29 ago Novo associado visita Agos e reconhece ações em prol do segmento A Associação Goiana de Supermercados (Agos) está orgulhosa com a visita do novo associado Romário Chagas da Silva, que tem duas lojas em Águas Lindas, com a marca Supermercados Verde Bairro, e uma em Brasilândia, com o nome Sempre Mais, ocorrida na tarde da última segunda-feira, dia 29 de agosto.Romário foi recepcionado pelo assessor jurídico, Dr. Reginaldo Vasconcelos, o assessor de relações institucionais, Francisco Lopes de Araújo e o parceiro e consultor da Agos Rogério Bernal. “Estou muito satisfeito com as soluções que a Agos oferece, em especial nas questões de substituição tributária”, afirma Romário, que foi filiado por Bernal, quem também o convidou para a visita à sede da Agos em Goiânia. Fonte: Assessoria de Imprensa Agos/Comunicare [+]
26 ago Supermercados pressionam indústria do leite e resultados já aparecem na ponta Economistas do Cepea revelam que o produto subiu menos, em torno de 14% Após se tornar o grande vilão da inflação no mês de julho, o leite longa vida começa a acenar um alívio para o bolso do consumidor em agosto, devido a um recuo no consumo e incentivos à produção. Segundo dados do IPCA-15, divulgados nesta quarta-feira, o leite longa vida subiu 14,21%em agosto, uma forte desaceleração em relação ao mês anterior. O IPCA-15 de julho registrou alta de 22,27% do produto. O indicador considera a coleta de preços do dia 16 do mês anterior ao 15 do mês de referência. No mês fechado, os preços são medidos pelo IPCA, que apontou salto de 25,46% em julho, segundo o IBGE. Em 12 meses, o leite acumula alta de 80%. A desaceleração deve continuar daqui para frente. No atacado, os preços já acumulam queda de 17,3%, segundo pesquisa do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Esalq/USP, com base em preços coletados no período entre 15 de julho a 15 de…[+]
26 ago Consumidor deve ter cuidado com as misturas. Leite continua caro O estudo mensal Radar Scanntech mostrou que nos últimos meses, depois de um começo de ano com alta aceleração dos repasses de preços, houve uma estabilização. O arroz segue em deflação, enquanto o café e outras commodities tiveram desaceleração nos preços que ainda estão nas alturas. O leite segue aumentando, atingindo o ápice de 72% de aumento ante julho de 2021. O mês teve performance de vendas superior à média no ano (12,7% ante 9,7%), sendo o mês com maior patamar de vendas. Depois da aceleração de preços observada em março/abril, o estudo aponta que os aumentos de preços estabilizaram em torno de 17% no acumulado de 12 meses. Seguem sendo altos repasses, mas pelo menos pararam de acelerar. No mesmo mês, o fluxo de pessoas nas lojas aumentou (6,6% em comparação com julho de 2021) e as unidades vendidas por tíquetes mantiveram o nível de retração da média do ano de -9,5% ante 2021, mantendo níveis de fluxo e unidades por tíquete similares ao período de pré-isolamento social. O levantamento mostrou que…[+]
26 ago MP-PR ajuíza ação civil pública contra supermercado com base na LGPD Foi ajuizada pelo Ministério Público do Paraná, em 26/5/2022, ação civil pública contra um grande supermercado de Campo Mourão . O estabelecimento estaria coletando dados pessoais dos clientes em desconformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). A origem do tratamento de dados tido como irregular estaria em práticas anteriores à vigência da LGPD. A rede de supermercados lançou, em 2015, um programa de descontos no qual o cliente poderia se cadastrar por meio das plataformas disponibilizadas (site, app ou totem). Com a adesão, confere-se ao cliente a obtenção de descontos sem a necessidade de acúmulo de pontos, taxas ou anuidades. Segundo consta nos autos do processo, como a base de dados foi criada antes do advento da LGPD, o supermercado adotou o seguinte procedimento para poder validar o consentimento do titular no uso de seus dados relativamente ao programa de pontos: ao chegar no caixa, o atendente solicita que o cliente aperte um botão verde na máquina de cartão para concordar com o uso de seus dados pessoais. Ocorre que, segundo o…[+]
25 ago Para economizar, consumidores trocam supermercados por compras online para itens de 1ª necessidade Itens não perecíveis e com prazos de validade extensos, como higiene e limpeza, são cada vez mais procurados em plataformas online A forte inflação dos últimos meses, que chega a 10,17% em um ano em Fortaleza, tem despertado a criatividade das famílias. Buscando preços mais baixos e economia, os consumidores estão preferindo pedir itens do dia a dia, como cosméticos, produtos de higiene e limpeza, pela internet. O abatimento pode chegar a quase 50% em relação aos preços praticados em lojas físicas convencionais, conforme indica a experiência da população. É o que indica a tradutora Michelle Lebowe. Há anos ela já compra produtos de marcas específicas para cabelos e pele pela internet. Além do preço mais baixo, a facilidade de encontrar os itens em lojas online na comparação com a disponibilidade em estabelecimentos físicos é um dos atrativos. Ela detalha que um hidratante facial de R$ 150 nas farmácias pode ser encontrado por R$ 120 na internet. Em alguns casos, comprando kits, um dos produtos pode até sair “de graça”. “O kit com shampoo,…[+]
25 ago Maior produtora de batata congelada do mundo quer ampliar presença nos supermercados brasileiros Varejo de Alimentos é o foco principal da multinacional que acaba de inaugurar fábrica 100% sustentável com investimentos de R$ 1 bi em Minas Gerais O pequeno município mineiro de Araxá, famoso por suas águas termais, será conhecido também como a capital nacional da batata frita. É lá que a canadense McCain, maior produtora de batata congelada do mundo, dona de um faturamento de US$ 10 bilhões no ano passado, inaugurou na última semana sua primeira fábrica no Brasil. A unidade, uma das 55 do grupo, recebeu investimentos de quase R$ 750 milhões e faz parte de um pacote de mais de R$ 1 bilhão nos últimos cinco anos. Com os aportes da matriz, a companhia fez aquisições. Em 2018, comprou 49% da rede de cafeterias Forno de Minas. Um ano depois, adquiriu 70% do capital da Sérya, concorrente no segmento de batata. A megafábrica da McCain em Minas Gerais terá duas fases de ampliação dentro de um prazo de cinco anos. Quando estiver concluída, a empresa terá 100% de seus produtos fabricados…[+]
24 ago Consumo de cerveja nesta Copa do Mundo será bem maior aqui no Brasil Clima tropical leva indústrias de bebidas a incrementarem a produção da bebida mais consumida em dias de jogos A XP realizou um levantamento sobre o impacto da Copa do Mundo no mercado de cerveja. Desde 2002, a produção da bebida foi 4% maior nos segundos trimestres em anos que receberam o maior evento do futebol. Isso ocorreu por um motivo: a Copa sempre foi em junho ou julho – a produção aumenta no período anterior. Em 2022, haverá uma mudança importante: o Mundial será realizado em novembro e dezembro, na temporada de calor no Brasil, com jogos no meio da tarde. Isso deverá impulsionar ainda mais o consumo. Fonte: Correio Braziliense [+]
24 ago Cresce o número de brasileiros que fazem compras com celular O smartphone foi um canal utilizado por mais de 30 milhões de clientes nas suas últimas aquisições Estudo elaborado pela Cybersource, empresa de pagamentos da Visa, indicou que no ano passado pouco mais da metade dos consumidores brasileiros utilizou seu smartphone durante as suas últimas compras. A estimativa é a de que 52% dos consumidores– aproximadamente 33 milhões de pessoas– usaram seus celulares para pesquisar produtos, comprar em lojas digitais, rastrear encomendas e até pagar em lojas e até pagar em lojas físicas com carteiras digitais. O relatório chamado 2022 Global Digital Shopping Playbook apontou para o aumento no Brasil do uso de celular para compras em relação a 2020, quando o percentual era 47% dos consumidores. O estudo apontou ainda que 24% dos consumidores usaram seus aparelhos para comparar preços em tempo real e 23% usaram para buscar cupons e descontos válidos. Sobre a entrega de produtos, a pesquisa identificou que 75% dos brasileiros preferem receber suas encomendas em casa e apenas 17% preferem se deslocar até a loja…[+]