11 nov

Supermercados têm dia de desconto neste sábado

ABRAS e Agos anunciam Dia dos Supermercados que acontece neste sábado, 12 de novembro. A data será marcada por promoções nas lojas de todo o País A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) anunciou a criação da mais nova data do calendário promocional brasileiro, o Dia dos Supermercados. Sob o tema “Vamos comemorar juntos!”, o Dia dos Supermercados será celebrado anualmente em âmbito nacional todo segundo sábado de novembro, ocasião em que os supermercados irão oferecer, além de ofertas, ações comemorativas nas lojas espalhadas pelo País, que atendem diariamente 28 milhões de pessoas. “Mais do que apenas um dia para lembrar dos supermercados, nasce também uma nova oportunidade para celebrarmos com o consumidor”, afirma João Galassi, presidente da Abras. “Queremos que o dia 12 de novembro tenha o tamanho do setor, mesma grandiosidade, um presente aos consumidores”, destaca. Para a Abras, a data tem potencial para se tornar um case brasileiro de sucesso. “Foram muitos os desafios desde o lançamento da data, mas ao mesmo tempo, é sempre uma alegria constatar a parceria fundamental…[+]
10 nov

Consumo nos Lares cresce 2,84% até setembro, aponta indicador da ABRAS

Produtos da cesta básica caem 2,26% em outubro; Dia dos Supermercados, Copa do Mundo e Black Friday devem impulsionar o consumo em novembro O Consumo nos Lares Brasileiros ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados) acumula alta de 2,84% de janeiro a setembro deste ano. Em setembro, o consumo nos lares foi influenciado pela queda nos preços dos alimentos e o indicador fechou o mês em alta de 0,39% ante a agosto. Na comparação com mesmo período de 2021,  a alta é de 11,19%. Todos os valores são deflacionados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). “A tendência é um consumo mais consistente nos próximos meses, puxado principalmente pelo aumento do consumo de proteínas e outros itens que voltaram a fazer parte da cesta de abastecimento dos consumidores diante da deflação registrada nos últimos três meses”, analisa o vice-presidente Institucional da ABRAS, Marcio Milan. Os primeiros nove meses do ano foram marcados por antecipação de recursos, como o 13º salário de aposentados e pensionistas e…[+]
10 nov

Panetone: vendas devem crescer 10% em 2022

Iguaria natalina terá pico de vendas em dezembro, impulsionado pela variedade de produtos Seja recheado de frutas cristalizadas ou de gotas de chocolate, o panetones é o bolo mais tradicional do Natal. Em 2022, o item chega às gôndolas agora neste mês e as entidades setoriais acreditam que as vendas devem crescer 10% em relação ao ano passado. A alta nas vendas acontece mesmo com a sequência de grandes eventos, como Eleições e Copa do Mundo, e deve ser mais evidente às vésperas do Natal. Entre as novidades para o público, estão as versões de chocolate com avelã e textura de chocolate, e os panetones gigantes, de até 4 kg, ideais para compartilhar com toda a família. Em 2021, o faturamento cresceu 30% mas amargou sobra de panettones e 10% de ociosidade de produtos nas ruas, ou seja, não teve saída até o Natal. Os panetones salgados e especiais tiveram menor procura do público, segundo pesquisa. fonte: SuperHiper [+]
10 nov

Atacarejo cresce no Brasil, mas não impacta supermercados, avalia especialista

Para Alberto Serrentino, os modelos se complementam diante das necessidades do consumidor É inegável o crescimento dos atacarejos no Brasil e os números confirmam esta realidade. De acordo com a Associação Brasileira de Atacarejos (Abaas) estes formatos de loja que mesclam atacado com varejo movimentam 230 bilhões em faturamento por ano. Além disso, uma pesquisa da Nielsen mostra que, até o final de 2022, este modelo deve representar metade das vendas do varejo alimentar no país. De acordo com Alberto Serrentino, fundador da Varese Retail, empresa especializada em estratégias de negócios no varejo, a trajetória do atacarejo no Brasil tem uma série de componentes. “A crise econômica catapultou o formato porque as pessoas passaram a privilegiar o preço e alguns players enxergaram como uma alternativa de expansão e diversificação ou complemento de formatos de lojas. A conversão de hipermercados de baixo desempenho em atacarejo representou um salto de crescimento entre 200% e 300% nas vendas”, explica. Diante desta realidade, muitos empresários buscam alternativas para conseguir competir com esse formato de loja e, para…[+]
09 nov

Cerveja pode bater recorde com verão e Copa do Mundo

Indústria aposta em vendas superiores ao ano passado quando a produção brasileira superou os limites O Brasil caminha para superar em 2022 seu recorde de produção de cerveja apresentado em 2021, ano em que vários canais de venda foram retomados após as restrições de operação provocadas pela pandemia da Covid 19.Até o terceiro trimestre de 2022 o setor cervejeiro já ultrapassou a marca de 11 bilhões de litros de cerveja produzidos, 3% acima de igual período do ano passado.A informação foi publicada por Lauro Jardim a partir de fontes de mercado, confirmando a continuidade do avanço de mercado da bebida no país este ano.Com o verão que incluirá uma uma Copa do Mundo a frente, a projeção é que o Brasil ultrapasse o volume de vendas alcançado para a cerveja em 2021, o que já foi um recorde dentro dos últimos anos.O ano de 2021 marcou uma forte retomada dentro de um período ainda com muitas restrições a bares e restaurantes e sem a ocorrência de grandes eventos devido a pandemia, o que levou a uma ampliação de compras…[+]
09 nov

Supermercadistas empregam 3,1 milhões de pessoas, diz Abras

Marcio Milan, vice-presidente institucional da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), é o quarto entrevistado da temporada Minas S/A sobre o setor supermercadista, que segue até dezembro em todas as plataformas de O TEMPO Marcio Milan, vice-presidente institucional da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), é o quarto entrevistado da temporada Minas S/A sobre o setor supermercadista, que segue até dezembro em todas as plataformas de O TEMPO. Há 50 anos no mercado – 44 deles no GPA (Grupo Pão de Açúcar) e os últimos seis anos na Abras –, Marcio fala sobre as necessidades do setor: reforma tributária, segurança jurídica, reforma trabalhista e a questão das multas. São debates essenciais para um setor que representa 7,03% do PIB do país, tem 3,1 milhões de colaboradores diretos e indiretos, mais de 28 milhões de consumidores por dia nas lojas (são 92.588 em todo o país) e que faturou R$ 611,2 bilhões em 2021. São 50 anos no setor, e tudo isso aliado a uma vida supersaudável. Conte um pouquinho da sua trajetória? [+]
09 nov

Agos participa de almoço da UNECS em Brasília

O presidente e vice-presidente da Associação Goiana de Supermercados, Gilberto Soares da Silva e Sirlei Antônio do Couto, estiveram em Brasília na última terça-feira (08/11) para um dia produtivo de trabalhos na capital federal. Após reunião do Conselho de Administração da UNECS, seguiram para o tradicional almoço com os presidentes e executivos, com presença do presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) João Galassi, em homenagem aos parlamentares da FCS. Participaram da solenidade deputados de diversos estados. Destaque especial à homenagem feita ao senador Ângelo Coronel que tem feito um excelente trabalho de relatoria da PL 316/2021, que combate a prisão indevida dos gerentes de lojas. Fonte: Assessoria de Imprensa Agos/Comunicare – Naiara Gonçalves [+]
08 nov

Os Preços mundiais dos alimentos ficaram estáveis em outubro

O Índice FAO de referência dos preços mundiais dos alimentos (FFPI) ficou estável em outubro, com aumento dos preços dos cereais sendo compensado com o declínio da cotação de outros produtos, diz o relatório da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) publicado nesta sexta-feira. Índices O FFPI, que acompanha as mudanças mensais dos preços internacionais de uma cesta de alimentos comercializados no mercado mundial, atingiu a média de 135,9 pontos durante o mês de outubro, ligeiramente abaixo do nível de setembro. Com esta última publicação, o índice ficou 14,9% abaixo do valor recorde atingido em março de 2022, enquanto permaneceu 2% abaixo do Índice de outubro de 2021. O Índice FAO dos preços dos cereais subiu 3,0% durante o mês. Os preços mundiais do trigo subiram 3,2%, refletindo as incertezas relativas à iniciativa em torno das exportações de grãos através do Mar Negro e também à revisão para menos da oferta dos Estados Unidos da América…[+]