09 nov

Agos participa de almoço da UNECS em Brasília

O presidente e vice-presidente da Associação Goiana de Supermercados, Gilberto Soares da Silva e Sirlei Antônio do Couto, estiveram em Brasília na última terça-feira (08/11) para um dia produtivo de trabalhos na capital federal. Após reunião do Conselho de Administração da UNECS, seguiram para o tradicional almoço com os presidentes e executivos, com presença do presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) João Galassi, em homenagem aos parlamentares da FCS. Participaram da solenidade deputados de diversos estados. Destaque especial à homenagem feita ao senador Ângelo Coronel que tem feito um excelente trabalho de relatoria da PL 316/2021, que combate a prisão indevida dos gerentes de lojas. Fonte: Assessoria de Imprensa Agos/Comunicare – Naiara Gonçalves [+]
08 nov

Os Preços mundiais dos alimentos ficaram estáveis em outubro

O Índice FAO de referência dos preços mundiais dos alimentos (FFPI) ficou estável em outubro, com aumento dos preços dos cereais sendo compensado com o declínio da cotação de outros produtos, diz o relatório da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) publicado nesta sexta-feira. Índices O FFPI, que acompanha as mudanças mensais dos preços internacionais de uma cesta de alimentos comercializados no mercado mundial, atingiu a média de 135,9 pontos durante o mês de outubro, ligeiramente abaixo do nível de setembro. Com esta última publicação, o índice ficou 14,9% abaixo do valor recorde atingido em março de 2022, enquanto permaneceu 2% abaixo do Índice de outubro de 2021. O Índice FAO dos preços dos cereais subiu 3,0% durante o mês. Os preços mundiais do trigo subiram 3,2%, refletindo as incertezas relativas à iniciativa em torno das exportações de grãos através do Mar Negro e também à revisão para menos da oferta dos Estados Unidos da América…[+]
08 nov

Transformação digital do comércio ganha velocidade no Brasil

Empresários acreditam que 65% da receita virá de canais digitais dentro de dois anos A Salesforce, líder mundial em soluções de gestão de relacionamento com clientes (CRM), publicou a segunda edição do relatório State of Commerce, que traz insights sobre novos hábitos de compra em um período de grandes mudanças, mostrando como as empresas B2B e B2C estão se adaptando ao futuro do comércio em um cenário digital-first. O estudo tem como base uma pesquisa realizada em fevereiro deste ano em 25 países, incluindo Brasil, com mais de 4.000 líderes de comércio, e análises de comportamento de mais de 1 bilhão de clientes empresariais e consumidores finais. “Os últimos anos trouxeram uma revolução significativa no papel do comércio digital nas organizações. Empresas em todos os setores do mercado e com todos os perfis de consumidores enfrentam demandas de consumo, prioridades organizacionais e ideias para o futuro cada vez mais complexas. Elas estão tentando descobrir seus próprios meios para obter vantagem competitiva num contexto em que clientes empresariais e consumidores concordam em um ponto:…[+]
07 nov

Em estados com bloqueios, faltam itens em 70% dos supermercados

Problemas de abastecimento já atingem setes estados, além do Distrito Federal Mais de 70% dos supermercados em sete estados e no Distrito Federal estão com problemas de abastecimento por conta dos bloqueios em estradas em várias partes do país, de acordo com balanço da Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Desde a noite de domingo (30), manifestantes bloqueiam estradas em várias localidades para protestar contra o resultado das urnas, que deu vitória a Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Mesmo após liberações,  pontos continuam bloqueados nesta quarta-feira (2). “Normalmente, às segundas e terças os supermercados fazem reposição de produtos. E foi nesse momento que começaram os bloqueios. Nessas regiões citadas, mais de 70% das lojas já estão apresentando problemas de abastecimento”, afirma Marcio Milan, vice-presidente da Abras. Segundo a associação, os produtos mais afetados são aqueles perecíveis, como frutas, legumes, verduras e carnes. Frios, laticínios e itens de mercearia e panificação também podem faltar. De acordo com Marcio, alguns desses produtos podem faltar nas prateleiras dos supermercados pelos próximos dois ou três…[+]
04 nov

Novo gestor da Piracanjuba deve alavancar vendas de leite preparado

A empresa, que recentemente adquiriu a Bela Vista, quer ampliar o portfólio em todas suas plantas fabris A Piracanjuba, uma das maiores empresas de lácteos do Brasil, apresenta executivo que atuará na área comercial da empresa. O novo diretor da Piracanjuba, Gustavo Afonso de Almeida, conta com ampla experiência na área de vendas e relacionamento com clientes. Na função de gerente comercial desde 2015, a missão atual será de liderar as ações da empresa, de forma a expandir posicionamento das marcas Piracanjuba, Pirakids, LeitBom e ChocoBom. “Temos muito trabalho pela frente! Nosso time de representantes tem atuação nacional e, em cada região, as demandas são variadas. Ao assumir a função, precisamos fortalecer ainda mais as frentes de oferta do portfólio e negociação, atendendo diferentes canais de vendas e assim, ficando cada vez mais perto do consumidor”, defende Gustavo. O diretor comercial comandará ampla equipe, que atua com vendas e comércio exterior, além da relação bastante próxima com as áreas digital, de trade e de marketing. Gustavo responderá a Luiz Cláudio Lorenzo, vice-presidente da Piracanjuba. Sobre a…[+]
04 nov

Supermercados sentem dificuldades de abastecimento por bloqueios, diz associação

O presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), João Galassi, disse nesta terça-feira que lojas do setor começaram a enfrentar dificuldades de abastecimento diante dos bloqueios de estradas do país promovidos por manifestantes bolsonaristas. Os protestos bloqueiam total ou parcialmente rodovias pelo país desde domingo à noite e são promovidos por manifestantes insatisfeitos com a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na eleição presidencial, tendo ganhado impulso com o silêncio de Bolsonaro sobre o resultado. Galassi, da Abras, afirmou em comunicado que pediu a Bolsonaro apoio sobre “dificuldades de abastecimento que já começam a enfrentar os supermercadistas em função da paralisação dos caminhoneiros nas estradas do país”. O GPA, dono da bandeira Pão de Açúcar, afirmou em comunicado que “registra atraso pontual no recebimento e expedição de algumas mercadorias, ainda sem impacto significativo”. A companhia também disse que trabalha em alternativas para minimizar problemas, sem dar detalhes. O Carrefour Brasil, dono da marca Atacadão, disse em comunicado que “segue sem grandes problemas de abastecimento em…[+]
03 nov

Halloween turbina o setor de balas e gomas no país

Produção já cresceu mais de 12% no primeiro semestre e varejistas sentem aumento na procura por guloseimas nas lojas O Halloween (ou Dia das Bruxas) vem ganhando espaço como uma data comemorativa importante no calendário comercial brasileiro e tem alavancado a busca pelos produtos do segmento de balas e gomas no Brasil. Para atender a essa demanda as empresas se preparam com cerca de seis meses de antecedência. O setor já vem, inclusive apontando resultados positivos no ano, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab), coletados pela KPMG, a indústria de balas e gomas registrou, no primeiro semestre de 2022, um crescimento 11,7% na produção, se comparado ao mesmo período do ano anterior. No total, foram 132 mil toneladas, ante 118 mil produzidas em 2021. Durante os seis primeiros meses do ano, esse setor também registrou um crescimento de 5% nas exportações, chegando a 55 mil toneladas de produtos comercializados. A quantidade foi responsável por arrecadar US$ 99 milhões, um aumento de 25,2% no faturamento, quando comparado…[+]
01 nov

Pesquisa mostra que maioria do consumidor prefere ir a supermercados

Preço e promoção são determinantes nas escolhas dos clientes Pesquisa IPcon, realizada pela Dunnhumby, empresa de ciência de dados do consumidor, desenvolveu uma pesquisa para entender o comportamento dos clientes nos supermercados, mostra que o supermercado ainda é o formato mais visitado pelos consumidores (84%), seguido pelos hipermercados (61%) e os minimercados  ou mercearias (57%). Já os atacarejos e os canais online ficam empatados com 41%.  A pesquisa indicou, ainda, cinco pilares em que consumidores baseiam o seu consumo em um ranking. São eles:  Percepção de preço e promoção – num cenário de crise econômica e pressão inflacionária, os fatores do preço e as promoções aparecem como o mais dominante entre os consumidores. O estudo mostra que ainda há espaço para as empresas melhorarem a percepção do consumidor a respeito de preço. As marcas mais associadas a esse atributo foram Lojas Americanas, Assaí e Guanabara. Variedade e qualidade – esse pilar aparece como o segundo mais valorizado pelos consumidores. Aqui, são levados em conta atributos como disponibilidade, o tamanho do sortimento e a capacidade de ser…[+]