14 out

Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,67% no ano, aponta ABRAS

Preço dos alimentos nos supermercados têm queda de 9,89%; cesta de alimentos básicos passa de R$ 362,84 para R$326,96; cesta AbrasMercado passa de R$ 757,97 para R$ 745,03 A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) anunciou nesta quinta-feira (13) o aumento acumulado no ano de 2,67% no Consumo nos Lares Brasileiros. A alta ainda é maior na comparação entre agosto e julho deste ano, com crescimento de 6,12%. Na comparação agosto de 2022 e o mesmo mês do ano passado, a alta é de 7,23%. Todos os indicadores são deflacionados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). “Na conjuntura econômica, o crescimento das vagas de emprego formal, o aumento no valor dos benefícios sociais, como o Auxílio Brasil e queda nos preços dos alimentos contribuíram para o crescimento do Consumo nos Lares”, afirma o  vice-presidente da ABRAS, Marcio Milan.   Alimentos mais baratos Outra boa notícia é a queda do preço dos alimentos nos supermercados. De acordo com a ABRAS, a baixa…[+]
14 out

Preço médio dos alimentos básicos cai quase 10% em setembro nos supermercados em 2 meses

Pesquisa da Abras mostra que maiores quedas foram no leite, no óleo de soja e no feijão A Abras (Associação Brasileira de Supermercados) registrou uma queda de 9,89% no preço de doze itens da cesta de alimentos básicos de largo consumo. A pesquisa, divulgada em primeira mão à CNN Brasil, compara setembro com o último levantamento, que ocorreu em julho deste ano. Em agosto, não houve coleta de dados. As maiores baixas foram verificadas no leite longa vida (-15,49%), no óleo de soja (-11,83%), no feijão (-10,17%), no açúcar refinado (-2,17%), na carne bovina (-1,49%), no café moído (-1,26%) e no arroz (-1,06%). A Associação acredita que o movimento de baixa dos preços vai continuar nos próximos meses. “Estamos muito otimistas e temos observado que a queda da inflação já provocou um aumento do poder aquisitivo das famílias”, afirma João Galassi, presidente da Abras. “Dados apontam, por exemplo, que o Dia das Crianças terá um aumento importante no consumo. A economia está voltando a aquecer “, analisa Galassi. Fonte: CNN [+]
13 out

Setor de produtos de limpeza prevê crescimento de 2% em 2022

Com produção estável entre 2019 e 2021, o setor de produtos de limpeza viu a entrada de novas empresas no mercado – o ano de 2021 encerrou com 2.764 companhias pertencentes ao setor, alta de 6,7% em relação a 2020. Houve, ainda, evolução no número de empregos diretos – são quase 90 mil postos de trabalho (+2,6%) nas indústrias de produtos de limpeza – e no faturamento anual (R$ 32 bilhões, alta de 6,7% sobre 2020). “É interessante notar a chegada de novos entrantes no setor, especialmente, no segmento de sabões e detergentes. Atualmente, as microempresas são maioria entre os fabricantes de produtos de limpeza. São, geralmente, companhias especializadas em determinadas linhas de produtos e que são importantes geradoras de empregos no País”, analisa Paulo Engler, diretor executivo da ABIPLA. Tendências identificadas Para realizar os estudos de mercado, a ABIPLA teve, como parceiras, a NielsenIQ e a Euromonitor International, que também participaram do evento de lançamento da publicação. Claudio Czarnobai, head de Pequenas e Médias Empresas da NielsenIQ na América…[+]
13 out

Alimentos processados nos supermercados estão dispensados da rotulagem nutricional frontal

Confira, na prática, o que muda a partir de agora nas embalagens Todas as bebidas e os alimentos lançados desde o último domingo no Brasil terão na sua embalagem uma tabela nutricional mais fácil de ler e de comparar com outros produtos, mesmo que sejam de linhas diferentes. Com a nova obrigatoriedade de informar nutrientes por porção de 100g ou 100ml, será possível contrapor, por exemplo, a quantidade de calorias em biscoitos e cereais ou ainda verificar a quantidade de açúcar em um achocolatado e em um iogurte. Além disso, produtos com alto teor de açúcar, sódio ou gordura saturada terão um alerta frontal na embalagem, facilitando a identificação pelos consumidores. A nova rotulagem tem outras três etapas de implementação e se encerra em 2025. A última fase trata da troca integral das embalagens retornáveis. No entanto, a maior parte dos produtos no mercado deve ter rótulos adaptados às novas exigências até 9 de outubro de 2023, diz Tiago Rauber, coordenador de Padrões e Regulação de Alimentos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa): [+]
11 out

Comércio animado com ritmo forte da economia em setembro

Associação Comercial de SP traça a curva ascendente em comparação ao mesmo período de 2021 Beneficiado pelo ritmo mais acelerado da economia, pela melhora dos indicadores de emprego e ocupação, pela injeção de recursos e auxílios extras na economia, o varejo paulistano encerrou setembro sob avanço de 3%, comparado com igual mês do ano passado. É o que revela o Balanço de Vendas, elaborado pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal da Associação Comercial de São Paulo (IEGV/ACSP) com base em amostra da Boa Vista. Por outro lado, o indicador registrou retração de 6,7%, frente a agosto deste ano. “O Dia dos Pais e a maior quantidade de dias úteis em agosto, quando comparado com setembro, explicam essa queda”, pondera o economista da ACSP, Marcel Solimeo. O economista ainda comenta que o resultado de outubro diferirá e fechará com saldo positivo. “Nossa pesquisa de intenção de compras de presentes para o Dia das Crianças indica maior disposição dos consumidores para gastar esse ano”, afirma. Solimeo também projeta aumento…[+]
11 out

O poder da informação na Black Friday

O processo começa na qualidade dos detalhes passados ao cliente e se segue pela logística e o pós venda Todo o ecossistema do comércio já se prepara para a maratona da Black Friday deste ano. Desde o planejamento e a gestão de produção e expedição dos produtos até sua chegada ao varejo, tudo tem de estar pronto para aproveitar esse momento. O setor do varejo, físico ou digital, espera essa oportunidade para regular possíveis desequilíbrios em sua balança durante o ano. Com um consumidor mais bem informado e exigente, as lojas precisam estar atentas a algumas estratégias importantes.Vamos a algumas delas, com ênfase para o e-commerce, já que essa é a modalidade que mais ganha projeção, principalmente depois das mudanças comportamentais provocadas pelo distanciamento na pandemia. É que o mostra o relatório Webshoppers Ebit Nielsen 2022, que soma 88,7 milhões de brasileiros comprando online em 2021. Ou seja, hoje o público confia no e-commerce. A primeira estratégia é a qualidade da informação dos itens oferecidos. A inteligência em todo o processo de identificação de produtos e…[+]
10 out

Outubro Rosa: a conscientização sobre o câncer de mama supera o autoexame

O movimento melhorou o cenário da doença, mas pesquisas apontam que ainda há muito desconhecimento. É essencial conhecer fatores de risco, diagnóstico precoce e opções de tratamento A campanha “Outubro Rosa” é celebrada anualmente com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama. É um movimento internacional criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. No Brasil, a Lei nº 13.733/2018 instituiu o mês de conscientização sobre o câncer de mama – outubro rosa, período em que são desenvolvidas atividades, tais como: Iluminação de prédios públicos com luzes de cor rosa;Promoção de palestras, eventos e atividades educativas;Veiculação de campanhas de mídia e disponibilização à população de informações em banners, folders e em outros materiais ilustrativos e exemplificativos sobre a prevenção ao câncer, que contemplem a generalidade do tema.  Segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), no Brasil, excluídos os cânceres relacionados a tumores de pele não melanoma, o câncer de mama é o mais incidente em mulheres de todas as…[+]
10 out

Vendas de supermercados ficam estagnadas em agosto, levando varejo ao menor patamar no ano

Comércio tem leve queda de 0,1%, no terceiro mês seguido de desempenho negativo As vendas do comércio brasileiro dão sinais gerais de estagnação, conforme mostram os dados da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgados nesta sexta-feira pelo IBGE. O volume de vendas do setor recuou 0,1% em agosto. Apesar do volume de vendas estar 1,1% acima do pré-pandemia, o resultado de agosto posiciona o comércio no menor patamar do ano de 2022, de acordo com o gerente da pesquisa, Cristiano Santos. As vendas de hipermercados subiram ligeiramente 0,2% em agosto, em relação ao mês anterior, quando recuaram 0,7%. Ao mesmo tempo, a venda de produtos farmacêuticos caiu 0,3%. Segundo Santos, o desempenho desses dois setores funcionaram como espécie de âncora para o resultado geral. — Ficou muito clara a participação da atividade de hiper e supermercados como fator âncora, segurando a variação muito próxima ao zero. A atividade pesa cerca de 50% no índice global. Artigos farmacêuticos também contribuiu em termos de peso para essa ancoragem — explica o pesquisador. [+]