13 jul

Atacarejo prioriza a sustentabilidade na comunicação com os clientes

Rede com 9 unidades adota uma interface moderna na emissão de ofertas e comunicados Sustentabilidade é uma tendência de mercado e um recurso para impulsionar boas ideias que, além de ecológicas, são funcionais. Esse é o caso da rede Desco Super & Atacado que está trocando os, até então, tradicionais panfletos com anúncio de ofertas por uma ferramenta online: o uso do WhatsApp para divulgar promoções, novidades e informações diversas sobre a rede. Além de facilitar a divulgação de conteúdos interessantes aos clientes, a iniciativa estreita a relação com os consumidores, pois cria um canal direto de relacionamento. – Assumimos o compromisso de reduzir a impressão de folhetos em 2023. Essa nova ferramenta permite que os clientes do Desco fiquem por dentro de tudo que acontece em nossas lojas, sejam ofertas, novidades ou horários de funcionamento – afirma a gerente de marketing, Jaqueline Gabiatti. Para criar um cadastro, os interessados podem escanear o QR Code disponível no material de divulgação e seguir os passos indicados. Outras opções para se conectar com o Desco são enviar a…[+]
13 jul

Inflação para famílias com renda mais baixa é de 0,62% em junho

INPC acumula 5,61% no ano e 11,92% em 12 meses O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que mede a inflação para famílias com renda de até cinco salários mínimos, ficou em 0,62% em junho deste ano, percentual acima dos observados em maio (0,45%) e em junho do ano passado (0,60%). Segundo dados divulgados hoje (8), no Rio de Janeiro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o INPC acumula 5,61% no ano e 11,92% em 12 meses. Inflação Em junho, o INPC ficou abaixo do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial do país: 0,67%. Apesar disso, nos acumulados do ano, o IPCA apresentou valores mais baixos: 5,49% no ano e 11,89% em 12 meses, respectivamente. Em junho último, os produtos alimentícios medidos pelo INPC tiveram inflação de 0,78% ante 0,63% de maio. Os não alimentícios registraram 0,57% em junho ante 0,39% em maio. Fonte: Agência Brasil [+]
12 jul

Cenário econômico acelera a importância do comércio online

Empresas que focam na digitalização e logística vendem mais, inclusive os atacarejos Uma das tendências aceleradas pela pandemia, a compra online de produtos de supermercado se tornou parte indispensável da estratégia e do faturamento dos principais varejistas do país. Segundo números da Abras (Associação Brasileira de Supermercados), 44% dos supermercadistas vendem pelo WhatsApp, e 36% operam por ecommerce. Não apenas os novos hábitos introduzidos com a crise sanitária, mas também os preços dos alimentos têm colaborado para que o consumidor, pressionado pela crise na hora da compra, procure tanto novos canais como novos centros de compra. A inflação de alimentos e bebidas medida pelo IBGE nos últimos 12 meses registrou alta de 13,47% até abril, mas para alguns produtos da cesta básica a variação no preço ao consumidor pode chegar a quase 200%. O DataFolha fez uma pesquisa onde avaliou as respostas dos consumidores em relação aos fornecedores de artigos de supermercado pela internet. Pelo estudo, os vencedores no segmento atacadista são Assaí e…[+]
12 jul

Indústria de massas, biscoitos e pães prevê discreto crescimento em 2022

Nem mesmo a proximidade da Copa do Mundo pode incrementar os números, avaliam os empresários Depois de apresentar um bom crescimento em 2020, em torno de 6% no volume de vendas, o setor de biscoitos, massas e pães e bolos industrializados preveem encerrar o ano de 2022 com uma elevação menor no volume, em torno de 1%. Apesar de parecer um crescimento pequeno, esse ainda seria um bom resultado, disse Claudio Zanão, presidente-executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (Abimapi). “Nossa expectativa é de crescimento de volume em torno de 1% no máximo. Mas se estabilizar em 0% será um bom resultado também”, disse ele durante o 17º Congresso Internacional das Indústrias. “A nossa categoria de produtos vem se mantendo muito bem durante a pandemia. Houve um crescimento maior em 2020, com o auxílio-emergencial. Em 2021 e 2022 houve uma queda, mas em paralelo a 2019, que era período pré-pandemia. Então não há nenhum motivo para uma explosão de consumo novamente”, explicou. Nem mesmo a proximidade da Copa do Mundo pode…[+]
11 jul

Qual o comportamento do cliente com a inflação acima de 10%?

Consumidor retoma estratégias da década de 80 quando o Brasil enfrentava a hiperinflação Com o litro do leite e o pacote pequeno de café na casa dos R$ 10, a cartela de ovo a R$ 17 e o quilo do queijo a preço do que era o filé mignon, o brasileiro está se virando como pode para esticar o salário ao longo do mês, o que afeta toda a cadeia de suprimentos. Para lidar com inflação que está há dez meses acima de 10%, consumidores, varejistas e fabricantes mudaram o jeito de comprar alimentos. O consumidor voltou a adotar uma estratégia comum nos anos 1980, período da hiperinflação: ir ao mercado logo que recebe o salário. Mas, em vez de fazer a compra inteira do mês logo de largada, essa ida inicial ao mercado se concentra nos itens básicos. Os produtos não essenciais ficam para depois, numa caça a promoções que usa estratégias típicas da nova geração: tecnologia para consultar ofertas, redes sociais em busca de dicas. Do lado das empresas, a receita…[+]
11 jul

Conheça a primeira loja 100% autônoma e sem funcionários de Goiânia

Cliente é quem guia processo de compras usando um aplicativo da loja O ‘supermercado do futuro’, modelo que dispensa a presença de qualquer funcionário no atendimento, já é realidade em Goiânia. A loja Zaitt, localizada na Rua C-255, no Setor Nova Suíça, oferece um serviço onde o consumidor paga e leva os produtos para casa sem contato com vendedores ou operadores de caixa. Pioneira neste mercado no Brasil, a startup brasileira surgiu em São Paulo em 2019. Com uma unidade própria na capital paulista, atua também em modelo de franquias em todo o país. Além de Goiânia, há lojas abertas em cidades como Belo Horizonte (MG), Brasília, Vitória (ES), São José do Rio Preto (SP) e Maceió (AL). Até o fim do ano, a expectativa da Zaitt é que o número chegue a 35 mercados no Brasil. Os estabelecimentos ficam abertos 24 horas por dia, sete dias por semana. Entre as principais vantagens, é evitar as filas, comuns em supermercados e lojas de conveniência. Como comprar [+]
08 jul

Agos Regional Aparecida de Goiânia traça atividades para o segundo semestre

Visando ampliar as ações da Agos Regional Aparecida de Goiânia, os diretores Mário Junior e Márcio Roney se reuniram com o presidente da Agos, Gilberto Soares, e o assessor de relações institucionais, Francisco Lopes de Araújo, na última quinta-feira (07/07). Os quatro fizeram um levantamento das iniciativas em andamento na cidade e traçaram um cronograma de visitas aos supermercadistas, associados e não associados, daquele município, com intuito de fortalecer os laços e buscar novos apoio e, consequentemente, novos afiliados. Também propuseram reuniões de network para trocar experiências visando maior interatividade, relacionamento e troca de ideias entre o segmento. Fonte: Assessoria de Comunicação Agos/Comunicare [+]
08 jul

Brasileiro troca almoço por lanche

Indústria reajusta produtos e clientes reduzem quantidade de itens no carrinho Em um cenário de alta de preços, os brasileiros reduziram a quantidade de produtos consumidos. O valor desembolsado com uma cesta de 120 categorias de itens, entre alimentos, bebidas, limpeza doméstica e higiene e beleza, avançou 13,1% no primeiro trimestre de 2022, ante igual período de 2021. Mas na quantidade de produtos houve recuo de 5%. Os dados são de um estudo da consultoria Kantar, antecipado com exclusividade pelo periódico. Quando se considera o preço médio por unidades (cada produto ou embalagem), a alta foi de 13,7%. Os dados do relatório “Consumer Insights 2022” mostram mudanças de hábitos também nos gastos fora de casa. Neste caso, o preço médio por produto cresceu 11%, acompanhado por um recuo de 10% na quantidade consumida. O valor, no entanto, se manteve estável. “Este primeiro trimestre de 2022 é um primeiro início de…[+]