28 abr

Maior evento de performance do setor supermercadista trata da liderança e cultura dentro dos negócios

Com abertura feita pelo presidente da ABRAS, João Galassi, evento Smart Market traz dados e discussões importantes para líderes e empresários do varejo de alimentos O maior evento de performance do setor supermercadista, o Smart Market, promovido pela ABRAS, iniciou hoje, dia 27 de abril, e já tem demonstrado a sua importância para o desenvolvimento pleno e a constante evolução do setor de varejo de alimentos. Durante a abertura do evento, o presidente da ABRAS, João Galassi, ressaltou que se trata de um evento que marca uma nova era, uma era de grande prosperidade para a cadeia de abastecimento e para a economia do Brasil. Em sua primeira edição, o Smart Market busca realizar a formação das comunidades de alta performance do setor supermercadista, bem como eleger os desafios para esses grupos de executivos e destacar quais são os indicadores para alavancar o segmento. Disruptivo, o evento irá premiar as maiores empresas durante o jantar do Ranking, prestigiar os grandes executivos do setor, ressignificar a área de prevenção de perdas, além de trazer…[+]
27 abr

Consumidor corre aos postos em supermercados

Redes priorizam o preço e incrementam as campanhas de fidelidade para melhorar a experiência dos clientes O aumento dos preços de combustíveis já tem impactos no comportamento do consumidor em relação aos postos de abastecimento, apontou o levantamento anual sobre o setor da companhia de pesquisa de mercado e consultoria CVA Solutions. A pesquisa concluiu que o percentual de pessoas que abastecem o carro em postos dentro de supermercados cresceu de 17,7% em 2021 para 19,1% em 2022. Isso ocorre porque os postos de supermercados costumam ter preços competitivos em relação aos de grandes bandeiras, apesar de normalmente oferecerem menos serviços e terem filas mais longas, explica o sócio-diretor da CVA Solutions, Sandro Cimatti. “Os postos em pontos de varejo estão fazendo do limão uma limonada. Eles sempre foram mais competitivos em preços e agora estão sendo mais procurados”, afirma. A pesquisa analisou a percepção do consumidor que abastece nas marcas Ale, BR Petrobras (da Vibra), Ipiranga, Shell e Total Energies, além dos postos de bandeira branca (que não são…[+]
27 abr

Associação dos supermercados pretende abrir um marketplace e um banco

A Associação Brasileira de Supermercados (Abras), em parceria com as redes do setor, está investindo nos planos de abertura de cinco negócios com o intuito de uni-las e fazer com que sejam mais competitivas. A iniciativa, em parte, é uma resposta ao ambiente de concorrência que tem se espalhado em diversos setores da economia, que não eram tidos como competidores das cadeias.  Segundo o Valor Econômico, as ações a serem tomadas para a implantação do projeto, serão discutidas em setembro, no fórum anual das supermercadistas, o maior evento do segmento. Iniciativas Existem três iniciativas consideradas centrais pelo fato de estarem relacionadas à venda on-line e o braço de serviços financeiros e de novos negócios. São elas: Criação ou compra de um banco para prestar atendimento às cadeias associadas;Desenvolvimento de um fundo imobiliário, que será administrado por uma gestora, na qual já estão com negociações em andamento;Abertura de um “marketplace” constituído pelos associados. A Abras já consultou indústrias e instituições financeiras sobre os projetos….[+]
27 abr

Agos prestigia homenagem de gestor da Caramuru

A Associação Goiana de Supermercados (Agos), por meio do presidente, Gilberto Soares da Silva, esteve prestigiando o empresário Alberto Borges de Souza, que dirige o Grupo Empresarial Caramuru, desde 1970, durante a sessão especial da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, que concedeu Título de Cidadania Goiana no dia 26 de abril. A sessão foi realizada no plenário do Palácio Maguito Vilela e promovida pelo deputado Álvaro Guimarães. O empresário Alberto Borges é paranaense, natural de Arapongas. Tem 72 anos, é casado, tem quatro filhos, e é formado em Ciências Econômicas pela Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana, no Paraná. O homenageado é responsável pela credibilidade da Caramuru Alimentos que, hoje, é reconhecida pela qualidade do produto, pela dedicação e seriedade, geração de emprego e renda e de dedicação à área social. A Caramuru Alimentos está posicionada entre as cem maiores empresas do agronegócio brasileiro e é a principal empresa de capital nacional no processamento de soja, milho, girassol e canola. “Uma fornecedora de longa data do setor supermercadista, a qual conta…[+]
26 abr

Governador anuncia mudança na data de pagamento do ICMS para o empresariado goiano

A data para recolhimento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em Goiás foi alterada do dia 5 para o dia 10 de cada mês. A mudança é uma demanda antiga dos supermercadistas e de outros segmentos (comércio varejista, bares e restaurantes), que tinha recolhimento antecipado desde 2015. O novo calendário começa a valer a partir de maio e foi concretizado em assinatura de instrução normativa nesta terça-feira, 16 de abril, em solenidade realizada na sede da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Goiás (Fecomércio-GO). Durante reunião entre o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, a secretária da Economia, Cristiane Schmidt, o presidente da Fecomércio, Marcelo Baiocchi e diretores da entidade, foi anunciado o novo calendário do ICMS. O presidente da Associação Goiana de Supermercados (Agos), Gilberto Soares da Silva, esteve entre os presentes. Cristiane Schmidt explica que a alteração só foi possível graças ao ajuste fiscal que ocorreu no Estado, por meio de uma gestão responsável e eficiente. [+]
26 abr

Agos busca parcerias para a realização da SuperAgos2022

Novas perspectivas, negócios, relacionamento e conhecimento serão compartilhados na 19ª Convenção e Feira de Negócios para Supermercados e Panificadoras Feira de Negócios SuperAgos2022, marcada para os dias 13, 14 e 15 de setembro de 2022, no Centro de Convenções de Goiânia. E a diretoria da Associação Goiana de Supermercados (Agos), responsável pela realização e organização do evento, não tem medido esforços para fazer dessa a melhor e maior feira do segmento do Centro-Oeste. No dia 26 de abril, o presidente, o vice-presidente, o assessor de relações institucionais e a responsável pelo comercial da Agos, Gilberto Soares, Sirley do Couto, Francisco Lopes de Araújo e Clésida Espírito Santo, estiveram realizando algumas visitas para apresentar o projeto da SuperAgos2022 aos parceiros da associação. Na ocasião, foram recebidos pelo diretor de marketing da Cristal Alimentos, Marcos Vinicius; pelo sócio diretor da Real Distribuidora, José Carlos; e pelo proprietário da JBM Embalagens, Jorge Meister.Muita novidade vem por aí! [+]
26 abr

Supermercado de vizinhança ganha espaço em região de classes A e B

Nova loja mais sofisticada promete experiências aos clientes de área badalada no Rio de Janeiro A rede Supermarket inaugura, nesta sexta-feira, 29 de abril, às 9h, sua segunda unidade na Barra da Tijuca, Zona Oeste carioca, oferecendo uma opção para quem deseja fazer suas compras. Funcionando de segunda a sábado, das 6h30 até 00h (meia noite), e aos domingos, das 06h30 às 22h, a nova loja está localizada na Avenida das Américas, 6.455 (em frente à estação do BRT Bosque da Barra), ocupando uma área de cerca de 6.000 m² e disponibilizando 18 checkouts, além de capacidade de atendimento diário a 2 mil clientes e estacionamento coberto. Em breve, a nova unidade contará, também, com serviço de delivery, pelo telefone 21 98335-9275, oferecendo maior conforto e comodidade aos clientes. Composta por mais de 120 unidades, a Rede Supermarket é uma ‘rede de lojas de bairro’, e tem como objetivo estar sempre perto do cliente. A nova unidade chega oferecendo um mix de mais de 8 mil produtos, além de ambiente moderno…[+]
26 abr

Qual o perfil dos clientes recorrentes de e-commerce?

Barômetro E-Shopper revela os artigos mais comprados em 2021 e as preocupações com a sustentabilidade na cadeia O número de brasileiros que fazem compras pelo e-commerce já alcança 63% da população conectada à internet. Em 2019, antes da pandemia, a participação era de 56%. E o volume de compras mais do que dobrou nesse período, segundo a pesquisa E-Shopper Barômetro 2021, realizada pelo DPDgroup, controladora da Jadlog, com 1.566 consumidores. Impulsionados pela pandemia, os novos consumidores no e-commerce cresceram 17% nesse período. Em média, foram feitas 16 compras por ano, um aumento de 128% em relação a 2019. A pesquisa identificou dois principais tipos de perfis de consumidores brasileiros: os recorrentes (ou addict e-buyer), que representam 15% do total, e os millennials, que são 54% dos compradores. Os compradores recorrentes são responsáveis por 51% de todas as compras do varejo online. Receberam, em média, 6,5 encomendas no último mês, 2,3 a mais do que no levantamento passado. Eles compram produtos de todos os tipos de categoria, mas a sua cesta evoluiu para maior frequência de alimentos…[+]