10 maio

Preço global dos alimentos dispara e papel higiênico segue o mesmo caminho

Números variam nos principais mercados internacionais ainda mais agora com a Guerra na Ucrânia O Índice de Preços de Alimentos medido pela Agência das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) teve uma média de 158,5 pontos em abril de 2022, uma queda de 1,2 ponto (0,8%) em relação ao recorde alcançado em março, embora ainda 36,4 pontos (29,8%) acima do patamar de abril do ano passado. A queda se deu pelo recuo nos preços do óleo vegetal, juntamente com uma ligeira queda no subíndice de preços de cereais. Enquanto isso, os subíndices de preços de açúcar, carnes e lácteos mantiveram altas moderadas. O subíndice para cereais teve uma média de 169,5 pontos em abril, uma queda de 0,7 ponto (0,4%) em relação ao recorde alcançado em março (desde 1990). Segundo a FAO, a entrada da safra argentina de milho e a proximidade da safra de inverno no Brasil ajudaram na retração. No caso dos óleos vegetais, o indicador ficou em 237,5 pontos em abril, com queda de pontos (5,7%)…[+]
10 maio

Smart Market revela os números do e-commerce de alimentos e bebidas

Estudo da NielsenIQ mostra que o segmento deve permanecer aquecido O e -commerce brasileiro cresceu 27% em 2021, totalizando R$ 182,7 bilhões em vendas com 12,9 milhões de novos consumidores. Os dados são do Ranking ABRAS / NielsenIQ divulgados recentemente no Smart Market na FeComércio. Os pedidos da cesta de alimentos e bebidas mais que dobraram de volume, tiveram crescimento de 107% e já representam 7% dos pedidos totais das vendas pela internet, via site ou apps. Os números refletem que ainda há muito espaço para milhões de novos clientes das redes de supermercados e varejo de alimentos em todo o país. São clientes de diversas faixas etárias e classes sociais que desejam fazer compras via internet, app ou WhatsApp. Vale destacar que as regiões Norte e Nordeste apresentaram crescimento acima de São Paulo, 31% e 23% respectivamente, mais familiarizado com o negócio. Fonte: SuperHiper [+]
09 maio

Smart Market analisa os novos hábitos de consumo frente ao atual cenário econômico

NielsenIQ revela que o trade down é a operação repetida com maior frequência nas lojas Durante apresentação de pesquisa no Smart Market da Abras, o diretor de Varejo Vertical da NielsenIQ, Roberto Butragueño Revenga, chamou atenção dos supermercadistas:  o consumidor adequa suas escolhas, adotando novos hábitos. A inflação elevada deixa o cliente preocupado e por consequência, muda sua rotina e adota novas esvolhas. Estudos da NielsenIQ provam que houve uma redução no consumo fora do lar e o corte aos serviços supérfluos. Para fazer valer seu poder de compra, diversifica canais (incluindo on-line), buscando custo-benefício. Reduz as idas ao ponto de venda, efetuando a antiga compra do mês. “Nas lojas, o consumidor revê o tamanho das embalagens, de olho nas opções que cabem no bolso. Com mais frequência, o cliente realiza o trade down, a troca por marcas mais baratas. Diante de todo esse cenário, reduz o volume de produtos e raciona a compra” conclui Revenga. Fonte: SuperHiper [+]
09 maio

Atacarejo: bem perto de responder por metade das vendas no país, anuncia Smart Market

Frente ao crescimento no formato, novos negócios têm ocorrido como a recente compra do Giga pelo Cencosud Nunca o atacarejo esteve tão em voga, avalia o diretor de Varejo da NielsenIQ Brasil, Roberto Butragueño Revenga. Para ele, o cash & carry continua sendo um grande destaque na vida da Família brasileira. Atualmente, computadas todas as vendas do varejo moderno alimentar, o C&C detém 44% de participação em valor nos negócios. Ou seja, bem perto de responder por metade das vendas de alimentos no país. Em média, historicamente 34% dos lares do C&C são de Classes AB. Empresários perceberam essa mudança no rumo do brasileiro, não por opção, mas por necessidade, e correram abrir mais lojas. Segmento cresceu 26% em mãos de 70 varejistas em todo o país.   Para Revenga, a competitividade em preços na disputa por milhões de clientes torna o cenário ainda mais desafiador para o canal. Fonte: SuperHiper [+]
09 maio

Varejo tem desafios gigantescos pela frente, alerta diretor da NielsenIQ no Smart Market

Executivo Roberto Butragueño Ravenga enumera as novas questões preocupantes Presente à divulgação dos premiados no Ranking ABRAS 2022, o diretor de Varejo da NielsenIQ Brasil, Roberto Butragueño Revenga, fez questão de destacar a importância da parceria e da comemoração para toda a cadeia onde profissionais de diferentes segmentos compartilham experiências. “Acompanhamos o desafio do varejo nos dois últimos anos, assegurando o consumo na ponta, não abrindo mão de ninguém. Agora temos outra pandemia que é a inflação, e o varejo se volta com a indústria para debelar o problema. Parabenizo os premiados no Ranking ABRAS 2022 e digo que me sinto muito orgulhoso em poder acompanhar o dia a dia com todos os parceiros e colaboradores”, disse Butragueño Revenga. O especialista afirma que o consumidor mudou assim como o varejo brasileiro, tudo muito rápido e dinâmico. E para não perder terreno, o supermercadista seguiu no mesmo compasso.. Reagiu e se adaptou de forma acelerada com tudo que aconteceu. “Estamos em um momento muito desafiador. Um estudo global da NielsenIQ mostra…[+]
06 maio

Como anda o consumo de cerveja premium?

Estudo da Kantar revela as novas tendências do público apreciador de cerveja Apesar do avanço da vacinação e da retomada do funcionamento normal dos bares, o consumo de cerveja segue forte dentro de casa e cresceu 62% no último trimestre de 2021, se comparado ao período pré-pandemia. Segundo o estudo Consumer Insights 2021, realizado pela Kantar, a preferência do público é por rótulos premium, impulsionados por latas (de até 349 ml) e garrafas, que podem ser consumidos individualmente ou entre duas pessoas. Essas opções figuram entre as favoritas das mulheres, que são responsáveis por 51% do crescimento dessas bebidas. Enquanto isso, as cervejas de marcas mainstream tendem a ser compartilhadas entre duas e quatro pessoas. Os rótulos são impulsionados, principalmente, pelas latas de 350 ml e latões. O público masculino responde por 90% do crescimento desse segmento. Novos produtos A pesquisa aponta também que os consumidores brasileiros estão mais abertos à experimentação de novos produtos e itens menos populares estão ganhando espaço. Os energéticos,…[+]
06 maio

SCHOTT Flat Glass do Brasil apresenta na APAS 2022 investimentos em sua linha de produtos

Segundo o estudo Economia Brasileira 2021×2022, da Confederação Nacional da Indústria, CNI, os analistas preveem um leve crescimento de 1,2% para o PIB 2022. A indústria da transformação, onde se encaixam as empresas que processam os vidros, revisou para baixo a previsão de crescimento, e para 2022, a expectativa é crescer apenas 0,5%, segundo Rafael Cagnin, economista do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial. Com a volta do setor de eventos ao modelo presencial e a aderência de grandes empresas, a SCHOTT Flat Glass do Brasil, que atende clientes na indústria de refrigeração comercial e supermercadistas, anunciou que estará na maior feira de alimentos e bebidas das américas, a APAS SHOW 2022, que ocorre entre os dias 16 e 19, de maio no Expo Center Norte em São Paulo. No evento, a SCHOTT Flat Glass do Brasil vai expor seus sistemas de portas e tampas de vidro para expositores verticais e horizontais refrigerados, destaque para as linhas Ampla e Plena de portas de média e baixa temperatura. Conhecido por sua atrativa aparência devido ao design…[+]
06 maio

Heineken lança projeto para ajudar pequenos varejistas a se conectarem com consumidores

Outro objetivo da iniciativa é ampliar a promoção digital dos produtos desses varejistas De acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Ipsos, encomenda pela Google em junho 2020, 67% dos compradores pesquisam e confirmam se o item tem estoque antes de ir até a loja. A preocupação com o estoque é um sinal evidente de que a disponibilidade é fator crítico para o varejo, fabricantes e distribuidores. Neste cenário, os pequenos varejistas sofrem para gerenciar a presença online de seus negócios, já que é comum que gestores entejam envolvidos nas operações e no relacionamento com clientes. Com intenção de ajudar o a conectar oferta e demanda, o grupo Heineken lançou um projeto para buscar maneiras de realizar esse projeto junto aos pequenos varejistas. Outro objetivo da iniciativa é ampliar a promoção digital dos produtos desses varejistas e a capacidade de reação à demanda. Para dar suporte ao projeto, a Heineken adotou a plataforma Gofind que, por meio de uma parceria com o Google, mantém o perfil dos varejistas atualizados com fotos, endereços e mais informações….[+]