18 jul

Consumo nos Lares cresce 2,02% até maio, aponta indicador da ABRAS

Queda da inflação em maio refletiu em menor variação nos preços da cesta de alimentos O Consumo nos Lares mantém a trajetória de crescimento e acumula alta de 2,02% de janeiro a maio – resultado alinhado às projeções do setor supermercadista que prevê crescimento de 2,80% no ano, aponta o indicador nacional de consumo da Associação Brasileira de Supermercados. Em maio, o consumo registrou queda de -3,47% na comparação com abril. De acordo com análise da entidade, o recuo se deve, principalmente pelo impacto positivo e natural de abril causado pela Páscoa no consumo, e pelo reflexo da inflação nos alimentos, que reduz o poder de compra da população. Na comparação com o mesmo período de 2021, o consumo teve alta de 0,39%. Todos os indicadores são deflacionados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). “A expectativa é de que a redução do ICMS sobre os combustíveis, que impacta o frete, a queda do desemprego, os novos recursos que devem…[+]
15 jul

Inflação nos mercados sobe 1,33% em junho; em 12 meses, alta é de 20%

Inflação desacelera pelo segundo mês consecutivo, mas dado inédito revela que brasileiro ainda tem consumido menos carne bovina O IPS (Índice de Preços dos Supermercados) calculado pela APAS/Fipe, registrou alta de 1,33% em junho e de 20,01% nos últimos 12 meses . A desaceleração do índice de inflação foi verificada por conta da deflação de alguns produtos com peso relevante no consumo das famílias, muito em virtude da maior oferta desses itens nas gôndolas, decorrência do baixo consumo nacional e dificuldades de exportação. Simielaborados (efeito substituição) Um dos efeitos da desaceleração dos preços dos alimentos está no comportamento dos consumidores, que tem substituído itens do consumo da proteína animal. Dados coletados pela Boltis, empresa de inteligência que analisa as informações coletadas por meio dos cupons fiscais processados pelos supermercados, na comparação entre o primeiro quadrimestre de 2022 e o mesmo período do ano passado, a carne bovina apresentou retração de consumo de 7% em 2022, muito em decorrência do aumento de preço em 9% no período estudado. Assim, para manter o consumo de proteína…[+]
15 jul

Como faturar com a gestão de resíduos no seu supermercado?

Empresas de Varejo de Alimentos combatem o desperdício e ainda buscam inserir a eficiência energética em seus processos A cada ano, o Brasil produz cerca de 80 milhões de toneladas de lixo. Um terço desse volume vai parar nos lixões a céu aberto ou nos aterros sanitários espalhados pelo país. Cerca de 90% dos resíduos descartados inadequadamente poderiam ser reaproveitados. Porém, por falta de políticas públicas e coleta seletiva, o país reutiliza menos de 4% desse total, segundo dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe). Na outra ponta, dados da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) revelam que 127 milhões de toneladas de alimentos são jogados fora por ano na América Latina. No Brasil, de acordo com a Embrapa, 41 mil toneladas de alimentos vão parar no lixo todos os dias. O desperdício começa na colheita, quando 10% da produção se perde; passa pelo manuseio e transporte, com perdas de 50%; centrais de abastecimento (30%); e chega aos supermercados e à casa das pessoas (10%), segundo…[+]
15 jul

Selo Eletrônico Fiscal garante procedência da água a supermercadistas e consumidores

Selo de Integridade Mineral – SIM em embalagens de água permite que o consumidor final tenha informações sobre águas comercializadas A Associação Goiana de Indústrias de Água Mineral está realizando uma campanha de conscientização sobre o consumo de água mineral utilizando o Selo Eletrônico Fiscal, também chamado de Selo de Integridade Mineral – SIM.  A partir do selo, embalagens descartáveis com capacidade igual ou inferior a quatro litros poderão ser identificadas pela população por meio da marcação de um número fiscal, que ficará visível.  O Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ) e a Secretaria da Receita Federal do Brasil já deliberaram a favor dos estados a instituir o SIM, que garante a procedência da água, evita a comercialização de produtos adulterados e diminui casos de doenças como Hepatite A, Disenteria, Cólera, Febre Tifóide entre outras, transmitidas por meio da água não tratada. O presidente da Associação Goiana de Supermercados (Agos), Gilberto Soares da Silva, destaca a importância do selo para a sociedade e também para a categoria dos supermercadistas. “Se é bom para…[+]
14 jul

Deputados rejeitam venda de remédios em supermercados

Comisão de Constituição e Justiça arquivou projeto de lei polêmico por unanimidade Por unanimidade, os integrantes da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCRJ) da Assembleia Legislativa arquivaram o projeto de Lei 175/2022, de autoria do deputado João Henrique Catan (PL). A matéria foi considerada inconstitucional. O projeto de lei liberava a venda de remédios (que não necessitam de prescrição médica) nos supermercados de Mato Grosso do Sul e causou polêmica desde sua apresentação. Em Junho, o Conselho Regional de Farmácia convocou a imprensa para marcar posição contra a proposta. Para conselheiros, liberar comercialização é o mesmo que fornecer “uma arma a quem não sabe usar”. Na avaliação da matéria, os deputados da CCJR acompanharam o posicionamento do conselho em zelar pela saúde da população. Conforme os parlamentares, o projeto de lei foi arquivado por vício de iniciativa e por contrariar a legislação federal. O Diário Digital entrou em contato com a assessoria do deputado João Henrique por meio da qual o parlamentar enviou o seguinte…[+]
14 jul

Inflação de dois dígitos há dez meses muda rotina do brasileiro

Consumidores, varejistas e fabricantes mudaram o jeito de comprar alimentos Com o litro do leite e o pacote pequeno de café na casa dos R$ 10, a cartela de ovo a R$ 17 e o quilo do queijo a preço do que era o filé mignon, o brasileiro está se virando como pode para esticar o salário ao longo do mês, o que afeta toda a cadeia de suprimentos. Para lidar com inflação que está há dez meses acima de 10%, consumidores, varejistas e fabricantes mudaram o jeito de comprar alimentos. O consumidor voltou a adotar uma estratégia comum nos anos 1980, período da hiperinflação: ir ao mercado logo que recebe o salário. Mas, em vez de fazer a compra inteira do mês logo de largada, essa ida inicial ao mercado se concentra nos itens básicos. Os produtos não essenciais ficam para depois, numa caça a promoções que usa estratégias típicas da nova geração: tecnologia para consultar ofertas, redes sociais em busca de dicas. Do lado das empresas, a receita é armazenar mais…[+]
13 jul

Mesmo contestadas, máquinas de autoatendimento se tornaram comuns; entenda

Custos altos e diversas falhas fizeram com que o self-checkout recebesse críticas de clientes e lojistas De acordo com uma pesquisa realizada em 2021 com 1.000 compradores, 67% disseram ter sofrido com falhas em guichês de autoatendimento em estabelecimentos comerciais. Erros nos quiosques são tão comuns que até geraram dezenas de memes e vídeos do TikTok, por exemplo. “Estamos em 2022. Seria de esperar que a experiência de self-checkout fosse perfeita. Não estamos lá”, disse Sylvain Charlebois, diretor do Laboratório de Análise Agroalimentar da Dalhousie University, na Nova Escócia, que pesquisou esse serviço.PUBLICIDADE Os clientes não são os únicos frustrados com a experiência do self-checkout. As lojas também têm desafios com isso. As máquinas são caras para instalar, muitas vezes quebram e podem levar os clientes a comprar menos itens. As lojas também estão sujeitas a maiores perdas e mais furtos em caixas automáticos do que em caixas tradicionais, com funcionários. Apesar das dores de cabeça, o autoatendimento está crescendo. Em 2020, 29% das transações…[+]
13 jul

Atacarejo prioriza a sustentabilidade na comunicação com os clientes

Rede com 9 unidades adota uma interface moderna na emissão de ofertas e comunicados Sustentabilidade é uma tendência de mercado e um recurso para impulsionar boas ideias que, além de ecológicas, são funcionais. Esse é o caso da rede Desco Super & Atacado que está trocando os, até então, tradicionais panfletos com anúncio de ofertas por uma ferramenta online: o uso do WhatsApp para divulgar promoções, novidades e informações diversas sobre a rede. Além de facilitar a divulgação de conteúdos interessantes aos clientes, a iniciativa estreita a relação com os consumidores, pois cria um canal direto de relacionamento. – Assumimos o compromisso de reduzir a impressão de folhetos em 2023. Essa nova ferramenta permite que os clientes do Desco fiquem por dentro de tudo que acontece em nossas lojas, sejam ofertas, novidades ou horários de funcionamento – afirma a gerente de marketing, Jaqueline Gabiatti. Para criar um cadastro, os interessados podem escanear o QR Code disponível no material de divulgação e seguir os passos indicados. Outras opções para se conectar com o Desco são enviar a…[+]