26 out

Preços da cesta de alimentos básicos cai 1,93% em setembro

Principais quedas foram puxadas pelo feijão e pelo leite longa vida No recorte da cesta de alimentos básicos com 12 produtos houve variação de -1,93% em setembro ante agosto e o preço, na média nacional, caiu de R$ 305,00 para R$ 299,10. As principais quedas vieram de feijão (-7,55%), leite longa vida (-4,06%), farinha de trigo (-3,25%), café torrado e moído (-1,08%), massa sêmola de espaguete (-0,39%), margarina cremosa (-1,18%), carne bovina – corte dianteiro (-3,45%), óleo de soja (-1,17%). As altas foram registradas no arroz (+3,20%), no açúcar refinado (+0,89%), farinha de mandioca (+0,14%) Fonte: Associação Brasileira de Supermercados (Abras) [+]
26 out

Abrasmercado encerra setembro em queda de -1,72%

Todos os itens da cesta de lácteos e de proteína registraram queda no mês Em setembro, a cesta Abrasmercado registrou queda de -1,72% na comparação com agosto. No ano, a queda acumulada é de -6,52%. Os preços, em média, recuaram de R$ 717,55 para R$ 705,21. O indicador mede a variação da cesta composta por 35 produtos de largo consumo: alimentos, bebidas, carnes, produtos de limpeza, itens de higiene e beleza. Dentre as quedas mais expressivas na cesta de produtos básicos está feijão (-7,55%). No acumulado do ano, a queda é de (-19,36%). Outras quedas foram puxadas por farinha de trigo (-3,25%), óleo de soja (-1,17%), café torrado e moído (-1,08%). Na categoria, o óleo de soja se destaca com a maior queda acumulada no ano (-29,70%). Na cesta de lácteos todos os produtos registraram recuo: leite longa vida (-4,06%), leite em pó (-1,36%), margarina cremosa (-1,18%), queijos muçarela e prato (-1,18%). Por sua vez, todas as proteínas se mantiveram em queda: ovos (-4,96%), corte do dianteiro (-3,45%), corte do…[+]
26 out

Consumo nos Lares Brasileiros acumula alta de 2,62% até setembro

Cesta Abrasmercado registra queda de -6,52% no ano O consumo nos Lares Brasileiros acumula alta de 2,62% de janeiro a setembro na comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com a Associação Brasileira de Supermercados – ABRAS. Em setembro, o consumo se manteve no patamar de crescimento do mês anterior (+0,80%), ou seja, setembro x agosto. Na comparação com setembro de 2022, o crescimento é de 1,10%. O levantamento contempla todos os formatos e canais operados pelos supermercados e os indicadores são deflacionados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). “O consumo se mantém firme e tende a seguir neste ritmo até o final do ano, uma vez que passamos a compará-lo com uma base forte de crescimento. Há de se recordar que foram injetados cerca de R$ 41,2 bilhões na economia com a PEC dos Benefícios no ano anterior, que impulsionou o consumo no segundo semestre. Neste ano, os recursos escalonados e mais previsíveis movimentam a economia…[+]
25 out

Diretoria da Agos participa da Expo Fecomércio

Durante a última semana, nos dias 17, 18 e 19, ocorreu a primeira edição da Expo Fecomércio, evento realizado pelo Sistema Fecomércio Sesc-Senac que reúne empresários do comércio de bens, serviços e turismo para apresentar produtos, prospectar novos negócios, gerar networking e fortalecer as marcas. A Associação Goiana de Supermercados (Agos) esteve presente na abertura do evento por meio do presidente, Sirlei Couto e do diretor executivo Augusto Almeida. Eles registraram o momento com o diretor do Sesc/Senac, José Geraldo. Durante a cerimônia de início da feira, Marcelo Baiocchi, presidente da Fecomércio-GO, fez questão de ressaltar a atuação do Sebrae-GO, do Sesc-GO e do Senac-GO para a realização do evento que destaca a atuação dos empresários de Goiás e do centro-oeste. A Exposição contou com diversas rodadas de negócios, fóruns e debates sobre tecnologia e inovação e uma grande programação de palestras. De acordo com a organização, mais de 33 sindicatos filiados à Fecomércio-GO estiveram presentes representando diversos setores da economia. A…[+]
23 out

Equipe da Agos prestigia Superminas 2023, em Belo Horizonte

Na última semana, nos dias 17, 18 e 19, aconteceu a Superminas 2023, 2º maior evento supermercadista do Brasil. Além do vice-presidente da Agos, Gilberto Soares, uma equipe de colaboradores da Associação Goiana de Supermercados (Agos) – formada pelos profissionais Frederico Kessler (marketing), Aryela Torres (recursos humanos), Júlio Reis (administrativo), Clésida do Espírito Santo (comercial) e Cristiana Tavares (financeiro) – esteve presente visitando e prestigiando a feira que é realizada pela Associação Mineira de Supermercados (Amis) e tem a expectativa de movimentar mais de R$60 milhões em negócios. Além de passar pelos estandes das empresas e conhecer mais do segmento supermercadista de Minas Gerais, o time da Agos teve a oportunidade de conhecer os bastidores, trocar experiências com a organização do evento e conhecer processos e dinâmicas executados por eles na realização de uma feira que reúne tantos representantes dos diversos setores da economia. [+]
23 out

Em Belo Horizonte, Agos se reúne com a Real Stands para tratar sobre a SuperAgos 2024

Uma equipe da Associação Goiana de Supermercados (Agos) – formada pelos colaboradores Frederico Kessler (marketing), Aryela Torres (recursos humanos), Júlio Reis (administrativo), Clésida do Espírito Santo (comercial) e Cristiana Tavares (financeiro) – realizou uma reunião com representantes da Real Stands na sede da empresa em Belo Horizonte, Minas Gerais. Os membros que representaram a Agos na visita foram recebidos por Aline Pena, CEO da marca e pelo gerente administrativo, Gleidson Trindade. A Real Stands foi uma das empresas responsáveis pela montagem da SuperAgos 2023, maior feira para supermercadistas e panificadores do Centro-Oeste, realizada em setembro. Nesse sentido, durante o encontro foi realizado um balanço do evento e a continuidade em relação às futuras colaborações entre a Agos e a Real Stands. A aproximação entre as equipes, além de debater possíveis melhorias e processos em aberto, marca o início do planejamento para a realização da SuperAgos 2024, visando, sobretudo, modernizar e melhorar a estrutura da 21ª edição da feira que coloca em destaque…[+]
19 out

Agos marca presença em Superminas

Nesta semana, durante os dias 17,18 e 19, ocorre a Superminas 2023, o 2° maior evento supermercadista e empresarial do Brasil. A Associação Goiana de Supermercados (Agos), por meio do seu vice-presidente, Gilberto Soares, e o conselheiro Wanderson Ferreira, está presente na exposição que tem a expectativa de movimentar, somente em negociações, R$60 milhões. A Superminas, que está na sua 35° edição, é realizada pela Associação Mineira de Supermercados (Amis) em parceria com o Sebrae. A feira reúne diversas indústrias, empresas e representantes governamentais e tem como um de seus objetivos principais mostrar a força do setor de supermercados não só de Minas Gerais, mas também da região sudeste e do Brasil como um todo. O evento também conta com uma série de palestras para tratar de assuntos que influenciam diretamente o segmento varejista e como as mudanças e novas tecnologias podem contribuir para a modernização dos empreendimentos. É esperado que mais de 60 mil pessoas passem pela Superminas até o dia…[+]
19 out

Dia dos Supermercados: varejo promove ação promocional para consumidores no dia 11 de novembro

Iniciativa da ABRAS, em todo segundo sábado do mês de novembro já está no calendário promocional brasileiro como o Dia dos Supermercados e conta com a aderência de grandes marcas do varejo alimentar e da indústria No dia 11 de novembro, acontecerá, nos supermercados de todo o país, o Dia dos Supermercados, uma data criada pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), em conjunto com as Associações Estaduais, varejistas e indústrias, com o objetivo de trazer ofertas, ações comemorativas nas lojas participantes. O segundo sábado do mês de novembro já está no calendário promocional brasileiro como o Dia dos Supermercados e conta com a aderência de grandes marcas do varejo alimentar e da indústria, para trazer ofertas e ações comemorativas para os consumidores. Em seu segundo ano, a ação promocional promete ainda mais descontos significativos em diversos produtos e ações exclusivas com ativações especiais em diversas lojas. Para o presidente da ABRAS, João Galassi, a ação ganha mais força em 2023 e já é esperada pelos…[+]