11 out Comércio animado com ritmo forte da economia em setembro Associação Comercial de SP traça a curva ascendente em comparação ao mesmo período de 2021 Beneficiado pelo ritmo mais acelerado da economia, pela melhora dos indicadores de emprego e ocupação, pela injeção de recursos e auxílios extras na economia, o varejo paulistano encerrou setembro sob avanço de 3%, comparado com igual mês do ano passado. É o que revela o Balanço de Vendas, elaborado pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal da Associação Comercial de São Paulo (IEGV/ACSP) com base em amostra da Boa Vista. Por outro lado, o indicador registrou retração de 6,7%, frente a agosto deste ano. “O Dia dos Pais e a maior quantidade de dias úteis em agosto, quando comparado com setembro, explicam essa queda”, pondera o economista da ACSP, Marcel Solimeo. O economista ainda comenta que o resultado de outubro diferirá e fechará com saldo positivo. “Nossa pesquisa de intenção de compras de presentes para o Dia das Crianças indica maior disposição dos consumidores para gastar esse ano”, afirma. Solimeo também projeta aumento…[+]
11 out O poder da informação na Black Friday O processo começa na qualidade dos detalhes passados ao cliente e se segue pela logística e o pós venda Todo o ecossistema do comércio já se prepara para a maratona da Black Friday deste ano. Desde o planejamento e a gestão de produção e expedição dos produtos até sua chegada ao varejo, tudo tem de estar pronto para aproveitar esse momento. O setor do varejo, físico ou digital, espera essa oportunidade para regular possíveis desequilíbrios em sua balança durante o ano. Com um consumidor mais bem informado e exigente, as lojas precisam estar atentas a algumas estratégias importantes.Vamos a algumas delas, com ênfase para o e-commerce, já que essa é a modalidade que mais ganha projeção, principalmente depois das mudanças comportamentais provocadas pelo distanciamento na pandemia. É que o mostra o relatório Webshoppers Ebit Nielsen 2022, que soma 88,7 milhões de brasileiros comprando online em 2021. Ou seja, hoje o público confia no e-commerce. A primeira estratégia é a qualidade da informação dos itens oferecidos. A inteligência em todo o processo de identificação de produtos e…[+]
10 out Outubro Rosa: a conscientização sobre o câncer de mama supera o autoexame O movimento melhorou o cenário da doença, mas pesquisas apontam que ainda há muito desconhecimento. É essencial conhecer fatores de risco, diagnóstico precoce e opções de tratamento A campanha “Outubro Rosa” é celebrada anualmente com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama. É um movimento internacional criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. No Brasil, a Lei nº 13.733/2018 instituiu o mês de conscientização sobre o câncer de mama – outubro rosa, período em que são desenvolvidas atividades, tais como: Iluminação de prédios públicos com luzes de cor rosa;Promoção de palestras, eventos e atividades educativas;Veiculação de campanhas de mídia e disponibilização à população de informações em banners, folders e em outros materiais ilustrativos e exemplificativos sobre a prevenção ao câncer, que contemplem a generalidade do tema. Segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), no Brasil, excluídos os cânceres relacionados a tumores de pele não melanoma, o câncer de mama é o mais incidente em mulheres de todas as…[+]
10 out Vendas de supermercados ficam estagnadas em agosto, levando varejo ao menor patamar no ano Comércio tem leve queda de 0,1%, no terceiro mês seguido de desempenho negativo As vendas do comércio brasileiro dão sinais gerais de estagnação, conforme mostram os dados da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgados nesta sexta-feira pelo IBGE. O volume de vendas do setor recuou 0,1% em agosto. Apesar do volume de vendas estar 1,1% acima do pré-pandemia, o resultado de agosto posiciona o comércio no menor patamar do ano de 2022, de acordo com o gerente da pesquisa, Cristiano Santos. As vendas de hipermercados subiram ligeiramente 0,2% em agosto, em relação ao mês anterior, quando recuaram 0,7%. Ao mesmo tempo, a venda de produtos farmacêuticos caiu 0,3%. Segundo Santos, o desempenho desses dois setores funcionaram como espécie de âncora para o resultado geral. — Ficou muito clara a participação da atividade de hiper e supermercados como fator âncora, segurando a variação muito próxima ao zero. A atividade pesa cerca de 50% no índice global. Artigos farmacêuticos também contribuiu em termos de peso para essa ancoragem — explica o pesquisador. [+]
10 out Juros altos e combustíveis explicam queda da inflação Comportamento de preços em 2023 depende de fatores internos e externos Pelo terceiro mês seguido, o Brasil deverá registrar inflação negativa. Se as expectativas dos analistas de mercado se cumprirem, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deverá ficar em -0,19% em setembro, conforme a última edição do boletim Focus, pesquisa semanal do Banco Central (BC) com instituições financeiras. As estatísticas oficiais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) só sairão nesta terça-feira (11). Segundo especialistas, a política monetária antecipada do Banco Central e as quedas dos preços de combustíveis e de energia são os principais fatores que fazem o Brasil registrar inflação menor que a média global em 2022. Segundo André Perfeito, economista-chefe da Necton consultoria, o comportamento da inflação em 2022 é uma combinação da política monetária agressiva e de efeitos externos sobre o preço da gasolina e da energia. “Os dois fatores criaram um cenário mais benigno para a inflação em relação ao ano passado. Existe um efeito acumulado”, diz. Na avaliação do economista,…[+]
07 out Supermercado online traz alguns desafios e possibilidades Estar no Varejo de Alimentos comercializando pela internet ou WhatsApp requer muita expertise e estar atento às novas oportunidades Ainda que a venda online de Alimentos e Bebidas seja incipiente em toda América Latina quando comparamos com o resto do mundo, ela decolou durante a pandemia. A experimentação forçada pelo fechamento de vários estabelecimentos físicos de outros segmentos e pelos lockdowns ao redor do mundo elevou a penetração online global de Grocery a um pico de 10%. Mesmo com o esperado recuo para algo em torno de 7,5% de share em 2021-2022, o segmento está com tração elevada e é previsto que ele cresça mundialmente a uma taxa anual de 25% até 2030, alcançando um valor estimado de US$ 2,1 trilhões. Desenvolvimento distinto nas diversas partes do mundo Outro ponto relevante na análise é que esse desenvolvimento não tem a mesma velocidade em todo o globo, estando distribuído de forma bastante díspar entre as regiões. Na Ásia, a penetração alcançou 15,3% em 2021, já na América Latina essa participação foi de…[+]
07 out Autoatendimento vai crescer no varejo brasileiro Tendência internacional é registrada nas novas lojas, onde o empreendedor otimiza recurso e gera autonomia para o cliente Grandes nomes do setor varejista têm apostado em estratégias de automatização de processos dentro das empresas. Entre elas está o self-checkout, ou seja, autoatendimento realizado pelos clientes. Em 2020, segundo dados da associação da indústria de alimentos FMI, 29% das transações de varejistas de alimentos foram processadas por meio de self-checkout, acima dos 23% do ano anterior. A transformação digital no autoatendimento não é nenhuma novidade. A famosa rede de fast food, McDonald’s, tem investido em totens de autoatendimento em unidades por todo o país. Lojas de departamento, como a C&A também têm apostado nestas estratégias. Para os clientes, as vantagens são muitas, otimização de tempo com filas contribuí muito para a boa experiência do consumidor. Mas, os empreendedores também saem ganhando nessa matemática. “Diversos países do mundo já provaram que o autoatendimento é eficaz. No Brasil, ainda estamos dando os primeiros passos em relação a essa modernização, entretanto,…[+]
06 out IBGE estima safra recorde de 261,9 milhões de toneladas em 2022 Números são do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola A safra brasileira de cereais, leguminosas e oleaginosas deve alcançar 261,9 milhões de toneladas em 2022, de acordo com a estimativa de setembro do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola, divulgado hoje (6), no Rio de Janeiro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para o IBGE, o resultado é um novo recorde na série histórica, iniciada em 1975, e representa aumento de 3,4% ou 8,7 milhões de toneladas em relação a 2021. Segundo o gerente de agricultura do IBGE, Carlos Alfredo Guedes, o principal produto que está puxando o resultado recorde é o milho, principalmente o milho 2ª safra, com um crescimento de 35,5% frente ao ano anterior. “A produção está se recuperando de problemas climáticos em 2021, como a falta de chuvas. Essa recuperação ajuda a explicar a produção em 2022. Além disso, também houve crescimento de área do milho 2ª safra, incentivado pelos bons preços que os produtores têm conseguido nos últimos anos”, disse Guedes, em nota. [+]