo os custos de saúde pública. Outras prioridades que compõem…[+]
02 fev

Supermercados querem isenção dos impostos da cesta básica

Supermercados propõem mudanças nas leis para venda de medicamentos, validade de alimentos e isenção dos impostos da cesta básica A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) apresentará, nesta terça-feira (31/1), ao governo, a sua agenda legislativa para o período 2023-2026, com as principais demandas do setor, que incluem a venda de medicamentos isentos de prescrição em supermercados, como ocorre nos Estados Unidos, a isenção dos impostos da cesta básica e alterações no sistema de prazo de validade de alimentos. A agenda será apresentada a partir das 12h, no Clube Naval de Brasília.na cerimônia de posse da nova diretoria e reeleição do presidente da entidade, João Galassi, para o biênio 2023/2024, ao vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços,Geraldo Alckmin e aos ministros Paulo Teixeira, do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar; Waldez Góes, da Integração e do Desenvolvimento Regional; e André de Paula, da pasta da Pesca e Aquicultura, todos com presença confirmada no evento, segundo a Abras. O encontro também contará com mais de 70 senadores e deputados. Para o…[+]
01 fev

6 tendências do e-commerce para 2023

Varejistas precisarão apostar em hábitos que se consolidaram durante a pandemia para atender as expectativas e preferências do consumidor De acordo com a projeção divulgada pela ABComm Forekast, a expectativa é que em 2023 o volume de compras on-line no Brasil atinja o crescimento de R$185,7 bilhões, caso as projeções se cumpram este número representará 54% do mercado latino americano. Quando consideramos o volume de crescimento das vendas on-line mundial, estima-se que o crescimento será 16%. Com a ascensão e desenvolvimento do comércio eletrônico as empresas precisarão se atentar sobre quais são as tendências do mercado para estar à frente e capitalizar o crescimento, os varejistas deverão apostar em hábitos que se consolidaram durante a pandemia para atender as expectativas e preferências do consumidor. E pensando nisso, Vinícius Guimarães, gerente executivo de Marketing da Tray, separou as principais tendências do e-commerce para o ano novo. “O digital vai continuar mudando a vida dos consumidores, trazendo agilidade, praticidade e sendo crucial para expandir horizontes de negócios e para 2023. A expectativa é a consolidação…[+]
30 jan

Inteligência Artificial em supermercados

Conheça os benefícios que esse recurso pode trazer para o dia a dia da operação na precificação dos itens Imagine a dificuldade que supermercados grandes, médios ou pequenos têm para precificar os milhares de produtos disponíveis em suas prateleiras. E se trata tanto de estipular um valor para cada item, quanto de acompanhar as movimentações e as promoções feitas pelos concorrentes, entendendo as decisões de compra dos consumidores não deixando de lado o estoque, para garantir sempre uma boa cobertura. É preciso muita agilidade para fazer tudo isso mantendo a competitividade e uma boa margem de lucro. E essa agilidade torna-se cada vez mais escalável com o uso de soluções de pricing baseadas em Inteligência Artificial (IA). A tecnologia é indispensável nessa trabalhosa tarefa, pois as soluções de pricing são capazes de monitorar em tempo real diversos dados que têm impacto nos preços, sejam elas próprias da empresa, mercado ou até econômicas. Mais do que isso, essas ferramentas identificam o momento ideal para mudança de preços e sugerem e podem aplicar os valores mais adequados considerando…[+]
30 jan

61% dos consumidores esperam ter experiências cada vez mais naturais e fluidas

Estudo mundial constatou que 71% dos líderes empresariais estão repensando processos de experiência do consumidor A mais recente edição do estudo global CX Trends, apresentado hoje pela Zendesk revela que os consumidores esperam ter cada vez mais experiências imersivas, e essas têm se tornado rapidamente um importante diferencial para as empresas manterem a competitividade e a fidelização de seus clientes. De acordo com o relatório, focado em tendências de Customer Experience (CX, ou Experiência do Cliente), 61% dos consumidores esperam ter experiências cada vez mais naturais e fluidas, o que inclui o atendimento pós-venda. A experiência imersiva está evoluindo para um novo padrão, redefinindo o nível de envolvimento das empresas com seus clientes. Essa mudança é resultado de consumidores cada vez mais exigentes, que desejam ser atendidos onde quer que estejam, pelo canal que lhes for mais conveniente e por meio de interações contínuas, sem atritos. Nos últimos anos, líderes de negócios reconheceram que essa transformação requer um papel mais amplo de CX, o que tem exigido investimentos relevantes para permanecerem competitivos e atenderem às elevadas…[+]
27 jan

Agos realiza curso de formação de gerentes de supermercados

A Escola Agos em parceria com a Escola de Vendas realizou no dia 26 de janeiro o Curso de Formação de Gerentes em Supermercados para supermercadistas associados e demais interessados. O curso foi ministrado por Ademir Gomes e abordou técnicas e ações focadas em definir uma rotina de excelência, aumentar a produtividade pessoal e atualizar os profissionais quanto às novidades de mercado. Cerca de 30 pessoas participaram do curso. Fonte: Assessoria de imprensa Agos/Comunicare [+]
27 jan

ABRAS celebra a reeleição do presidente João Galassi e apresenta sua Agenda Legislativa 2023-2026

Com a presença do vice-presidente da República Geraldo Alckmin, a entidade que representa o setor supermercadista brasileiro reunirá empresários e uma ampla base de parlamentares durante almoço, em Brasília, na terça-feira (31) A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) realizará, na terça-feira (31), a cerimônia de posse de sua nova diretoria e reeleição do presidente, João Galassi, para o biênio 2023/2024. O evento ocorrerá a partir de 12h, no Clube Naval de Brasília, com a presença de empresários e políticos. Dentre as autoridades confirmadas para a cerimônia está o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin. A ABRAS representa o setor supermercadista há 54 anos e conta com a integração de 27 associações estaduais de supermercados em todo o País. O setor representa 7,03% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil e é responsável por empregar mais de 3,1 milhões de colaboradores diretos e indiretos. São mais de 92 mil lojas no Brasil, pelas quais passam, diariamente, 28 milhões de consumidores. Durante o encontro, a ABRAS apresentará ao poder público a Agenda Legislativa ABRAS 2023-2026 com…[+]
26 jan

Consumo nos Lares Brasileiros encerra o ano em alta de 3,89%

Resultado é o maior dos últimos 15 meses e foi puxado pelo pagamento de benefícios sociais AbrasMercado: carne bovina, açúcar, óleo de soja, leite longa vida registram deflação no período As medidas de estímulo à economia adotadas pelo governo federal sustentaram o Consumo nos Lares Brasileiros ao longo de 2022 e o indicador encerrou o ano em alta de 3,89%. É o maior resultado acumulado desde junho de 2021 quando o indicador atingiu 4,01%. No cenário macroeconômico, a deflação no preço dos alimentos básicos, o pagamento do pacote de benefícios sociais, o aumento do emprego formal deram impulso ao consumo de forma ainda mais expressiva no último trimestre. No período, o indicador permaneceu em patamar acima de 3%, com altas acumuladas em outubro (3,02%), novembro (3,52%), dezembro (3,89%).  Na comparação com o mês anterior (dezembro x novembro) houve alta de 15,19% no consumo nos lares. Na comparação interanual (dezembro 21 x dezembro 22) a alta é de 6,23%. Todos os indicadores são deflacionados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medido…[+]