14 fev

Por dentro do supermercado: uma visita no estoque!

A nova filial do Supermarket conta com um mix completo com mais de 10 mil produtos distribuídos em seções de cereais, açougue, mercearia, hortifrúti, padaria, higiene e limpeza. A área de estoque gigantesca, com pé direito alto, abriga dezenas de prateleiras cheias de produtos. São caixas e mais caixas de papelão, embalagens aos montes, pallets e carrinhos num vaivém frenético. Depois, tudo é separado, organizado e armazenado com inventário e relatórios periódicos para não gerar perdas. Apresentamos abaixo algumas dicas para manter o estoque organizado: 1 – Crie padrões e regras para organizar o estoque de forma eficiente 2 – Desenhe o fluxo de entrada e saída 3 – Controle o estoque com rigidez 4 – Conte com uma equipe específica para a organização do estoque 5 – Defina qual deve ser o volume máximo e mínimo 6 – Defina a periodicidade de análise…[+]
09 fev

Entenda como a Experiência do Cliente deixou de ser um diferencial para ser uma necessidade das empresas

80% dos clientes valorizam mais a experiência do que os produtos e serviços e apenas 6% não veem o CX como essencial para tomadas de decisões. A Experiência do Cliente está mais em alta do que nunca. Você provavelmente já viu o termo nos mais diversos artigos, posts e lives de conteúdo. Mas toda esta fama não é à toa: se o CX não estiver na sua lista de prioridades, os clientes não prestarão atenção em sua marca.  Cerca de 80% dos clientes valorizam mais a experiência do que os produtos e serviços, com apenas 6% afirmando que a experiência do cliente não desempenha nenhum papel no seu processo de tomada de decisão.  Então, é o cliente quem decide qual é o verdadeiro valor do seu produto, e só uma experiência marcante pode ajudar neste caso. Isso não é uma situação isolada, mas sim um desafio setorial. Há uma desconexão entre a percepção de empresas sobre seu CX e a percepção de…[+]
08 fev

Procura por repelentes e inseticidas disparam em Goiás em resposta ao aumento de casos de dengue

O aumento é significativo, de 20% a 30%, na venda desses produtos. Mas os supermercados estão abastecidos com estoques para atender a demanda Goiás é o quinto estado no país em incidência de casos de dengue. Dados da Secretaria Estadual de Saúde apontam que apenas nas primeiras cinco semanas de 2024, Goiás registrou mais de 11 mil casos de dengue, um aumento de 40% em relação ao mesmo período do ano passado, por isso, decretou situação de emergência. Em resposta disso, a busca por meios de afastar o Aedes aegypti, mosquito responsável pela transmissão da doença, vem aumentando, e um dos setores que mais consegue observar essa mudança é o de supermercados. O presidente da Associação Goiana de Supermercados (Agos), Sirlei Antônio do Couto, conta que houve uma procura maior por repelentes e inseticidas de vários tipos: “Produtos espirais, eletrônicos, loções líquidas e em creme, citronela. O aumento é significativo, de 20% a 30%, na venda desses produtos. Mas os supermercados estão…[+]
07 fev

Checkout evolui e transforma experiência do cliente

Historicamente, o momento do checkout é o calcanhar de Aquiles da experiência de compra nos supermercados. Depois de imaginar os ingredientes sendo preparados em casa, escolher os produtos preferidos e encher o carrinho de compras, o consumidor gasta um tempo considerável em uma fila esperando sua vez de pagar. É, definitivamente, a parte mais frustrante de qualquer jornada de consumo. Por isso, varejistas em todo o mundo estão acelerando o uso de tecnologias que mudam a experiência de pagamento. Lojas sem caixas, como Amazon Go ou a unidade Muffato Go em Curitiba (PR), são o exemplo mais conhecido de como inovações tecnológicas podem mudar o checkout – ou mesmo eliminá-lo totalmente. Mas existem diversas aplicações que vale a pena conhecer. Na Alemanha, a rede Netto adotou uma variação da loja sem checkouts que traz mais segurança para os clientes de que suas compras foram computadas corretamente. No supermercado smart de Regensburg, próximo de sua sede, aberto no final de 2023, a varejista…[+]
06 fev

IAV-IDV projeta aumento nominal de 6% nas vendas no 1º trimestre deste ano

Vitória (ES) – Supermercados lotados e com filas nos caixas e na entrada funcionam em horário reduzido. (Tânia Rêgo/Agência Brasil) Quando ajustadas pelo IPCA, as vendas apontam queda em janeiro e fevereiro e leve alta em março O IAV-IDV (Índice Antecedente de Vendas do Instituto para Desenvolvimento do Varejo) apresenta previsão de crescimento de 6% nas vendas para o 1º trimestre deste ano. Já o realizado nos 3º e 4º trimestres do ano passado foi de 5% e 6%, respectivamente. O IAV-IDV nominal, que considera a participação das atividades no volume total de vendas do comércio varejista medido pelo IBGE, apresenta previsão de crescimento de 3,3% em janeiro, 3,0% em fevereiro e 4,7% em março, sempre em relação aos mesmos meses do ano anterior. Em dezembro, houve alta de 2,6%. Já os últimos dados apresentados pelo IAV-IDV ajustados pelo IPCA apontam queda real de 1,2% em janeiro e 1,3% em fevereiro e leve alta de 0,8% em março. Em dezembro, a variação nominal registrada foi de…[+]
06 fev

Consumidores aderem às marcas próprias

As marcas próprias das redes varejistas estão conquistando um espaço significativo nas compras dos brasileiros. De acordo com a pesquisa da Nielsen, 34% dos lares no Brasil já incluem produtos de marcas próprias em suas despensas, marcando uma mudança de percepção em relação à qualidade desses itens. O GPA (Grupo Pão de Açúcar) é pioneiro nesse movimento e destaca-se com suas marcas próprias, representando 21% das vendas, segundo Allan Gate Hock, diretor de marcas exclusivas do GPA. O executivo relata um crescimento impressionante de 15% nas vendas de itens de marcas próprias da rede em 2023, com destaque para a marca líder do portfólio, Qualitá. “O sortimento de marcas próprias do GPA, especialmente de Qualitá, permeia quase todas as categorias de maior relevância e aceitação. O principal desafio é construir a confiança do cliente, proporcionando conhecimento sobre nossos produtos”, afirma Allan Gate Hock. Hock destaca que o GPA investe em projetos que, muitas vezes, demandam até dois anos para chegar ao produto final, mantendo elevados…[+]
05 fev

Agos e Unifan estudam parceria que vai beneficiar associados

Na manhã desta segunda-feira, 5 de fevereiro, a Agos, por meio de seu vice-presidente e diretor executivo, Gilberto Soares e Augusto Almeida, esteve com o deputado federal Professor Alcides. Na oportunidade conversaram sobre o setor supermercadista e seus impactos na economia, pediram apoio ao parlamentar no que se refere às negociações com o Ministro do Trabalho e Emprego para discutir a Portaria que condiciona o trabalho em feriados à negociação coletiva. A referida portaria prevê que cerca de 200 atividades serão consideradas exceção, dispensadas da negociação coletiva para operarem durante os feriados, entre elas, os supermercados. Os representantes da entidade classista também propuseram junto ao deputado a probabilidade de uma parceria com o Centro Universitário Alfredo Nasser (UNIFAN) com o objetivo de oferecer cursos aos colaboradores de supermercadistas associados à Agos. Fonte: Assessoria de imprensa Agos/Comunicare [+]
05 fev

Consumo do café no Brasil registra um aumento de 1,64% em 2023

A Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) acaba de divulgar dados que apontam um aumento significativo no consumo de café no Brasil em 2023. Os números revelam um crescimento de 1,64% no consumo total de café, enquanto o consumo per capita registrou uma expansão notável de 7,47%. No período de novembro de 2022 a outubro de 2023, os brasileiros consumiram 21,7 milhões de sacas de café. Esse aumento de 1,64% em comparação com o ano anterior representa 39,4% da safra total de 2023, estimada em 55,07 milhões de sacas pela Conab. Isso solidifica o Brasil como líder incontestável no consumo de seus próprios cafés, mantendo uma posição de destaque no cenário global. A análise dos dados tratados pela ABIC também destaca o papel crucial do café não apenas na cultura brasileira, mas também como um impulsionador significativo da indústria nacional. Além do aumento no consumo de café, as indústrias associadas à ABIC experimentaram um crescimento de 2,25%. Brasil: segundo maior consumidor mundial O Brasil…[+]