


Cliente oculto no supermercado: por que essa estratégia ainda faz sentido?
Ferramenta valiosa de análise da experiência do consumidor vem evoluindo com novas tecnologias no varejo e especialistas analisam desafios e impacto no setor Imagine um consumidor comum circulando pelos corredores do supermercado, analisando a disposição dos produtos, testando a paciência dos atendentes e observando se os preços estão corretamente etiquetados. Ele passa despercebido, mas sua missão é estratégica: identificar falhas e oportunidades na experiência de compra. Esse é o cliente oculto, uma ferramenta que ainda desempenha um papel fundamental para redes varejistas em um mercado cada vez mais competitivo. De acordo com especialistas, essa prática não apenas continua relevante, mas também evoluiu com a tecnologia. “O cliente oculto ainda é uma excelente ferramenta para avaliar a experiência real do consumidor. Nos últimos anos, a principal evolução foi a incorporação de novas tecnologias no processo, além da necessidade de realizar essas avaliações tanto no ambiente offline quanto no online”, explica Marcelo Toledo, professor de Planejamento de Marketing do curso de Administração da ESPM. [+]
Agos investe em capacitação de colaboradores
Investir no desenvolvimento das pessoas é investir no crescimento da Agos. Com esse objetivo, a Associação Goiana de Supermercados (Agos) promoveu na última sexta-feira, 7 de fevereiro, um curso de capacitação em Excel ministrado por Ricardo Cavalcante Calixto, do Senac, para seus colaboradores. A formação abordou a criação e formatação de tabelas e gráficos, além do uso de funções para manipulação de dados. A iniciativa faz parte do Programa de Desenvolvimento Humano e Organizacional da Agos, liderado por Aryela Torres, coordenadora de Recursos Humanos, e reflete o compromisso da entidade com a capacitação contínua de sua equipe. Ao investir no desenvolvimento profissional de seus colaboradores, a Agos busca aprimorar o atendimento e a qualidade dos serviços prestados aos seus associados, fortalecendo ainda mais seu papel no setor supermercadista goiano. Fonte: Assessoria de Imprensa Agos/Comunicare [+]
CNC projeta receita de R$ 12 bilhões no turismo durante o carnaval de 2025
Expectativa é que o faturamento cresça 2,1% em relação a 2024, impulsionado pelo aumento da entrada de turistas estrangeiros A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estima que o carnaval 2025 movimente R$ 12,03 bilhões em receitas, um aumento real de 2,1% em relação ao mesmo período do ano passado, já descontada a inflação. Este crescimento está diretamente relacionado ao avanço no número de turistas estrangeiros, impulsionado pelo câmbio e pela diversidade de atrativos culturais do Brasil. Se confirmada a projeção, este será o melhor carnaval desde 2015. “O Brasil não é apenas uma alternativa econômica, mas também um destino que combina diversidade cultural e hospitalidade, atraindo turistas de diversos lugares do mundo”, destaca José Roberto Tadros, presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac. Ele reforça que manter investimentos em promoção internacional e infraestrutura é essencial para que o setor continue crescendo. “Estamos construindo um modelo de turismo que alia desenvolvimento socioeconômico e valorização cultural, beneficiando toda a cadeia produtiva”, afirma. [+]
Consumo do café teve aumento de 1,11% em 2024
O faturamento da indústria do item torrado, em 2024, alcançou R$ 36,82 bilhões A Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) divulgou os indicadores da indústria de café que evidenciam a relevância do produto tanto do ponto de vista alimentar, como para a indústria nacional. Os números apontam que o consumo da bebida no Brasil entre novembro de 2023 e outubro de 2024 registrou um aumento de 1,11% em relação ao período anterior, considerando dados de novembro de 2022 a outubro de 2023. O volume representa 40,4% da safra de 2024, que foi de 54,21 milhões de sacas, segundo a Conab – Companhia Nacional de Abastecimento. O Brasil segue como o maior consumidor dos cafés nacionais. Consumo regional A região Sudeste responde por 41,7% do total nacional, enquanto a região Nordeste por 26,9%, a região Sul por 14,6%, a região Norte por 8,8% e a Centro-Oeste por 8%. O faturamento da indústria de café torrado, em…[+]
Saúde mental no trabalho: um olhar para o bem-estar dos colaboradores
Uma política que visa contribuir para a qualidade de vida de seus funcionários, favorece a competitividade e o sucesso das empresas A saúde mental dos colaboradores tem se tornado uma prioridade nas discussões sobre qualidade de vida no trabalho, especialmente no setor de varejo e supermercados, conhecido pelo alto turnover e desafios como a falta de benefícios e jornadas exaustivas. Recentemente, o debate sobre a escala 6×1, que trouxe propostas de jornadas mais equilibradas, já demonstra que a situação da qualidade de vida dos profissionais do varejo é preocupante, pois esse cenário tem contribuído para o aumento de casos de burnout, estresse e outros transtornos emocionais. Como as empresas podem evitar esse cenário? A introdução de políticas que promovam descanso e bem-estar tem sido mais que necessária para formar um ambiente corporativo mais humano. Além de benefícios tradicionais, iniciativas inovadoras, como programas de assinatura de viagens, têm mostrado impacto positivo na saúde mental dos colaboradores, oferecendo oportunidades de desconexão e renovação emocional. Empresas que…[+]
Geração Z impulsiona aumento dos supermercados e itens premium
A Geração Z (nascidos entre 1996 e 2010) já representa uma parcela significativa da população economicamente ativa. Esses jovens valorizam experiências personalizadas, estão totalmente imersos na cultura digital e têm um crescente interesse por marcas que se preocupam com o meio ambiente e a ética, além de alimentos saudáveis. Inclusive, 70% estão dispostos a pagar mais por esses produtos. Tanto é que o segmento premium cresce com essa população. Um estudo da McKinsey & Company revelou que os alimentos de alto padrão têm se tornado a principal categoria de gastos entre a Geração Z e os Millennials, que têm mantido dois empregos para financiar as idas aos supermercados premium. A empresa também demonstra que esse nicho tem ganhado força em termos de expansão nas regiões urbanas de alto padrão, e já representa 30% do segmento de supermercados. Outro levantamento, dessa vez da divisão Worldpanel da Kantar, demonstrou que apesar da elevação de 11,3% no preço médio, os itens premium apresentaram uma alta de 5,8% nas vendas por unidade, durante o 3º trimestre de 2024. [+]