08 dez Vendas nos supermercados devem crescer 6% em dezembro Alimentos e bebidas alavancam as vendas, segunda a Associação Paraense de Supermercados (Aspas) O mês de dezembro será aquecido nos supermercados, com vendas alavancadas pelos setores de alimentos e bebidas. É o que prevê as Aspas – Associação Paraense de Supermercados. A entidade estima acréscimo de 5 a 6% nas vendas em relação ao ano passado. “A nossa expectativa é de crescimento em relação ao ano passado, considerando que em 2021 nós ainda tinha aquele resquício de pandemia e ainda havia certas restrições em termos de compra. Nossa projeção é baseada no bom desempenho da economia e na redução do número de desempregados. Com isso, as pessoas puderam voltar a consumir. Além disso, estamos acreditando que o pagamento da segunda parcela do 13º salário vai ajudar a alavancar ainda mais as vendas”, pontua Jorge Portugal. Mesmo com a alta de preços de alguns itens, o setor tem adotado estratégias para atrair mais consumidores, apostando em um mix variado de gêneros alimentícios e outros produtos, como vestuário, confecções e calçados, para estimular as compras.“Em dezembro, as…[+]
08 dez Consumidor “mais velho” também precisa ser encantado Ao abrir mão de esteriótipos, marcas têm muito a ganhar com a experiência e as vontades das pessoas idosas A experiência de consumo dos idosos foi pauta de um debate desenvolvido pela Sociedade Britânica de Gerontologia. A entidade realizou três seminários ao longo do ano para aproximar a comunidade dos negócios, de forma a entender esse público – e seu poder e desejo de consumo – levando em consideração designs atrativos e uma comunicação não estereotipada dessa população. “Quando envelhecemos, passamos 80% do nosso tempo na comunidade onde vivemos. Esse é um grupo que é impactado pela acessibilidade e percepção de que faltam atendentes solícitos”, afirma Alisa Forbe, especialista em varejo. Para ela, há espaço para melhorar o atendimento em todos os pontos de contato, especialmente em setores como cafés, bares, restaurantes e cafés. “O serviço de qualidade passa pelas boas-vindas que fazem com que a pessoa se sinta acolhida, atende às necessidades do cliente e respeita sua individualidade”, afirma. Nesse cenário, as embalagens foram apontadas como um ponto crucial no atendimento às…[+]
07 dez Cade Autoriza Transação Grupo Mateus ganha aval para comprar lojas do Carrefour A Superintendência do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou a compra, pelo Grupo Mateus, de oito lojas de varejo do Carrefour Brasil. Com isso, a companhia avança no seu plano de expansão nas regiões Norte e Nordeste do país, incluindo a entrada em municípios onde não está presente. Segundo o Cade, a compra envolve menos de 20% da comercialização nos setores e, por isso, não deverá dificultar a competitividade no mercado. Ao todo, o Grupo Mateus comprou dez lojas junto ao Carrefour, que pertenciam ao Grupo Big. Destas, duas unidades, em Olinda (PE) e Juazeiro do Norte (CE), já tinham recebido aprovação do Cade. De acordo com a companhia, todos os PDVs adquiridos serão transformados em cash & carry. Fonte: Giro News [+]
06 dez Indústria brasileira cresce e lança mais produtos em 2022 Índice de Atividade Industrial mostra que a intenção de lançamentos aumentou 40,1% esse ano O Índice GS1 Brasil de Atividade Industrial de novembro mostra que a intenção das indústrias do país em lançar produtos cresceu 40,1% comparado ao mesmo mês de 2021. Entre janeiro e novembro de 2022, houve um progresso de 11,1%. A intenção de lançamento de produtos para o mês de novembro ficou dentro do esperado, com queda de 12,7%, pois historicamente os últimos meses do ano apresentam uma desaceleração no índice. Ainda assim, o resultado superou o realizado no ano passado, indicando que finalizaremos 2022 com um saldo positivo para o indicador acumulado. O Índice antecedente de produção industrial que mede a intenção de lançamento de produtos no Brasil, por meio dos pedidos de códigos barras pelas empresas. Fonte: SuperHiper [+]
06 dez Segurança cibernética: 44% das empresas precisam melhorar as práticas De acordo com a KPMG, apenas 25% das empresas registraram níveis elevados de maturidade no setor Você saberia dizer qual é o nível de maturidade dos processos de segurança cibernética da sua empresa? Se o tema não soa familiar, é melhor chamar o pessoal do TI. Uma pesquisa da KPMG aponta que quase 44% das empresas operam em níveis de baixa maturidade com relação às boas práticas de segurança cibernética em todo o mundo. Isso quer dizer que tanto os dados da empresa quanto os dos seus clientes podem estar em risco. De acordo com o Relatório Anual de Segurança Cibernética do Sistema de Controle (Control Systems Cyber Security Report 2022), enquanto 16% das organizações analisadas registram processos desorganizados e com documentação insuficiente, outras 27,7% até conseguem dar um passo adiante, mas apenas por seguir práticas básicas de gerenciamento de projetos. Em ambos os casos, o sucesso da implementação depende de esforços individuais e nem sempre os resultados são escaláveis ou repetíveis, comprometendo a defesa da companhia. “À medida que a frequência e…[+]
05 dez Tecnologia melhora a experiência dos clientes Com checkouts inteligentes, os supermercados evitam filas – ainda mais comuns no final do ano – e garantem a satisfação dos consumidores A concentração de clientes aumenta nos supermercados com a chegada do final de ano, o que leva as redes a buscarem estratégias e alternativas para melhorar a experiência desses consumidores. Assim, é necessário criar estratégias que evitem ou diminuam o risco do abandonando o das compras. Uma das soluções mais eficientes nesse sentido é a opção por caixas inteligentes (ou self-checkouts) e outras tecnologias que propiciem o autoatendimento. Apesar de não ser uma tecnologia nova, o self-checkout ainda dá os primeiros passos nos Brasil. Um dos principais benefícios da tecnologia para os supermercados é a redução de custos operacionais, já que não requer um operador. Mas, os principais beneficiados são justamente os clientes, que ficam no controle da experiência de compra na loja física. Vale lembrar que, em 2020, 29% das transações de varejistas de alimentos já foram processadas por meio de caixas de autoatendimento, que contribuem muito com a experiência do consumidor na loja…[+]
05 dez Compras híbridas: tendência cresce com consumidor mais consciente Estudo aponta que 60% dos consumidores preferem combinar a compra física e online Desde as restrições impostas pela pandemia de Covid-19, a experiência de compra vem passando por diversas mudanças e transformações. Com a retomada das atividades presenciais, a tendência são as compras híbridas, aquelas que unem o varejo físico e o digital, e da qual 60% dos consumidores reconhecem que gostam, segundo estudo da MindTree. Ou seja: o figital, mencionado há anos por especialistas, é uma realidade. Para se adequar às novas necessidades dos compradores e oferecer uma melhor experiência ao consumidor, o hibridismo dispõe de estratégias como despacho a partir da loja, que realiza entregas mais ágeis e com taxas de frete reduzidas, explorando pontos de venda; integração dos sistemas, que unifica as comunicações entre site, redes sociais e espaço físico; e maior eficiência na gestão de pedidos, utilizando sistemas inteligentes, tendo assim uma visão ampla dos produtos e reduzindo quebra de estoques. “Quanto mais opções uma empresa puder oferecer aos consumidores, melhor, pois existem diversos fatores que podem levar ao…[+]
02 dez Consumidores querem personalização nas compras em supermercados Para especialista, supermercados precisam aproveitar a oportunidade para conquistar mais clientes *Por Renato Muller Mesmo nas lojas físicas, os consumidores esperam receber experiências de compra personalizadas que levem em conta aspectos como cultura, hábitos alimentares, família e hábitos. E os supermercados podem melhorar bastante nesse aspecto. Essa é a opinião de Brian Walker, chief strategy officer da americana Bloomreach. Falando em um evento da revista Progressive Grocer, o executivo disse que a impessoalidade no atendimento é uma grande fonte de frustração para os clientes. “Precisamos reconhecer que podemos fazer mais e melhor nesse sentido”, afirma. “A pandemia mudou os padrões de consumo e abriu novas oportunidades para conseguir a fidelidade dos clientes. Os supermercados precisam aproveitar essa chance”, acrescenta. Segundo ele, embora o setor já não ofereça mais o mesmo tipo de experiência genérica, focada em produtos de massa e uma comunicação ampla em mídia, os consumidores esperam mais. “A alimentação é uma das experiências humanas mais pessoais e importantes”, diz. Segundo dados da consultoria McKinsey, 71% dos consumidores esperam…[+]