03 out

Busca por alimentos saudáveis mantém crescimento no primeiro semestre em rede de supermercados

Regiões com perfil de consumo mais popular foram as que mais cresceram na categoria A categoria de produtos saudáveis vem se destacando entre o setor de alimentos no Brasil. No Prezunic, o crescimento no 1º trimestre de 2022 foi de 5% em relação ao mesmo período do ano anterior, que também já havia registrado aumento de vendas em comparação com 2020. Como consequência, essa família de produtos deixou a categoria de conveniência e passou a ser classificada como de rotina na rede de supermercados carioca, possibilitando melhora na política de preços e atraindo ainda mais o interesse do consumidor. De acordo com dados de CRM do Prezunic, regiões com perfis de consumo mais populares são as que têm apresentado maior crescimento no setor de alimentação saudável. Para atender à demanda, neste mês de setembro, a rede promove aulões gratuitos de ginástica em cinco de suas unidades, em parceria com a rede de academias Smart Fit. As primeiras aconteceram nas lojas de Campo Grande e Jauru. As próximas estão marcadas para os dias 24 e 30, respectivamente, nas…[+]
03 out

Consumo de chocolate sobe mais de 10%

Neste primeiro semestre, indústria focou em inovações que agradaram ao público Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab), coletados pela KPMG, a indústria de chocolates registrou, no primeiro semestre de 2022, um crescimento 11,43% na produção, se comparado ao mesmo período do ano anterior. No total, foram 370 mil toneladas, ante 332 mil produzidas em 2021. No País, o setor gera cerca de 20 mil empregos diretos. Para Ubiracy Fonsêca, presidente da Abicab, a retomada da economia e o importante e contínuo investimento da indústria em inovação para atender a demanda do consumidor, continuam sendo os principais motivadores desse cenário positivo. “Podemos chegar à conclusão de que a estratégia tomada pelos fabricantes vem sendo bastante assertiva e positiva. Ao analisar o dado em questão, por mais que tenhamos passado por momentos de incertezas, os resultados são satisfatórios e indicam a retomada da indústria. Os produtos representados são versáteis, consumidos em diversas porções e ocasiões, e por esse motivo são muito bem aceitos e fazem…[+]
30 set

Oito tendências para o setor de supermercados

Relatório da PSFK mostra como os supermercados podem aumentar seu impacto junto aos consumidores e aumentar suas vendas *Por Renato Muller O bureau de tendências PSFK indicou em um report 8 pontos que terão um grande impacto sobre o comportamento das pessoas em suas visitas aos supermercados. Desenvolvido a partir de entrevistas com consumidores americanos, o relatório identifica estratégias emergentes e inovadoras que podem gerar diferenciação e ajudar as redes de supermercados a aumentar a fidelização dos clientes. Os 8 pontos são os seguintes: Ir ao supermercado é um prazer Nada menos que 89% dos consumidores americanos dizem ter prazer em suas idas aos supermercados. Um em cada cinco afirmam que a experiência é muito prazerosa. “Está claro que os supermercados americanos estão criando boas experiências. A questão é: o que vem depois?”, afirma Piers Fawkes, fundador da PSFK. Com expectativas cada vez mais elevadas, é preciso apresentar experiências cada vez melhores. Os consumidores querem otimizar seu tempo [+]
30 set

Consumidores passam a fazer visitas mais curtas aos supermercados

Número de visitas de abastecimento cai 17% na comparação trimestral; fluxo de clientes ainda está 11% abaixo do pré-pandemia *Por Renato Muller O fluxo de clientes nos supermercados americanos está aumentando, mas isso não significa que os consumidores estão fazendo grandes compras. De acordo com o VideoMining Grocery Shopper Insights, o volume de público nas lojas ainda está 11% abaixo dos níveis pré-pandemia e a recuperação vem acontecendo lentamente, motivada por mudanças no perfil de consumo. No segundo trimestre deste ano, o número de visitas de abastecimento (grandes carrinhos de compra) caiu 17% em relação aos primeiros três meses de 2022. Muitos consumidores estão deixando de fazer compras de mais de 15 itens, trocando por visitas curtas ao supermercado do bairro para adquirir em média 5 produtos, o suficiente para satisfazer necessidades imediatas de consumo. Em média, o número de itens por cesta de compra caiu 8% em relação ao primeiro trimestre, para 10,7 itens, e o preço médio de cada item ficou em US$ 4,18. Segundo a VideoMining, a…[+]
29 set

A relevância da tecnologia na precificação das vendas de supermercados online

Como ter o controle absoluto dos preços de milhares de mercadorias? O dinamismo do e-commerce exige acompanhamento constante da movimentação da concorrência no que diz respeito a preços, promoções, possibilidade de rupturas no estoque, além de rapidez e assertividade na tomada de decisão. Mas imagine a dificuldade que supermercados, grandes, médios ou pequenos, têm para fazer isso. Como ter o controle absoluto dos preços de milhares de mercadorias para ser competitivo? É fato que a tecnologia é indispensável nessa trabalhosa tarefa, por isso vou apresentar neste artigo algumas dores que o setor supermercadista pode resolver mais facilmente com soluções de monitoramento e precificação. Essas soluções são capazes de monitorar em tempo real centenas de milhares de preços de diversos concorrentes, simultaneamente. Mais do que isso, elas identificam o momento ideal para mudança de preços e sugerem os valores mais adequados considerando os custos, a estratégia de negócio e os objetivos financeiros do estabelecimento, entre outras variáveis. Uma dificuldade bastante comum dos supermercados é a precificação de um mesmo produto que apresenta embalagens…[+]
28 set

ORIENTAÇÕES ELEIÇÕES 2022

Estas orientações visam especialmente contribuir com os supermercadistas e empregados, com a proximidade das Eleições 2022, é importante entender, para além da questão política, as implicações geradas na seara trabalhista com relação aos direitos e deveres dos empregados e empregadores. As eleições de 2022 ocorrerão no primeiro domingo de outubro (02.10), ocasião em que os brasileiros terão o compromisso de eleger novos representantes, incluindo o Presidente da República. Caso haja segundo turno, será preciso voltar às urnas no dia 30 de outubro (domingo). Questões como a obrigatoriedade (ou não) de liberar o trabalhador para votar no dia da eleição, dentre outras, serão esclarecidas na presente cartilha. 01 – O dia das eleições é considerado um dia normal de trabalho? NÃO. O dia fixado pela Constituição Federal para a realização das eleições é considerado feriado nacional, conforme determina o artigo 380do Código Eleitoral (Lei 4.737/1965). Assim, se o empregado trabalhar no domingo da eleição, o empregador deverá conceder outro dia de folga ou pagar em dobro a remuneração do dia do feriado trabalhado, na forma do estabelecido…[+]
28 set

Leite e derivados registram queda de preços no mercado

Preços no mercado – Após aumentos sucessivos, superando 60% no acumulado em um ano, e tornar-se o vilão da inflação dos alimentos, o índice de preço do leite começa a recuar.  As análises do Centro de Inteligência do Leite da Embrapa (CILeite) apontam quedas em todos os produtos lácteos, o que inclui também o valor recebido pelos produtores. “Segundo dados divulgados pelo Conselho Paritário Produtores/Indústrias de Leite dos estados (Conseleites) em relação ao pagamento ao produtor em setembro, podemos afirmar que o movimento de alta chegou ao fim”, destaca o pesquisador da Embrapa Gado de Leite (MG)  Samuel Oliveira. As razões do forte aumento recente A forte pressão sobre o preço do leite e seus derivados foi motivada por vários fatores, entre eles a queda na oferta do produto. O período de entressafra, que ocorre nos meses de outono/inverno, quando há menos pasto para o rebanho, faz com que a produção decline. Isso já é esperado pelo setor. No entanto, outros fatores contribuíram para que a produção retrocedesse mais do que o normal, como o elevado custo…[+]
28 set

E-commerces de comida são cada vez mais comuns, mas brasileiros ainda preferem este modelo

De acordo com um levantamento realizado pela Dunnhumby, cerca de 80% dos consumidores de supermercados que foram entrevistados pela pesquisa adquirem comida e produtos para o lar através de de canais digitais. No entanto, apenas 37% do que os consumidores gastam por mês são oriundos de meios on-line. Sendo assim, é possível constatar que o comércio digital é usado mais para reposições e compras de conveniência.Os consumidores brasileiros ainda preferem as lojas físicas, segundo a IPCon (índice de preferência do consumidor), levantamento realizado pela Dunnhumby e que contou com a participação de 10 mil consumidores sobre 47 redes supermercadistas do país. O formato de loja mais visitado ao longo do mês pelas pessoas é o supermercado, que recebeu a indicação de 84% dos consumidores. A pesquisa mostrou ainda que as pessoas também apreciam outros formatos de lojas como hipermercados (61%), mercearias (57%), atacarejos e sites (ambos com 41%) para decidir o que é o melhor para ela em cada situação. A pesquisa também revelou os cinco pilares em que os brasileiros baseiam seu consumo: [+]