07 jun

Redução de imposto de arroz e feijão não deve chegar aos supermercados

É a segunda vez que o governo adota a medida para aumentar a oferta dos produtos no País e tentar frear a inflação Entrou em vigor na quarta-feira (1º) a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) proposta pelo governo federal para alguns produtos. Entre os alimentos, foram reduzidas as alíquotas de importação sobre o arroz, o feijão, a carne e outros produtos básicos. A principal intenção do governo é aumentar a oferta dentro do País para tentar conter a escalada da inflação. Conforme analistas, essa redução não deve chegar às gôndolas dos supermercados, porque o Brasil é autossuficiente na produção da maioria dos alimentos. Desde a semana passada, os produtos citados tiveram redução de 20% da taxa de importação. Foram incorporados 10% de queda na alíquota que se somam aos 10% já inseridos em novembro de 2021. Um levantamento feito pelo Correio do Estado junto ao Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) de Mato Grosso do Sul mostra que o impacto da primeira ocasião de redução dos…[+]
07 jun

Agos é uma das apoiadoras da Abrappe em Goiás

A Associação Brasileira de Prevenção de Perdas (Abrappe) lança oficialmente, no dia 14 de junho, na ACIEG, em Goiânia, a sua Regional Goiás, que tem como coordenador Rodrigo Nascimento, do Grupo Novo Mundo. No dia 6 de junho, o assessor de assuntos institucionais da Associação Goiana de Supermercados (Agos), Francisco de Araújo Lopes, esteve com Rodrigo, já que a associação é uma apoiadora desse movimento de prevenção de perdas no varejo brasileiro. O varejo brasileiro acumulou em 2020 mais de R$ 23 bilhões. Essas perdas são divididas em duas categorias: perdas conhecidas (produtos sem condições de venda) e perdas não identificadas (furtos). Na comparação dos 15 setores pesquisados, quatro formatos de supermercados (hipermercado, convencionais, vizinhança e conveniência) são responsáveis pelos maiores índices de perdas do varejo brasileiro. O estudo faz o levantamento em 15 segmentos – Atacados e Atacarejos, Calçados, Construção/Lar, Drogarias, Eletro/Móveis, Esportes, Livrarias/Papelarias, Lojas de Departamento, Magazines, Moda, Perfumarias, Supermercados. Fonte: Assessoria de Comunicação Agos/Comunicare [+]
06 jun

Indústria láctea injeta recursos na sustentabilidade ambiental

Com práticas responsáveis, a marca pioneira em colocar no mercado “produtos zero lactose”, renova seus protocolos em prol da natureza Mais do que a qualidade e o sabor, a Piracanjuba se preocupa cada vez mais em ofertar opções que são produzidas com responsabilidade ambiental. Só no ano de 2021, 10,7 milhões foram investidos em novos projetos sustentáveis. E continua em 2022, exemplo disso é que, nos próximos meses, será implementada a troca de todo o papel branco das caixas de embarque pelo modelo pardo. A produção de papel reciclado demanda um menor consumo de recursos naturais em relação ao papel de fibra virgem: 50% de economia de água e 33% de contenção no uso de energia elétrica. Além disso, a cada tonelada produzida de papel reciclado, evita-se o corte de 20 a 24 árvores. “Falar de ações ambientais na rotina de produção é assunto constante nas pautas. Temos várias iniciativas ambientais e, por isso, queremos avançar na questão da governança que, para nós, é transparência e apresentação de resultados. Por isso, os investimentos…[+]
06 jun

Dentro de 2 anos, brasileiro vai ter mais opções de peixe à mesa

Planta de 25 mil m2 vai tornar a proteína mais acessível ao brasileiro, incentivando o consumo em busca da saudabilidade O velho provérbio “mar calmo nunca fez bom marinheiro” combina bem com algumas lideranças da indústria de alimentos. Em meio a um maremoto de desafios, há companhias mirando em expansão e renovação para ganhar fôlego, clientes e mercado. Essa é a aposta da Frescatto Company, uma das três maiores empresas de pescado no Brasil em faturamento — foram R$ 820 milhões no ano passado. Apesar da pressão vinda de altos custos de produção, dificuldades logísticas, carga tributária e do achatamento do poder de compra dos consumidores, a companhia acaba de anunciar investimento de R$ 40 milhões na construção de uma nova fábrica. As obras no terreno de 30 mil m2, em Duque de Caxias (RJ), devem iniciar dentro de três meses, com previsão de estar em plena operação na metade de 2024. A nova unidade, mais moderna, terá 25 mil m2 de área construída e substituirá a atual, erguida nos anos 1980. O…[+]
03 jun

Consumidor sente inflação elevada, muda até dia da compra e força varejo a se adaptar

No ambiente de inflação elevada, a alta dos preços deixou de ser um tema relevante apenas para as famílias com menor rendimento. Os reajustes estão hoje na pauta de todas as camadas da população brasileira e vem provocando mudança de hábitos na hora das compras, desde o dia das compras até o formato de loja. A transformação na maneira de abastecer o lar tem impactado as estratégias comerciais de redes de supermercados, que correm para se adaptar. Segundo estudo realizado pela Fronte Pesquisa na primeira quinzena de maio, já são 93% dos brasileiros que percebem os produtos mais caros nas prateleiras dos supermercados. Os dados, obtidos com exclusividade pelo Broadcast, mostram que as adaptações ao novo contexto foram feitas por 89% das pessoas e em todas as camadas sociais: 73% das pessoas de classe mais alta mudaram algum costume na hora de encher o carrinho de compras. No recorte de renda média alta, foram 76%; enquanto entre os de classe média baixa, 85% fizeram alguma mudança. Nas classes de renda baixa, foram 90%. Um dos hábitos que…[+]
03 jun

Ministério da Justiça investiga Mastercard por aumento abusivo de taxa na venda com cartões

Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor vê indícios de pressão inflacionária com elevação de preços ao consumidor. Denúncia foi encaminhada pela Abras A administradora de cartões Mastercard Brasil está sendo investigada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) por possível elevação da taxa de intercâmbio cobrada sobre o uso de cartões de crédito e débito, utilizados para recebimentos nos supermercados. A denúncia foi feita pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras). A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) encaminhou ofícios à Mastercard Brasil e ao Banco Central, informando que deu início à apuração da denúncia dos supermercadistas. “Diante do atual cenário econômico nacional, que já vem sofrendo os reflexos da pandemia e da guerra internacional, com pressões inflacionárias, exige-se maior atenção a qualquer movimentação que leve ao aumento de preços. Principalmente por parte de empresas líderes de mercado”, afirma o ministro da Justiça, Anderson Torres. De acordo com a Abras, esse aumento da taxa será repassado ao consumidor, que não quer pagar ainda mais pelos produtos. A Senacon destaca que iniciou imediatamente a investigação…[+]
03 jun

Ações ambientais de grupo varejista têm adesão crescente dos clientes

Dentro do programa ESG, a companhia que opera 3 bandeiras no Brasil, ampliou sensivelmente a doação de alimentos O supermercado é o principal canal de abastecimento dos lares brasileiros. Para fornecer alimentos saudáveis e com segurança, desde perecíveis, ao não perecíveis, material de higiene, limpeza, dentre outros, uma cadeia entre produtor, indústria e varejo é estabelecida e gera impactos socioambientais. Neste 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, é importante refletir sobre hábitos de consumo, corrigir e evoluir comportamentos, em prol da sustentabilidade do planeta. Para a rede varejista Cencosud Brasil, que opera bandeiras como GBarbosa, Perini e Mercantil Atacado, a simbologia da data fomenta práticas do dia a dia, com a implantação de projetos e ações de responsabilidade socioambiental. Reduzir, reciclar e reutilizar são frentes encaradas pela rede supermercadista. Uma das metas é a redução de desperdício de alimentos com a consequente doação de produtos em totais condições de consumo. No primeiro trimestre de 2022 as bandeiras da Cencosud Brasil doaram 53 toneladas de alimentos, um aumento de 256% em comparação ao…[+]
03 jun

Zuppani recebe equipe da Agos

No dia 02 de junho a Agos, por meio do presidente Gilberto Soares, o assessor de assuntos institucionais, Francisco Lopes Araújo, e a responsável pelo comercial, Clésida Espírito Santo, fizeram uma visita de cortesia à Zuppani Industrial. Na ocasião foram recebidos pelo sócio proprietário, Eduardo Zuppani, juntamente com o diretor Vitor Zuppani e o gerente nacional de marketing, Felipe Santos. Eduardo destacou que “a Agos está no coração da Zupp” e comentou a empresa está passando por um processo de transição com a nova geração assumindo a gestão. Gilberto e sua equipe reforçaram a parceria entre a Agos e a Zuppani, uma boa relação que vem sendo construída há anos. Eduardo ficou satisfeito e demonstrou seu apreço pela associação. Fonte: Assessoria de Comunicação Agos/Comunicare [+]