28 set

E-commerces de comida são cada vez mais comuns, mas brasileiros ainda preferem este modelo

De acordo com um levantamento realizado pela Dunnhumby, cerca de 80% dos consumidores de supermercados que foram entrevistados pela pesquisa adquirem comida e produtos para o lar através de de canais digitais. No entanto, apenas 37% do que os consumidores gastam por mês são oriundos de meios on-line. Sendo assim, é possível constatar que o comércio digital é usado mais para reposições e compras de conveniência.Os consumidores brasileiros ainda preferem as lojas físicas, segundo a IPCon (índice de preferência do consumidor), levantamento realizado pela Dunnhumby e que contou com a participação de 10 mil consumidores sobre 47 redes supermercadistas do país. O formato de loja mais visitado ao longo do mês pelas pessoas é o supermercado, que recebeu a indicação de 84% dos consumidores. A pesquisa mostrou ainda que as pessoas também apreciam outros formatos de lojas como hipermercados (61%), mercearias (57%), atacarejos e sites (ambos com 41%) para decidir o que é o melhor para ela em cada situação. A pesquisa também revelou os cinco pilares em que os brasileiros baseiam seu consumo: [+]
27 set

Consumidores preferem supermercados a lojas online, aponta pesquisa

Dados revelam que a preferência pelo presencial aumentou 51% em relação ao ano passado Nos últimos dois anos, a pandemia da Covid-19 mudou a maneira como as pessoas consomem e, agora, com a alta dos preços, a relação dos brasileiros com o consumo se torna ainda mais complexa. Pensando nisso, a Dunnhumby, empresa de ciência de dados do consumidor, desenvolveu uma pesquisa para entender o comportamento dos clientes nos supermercados. Para isso, a companhia analisou 47 redes supermercadistas de porte nacional e regional, no varejo físico e digital. No total, mais de 10 mil consumidores foram entrevistados. O objetivo era entender a capacidade das empresas de atender às necessidades dos consumidores. A Dunnhumby adotou um método proprietário, o IPcon. Ele reúne uma avaliação da conexão emocional dos clientes e a distribuição de seus gastos entre as empresas avaliadas. Nesse sentido, o estudo apontou que os brasileiros estão voltando a visitar mais lojas. Em um mês, o consumidor tem visitado 9,5 estabelecimentos diferentes. O número representa um aumento de 51%, na comparação com o ano…[+]
27 set

Pesquisa detalha perfil dos consumidores no pós-pandemia

Estudo desenvolvido no início do mês com consumidores de 14 países latinos, aponta novos padrões e crescimento do consumo Em razão das mudanças impostas pela pandemia nos padrões de comportamento das pessoas, os hábitos de consumo sofreram mudanças drásticas nos últimos anos. Mas até onde essas transformações ditarão o futuro do consumo? Quanto de fato esse comportamento mudou? O estudo, em formato online no mês de setembro, analisou 3.620 casos, entre homens e mulheres na faixa etária de 18 a mais de 51 anos e de todas as classes sociais de 14 países latinos, incluindo México, Brasil e outros países sul-americanos e da América Central. Entre os pontos mais relevantes da pesquisa, o estudo olha para o comportamento ampliado do consumidor ano a ano, com mudanças profundas durante a pandemia. Segundo os dados, os consumidores estão mais exigentes e buscam cada vez mais por conveniência, serviços gratuitos, conforto e soluções mais rápidas, ampliando a conectividade e a imersão das marcas. Outros números importantes dão conta do crescimento da preocupação das…[+]
26 set

Já é lei: supermercados têm que oferecer carrinhos adaptados a deficientes

Aprovada na Alego, foi sancionada pela Governadoria e está no Diário Oficial do Estado a Lei Estadual nº 21.447/2022 (originalmente projeto de lei nº 1684/19), de autoria do deputado Iso Moreira (União Brasil), que obriga supermercados e hipermercados a disponibilizar carrinhos de compras adaptados a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. A lei tem a sua justificativa com base no artigo 53 da Lei Federal 13.146/15: a acessibilidade é direito que garante à pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida viver de forma independente e exercer seus direitos de cidadania e participação social. Visto isso, o projeto obriga supermercados e hipermercados de Goiás a adaptar no mínimo 5% da totalidade dos seus carrinhos de compras a fim de promover a inclusão e a cidadania dessas pessoas. A regra não abrange microempresas, empresas de pequeno porte e microempreendedores individuais. Segundo o texto da matéria, ficam definidos como deficientes todas as pessoas que têm impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial. Na propositura, Iso Moreira destacou, ainda, que as pessoas com mobilidade reduzida são…[+]
26 set

Proposta exige que supermercados informem aumento nos preços de produtos

Informativo deverá conter marcas e valores dos dez produtos que mais subiram de preço O Projeto de Lei 2314/22 exige que hipermercados, supermercados e atacadistas disponibilizem no interior das lojas um informativo listando os dez produtos que mais tiveram aumento no preço nos últimos 15 dias. O texto está em análise na Câmara dos Deputados. Conforme a proposta, a ideia é demonstrar a evolução dos preços. O informativo deverá trazer os nomes dos produtos, as marcas, os valores cobrados nos 15 dias anteriores, as porcentagens de aumento e os preços já atualizados. “Trata-se de recurso que permitirá aos consumidores efetuar o planejamento orçamentário antes de iniciar as compras, podendo substituir, acrescentar ou optar por não comprar determinada mercadoria”, afirmou o autor da proposta, deputado Flávio Nogueira (PT-PI). “Vivemos hoje um período de aumento desenfreado nos preços dos alimentos, principalmente na cesta básica. Milhares de famílias há meses estão eliminando da lista de compras vários itens, promovendo substituições e, em muitos casos, até mesmo reduzindo o número de refeições por…[+]
26 set

Como fidelizar seu cliente no Varejo de Alimentos

O uso correto do CRM pode acelerar as vendas de forma exponencial. Entenda como o data driven pode ajudar a entender melhor os compradores de determinado produto e/ou serviço, potencializando campanhas de venda e viabilizando um aumento de até 300% em vendas Segundo dados da Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (ABEMF), em 2020, 161,6 milhões de pessoas movimentaram R$ 5,3 bilhões em programas de fidelidade no mercado brasileiro. Número expressivo e que mostra a importância de oferecer o que o consumidor procura no pós-venda: relacionamento e reconhecimento que ultrapassam as relações transacionais. “Desenvolver métodos de fidelização de clientes passou a ser uma das principais demandas das empresas que buscam solidez e crescimento em um mercado que exige mudanças planejadas e estratégicas. E o CRM para a gestão de relacionamento se mostra cada mais eficiente”, pontua o Head de Produto da Senior Sistemas, Alexandre Baehr. De acordo com o profissional, clientes que utilizam aplicações de CRM podem ampliar a taxa de conversão em vendas em até 300%. “Relacionamento e melhores experiências são…[+]
16 set

Encontro Feminino marca presença na SuperAgos 2022

No terceiro e último dia da 19ª da SuperAgos, dia 15 de setembro, as mulheres supermercadistas e que lideram empresas no setor participaram do Encontro Feminino SuperAgos 2022. Organizado pela presidente do Comitê Feminino da Agos, Selma Messias, o encontro contou com coquetel, palestra e sorteio de prêmios oferecidos por empresas parceiras. Carolina Prudente Medeiros, escritora e autora do livro “Gestão do Tempo para Mulheres Ocupadas”, foi a palestrante do encontro. Ela trouxe dicas e métodos de organização para o dia a dia das mulheres que, em meio à rotina produtiva de trabalho, encontram dificuldades para gerir seu tempo. Responsabilidade Social Na SuperAgos 2022 teve espaço também voltado à solidariedade. Foi idealizado, nesta edição, o estande do Hospital do Câncer Francisco Camargo (HCG), em parceria com a Agos Mulher. A promotora da iniciativa, Selma Messias, conta que no estande as pessoas puderam conhecer…[+]