26 abr

Governador anuncia mudança na data de pagamento do ICMS para o empresariado goiano

A data para recolhimento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em Goiás foi alterada do dia 5 para o dia 10 de cada mês. A mudança é uma demanda antiga dos supermercadistas e de outros segmentos (comércio varejista, bares e restaurantes), que tinha recolhimento antecipado desde 2015. O novo calendário começa a valer a partir de maio e foi concretizado em assinatura de instrução normativa nesta terça-feira, 16 de abril, em solenidade realizada na sede da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Goiás (Fecomércio-GO). Durante reunião entre o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, a secretária da Economia, Cristiane Schmidt, o presidente da Fecomércio, Marcelo Baiocchi e diretores da entidade, foi anunciado o novo calendário do ICMS. O presidente da Associação Goiana de Supermercados (Agos), Gilberto Soares da Silva, esteve entre os presentes. Cristiane Schmidt explica que a alteração só foi possível graças ao ajuste fiscal que ocorreu no Estado, por meio de uma gestão responsável e eficiente. [+]
26 abr

Agos busca parcerias para a realização da SuperAgos2022

Novas perspectivas, negócios, relacionamento e conhecimento serão compartilhados na 19ª Convenção e Feira de Negócios para Supermercados e Panificadoras Feira de Negócios SuperAgos2022, marcada para os dias 13, 14 e 15 de setembro de 2022, no Centro de Convenções de Goiânia. E a diretoria da Associação Goiana de Supermercados (Agos), responsável pela realização e organização do evento, não tem medido esforços para fazer dessa a melhor e maior feira do segmento do Centro-Oeste. No dia 26 de abril, o presidente, o vice-presidente, o assessor de relações institucionais e a responsável pelo comercial da Agos, Gilberto Soares, Sirley do Couto, Francisco Lopes de Araújo e Clésida Espírito Santo, estiveram realizando algumas visitas para apresentar o projeto da SuperAgos2022 aos parceiros da associação. Na ocasião, foram recebidos pelo diretor de marketing da Cristal Alimentos, Marcos Vinicius; pelo sócio diretor da Real Distribuidora, José Carlos; e pelo proprietário da JBM Embalagens, Jorge Meister.Muita novidade vem por aí! [+]
26 abr

Supermercado de vizinhança ganha espaço em região de classes A e B

Nova loja mais sofisticada promete experiências aos clientes de área badalada no Rio de Janeiro A rede Supermarket inaugura, nesta sexta-feira, 29 de abril, às 9h, sua segunda unidade na Barra da Tijuca, Zona Oeste carioca, oferecendo uma opção para quem deseja fazer suas compras. Funcionando de segunda a sábado, das 6h30 até 00h (meia noite), e aos domingos, das 06h30 às 22h, a nova loja está localizada na Avenida das Américas, 6.455 (em frente à estação do BRT Bosque da Barra), ocupando uma área de cerca de 6.000 m² e disponibilizando 18 checkouts, além de capacidade de atendimento diário a 2 mil clientes e estacionamento coberto. Em breve, a nova unidade contará, também, com serviço de delivery, pelo telefone 21 98335-9275, oferecendo maior conforto e comodidade aos clientes. Composta por mais de 120 unidades, a Rede Supermarket é uma ‘rede de lojas de bairro’, e tem como objetivo estar sempre perto do cliente. A nova unidade chega oferecendo um mix de mais de 8 mil produtos, além de ambiente moderno…[+]
26 abr

Qual o perfil dos clientes recorrentes de e-commerce?

Barômetro E-Shopper revela os artigos mais comprados em 2021 e as preocupações com a sustentabilidade na cadeia O número de brasileiros que fazem compras pelo e-commerce já alcança 63% da população conectada à internet. Em 2019, antes da pandemia, a participação era de 56%. E o volume de compras mais do que dobrou nesse período, segundo a pesquisa E-Shopper Barômetro 2021, realizada pelo DPDgroup, controladora da Jadlog, com 1.566 consumidores. Impulsionados pela pandemia, os novos consumidores no e-commerce cresceram 17% nesse período. Em média, foram feitas 16 compras por ano, um aumento de 128% em relação a 2019. A pesquisa identificou dois principais tipos de perfis de consumidores brasileiros: os recorrentes (ou addict e-buyer), que representam 15% do total, e os millennials, que são 54% dos compradores. Os compradores recorrentes são responsáveis por 51% de todas as compras do varejo online. Receberam, em média, 6,5 encomendas no último mês, 2,3 a mais do que no levantamento passado. Eles compram produtos de todos os tipos de categoria, mas a sua cesta evoluiu para maior frequência de alimentos…[+]
25 abr

Agos se reúne com Procon Goiás e propõe maior aproximação

Buscando uma aproximação com o novo superintendente do Procon Goiás, Dr. Levy Rafael Alves Cornélio, o presidente da Associação Goiana de Supermercados (Agos), Gilberto Soares da Silva – acompanhando pelo vice-presidente, Sirley do Couto, dos assessores jurídico e de relações institucionais, Dr. Reginaldo Vasconcelos e Francisco Lopes de Araújo, e dos supermercadistas Weverton Luiz (Pró-Brazilian), Francisco Jovacir (Pró-Brazilian), Ricardo Campos (Supermercado Campos) – esteve no órgão fiscalizador no dia 25 de abril. Na ocasião, em que o gerente de fiscalização do Procon Goiás, Antonízio Teixeira, também esteve presente, Gilberto apresentou um panorama do segmento, tendo em vista que os supermercados são “porta de entrada”, responsáveis pela geração do primeiro emprego e tiveram um importante papel econômico e social durante a pandemia, uma vez que garantiram emprego e alimento na mesa das famílias goianas.Em seguida, os supermercadistas expuseram os valores das multas praticados pelo Procon Goiás e propuseram um alinhamento entre o setor e o órgão para que trabalhem juntos num Termo de Ajuste e Conduta (TAC) entre as partes, visando esclarecer as atividades e não ferir as leis do…[+]
25 abr

Sebrae aponta crescimento no número de mercados de bairro

Aumento desses estabelecimentos foi registrado entre 2018 e 2021 Nos últimos anos, o brasileiro perdeu o poder de compra e já não costuma fazer grandes estoques de alimentos para passar o mês. Com cada vez mais pessoas comprando somente o necessário, cresceu o número de mercadinhos de bairro – como armazém, padaria e hortifruti. É o que aponta a pesquisa do Sebrae, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. O aumento desses estabelecimentos foi registrado entre 2018 e 2021. Durante a pandemia, a criação dos novos empreendimentos subiu 12%. O levantamento mostra que o Brasil tinha pouco mais de 38 mil microempreendedores individuais, em 2018, número que saltou para 56 mil, em 2021. O número de comércios nessa modalidade fechados também reduziu. Foram 40 mil encerrados em 2018, contra pouco mais de 17 mil, no ano passado. Fonte: Agência Brasil [+]
25 abr

Negócios online nos supermercados avançam em 2022

Cerveja, óleo de soja e leite em pó foram os produtos mais pedidos nas encomendas pela internet  O consumidor não abrirá mão da conveniência das compras online de supermercado tão cedo, mesmo com o retorno aos comércios físicos ganhando força nesse início de 2022 por conta do avanço da vacinação e da diminuição das restrições. De acordo com um levantamento feito pela Linx, o primeiro trimestre de 2022 registrou um aumento de 12% no número de pedidos e um salto de 8% na receita total das vendas, em comparação com o mesmo período do ano passado. O ticket médio, no entanto, enfrentou uma queda de 4,72% nos três primeiros meses do ano, somando R$ 207,66, também frente ao primeiro trimestre de 2021, que apresentou R$ 217,95. Esse resultado pode ser justificado pelo atual cenário econômico no Brasil: segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a inflação no acumulado de 12 meses, até março, foi de 11,3%, maior alta desde outubro de 2003. Além disso, de acordo com um estudo feito…[+]
20 abr

ABRAS E NielsenIQ anunciam solução para estreitar relacionamento entre indústria e varejo

Projeto segue de forma acelerada e promete trazer grandes revoluções para a indústria e o varejo Nesta segunda-feira, dia 18 de abril, aconteceu o jantar para apresentar a aliança estratégica entre a ABRAS e a NielsenIQ para lançar uma plataforma inovadora que irá conectar varejo e indústria, o Key Account Data. “A indústria está querendo cada vez mais aprofundar esse relacionamento e o varejo está precisando cada vez mais desta maior conexão, porque os desafios existem.”, disse Roberto Roberto Butragueño, diretor da NielsenIQ e que está frente deste projeto. Mais do que possibilitar um avanço nos dois setores em vários aspectos, a plataforma trará as mais diversificadas informações para facilitar a negociação entre indústria e varejo. “Os dados estarão lá e indústria e varejo poderão tomar decisões muito mais assertivas a partir das ferramentas certas e com os dados mais apurados.”, completa Butragueño. Pensada para aprofundar a ajudar no sucesso desse relacionamento, a ferramenta trará dados cruciais, “de região a região, varejista a varejista, loja a loja a loja e item a item”, como define…[+]