12 nov

Supermercados puxam recuo do comércio varejista em setembro

Em mais um reflexo da escalada inflacionária, o comércio varejista voltou a apresentar queda em setembro na comparação com agosto. No país, a retração foi de 1,3%, enquanto em Minas o recuo foi ainda maior, chegando a 2,8%, aponta a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada nesta quinta-feira (11). No ano, contudo, o setor apresenta crescimento de 3,8% e, nos últimos 12 meses, a alta é de 3,9%. De acordo com o levantamento, a atividade de maior peso na formação da taxa de setembro nacionalmente foi o de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, com recuo de 1,5% em relação a agosto. Esse dado traz preocupação adicional, pois aponta que os efeitos da inflação chegaram na mesa do brasileiro, avalia a economista Mafalda Valente, da faculdade Promove. “As pessoas estão com menos dinheiro e cortando itens que não são tão essenciais. A carne é o exemplo mais claro porque teve um aumento de preço muito elevado esse ano. O produtor prefere exportar do que vender dentro do país”, diz. [+]
11 nov

Tecnologia de áudio em rede contribui para o varejo para vender mais na Black Friday

Lojistas utilizam áudio e vídeo para reconquistar os consumidores com uma experiência de compra presencial tão confortável quanto no e-commerce A Black Friday 2021 acontece oficialmente em 26 de novembro, mas as ofertas já começaram a invadir as vitrines do varejo. De acordo com a pesquisa de intenção de compra realizada pelo Méliuz, 71% dos entrevistados pretendem ir às compras durante o evento. O e-commerce ainda deve ser o destaque, 56,7% devem comprar apenas online, mas com a reabertura da economia, o comércio espera voltar a receber os clientes presencialmente e se prepara para oferecer uma experiência de compra igualmente tecnológica e eficiente para reconquistar os compradores. As câmeras de vídeo, que há muitos anos realizam a segurança dos estabelecimentos, ganharam uma nova função: fornecer informações consolidadas e em tempo real para a equipe operacional e de marketing. Imagine voltar às compras presenciais e encontrar filas gigantescas? Nada agradável. As experiências que incentivam a repetição e o hábito estão diretamente relacionadas à atenção que os clientes recebem na loja e, por isso, o varejo se apoia…[+]
11 nov

Grandes redes de hiper e supermercados expandem autoatendimento

No exterior, a cultura do autoatendimento já é uma tendência na maioria dos países da Europa Grandes redes de hiper e supermercados expandem autoatendimento. No Brasil, o setor varejista é um dos segmentos que mais precisou se reinventar visando atender aos anseios e desejos dos consumidores. Segundo dados da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), estima-se que 22,1% dos supermercadistas pretendem investir ou até mesmo expandir o uso do modelo de self-checkout em seus negócios. No exterior, a cultura do autoatendimento já é uma tendência na maioria dos países da Europa e América do Norte e, agora, as grandes redes de hiper e supermercados do Brasil passaram a explorar mais esse sistema. De acordo com o Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Consumo ( IBEVAR ), o autoatendimento em supermercados desburocratiza o atendimento. Para Claudio Felisoni de Angelo, economista e presidente do IBEVAR, um dos principais benefícios em aderir ao self-checkout é a maior rapidez no atendimento: “O modelo de autoatendimento ao diminuir as filas melhora a rentabilidade e a imagem de toda operação”, comenta o economista. Outro levantamento,…[+]
11 nov

Pesquisa aponta variação de 9,72% no valor da cesta básica em Goiânia

O valor que era de R$518,77 passou para R$569,17 neste mês. Foram analisados os preços de 30 produtos em 11 supermercados O Procon Municipal constatou aumento de 9,72% no valor da cesta básica em Goiânia. O valor que era de R$518,77 passou para R$569,17 neste mês. Para realizar o levantamento foram analisados os preços de 30 produtos em 11 supermercados da capital entre os dias 03 a 08 de novembro. A pesquisa mostra que as maiores variações foram: banana prata (112,97%), farinha de mandioca (96,54), banana nanica (96,23%), pão francês (72,41%), carne bovina (70,02%) e o feijão (52,15%).  Por outro lado, os produtos que apresentaram as menores variações são: óleo de soja (12,82%), açúcar (15,63%), leite (16,71%) e o arroz (21,84%). A presidente do Procon Goiânia, Carolina Pereira, explica que em outras capitais o valor da cesta básica ultrapassa R$700. “De acordo com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Florianópolis, São Paulo, Porto Alegre e Rio de Janeiro são as cidades que apresentaram as maiores variações no preço da cesta…[+]
10 nov

Sebrae confirma apoio à retomada da SuperAgos

A Associação Goiana de Supermercados (Agos) tem trabalhado arduamente para a retomada das ações do setor e não tem medido esforços para buscar parcerias visando a realização da SuperAgos 2022, principal evento voltado para o varejo da região Centro-Oeste e um dos mais importantes encontros do setor supermercadista do Brasil, com edições suspensas em 2020 e 2021 em razão da crise sanitária. Com expectativas positivas para a retomada da economia, o presidente da Agos, Gilberto Soares da Silva, esteve na tarde da última terça-feira (09/11), reunido com o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae Goiás, Ubiratan da Silva Lopes. Para Ubiratan, a retomada dos eventos presenciais, como feiras, congressos e convenções, terá um papel relevante no aquecimento da economia. “Muitos segmentos sofreram e sofrem com a pandemia, principalmente aqueles ligados ao trade turístico, como hotéis, restaurantes, locadoras e agências de viagem. E o retorno dos eventos presenciais é um alento para essas atividades”, enfatizou. O superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, afirmou que eventos semelhantes são importantíssimos, uma vez que pequenos…[+]
10 nov

Consumo desenfreado de produtos de limpeza tem aumento na pandemia

O aumento dos preços dos produtos de limpeza, somando 10% nos últimos 12 meses, segundo levantamento da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), e produtos como o sabão em barra chegando a alta de 32%, alvejante 11% e detergente e água sanitária 10%, e a crescente necessidade de manter os hábitos de higiene a fim de proteger contra o COVID-19, levam o consumidor a procurar alternativas sustentáveis e econômicas para conseguir se precaver. Para o Gerente Técnico Comercial Start Química, Bruno Caldeira, uma boa forma de economizar é fazer o uso correto dos produtos, por exemplo usar versões concentradas que garantem um custo-benefício, trazem eficiência e proporcionam rentabilidade significativa através da diluição correta indicada no rótulo. “A maioria dos consumidores de produtos de limpeza, não leem os rótulos e não seguem as instruções de diluição que devem ser utilizadas por meio de copos de medida para o uso correto das soluções. Os mais desperdiçados são os detergentes para lavagem de roupa, amaciantes, alvejantes, detergentes lava louças e de uso geral, água sanitária, e os desinfetantes”, explica Caldeira. [+]
10 nov

Supermercados: ainda bem que sempre tem um perto de você

Considerado como uma atividade essencial e empregando mais de 3 milhões de pessoas, o setor supermercadista possui uma relação vital com a indústria de alimentos Os supermercados estão entre os 53 serviços essenciais que não pararam de funcionar mesmo nos momentos mais agudos da atual pandemia. Mas a importância do setor supermercadista para o Brasil já era enorme antes mesmo do surgimento da Covid-19. São cerca de 3 milhões de empregos diretos e indiretos gerados, mais de 91 mil lojas espalhadas pelo País e um faturamento de 554 bilhões, só ano de 2020, o que representa 7,5% do PIB brasileiro. Os números da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) demonstram a grande relevância econômica e social que os supermercados têm, uma vez que são hoje os principais pontos de abastecimento para as populações em todo o território brasileiro. Os supermercados possuem também uma interligação vital para muitas indústrias, em especial a de alimentos, que precisam dessa enorme rede de lojas para levar seus produtos ao consumidor final. A importância é tanta que no próximo 12 de novembro…[+]
10 nov

E-grocery: por que as compras de supermercado nunca mais serão as mesmas?

Aaceleração da transformação digital provocada pela pandemia atingiu os mais variados setores, e um deles foi o de supermercados. A venda por delivery se tornou uma real necessidade durante o período de isolamento social, revelando às empresas e aos consumidores a importância de não se limitarem ao físico. Apesar de estarmos falando de um segmento em que as vendas online são mais complexas, sobretudo por causa da logística, é fundamental ter em mente que os supermercados que ainda não se adaptaram a esta nova estratégia perderão excelentes oportunidades de negócio. Diante deste panorama, você verá neste artigo o crescimento e o potencial de investir num e-grocery, além de conferir táticas importantes para ter sucesso em suas operações. Dados do mercado: avanço do e-grocery no Brasil Antes de tudo, entenda o significado do termo e-grocery. Separando-o, temos a partícula “e”, que se refere à eletrônico, e “grocery”, que pode ser traduzido como mercearia. Por isso, utilizamos esta expressão para denominar os e-commerces de supermercado. Não é de hoje que o formato…[+]