03 maio Como o cliente do online deve agir no 2º tri? Pesquisa NielsenIQ Ebit revela alguns dados como há anos não se via para esse período Estudo elaborado pela NielsenIQ Ebit, em parceria com a Bexs Pay, aponta que 91,7% dos consumidores do e-commerce têm intenção de efetuar compras online no segundo trimestre de 2022, alta de 1,7 ponto percentual sobre os primeiros três meses do ano. É a maior projeção para os segundos trimestres desde 2018. O movimento é impulsionado sobretudo por shoppers de maior renda. “A conjuntura macroeconômica segue desafiadora, mas o e-commerce está operando em patamares bastante elevados. O percentual dos shoppers do e-commerce que pretendem utilizar o e-commerce mostra uma resiliência no setor contra os solavancos mais fortes da economia”, afirmou o head de e-commerce da NielsenIQ Ebit, Marcelo Osanai. O resultado de 91,7% no 2º trimestre do ano é também o maior nível registrado pela NielsenIQ desde 2018, quando começou a fazer o levantamento, consolidando um patamar significativo. Na comparação da intenção de compra do segundo trimestre de 2021 com o de 2020, o aumento foi de 2,8 p.p, impulsionado pelo auge…[+]
02 maio Coca-Cola e Ambev reprovam fim do incentivo para fabricantes de refrigerantes Norma dividiu entidades do setor de bebidas não-alcóolicas do país neste final de semana A decisão do governo de cortar o incentivo tributário de fabricantes de concentrados de refrigerantes instalados na Zona Franca de Manaus (ZFM) reforçou a divisão entre as associações de empresas do setor. Entidade que representa as multinacionais criticou a medida e dos fabricantes nacionais elogiou a decisão do Executivo. Em nota, a Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas não Alcoólicas (Abir) afirmou que a medida do governo sinaliza falta de previsibilidade e insegurança jurídica em um momento no qual o Brasil precisa resgatar credibilidade e atrair investidores. A entidade, que representa a Ambev e a Coca-Cola, ainda informou que foi surpreendida com a decisão do governo e que não tem se furtado de dialogar na busca de soluções para preservar o modelo de desenvolvimento regional. “O ataque infundado à ZFM e, em especial e discriminatório à indústria de não alcoólico, prejudica não só o Estado do Amazonas, mas sim todo o país. Perde…[+]
02 maio Dispara o consumo de cerveja sem álcool no Brasil Uma importante cervejaria já produz aqui o maior volume do produto a nível global e a variedade só cresce nos supermercados Até pouco tempo atrás, cerveja sem álcool soava como piada. Quem se aventurava pela seção de bebidas do supermercado encontrava poucas opções, todas com gosto distante da bebida original. Evitar a ressaca tinha lá suas vantagens, é claro, mas não representava uma alternativa saborosa. Agora, a situação mudou da água para o vinho — o que era ruim melhorou muito. Maior variedade de rótulos e olhar atento de algumas das maiores empresas do mercado transformaram as geladas sem álcool em produtos de qualidade reconhecida e, como não poderia deixar de ser, rentáveis para a indústria cervejeira. De fato, há forte demanda por esse tipo de bebida. Um levantamento feito pelo Euromonitor a pedido do Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindicerv) mostra que a produção quase dobrou de 2019 para 2021 (veja o quadro). O Brasil, terceiro maior produtor de cervejas do mundo, atrás de China e Estados Unidos, adotou de vez a…[+]
29 abr Consumidor tira leite do carrinho e supermercado sente aumento no estoque, aponta indicador A pressão da inflação no bolso do consumidor já indica o início de um reflexo sobre os estoques no varejo. Levantamento da Neogrid, empresa de software especializada em cadeia de suprimento, aponta que, em março, o indicador de indisponibilidade de produtos nas gôndolas caiu para 10,8%, abaixo dos 11,7% de janeiro, no terceiro mês de queda consecutiva. Para Robson Munhoz, diretor da Neogrid, o número indica que os estoques estão maiores diante de um cenário de retração do consumo, ou seja, o consumidor está comprando em menor quantidade por causa da alta nos preços. Em um exemplo disso pelo lado do consumidor, o monitoramento da empresa de inteligência de mercado Horus mostra que a incidência do leite UHT na cesta de compra caiu de 14,1% em fevereiro para 13,6% em março. Diante da alta de 10% no preço médio do litro, o número médio de unidades apresentou retração de 7% no mês, passando 3,1 para 2,9 unidades no carrinho na mesma base de comparação. Fonte: Sagres Online [+]
28 abr Sebrae Goiás renova parceria com a Agos para realização da SuperAgos 2022 Em reunião com o Sebrae Goiás, no dia 28 de abril, a Agos segue alinhando sua parceria com a instituição para a realização da SuperAgos 2022. Na ocasião, o assessor de relações institucionais e a responsável pelo comercial da Agos, Francisco Lopes de Araújo e Clésida Espírito Santo articularam junto ao analista do Sebrae Goiás, o economista Victor Costa, a renovação dos trabalhos. De acordo com Francisco, essa parceria é estratégica para o segmento, já que o Sebrae Goiás trabalha para estimular o empreendedorismo e possibilitar a competitividade e a sustentabilidade dos empreendimentos de micro e pequeno porte. Fonte: Assessoria de Comunicação Agos/Comunicare [+]
28 abr STF analisa o direito ao crédito de icms na aquisição de energia elétrica por supermercados: confira detalhes do tema 218 O Supremo Tribunal Federal deve analisar a possibilidade de supermercados tomarem crédito sobre o ICMS relativo à energia elétrica utilizada nas atividades de industrialização que desempenham, embora sejam estabelecimentos comerciais. Os especialistas do Martinelli Advogados prepararam um resumo com as principais informações que você precisa saber sobre o andamento desse julgamento e como ele pode impactar as empresas: Processo:RE 588954 (Tema 218), sob a Relatoria do Ministro Gilmar Mendes. Controvérsia:A Lei Kandir, que regulamenta o ICMS, dispõe sobre o direito ao crédito gerado na entrada da energia elétrica consumida no processo industrial. Nesse sentido, a discussão tem como principal objetivo avaliar se apenas os estabelecimentos industriais teriam direito a este crédito ou se instalações comerciais que desenvolvem atividades de industrialização também poderiam se creditar dos valores. No julgamento será analisado, portanto, se o direito ao crédito está vinculado à natureza do estabelecimento (industrial ou comercial) ou aos processos de transformação por ele realizados, independentemente da natureza do estabelecimento em si. O recurso que será julgado destaca atividades…[+]
28 abr Maior evento de performance do setor supermercadista trata da liderança e cultura dentro dos negócios Com abertura feita pelo presidente da ABRAS, João Galassi, evento Smart Market traz dados e discussões importantes para líderes e empresários do varejo de alimentos O maior evento de performance do setor supermercadista, o Smart Market, promovido pela ABRAS, iniciou hoje, dia 27 de abril, e já tem demonstrado a sua importância para o desenvolvimento pleno e a constante evolução do setor de varejo de alimentos. Durante a abertura do evento, o presidente da ABRAS, João Galassi, ressaltou que se trata de um evento que marca uma nova era, uma era de grande prosperidade para a cadeia de abastecimento e para a economia do Brasil. Em sua primeira edição, o Smart Market busca realizar a formação das comunidades de alta performance do setor supermercadista, bem como eleger os desafios para esses grupos de executivos e destacar quais são os indicadores para alavancar o segmento. Disruptivo, o evento irá premiar as maiores empresas durante o jantar do Ranking, prestigiar os grandes executivos do setor, ressignificar a área de prevenção de perdas, além de trazer…[+]
27 abr Consumidor corre aos postos em supermercados Redes priorizam o preço e incrementam as campanhas de fidelidade para melhorar a experiência dos clientes O aumento dos preços de combustíveis já tem impactos no comportamento do consumidor em relação aos postos de abastecimento, apontou o levantamento anual sobre o setor da companhia de pesquisa de mercado e consultoria CVA Solutions. A pesquisa concluiu que o percentual de pessoas que abastecem o carro em postos dentro de supermercados cresceu de 17,7% em 2021 para 19,1% em 2022. Isso ocorre porque os postos de supermercados costumam ter preços competitivos em relação aos de grandes bandeiras, apesar de normalmente oferecerem menos serviços e terem filas mais longas, explica o sócio-diretor da CVA Solutions, Sandro Cimatti. “Os postos em pontos de varejo estão fazendo do limão uma limonada. Eles sempre foram mais competitivos em preços e agora estão sendo mais procurados”, afirma. A pesquisa analisou a percepção do consumidor que abastece nas marcas Ale, BR Petrobras (da Vibra), Ipiranga, Shell e Total Energies, além dos postos de bandeira branca (que não são…[+]