14 dez Consumo nos lares brasileiros cresce 3% no ano até outubro, aponta Abras O consumo nos lares brasileiros cresceu 3,02% até outubro no acumulado do ano, apontou o Índice Nacional de Consumo dos Lares Brasileiros, da Abras (Associação Brasileira de Supermercados). O resultado indica a maior alta de consumo no ano, em linha com o desempenho acumulado nos 12 meses do ano passado, que teve alta de 3,04%. Na comparação mensal, houve uma alta de 6,27% em consumo nos lares em outubro ante setembro. Em relação ao mesmo período de 2021, houve um aumento de 8,1%. Os dados registrados até outubro confirmam as estimativas de crescimento do consumo nos lares da Abras para este ano, entre 3% e 3,30%. Fatores do crescimento Dentre os motivos que impulsionaram a alta em outubro, a Abras avalia que o pagamento antecipado de benefícios sociais para as segunda e terceira semanas do de outubro contribuiu para o aumento do consumo nos lares. A antecipação beneficiou 21,13 milhões de famílias com o repasse de R$ 12,8 bilhões no período. [+]
14 dez 40% dos brasileiros fazem compras quando interagem com anúncios A média de interações dos brasileiros é maior do que a registrada no restante do mundo, em todas as redes sociais A personalização de anúncios online tem se mostrado uma estratégia assertiva de marketing digital. De acordo com um novo estudo da Rakuten Advertising e da RetailX Consumer Observatory, esse perfil de publicidade mais direcionado e personalizado faz com que 37% dos consumidores do país façam compras imediatamente motivadas por anúncios online – bem acima da média mundial (14%) por exemplo, e dos EUA e da Alemanha (ambos com 12%). Os brasileiros também são os que mais interagem com anúncios online em plataformas específicas. Destaque para Instagram (69%) e YouTube (51%), em que o Brasil lidera essas estatísticas com folga. Nos EUA, os consumidores mostram níveis de interação bem inferiores: 42% no Instagram e 38 % no YouTube. Já a média global nesses dois canais é de 44% e 37%, respectivamente. Realizada em agosto de 2022, a pesquisa analisa novos hábitos de consumo no mundo todo e a forma como o público interage…[+]
13 dez Vantagens para o consumidor: confira dicas para um sistema de fidelidade Especialista mostra como é possível que os pequenos negócios ofereçam clubes de descontos e vantagens de forma organizada, profissional e que atraiam novos clientes Com o mercado cada vez mais aquecido, a conquista de clientes acontece nos detalhes. Um desses detalhes pode ser no formato de clube de vantagens, uma forma organizada de oferecer aos consumidores benefícios atrelados às compras. “Não há tamanho de ‘negócios’ que impossibilite a criação de um programa como esse. Qualquer negócio que pretenda fidelizar clientes e conquistar novos, a partir de diferenciais de mercado e de uma relação duradoura com a base, já pode oferecer clube de vantagens”, diz Aluisio Diniz Cirino, empresário com grande conhecimento de mercado de fidelização de clientes, também CEO. Cirino explica que teve uma série de experiências com empresas que buscavam escalar seus negócios a partir de benefícios para o cliente em busca de fidelização. Ele cita que é muito importante estar atento a alguns detalhes e, por isso, é fundamental contar com a ajuda de equipes que tenham expertise na hora de…[+]
13 dez Valor médio da cesta de Natal têm alta de quase 10%, segundo Abras Valor foi calculado em R$ 294,75 no início deste mês, R$ 26,30 a mais do que os R$ 268,45 de igual período em 2021 O preço médio da cesta com produtos típicos da ceia de Natal registrou alta de 9,8%, em comparação ao ano passado. Segundo um balanço da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), divulgado nesta quinta-feira (8/12), o valor foi calculado em R$ 294,75 no início deste mês, R$ 26,30 a mais do que os R$ 268,45 de igual período em 2021. A cesta é composta por 10 produtos, entre eles aves natalinas, azeite, caixa de bombom, espumante, lombo, panetone, pernil, peru, sidra e tender. O preço médio tem como referência os valores atuais dos supermercados, que possivelmente devem ter ofertas e promoções às vésperas do Natal. No recorte regional, o maior valor médio da cesta foi registrado no Norte, a R$ 306,34, valor 3,1% acima de 2021. Já o Sudeste teve o menor preço médio, com a cesta calculada em R$ 282,39. No entanto, a região registrou…[+]
12 dez Produtos natalinos têm alta nos preços de até 9% em relação a 2021, aponta Agos Quem já está com a lista de compras para ceia de Natal pronta? Segundo a Associação Goiana de Supermercados (Agos), os produtos da cesta natalina tiveram aumento no preço, em média, de 9%, se comparado com o ano passado. As aves registram a maior alta, com 13%. O quilo do Peru pode ser encontrado de R$ 35,00 a R$ 60,00. Uma peça sai por cerca de R$150,00. Vinhos, frutas secas e castanhas tiveram todos variação abaixo de 10%. Outro queridinho do Natal, o panetone, pode ser encontrado de R$ 25,00 a R$ 80,00. O presidente da Agos, Sirlei Antônio do Couto, justificou que, em muitos produtos, o reajuste acompanhou apenas a inflação. Neste ano, os supermercados esperam superar as vendas de 2021 em 15%. “O próprio poder de compra do cliente. Isso, em relação à primeira parcela do 13º terceiro. Até o dia 20 tem o pagamento da segunda parcela. Eu creio que o consumidor brasileiro no Natal gosta de passar com seus familiares, gosta de comer bem, gosta de…[+]
12 dez 66% dos supermercadistas esperam vendas de Natal superiores a 2021, diz Abras O vice-presidente institucional da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Marcio Milan, disse que o setor está com perspectiva positiva para as vendas de fim de ano. São 66% os supermercadistas que esperam vendas de Natal superiores a 2021. Pesquisa da Abras também indica alta de 11,2% no consumo de carnes natalinas no período. A média de preço nacional para a cesta de produtos natalinos está em R$ 294,75, alta de 9,8% em relação ao medido no fim de 2021. A cesta composta por 35 produtos de largo consumo, dentre eles alimentos, bebidas, carnes, produtos de limpeza, itens de higiene e beleza apresentou alta de 0,42% em novembro frente a outubro, puxada por tomate (+17,79%), cebola (+13,79%), batata (+8,99%) e farinha de mandioca (+5,69%). Com a variação registrada em novembro, o preço médio da cesta nacional passou de R$ 743,75 em outubro para R$ 746,85 em novembro. No acumulado em 12 meses, a alta é de 6,47%. Fonte: GZH [+]
09 dez 5 tendências para o varejo nos próximos anos A ideia é compreender o que moverá o mercado e os consumidores e adaptar para o setor supermercadista O comportamento dos consumidores tem passado por mudanças significativas nos últimos anos, impulsionado pela tecnologia e inovações e, também, impactado pela pandemia de Covid-19. Assim, é válido afirmar que a internet será a principal alavanca das tendências abordadas, até porque a criação de novas startups aumentou 17,85% de 2021 para 2022. Destas novas empresas, 10,2% lidam com comunicação e relacionamento com clientes; 7,8% são de criação e personalização de e-commerce; 6,7% de gerenciamento de lojas e 6,2% ofertam novos meios de pagamentos. E não para por aí. Confira, então, as 5 principais tendências do setor varejista para os próximos anos. Hiper personalização Os consumidores têm demandado soluções cada vez mais personalizadas, que atendam especificamente às suas necessidades. “É preciso acompanhar toda a jornada de compra do cliente para conseguir oferecer a ele uma experiência diferenciada e que o encante. A hiper personalização já não é mais um diferencial, mas sim algo…[+]
09 dez Consumo nos Lares cresce 3,02% até outubro e atinge maior patamar no ano, aponta ABRAS Antecipação do pagamento dos benefícios sociais e expansão do número de beneficiários contribuíram para o crescimento expressivo na comparação com setembro O Índice Nacional de Consumo dos Lares Brasileiros da Associação Brasileira de Supermercados – ABRAS registra alta de 3,02% até outubro. É a maior alta do consumo no ano e o indicador aproxima-se do crescimento acumulado durante todo o ano passado (3,04%). O pagamento antecipado de benefícios sociais para as segunda e terceira semanas do de outubro (11 a 25/10) contribuiu para o aumento do consumo nos lares. A antecipação beneficiou 21,13 milhões de famílias com o repasse de R$ 12,8 bilhões. Com a injeção dos recursos, a alta do consumo nos lares foi de 6,27% em outubro ante setembro. Na comparação interanual, o crescimento foi de 8,10%. Todos os indicadores são deflacionados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). “É notável o quanto o aumento no valor do Auxílio Brasil e a inclusão constante de beneficiários em…[+]