10 fev

Agos investe em capacitação de colaboradores

Investir no desenvolvimento das pessoas é investir no crescimento da Agos. Com esse objetivo, a Associação Goiana de Supermercados (Agos) promoveu na última sexta-feira, 7 de fevereiro, um curso de capacitação em Excel ministrado por Ricardo Cavalcante Calixto, do Senac, para seus colaboradores. A formação abordou a criação e formatação de tabelas e gráficos, além do uso de funções para manipulação de dados. A iniciativa faz parte do Programa de Desenvolvimento Humano e Organizacional da Agos, liderado por Aryela Torres, coordenadora de Recursos Humanos, e reflete o compromisso da entidade com a capacitação contínua de sua equipe. Ao investir no desenvolvimento profissional de seus colaboradores, a Agos busca aprimorar o atendimento e a qualidade dos serviços prestados aos seus associados, fortalecendo ainda mais seu papel no setor supermercadista goiano. Fonte: Assessoria de Imprensa Agos/Comunicare [+]
10 fev

CNC projeta receita de R$ 12 bilhões no turismo durante o carnaval de 2025

Expectativa é que o faturamento cresça 2,1% em relação a 2024, impulsionado pelo aumento da entrada de turistas estrangeiros A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estima que o carnaval 2025 movimente R$ 12,03 bilhões em receitas, um aumento real de 2,1% em relação ao mesmo período do ano passado, já descontada a inflação. Este crescimento está diretamente relacionado ao avanço no número de turistas estrangeiros, impulsionado pelo câmbio e pela diversidade de atrativos culturais do Brasil. Se confirmada a projeção, este será o melhor carnaval desde 2015. “O Brasil não é apenas uma alternativa econômica, mas também um destino que combina diversidade cultural e hospitalidade, atraindo turistas de diversos lugares do mundo”, destaca José Roberto Tadros, presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac. Ele reforça que manter investimentos em promoção internacional e infraestrutura é essencial para que o setor continue crescendo. “Estamos construindo um modelo de turismo que alia desenvolvimento socioeconômico e valorização cultural, beneficiando toda a cadeia produtiva”, afirma. [+]
10 fev

Consumo do café teve aumento de 1,11% em 2024

O faturamento da indústria do item torrado, em 2024, alcançou R$ 36,82 bilhões A Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) divulgou os indicadores da indústria de café que evidenciam a relevância do produto tanto do ponto de vista alimentar, como para a indústria nacional. Os números apontam que o consumo da bebida no Brasil entre novembro de 2023 e outubro de 2024 registrou um aumento de 1,11% em relação ao período anterior, considerando dados de novembro de 2022 a outubro de 2023. O volume representa 40,4% da safra de 2024, que foi de 54,21 milhões de sacas, segundo a Conab – Companhia Nacional de Abastecimento. O Brasil segue como o maior consumidor dos cafés nacionais. Consumo regional A região Sudeste responde por 41,7% do total nacional, enquanto a região Nordeste por 26,9%, a região Sul por 14,6%, a região Norte por 8,8% e a Centro-Oeste por 8%. O faturamento da indústria de café torrado, em…[+]
10 fev

Saúde mental no trabalho: um olhar para o bem-estar dos colaboradores

Uma política que visa contribuir para a qualidade de vida de seus funcionários, favorece a competitividade e o sucesso das empresas A saúde mental dos colaboradores tem se tornado uma prioridade nas discussões sobre qualidade de vida no trabalho, especialmente no setor de varejo e supermercados, conhecido pelo alto turnover e desafios como a falta de benefícios e jornadas exaustivas. Recentemente, o debate sobre a escala 6×1, que trouxe propostas de jornadas mais equilibradas, já demonstra que a situação da qualidade de vida dos profissionais do varejo é preocupante, pois esse cenário tem contribuído para o aumento de casos de burnout, estresse e outros transtornos emocionais. Como as empresas podem evitar esse cenário? A introdução de políticas que promovam descanso e bem-estar tem sido mais que necessária para formar um ambiente corporativo mais humano. Além de benefícios tradicionais, iniciativas inovadoras, como programas de assinatura de viagens, têm mostrado impacto positivo na saúde mental dos colaboradores, oferecendo oportunidades de desconexão e renovação emocional. Empresas que…[+]
10 fev

Geração Z impulsiona aumento dos supermercados e itens premium

A Geração Z (nascidos entre 1996 e 2010) já representa uma parcela significativa da população economicamente ativa. Esses jovens valorizam experiências personalizadas, estão totalmente imersos na cultura digital e têm um crescente interesse por marcas que se preocupam com o meio ambiente e a ética, além de alimentos saudáveis. Inclusive, 70% estão dispostos a pagar mais por esses produtos.  Tanto é que o segmento premium cresce com essa população. Um estudo da McKinsey & Company revelou que os alimentos de alto padrão têm se tornado a principal categoria de gastos entre a Geração Z e os Millennials, que têm mantido dois empregos para financiar as idas aos supermercados premium. A empresa também demonstra que esse nicho tem ganhado força em termos de expansão nas regiões urbanas de alto padrão, e já representa 30% do segmento de supermercados. Outro levantamento, dessa vez da divisão Worldpanel da Kantar, demonstrou que apesar da elevação de 11,3% no preço médio, os itens premium apresentaram uma alta de 5,8% nas vendas por unidade, durante o 3º trimestre de 2024.  [+]
07 fev

Indústria apresentou alta de 18% na intenção de lançar produtos

O crescimento foi de 6,9% em relação a dezembro de 2024 A indústria brasileira apresentou alta nos novos produtos em janeiro, em oposição ao registrado em dezembro último. A alta foi de 6,9% na comparação dessazonalizada em relação a dezembro de 2024. Já o índice original apresenta aumento de 18,1% em janeiro, o que dá a 2025 um panorama de início produtivo. Esse é o resultado do Índice GS1 Brasil de Atividade Industrial, medido mensalmente pela Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil. O levantamento, que avalia a intenção da indústria de transformação em lançar produtos aponta, no entanto, uma variação acumulada negativa de 5,2% nos últimos 12 meses. “O Índice GS1 Brasil de Atividade Industrial de janeiro de 2025 alcançou a segunda maior intenção de lançamento de produtos da série histórica para o período, superado apenas por janeiro de 2024. Isso demonstra a confiança do empresariado para renovação do portfólio. Em 2025, as perspectivas são promissoras, pois o perfil atual das…[+]
05 fev

Preço do ovo sobe até 50% nos distribuidores

Aumento da demanda após a disparada no preço das carnes e exportações são parte da explicação; quaresma deve pressionar ainda mais Divino Eterno da Silva, proprietário Distribuidora de Ovos Santa Clara: custos também subiram, embora em menor proporção (Wildes Barbosa) O consumidor tem se surpreendido com o preço do ovo, que chegou a subir até 50% nas últimas semanas nas distribuidoras de Goiânia. Além do reajuste elevado, os atacadistas reclamam que estão recebendo volumes menores que os pedidos habituais feitos às granjas, o que indica uma maior escassez na oferta. Entre os motivos, estão o aumento da demanda pelo produto, principalmente depois da disparada no preço das carnes, a proximidade do período da quaresma, que sempre aquece mais o mercado de ovos, e até aumento das exportações, por problemas de abastecimento em outros países em decorrência da gripe aviária. Todos esses fatores também podem ter coincidido com um período de maior descarte de aves menos produtivas em algumas granjas. Até setembro…[+]
03 fev

PDV no clima da folia: como decorar sua loja no Carnaval

Do som aos produtos sazonais, vale a criatividade para atrair a atenção do consumidor O feriado de Carnaval oferece grandes oportunidades para o varejo supermercadista alavancar vendas de diversas categorias. Decorar a loja para a ocasião pode ajudar a atrair clientes e se destacar na concorrência. Apostar em adereços como confetes, máscaras e serpentinas – que também podem estar à venda – para decorar a loja aliados aos produtos como itens de FLV para fazer exposições criativas- principalmente o abacaxi – são dicas de Fernanda Dalben, diretora de Marketing da rede Dalben, que tem lojas no interior do estado de São Paulo. Segundo ela, vale ainda pensar no uso das telas digitais e da arte, além de músicas e apresentações para dar o clima de festa ao PDV. Preparar a decoração de Carnaval no supermercado é uma forma de fazer com que os clientes entrem no clima de celebração. Além disso, a temática pode influenciar diretamente na experiência de compras e fidelizar clientes. [+]