


Consumo nos Lares cresce 3,02% até outubro e atinge maior patamar no ano, aponta ABRAS
Antecipação do pagamento dos benefícios sociais e expansão do número de beneficiários contribuíram para o crescimento expressivo na comparação com setembro O Índice Nacional de Consumo dos Lares Brasileiros da Associação Brasileira de Supermercados – ABRAS registra alta de 3,02% até outubro. É a maior alta do consumo no ano e o indicador aproxima-se do crescimento acumulado durante todo o ano passado (3,04%). O pagamento antecipado de benefícios sociais para as segunda e terceira semanas do de outubro (11 a 25/10) contribuiu para o aumento do consumo nos lares. A antecipação beneficiou 21,13 milhões de famílias com o repasse de R$ 12,8 bilhões. Com a injeção dos recursos, a alta do consumo nos lares foi de 6,27% em outubro ante setembro. Na comparação interanual, o crescimento foi de 8,10%. Todos os indicadores são deflacionados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). “É notável o quanto o aumento no valor do Auxílio Brasil e a inclusão constante de beneficiários em…[+]
Vendas nos supermercados devem crescer 6% em dezembro
Alimentos e bebidas alavancam as vendas, segunda a Associação Paraense de Supermercados (Aspas) O mês de dezembro será aquecido nos supermercados, com vendas alavancadas pelos setores de alimentos e bebidas. É o que prevê as Aspas – Associação Paraense de Supermercados. A entidade estima acréscimo de 5 a 6% nas vendas em relação ao ano passado. “A nossa expectativa é de crescimento em relação ao ano passado, considerando que em 2021 nós ainda tinha aquele resquício de pandemia e ainda havia certas restrições em termos de compra. Nossa projeção é baseada no bom desempenho da economia e na redução do número de desempregados. Com isso, as pessoas puderam voltar a consumir. Além disso, estamos acreditando que o pagamento da segunda parcela do 13º salário vai ajudar a alavancar ainda mais as vendas”, pontua Jorge Portugal. Mesmo com a alta de preços de alguns itens, o setor tem adotado estratégias para atrair mais consumidores, apostando em um mix variado de gêneros alimentícios e outros produtos, como vestuário, confecções e calçados, para estimular as compras.“Em dezembro, as…[+]
Consumidor “mais velho” também precisa ser encantado
Ao abrir mão de esteriótipos, marcas têm muito a ganhar com a experiência e as vontades das pessoas idosas A experiência de consumo dos idosos foi pauta de um debate desenvolvido pela Sociedade Britânica de Gerontologia. A entidade realizou três seminários ao longo do ano para aproximar a comunidade dos negócios, de forma a entender esse público – e seu poder e desejo de consumo – levando em consideração designs atrativos e uma comunicação não estereotipada dessa população. “Quando envelhecemos, passamos 80% do nosso tempo na comunidade onde vivemos. Esse é um grupo que é impactado pela acessibilidade e percepção de que faltam atendentes solícitos”, afirma Alisa Forbe, especialista em varejo. Para ela, há espaço para melhorar o atendimento em todos os pontos de contato, especialmente em setores como cafés, bares, restaurantes e cafés. “O serviço de qualidade passa pelas boas-vindas que fazem com que a pessoa se sinta acolhida, atende às necessidades do cliente e respeita sua individualidade”, afirma. Nesse cenário, as embalagens foram apontadas como um ponto crucial no atendimento às…[+]
Cade Autoriza Transação
Grupo Mateus ganha aval para comprar lojas do Carrefour A Superintendência do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou a compra, pelo Grupo Mateus, de oito lojas de varejo do Carrefour Brasil. Com isso, a companhia avança no seu plano de expansão nas regiões Norte e Nordeste do país, incluindo a entrada em municípios onde não está presente. Segundo o Cade, a compra envolve menos de 20% da comercialização nos setores e, por isso, não deverá dificultar a competitividade no mercado. Ao todo, o Grupo Mateus comprou dez lojas junto ao Carrefour, que pertenciam ao Grupo Big. Destas, duas unidades, em Olinda (PE) e Juazeiro do Norte (CE), já tinham recebido aprovação do Cade. De acordo com a companhia, todos os PDVs adquiridos serão transformados em cash & carry. Fonte: Giro News [+]
Indústria brasileira cresce e lança mais produtos em 2022
Índice de Atividade Industrial mostra que a intenção de lançamentos aumentou 40,1% esse ano O Índice GS1 Brasil de Atividade Industrial de novembro mostra que a intenção das indústrias do país em lançar produtos cresceu 40,1% comparado ao mesmo mês de 2021. Entre janeiro e novembro de 2022, houve um progresso de 11,1%. A intenção de lançamento de produtos para o mês de novembro ficou dentro do esperado, com queda de 12,7%, pois historicamente os últimos meses do ano apresentam uma desaceleração no índice. Ainda assim, o resultado superou o realizado no ano passado, indicando que finalizaremos 2022 com um saldo positivo para o indicador acumulado. O Índice antecedente de produção industrial que mede a intenção de lançamento de produtos no Brasil, por meio dos pedidos de códigos barras pelas empresas. Fonte: SuperHiper [+]
Segurança cibernética: 44% das empresas precisam melhorar as práticas
De acordo com a KPMG, apenas 25% das empresas registraram níveis elevados de maturidade no setor Você saberia dizer qual é o nível de maturidade dos processos de segurança cibernética da sua empresa? Se o tema não soa familiar, é melhor chamar o pessoal do TI. Uma pesquisa da KPMG aponta que quase 44% das empresas operam em níveis de baixa maturidade com relação às boas práticas de segurança cibernética em todo o mundo. Isso quer dizer que tanto os dados da empresa quanto os dos seus clientes podem estar em risco. De acordo com o Relatório Anual de Segurança Cibernética do Sistema de Controle (Control Systems Cyber Security Report 2022), enquanto 16% das organizações analisadas registram processos desorganizados e com documentação insuficiente, outras 27,7% até conseguem dar um passo adiante, mas apenas por seguir práticas básicas de gerenciamento de projetos. Em ambos os casos, o sucesso da implementação depende de esforços individuais e nem sempre os resultados são escaláveis ou repetíveis, comprometendo a defesa da companhia. “À medida que a frequência e…[+]