Em Destaque · 08 março 2023

Consumidores estão cada vez mais preocupados com o desperdício de comida e aceitam produtos imperfeitos desde que com custo mais acessível

Os consumidores estão cada vez mais conscientes e exigindo posturas diferenciadas das empresas e marcas. Uma das questões mais atuais é o combate ao desperdício. Pesquisa realizada pela consultoria Capgemini sobre perda e desperdício de alimentos – que chega a 40% da produção global – identificou que os consumidores estão ansiosos para mudar. Tanto que, a grande maioria, recorre à lista de compras para não se exceder no supermercado. Nos últimos 12 meses, as buscas online por métodos para aumentar a vida útil dos alimentos em casa cresceram 80%.

O levantamento ouviu 10 mil pessoas e executivos de mais de mil empresas do setor na América do Norte, Europa e Ásia.

Mas esse cuidado não é exclusivo: eles querem compartilhar com as marcas. Hoje, 61% deles acreditam que marcas, lojas e supermercados devem fazer mais para ajudar a reduzir o desperdício e 57% se sentem desapontados com essas organizações por não se importarem o suficiente com o problema.

Embora as empresas acreditem que estão tomando medidas positivas para reduzir o desperdício, o público quer que elas façam mais em áreas como inovação de produtos, embalagens, clareza dos rótulos de data de validade e educação do consumidor.

Por exemplo, as pessoas gostam de ver etiquetas digitais com mais informações úteis em códigos QR, que fornecerão mais informações sobre a jornada e a qualidade do produto. Apenas 33% estão satisfeitos com a rotulagem atual.

Redução de danos

Outras expectativas dos clientes também foram listadas: 76% acreditam que as lojas deveriam oferecer porções apropriadas/customizadas; 67% gostariam de ter acesso a aplicativos que comercializassem os itens não vendidos em supermercados e restaurantes por preços mais baixos; 63% esperam que as vendas online tenham porções e quantidades menores.

O estudo também listou as vantagens que o combate ao desperdício trará para as empresas:

  • aumento da confiança do consumidor, pois 91% dos respondentes afirmou estar disposto a comprar de marcas que tratam o desperdício com transparência;
  • benefícios financeiros, já que os custos associados às perdas giram em torno de 5,5% das vendas;
  • atingir os objetivos de ESG, considerando que o desperdício de alimentos é responsável por 8% da emissão de carbono no planeta.

Ao envolver empresas, varejistas, supermercadistas, consumidores e toda a cadeia produtiva e de transporte, é possível criar novas soluções, evitar perdas e oferecer alimentos mais acessíveis para todos.

Fonte: SuperHiper