Agos | Associação Goiana de Supermercados
29
jul
GPA usa o BEES para chegar ao pequeno varejista
Plataforma B2B da Ambev disponibiliza hoje 400 itens de 40 indústrias entre as mais diversas categorias
O Grupo Pão de Açúcar (GPA) e a Ambev fecharam parceria para comercialização de produtos do grupo varejista no BEES, plataforma B2B desenvolvida pela Ambev. A ideia é que com esse meio micro, pequenos e médios empreendedores se abasteçam de uma forma mais prática. Com a parceria, mais de 1 milhão de pontos de venda poderão comprar itens do GPA.
O grupo varejista terá, até o início do quarto trimestre, uma loja virtual dentro do aplicativo que ampliará a variedade de produtos que são vendidos no app. Além disso, também ajudará estabelecimentos de todo o Brasil a terem uma alternativa a mais para abastecerem seus negócios.
Entre os itens da marca própria do grupo que serão comercializados estão produtos de higiene, mercearia, todo o portfólio de vinhos e outras categorias. A parte de entrega será operacionalizada pela GPA Log, empresa de logística do grupo, que já possui a perícia na entrega de produtos de supermercado.
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29
jul
Dispara venda de miojo e indústrias expandem portfólios
Euromonitor Internacional projeta o dobro do crescimento do macarrão instantâneo em relação à massa seca
Vendido por menos da metade do preço das massas secas, o macarrão instantâneo – popularmente conhecido por miojo – vai ganhando espaço na cesta de compras do brasileiro, que busca alternativas para o bolso mais apertado. Dona das marcas Adria, Vitarella e Isabela, a M. Dias Branco viu o volume de vendas desse produto crescer 35% de janeiro a abril, quando comparado ao mesmo período de 2021. Já a Nissin, líder desse segmento, está ampliando o portfólio.
Dados da consultoria de consumo Kantar mostram que, em 12 meses acumulados até abril, as unidades vendidas de massa instantânea cresceram 1% enquanto todos os outros tipos de macarrão tiveram queda. O maior recuo em unidades é justamente o da massa seca tradicional, como o espaguete, por exemplo: queda de 0,5%.
“Massa instantânea tem preço médio e valor percebido mais baixos. Está acontecendo uma troca diretamente da massa tradicional para consumir massa instantânea”, diz Beatriz Loureiro, gerente sênior de contas da…[+]
28
jul
Consumo de produtos sustentáveis dobra no país
Estudo “Tendências de consumo online com impacto positivo” traz detalhes importantes do público que prioriza a sustentabilidade
O Mercado Livre divulgou estudo sobre o consumo online de produtos com impacto positivo, aqueles que promovem a redução de impactos no meio ambiente e/ou a geração de benefícios socioambientais. Realizada a partir de dados da plataforma, colhidos entre abril de 2021 e março deste ano, a pesquisa aponta que dobrou o consumo de produtos sustentáveis no Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, México e Uruguai.
Chamado de ‘Tendências de consumo online com impacto positivo’, o estudo detalha ainda que cerca de 4,3 milhões de pessoas adquiriram mais de 7,3 milhões de produtos sustentáveis no último ano. O Brasil corresponde a 40% desse mercado, cujo crescimento das vendas foi duas vezes maior em relação ao levantamento anterior.
Segundo o estudo, o Brasil se destaca mais uma vez e já responde por 53% dos compradores da categoria, crescimento de mais de 123% em relação ao levantamento anterior, indicando a forte tendência de expansão do consumo de produtos que geram…[+]
28
jul
27
jul
Para evitar desperdício de alimentos, há novas regras para vegetais embalados
Dispensa, pelo Ministério da Agricultura, já era prevista por norma da Anvisa
Produtores não precisam mais informar prazo de validade em vegetais frescos embalados, de acordo com portaria publicada nesta segunda-feira pelo Ministério da Agricultura. A dispensa já era prevista por norma da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e tem como objetivo evitar o desperdício de alimentos.
Segundo o secretário de Defesa Agropecuária, José Guilherme Leal, anualmente toneladas de frutas são perdidas no Brasil em razão da expiração do prazo de validade, sem que, no entanto, estejam impróprias para o consumo.
“A validade afixada nas embalagens não guardava relação com a qualidade do produto, uma vez que o próprio consumidor é capaz de observar se um produto hortícola está apto ou não ao consumo apenas pelo aspecto visual”, disse em nota.
Até a publicação da portaria, os produtos com prazo de validade vencido tinham que ser descartados e não podiam ser destinados a outros fins, como doação. Os comerciantes eram autuados pelos órgãos de defesa do consumidor quando encontravam…[+]
27
jul
Conheça a região onde o consumo das classes C e D cresceu acima da média nacional
Pesquisa da Superdigital, focada em inclusão econômica, detalha como o brasileiro distribui sua renda apertada
No Paraná, maio apresentou uma alta no consumo das classes C e D de 3,5% ante abril, de acordo com a Pesquisa de Hábitos de Consumo da Superdigital, fintech do Grupo Santander focada em inclusão econômica. O aumento ficou acima da média nacional que subiu 2%.
O bom resultado foi puxado pincipalmente por gastos com lazer e viagens, diferente de outros estados que cresceram impulsionados pelas compras em Lojas de Roupas, em decorrência da comemoração ao Dia das Mães.
Os paranaenses gastaram com Diversão e Entretenimento (43%), Companhias Aéreas (25%), Transporte (18%), Serviços (15%), Drogaria/Farmácia (13%), Automóveis e Veículos (12%), Combustível (10%), Lojas de Roupas (8%), Prestadores de Serviços (7%), Lojas de Artigos Diversos (6%) e Restaurante (5%). As quedas foram observadas nos setores de Rede Online (-11%), Hotéis e Motéis (-8%) e Telecomunicação (-4%).
O Paraná teve o melhor resultado da região Sul. Na pesquisa, exceto o Nordeste, onde o consumo recuou 2,4%, as…[+]
27
jul
Goiânia tem a menor prévia da inflação no País
Boa notícia: após 16 altas consecutivas, Goiânia registrou a primeira queda na prévia da inflação para julho e a menor do País com -0,98%. Foi puxada pelas reduções nos custos de transporte (-3,78%) e habitação (-3,56%). O resultado da pesquisa do IPCA-15, divulgado pelo IBGE nesta terça-feira (26/7), revela que as variações negativas destes dois grupos refletem a redução das alíquotas de ICMS sobre combustíveis, energia elétrica e comunicações.
Em Goiânia, o ICMS da energia elétrica caiu de 29% para 17%, reduzindo a tarifa em 12%, a queda mais expressiva do País. No mesmo sentido, os combustíveis (veículos) tiveram uma redução de 10,8% em julho, segunda queda consecutiva e também a quarta no ano.
Contribuíram para a queda nos combustíveis as reduções nos preços da gasolina (-11,9%) e do etanol (-9,7%). O diesel apresentou alta de 6,7% em julho, conforme o IBGE.
Efeito ICMS
O economista Luiz Carlos Ongaratto credita o resultado principalmente ao grande peso da redução das alíquotas do ICMS. “Como Goiás tinha uma alíquota elevada, principalmente quando…[+]
26
jul
Inflação e renda informal impactam a cesta de consumo
Com inflação acumulada em 17% nos últimos 27 meses e renda informal crescendo 103% (média mensal de R$ 327 em 2020 para R$ 662 em 2021), está cada vez mais desafiador para o brasileiro manter o mesmo patamar de consumo.
O valor desembolsado com uma cesta de 120 categorias compostas por alimentos, bebidas, limpeza doméstica e higiene e beleza cresceu 13%, porém o volume levado para casa diminuiu 5%. Isso porque o preço médio dos produtos aumentou 14%, mais do que o crescimento em faturamento do mercado.
As informações são do Consumer Insights 2022, relatório produzido pela Kantar, líder em dados, insights e consultoria.
Dentro desse contexto, se alimentar fora de casa é ainda mais desafiador e, para compensar a alta de preços e suprir o desejo de comer fora de casa, o consumidor tem negligenciado as refeições completas, que ficaram 21% mais caras principalmente na hora do almoço, com um tíquete médio de R$ 43,94.
A visita aos estabelecimentos para os almoços neste primeiro trimestre caiu 25% em comparação…[+]
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