04 jan

Indústria de alimentos quer mudança em prazos de validade para reduzir desperdício

Associação do setor demanda discussão regulatória para usar padrão internacional “best before” em produtos não perecíveis O Brasil convive com a expansão da insegurança alimentar ao mesmo tempo em que crescem também as vendas de alimentos. Para mitigar essa disparidade, a indústria de alimentos defende mudanças na apresentação de prazo de validade dos alimentos – além das expectativas depositadas na reforma tributária em reduzir a carga de impostos da comida para os mais pobres. O setor calcula que encerrará 2022 com 2,5% de aumento no volume de vendas, apesar de enfrentar o encarecimento de insumos como embalagens, óleo de palma e glúten de trigo diante da pandemia de Covid-19 e também da guerra na Ucrânia, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia). Os números são mais expressivos no segmento de refeições fora de casa: a previsão é de um crescimento real de 10,2% em relação ao ano anterior, superando os 3,2% de 2019 e após uma retração de quase um terço no faturamento observada no primeiro ano da emergência sanitária. Já…[+]
03 jan

ABRAS e KPMG lançam diagnóstico sobre estágio ESG do setor supermercadista brasileiro

Publicação avalia conhecimento, maturidade e iniciativas de impacto social, ambiental e de governança, considerando recortes por região geográfica, porte e canal As perspectivas sociais, ambientais e de governança são consideradas de extrema importância e relevância para 91% das empresas supermercadistas brasileiras quando se discute o crescimento ou a continuidade dos negócios. Entretanto, pouco mais da metade (54%) oferece treinamentos regulares sobre o tema para a liderança e funcionários. Essas conclusões constam na Pesquisa de Diagnóstico ESG, realizada pela Associação Brasileira dos Supermercados (ABRAS), em parceria com a KPMG, que avalia o conhecimento, o nível de maturidade e as iniciativas empregadas pelo setor em relação às práticas ESG. O estudo aponta que, em geral, o nível de conhecimento ou envolvimento com a agenda ESG é bastante alto. A amostra do diagnóstico é composta por 354 empresas supermercadistas, sendo que 17 estão no grupo das 25 maiores empresas do setor segundo o Ranking ABRAS 2022. Na perspectiva ambiental, de um total de nove aspectos avaliados, apenas um teve menos de 25% de respondentes com conhecimento sobre o tema…[+]
02 jan

4 tendências do comportamento do consumidor para ficar de olho em 2023

Estar atento a esse movimento é um diferencial competitivo de grande valor; confira lista de tendências para destacar sua empresa e aumentar suas vendas O comportamento do consumidor está em constante mudança, e estar atento a este movimento é um diferencial competitivo de grande valor. Conhecer o seu cliente e entender o seu comportamento é fundamental para saber a melhor maneira de oferecer a ele uma jornada de compras que seja condizente com o seu perfil. Confira as principais tendências para você ficar de olho em 2023 e implementar no seu negócio, para se destacar da concorrência e conquistar cada vez mais vendas. Jornada online e offline estão cada vez mais integradas A pandemia da Covid-19 contribuiu para que muitas lojas migrassem para o online para atender às necessidades do momento, já que muitos clientes criaram o hábito de comprar sem sair de casa. Mas o que chama a atenção, mesmo após o fim da pandemia, é a forma escolhida pelas pessoas para receber o produto que comprou. 42% dos consumidores, ao…[+]
27 dez

Supermercados esperam alta de 2% nas vendas de Natal apesar dos preços mais caros

A Apas (Associação Paulista dos Supermercados) prevê um crescimento de 2% nas vendas, em termos reais, neste Natal. Se confirmado, o resultado será uma reversão do desempenho das vendas natalinas dos varejistas no ano passado, que amargaram queda de 9,5%, quando as restrições da pandemia ainda provocavam retração no consumo. Segundo a Apas, o volume de vendas deve melhorar neste Natal a despeito da alta nos preços, que encareceu a maior parte dos produtos tradicionais para a festas. A associação estima um aumento entre 8% e 9% no custo da cesta de Natal. Entre os itens que registraram os maiores saltos estão os panificados, como o panetone, além dos chocolates e das bebidas não alcoólicas. Fonte: FolhaPress [+]
27 dez

4 formas de ter uma comunicação eficiente com o cliente

As estratégias são necessárias para ter uma relação de ganha ganha Atualmente, o cliente está no comando quando se trata de comunicação. Seja pelas vias tradicionais, como pelo telefone, ou por sites, aplicativos e redes sociais, eles estão acostumados a fazer o contato quando e onde quiserem. Em todos esses canais, as marcas estão sob pressão para garantir que cada experiência seja a melhor possível. Infelizmente, muitas vezes essas interações não os fazem sentir conectados. Perfis de consumidores, históricos e consultas se perdem quando realizada a transição de um canal para outro, fazendo com que as marcas percam a oportunidade de construir um relacionamento a longo prazo com o público. Se uma pessoa tiver que começar tudo do zero, preenchendo informações ou respondendo perguntas novamente, acabará sentindo que a empresa não se importa com ela. Isso é frustrante para o cliente e para as companhias, uma vez que afeta tanto a lealdade quanto a eficiência operacional. Se a sua marca quer construir uma conexão a longo prazo e mais significativa, aqui estão quatro…[+]
26 dez

Aplicativos de supermercados registram aumento de 14%

Dados indicam que itens de mercearia são os mais procurados pelos brasileiros. Confira a lista dos 10 produtos mais comprados em novembro As transações de vendas online no setor de supermercados tiveram um crescimento de 14% em relação a 2021, de acordo com dados de clientes Linx, companhia de software para varejo. Mesmo com o ticket médio 2% menor na mesma comparação, a empresa identificou um aumento de 25% no número de pedidos via e-commerce dentro plataforma de vendas, que conta com mais de 300 pequenas e médias redes de supermercados e empórios. Para Brena Agostinho, coordenadora de Customer Success e P&D da vertical Mercadapp da Linx, “o crescimento das vendas on-line está atrelado ao avanço da consolidação do e-commerce no setor de supermercados, que passou a ter resultados significativos a partir do segundo semestre deste ano, e junto a isso, oferecer ofertas e vantagens mais agressivas que ajudam o shopper a economizar em tempos de inflação alta”. Preferências dos consumidores Os setores de mercearia, açougue e limpeza foram os…[+]
23 dez

73% dos trabalhadores costumam comprar pela internet

De acordo com pesquisa, aplicativos crescem como canal de compra preferido dos consumidores Mesmo com a retomada do varejo físico, a compra virtual segue sendo a principal escolha dos consumidores, segundo uma pesquisa nacional. De acordo com o levantamento, 73% dos trabalhadores afirmam que costumam comprar pela internet. Com relação aos produtos, a pesquisa descobriu que o principal produto adquirido pelos trabalhadores, no último ano, foi a recarga de celular (54%), seguido por eletrônicos (49%) e celular (47%).  O estudo também apontou o uso de aplicativos como canal de compra mais utilizado. Houve um crescimento de 18% (2021) para 26% no número de consumidores que realizam compras dessa forma, destacando como ter a tecnologia na palma da mão contribuiu para que o comportamento fosse cada vez mais parte do cotidiano do trabalhador.  O consumo crescente no comércio eletrônico se deve à facilidade e praticidade. O hábito de comprar online ganhou destaque dos trabalhadores por necessidade. Em um ambiente digital fortalecido, trazendo facilidades, novas formas de pagamento, e experiências práticas no e-commerce, os consumidores continuarão ativos virtualmente. [+]
23 dez

5 dicas para alavancar o e-commerce para o Natal

A popularização das compras pela internet também aumentou a competitividade do mercado; descubra como se destacar Com olhar especial para o natal, as datas comemorativas movimentam de maneira significativa diversos mercados, tanto em lojas físicas como virtuais. As vendas em plataformas digitais ganham cada vez mais força e, segundo pesquisa da CNDL, mais de 118 milhões de brasileiros devem comprar no natal, movimentando aproximadamente R$66,6 bilhões na economia. Ainda de acordo com o estudo, 73% dos consumidores pretendem presentear alguém nesse final de ano, sendo 30% deles pessoas que não têm o costume de comprar em outras épocas. Ou seja, uma clientela “nova”. Os e-commerce, inclusive de supermercados, podem criar estratégias especiais para se diferencias dos concorrentes. Rafael Morais, gerente de projetos para e-commerce da ioasys, separou cinco dicas valiosas na hora de pensar em como tornar seu comércio ainda mais atrativo. Confira a seguir: 1- Entenda o perfil da sua marca Antes de tudo, é muito importante definir o perfil da sua empresa, ou seja: o público que deseja…[+]