16 fev

Governo avalia dispensar supermercados de acordo com sindicatos para trabalho nos feriados

O Ministério do Trabalho discute a inclusão de supermercados na lista de atividades que podem funcionar de forma permanente aos feriados sem necessidade de acordo com os sindicatos da categoria de trabalhadores. A inclusão desse setor é um desejo da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), que busca que a pasta coloque esses estabelecimentos na lista de exceções que será divulgada por uma portaria do ministério. A previsão é que a norma seja publicada no dia 20 deste mês. O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, não vê problemas com a inclusão dos supermercados, desde que haja acordo com a Confederação Nacional do Comércio (CNC) e com os trabalhadores. O que for decidido na mesa de negociação será acatado, disse um interlocutor. A lista é aguardada pelo setor produtivo. Em novembro, Marinho revogou uma portaria editada pelo governo anterior, que liberava o trabalho aos feriados sem necessidade de acordo em convenção coletiva. Contudo, após forte reação e uma enxurrada…[+]
14 fev

Agos e Fecomércio retomam parcerias para 2024

O presidente da Associação Goiana de Supermercados (Agos), Sirlei Couto, juntamente com o diretor executivo, Augusto Almeida, estiveram na Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Goiás (Fecomércio-GO) no dia 7 de fevereiro para uma reunião com o presidente daquela instituição, Marcelo Baiocchi e o diretor do Sesc/Senac, Leopoldo Veiga Jardim. O objetivo do encontro foi discutir ações conjuntas para o ano de 2024 e, já no primeiro momento, firmou-se uma parceria entre a Agos e o Senac para oferecer programas de capacitação para profissionais, visando atender à demanda por mão de obra nos estabelecimentos associados à associação de supermercados. De acordo com Augusto Almeida, os projetos buscam facilitar o processo de preenchimento de vagas de trabalho. Ainda durante a reunião, estiveram na pauta dos líderes questões sobre responsabilidade social. “Retomamos a parceria do programa ‘Carrinho Solidário’, que tem como propósito arrecadar doações para o projeto Mesa Brasil, que funciona como uma rede nacional de bancos de alimentos em mais de…[+]
14 fev

Por dentro do supermercado: uma visita no estoque!

A nova filial do Supermarket conta com um mix completo com mais de 10 mil produtos distribuídos em seções de cereais, açougue, mercearia, hortifrúti, padaria, higiene e limpeza. A área de estoque gigantesca, com pé direito alto, abriga dezenas de prateleiras cheias de produtos. São caixas e mais caixas de papelão, embalagens aos montes, pallets e carrinhos num vaivém frenético. Depois, tudo é separado, organizado e armazenado com inventário e relatórios periódicos para não gerar perdas. Apresentamos abaixo algumas dicas para manter o estoque organizado: 1 – Crie padrões e regras para organizar o estoque de forma eficiente 2 – Desenhe o fluxo de entrada e saída 3 – Controle o estoque com rigidez 4 – Conte com uma equipe específica para a organização do estoque 5 – Defina qual deve ser o volume máximo e mínimo 6 – Defina a periodicidade de análise…[+]
09 fev

Entenda como a Experiência do Cliente deixou de ser um diferencial para ser uma necessidade das empresas

80% dos clientes valorizam mais a experiência do que os produtos e serviços e apenas 6% não veem o CX como essencial para tomadas de decisões. A Experiência do Cliente está mais em alta do que nunca. Você provavelmente já viu o termo nos mais diversos artigos, posts e lives de conteúdo. Mas toda esta fama não é à toa: se o CX não estiver na sua lista de prioridades, os clientes não prestarão atenção em sua marca.  Cerca de 80% dos clientes valorizam mais a experiência do que os produtos e serviços, com apenas 6% afirmando que a experiência do cliente não desempenha nenhum papel no seu processo de tomada de decisão.  Então, é o cliente quem decide qual é o verdadeiro valor do seu produto, e só uma experiência marcante pode ajudar neste caso. Isso não é uma situação isolada, mas sim um desafio setorial. Há uma desconexão entre a percepção de empresas sobre seu CX e a percepção de…[+]
08 fev

Procura por repelentes e inseticidas disparam em Goiás em resposta ao aumento de casos de dengue

O aumento é significativo, de 20% a 30%, na venda desses produtos. Mas os supermercados estão abastecidos com estoques para atender a demanda Goiás é o quinto estado no país em incidência de casos de dengue. Dados da Secretaria Estadual de Saúde apontam que apenas nas primeiras cinco semanas de 2024, Goiás registrou mais de 11 mil casos de dengue, um aumento de 40% em relação ao mesmo período do ano passado, por isso, decretou situação de emergência. Em resposta disso, a busca por meios de afastar o Aedes aegypti, mosquito responsável pela transmissão da doença, vem aumentando, e um dos setores que mais consegue observar essa mudança é o de supermercados. O presidente da Associação Goiana de Supermercados (Agos), Sirlei Antônio do Couto, conta que houve uma procura maior por repelentes e inseticidas de vários tipos: “Produtos espirais, eletrônicos, loções líquidas e em creme, citronela. O aumento é significativo, de 20% a 30%, na venda desses produtos. Mas os supermercados estão…[+]
07 fev

Checkout evolui e transforma experiência do cliente

Historicamente, o momento do checkout é o calcanhar de Aquiles da experiência de compra nos supermercados. Depois de imaginar os ingredientes sendo preparados em casa, escolher os produtos preferidos e encher o carrinho de compras, o consumidor gasta um tempo considerável em uma fila esperando sua vez de pagar. É, definitivamente, a parte mais frustrante de qualquer jornada de consumo. Por isso, varejistas em todo o mundo estão acelerando o uso de tecnologias que mudam a experiência de pagamento. Lojas sem caixas, como Amazon Go ou a unidade Muffato Go em Curitiba (PR), são o exemplo mais conhecido de como inovações tecnológicas podem mudar o checkout – ou mesmo eliminá-lo totalmente. Mas existem diversas aplicações que vale a pena conhecer. Na Alemanha, a rede Netto adotou uma variação da loja sem checkouts que traz mais segurança para os clientes de que suas compras foram computadas corretamente. No supermercado smart de Regensburg, próximo de sua sede, aberto no final de 2023, a varejista…[+]
06 fev

IAV-IDV projeta aumento nominal de 6% nas vendas no 1º trimestre deste ano

Vitória (ES) – Supermercados lotados e com filas nos caixas e na entrada funcionam em horário reduzido. (Tânia Rêgo/Agência Brasil) Quando ajustadas pelo IPCA, as vendas apontam queda em janeiro e fevereiro e leve alta em março O IAV-IDV (Índice Antecedente de Vendas do Instituto para Desenvolvimento do Varejo) apresenta previsão de crescimento de 6% nas vendas para o 1º trimestre deste ano. Já o realizado nos 3º e 4º trimestres do ano passado foi de 5% e 6%, respectivamente. O IAV-IDV nominal, que considera a participação das atividades no volume total de vendas do comércio varejista medido pelo IBGE, apresenta previsão de crescimento de 3,3% em janeiro, 3,0% em fevereiro e 4,7% em março, sempre em relação aos mesmos meses do ano anterior. Em dezembro, houve alta de 2,6%. Já os últimos dados apresentados pelo IAV-IDV ajustados pelo IPCA apontam queda real de 1,2% em janeiro e 1,3% em fevereiro e leve alta de 0,8% em março. Em dezembro, a variação nominal registrada foi de…[+]
06 fev

Consumidores aderem às marcas próprias

As marcas próprias das redes varejistas estão conquistando um espaço significativo nas compras dos brasileiros. De acordo com a pesquisa da Nielsen, 34% dos lares no Brasil já incluem produtos de marcas próprias em suas despensas, marcando uma mudança de percepção em relação à qualidade desses itens. O GPA (Grupo Pão de Açúcar) é pioneiro nesse movimento e destaca-se com suas marcas próprias, representando 21% das vendas, segundo Allan Gate Hock, diretor de marcas exclusivas do GPA. O executivo relata um crescimento impressionante de 15% nas vendas de itens de marcas próprias da rede em 2023, com destaque para a marca líder do portfólio, Qualitá. “O sortimento de marcas próprias do GPA, especialmente de Qualitá, permeia quase todas as categorias de maior relevância e aceitação. O principal desafio é construir a confiança do cliente, proporcionando conhecimento sobre nossos produtos”, afirma Allan Gate Hock. Hock destaca que o GPA investe em projetos que, muitas vezes, demandam até dois anos para chegar ao produto final, mantendo elevados…[+]