31 out

Confira dicas para alavancar as vendas na Black Friday

A melhor experiência ao consumidor gera um retorno garantido, revela especialista A Black Friday do ano passado rendeu ao e-commerce brasileiro um faturamento de R$ 4,2 bilhões, um crescimento de 5% em relação ao ano anterior, com ticket médio de R$ 753, segundo relatório da NielsenIQ | Ebit. Para esta edição, que acontece na última sexta-feira de novembro (25/11), a expectativa é um aumento no consumo, estimulado pela Copa do Mundo e pelas compras de final de ano.Uma das datas comerciais mais importantes para o varejo nacional, também é a mais esperada pelos consumidores e se torna uma excelente oportunidade para aumentar as vendas no período. Guilherme Vieira, fundador do Pelando, social commerce que reúne milhares de promoções e cupons de descontos nos principais e-commerces do país, preparou seis dicas para te ajudar a vender mais e oferecer uma boa experiência de compra na Black Friday.   1 –  Prepare a sua loja e equipeAntes de vender algo, é fundamental levar em consideração alguns pontos, como: identificar o que o seu cliente quer, se certificar da…[+]
28 out

ABRAS se reúne com a indústria para apresentar as pautas e calendário para 2023

Em um encontro realizado em São Paulo em 27 de outubro, Presidente João Galassi apresentou para os envolvidos o Dia dos Supermercados e perspectivas para o próximo ano O Presidente João Galassi, junto com Celso Furtado, Vice-Presidente de Vendas e Marketing da ABRAS, estiveram reunidos hoje em São Paulo para uma série de reuniões com os mais importantes executivos da indústria. Estiveram presentes André Muller, Vice-presidente comercial da Diageo; Ricardo Sabatine, Diretor Sênior Off Trade e Roberto Martim, Key Account, ambos da Heineken; Paulo Chavarelli Diretor de Canais & Performance na Unilever, Retail Marketing Leader, e Jéssica Guimarães, Gerente de Trade Marketing da Colgate-Palmolive; Pedro Lobo da Diretor de Vendas Pernod-Ricard e Tirso Melo, VP de Vendas e Marcos Bauer, Diretor Sênior de Inteligência para Vendas da P&G. As conversas giraram em torno das perspectivas para o ano de 2023 e a colaboração da indústria com o varejo para o próximo ano. Além disso, todas as empresas que estiveram neste encontro conversaram sobre o Dia dos Supermercados e garantiram a presença nesta grande campanha voltada para o…[+]
28 out

Varejo reforça a proteção e segurança dos alimentos

Levantamento de estudo aponta melhora significativa nos cuidados e hábitos de todos os estabelecimentos O consumo em estabelecimentos comerciais sofreu mudanças no período da pandemia. Segundo uma pesquisa encomendada pela VR ao Instituto Locomotiva, refletindo o isolamento social, estabelecimentos repensaram seus hábitos e a segurança dos alimentos. O estudo revela que a principal medida adotada pelos comércios na pandemia foi a atenção quanto aos alimentos. Dentre os estabelecimentos entrevistados, 84% apontaram que investiram em cuidados quanto à segurança e proteção dos alimentos. “Através do levantamento é possível observar como trabalhadores e comércios têm se relacionado com a saúde e os padrões salubres. Fica evidente a importância de reforçar iniciativas que contribuam para a segurança dos trabalhadores e comerciantes”, revela Priscila Abondanza, diretora executiva de Experiência do Cliente da VR. “Em meio a um mês de grande relevância no âmbito alimentar, mais que a oferta de ferramentas, a VR está comprometida em promover a qualidade e bem-estar de seus clientes estando próxima tanto dos trabalhadores quanto dos comerciantes.”, completa. Outras…[+]
27 out

ABRAS anuncia Dia dos Supermercados para comemorar junto com os consumidores

Lançamento acontece em 12 de novembro e será marcado por um dia de comemorações nos supermercados de todo o país. A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) anunciou a criação da mais nova data do calendário promocional brasileiro, o Dia dos Supermercados Sob o tema ‘Vamos comemorar juntos!”, o Dia dos Supermercados será celebrado anualmente em âmbito nacional todo segundo sábado de novembro, ocasião em que os supermercados irão oferecer, além de ofertas, ações comemorativas nas lojas espalhadas pelo país, que atendem diariamente 28 milhões de pessoas. “Mais do que apenas um dia para lembrar dos supermercados, nasce também uma nova oportunidade para celebrarmos com o consumidor”, afirma João Galassi, presidente da ABRAS. “Queremos que o dia 12 de novembro tenha o tamanho do setor, mesma grandiosidade, um presente aos consumidores”. Para a ABRAS, a data tem potencial para se tornar um case brasileiro de sucesso. “Foram muitos os desafios desde o lançamento da data, mas ao mesmo tempo, é sempre uma alegria constatar a parceria fundamental das Associações Estaduais, da rede de varejo e indústria e…[+]
27 out

Tecnologia é a chave para o crescimento do varejo

As perspectivas para 2023 são bem otimistas quando somados hubs de produtos, dados de compras e ligação omnichannel O varejo mundial passou por diversas transformações durante os últimos anos por conta da pandemia, que mudou a sociedade e as maneiras de convívio, consumo e interação. Nos anos de 2020 e 2021, principalmente, com uma maior restrição de circulação, lojas de pequeno, médio e grande porte tiveram que se adaptar, criando novos mecanismos e estratégias para atrair consumidores e manter o negócio vivo. Uma das grandes chaves para os varejistas passou a ser o investimento em tecnologia. Segundo pesquisa da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), em 2021, o orçamento do varejo nacional no campo tecnológico aumentou 87% na comparação com 2020. “A evolução da tecnologia devido a pandemia possibilitou que diversos setores pudessem avançar em diversos aspectos. O varejo foi um dos setores que mais passou por adaptações, por necessidade a fim de sobreviver, é verdade, mas isso não quer dizer que não apresenta um futuro ainda mais promissor”, explica Rogério Albuquerque,…[+]
26 out

STF confirma licença-maternidade a partir da alta hospitalar da mãe ou do bebê

A decisão unânime leva em consideração o direito social de proteção à maternidade e à infância. Por unanimidade, o Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou que o marco inicial da licença-maternidade e do salário-maternidade é a alta hospitalar da mãe ou do recém-nascido – o que ocorrer por último. A medida se restringe aos casos mais graves, em que as internações excedam duas semanas. A decisão foi tomada no julgamento de mérito da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 6327, na sessão virtual finalizada em 21/10. A decisão torna definitiva a liminar concedida pelo relator, ministro Edson Fachin, referendada pelo Plenário em abril deste ano. Na ação, o partido Solidariedade pedia que o STF interpretasse dois dispositivos: o parágrafo 1º do artigo 392 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), segundo o qual o início do afastamento da gestante pode ocorrer entre o 28º dia antes do parto e a data do nascimento do bebê; e o artigo 71 da Lei 8.213/1991, que trata do dever da Previdência Social de pagar o salário-maternidade com base…[+]
25 out

Comércio vai empregar mais temporários no final do ano

Black Friday, Natal e Ano-Novo geram busca por profissionais no varejo para atender os clientes presencialmente e on-line A Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem) estima a abertura de 630 mil vagas temporárias, neste último trimestre, sendo 15% delas somente para o comércio. Para quem está em busca de recolocação profissional, este é um momento favorável. Na Luandre, uma das maiores consultorias de RH do país, especializada em temporários, o cenário é o mesmo e há grande oferta de vagas no varejo. Para Gabriela Mative, diretora de Recursos Humanos, o crescimento de vagas temporárias é justificado pela alta demanda de profissionais para datas especiais, a começar pela Black Friday que ano após ano gera mais vendas no país. A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) projeta que ela deve movimentar R$6,05 bilhões no comércio eletrônico, um aumento de 3,5% em relação a 2021. Segundo Gabriela, não só a Black Friday, mas a Copa do Mundo, em novembro, deve estimular o varejo físico e online. “Contratantes já iniciam…[+]
21 out

Intenção de Consumo das Famílias cresce 2,1% em outubro

Intenção de Consumo das Famílias cresce 2,1% em outubro A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) cresceu 2,1% em outubro deste ano, na comparação com o mês anterior, e atingiu 87 pontos em uma escala de 0 a 200. A pesquisa foi divulgada hoje (20) pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Essa foi a nona alta consecutiva do indicador e, segundo a CNC, pode ser explicada por fatores como a deflação dos últimos meses, o crescimento do emprego formal, as transferências de renda e as contratações de crédito. Entre os sete componentes da ICF, as maiores altas foram apresentadas pelo nível de consumo atual (4,1%) e a perspectiva de consumo (2,5%). Os demais componentes também tiveram crescimento: momento para a compra de bens duráveis (2,1%), renda atual (2,1%), acesso ao crédito (1,9%), emprego atual (1,5%) e perspectiva profissional (1,2%). Na comparação com outubro de 2021, o crescimento chegou a 18,9%, com destaques para renda atual (28,2%), perspectiva profissional (25,3%), emprego atual (25,1%) e nível de…[+]