29 jan

Formas de pagamento: as 5 melhores estratégias para transformar o seu supermercado

Confira o novo artigo exclusivo de Leandro Rosadas para a SuperVarejo Para muitos supermercadistas, o momento do pagamento é apenas um fechamento de venda do seu público. Mas, a verdade é que se torna uma oportunidade para aplicar novas estratégias que podem fidelizar seus clientes e assim aumentar o ticket médio, fazendo com que a sua empreitada tenha um crescimento exponencial. Não à toa, um levantamento feito pela Mastercard revelou que 89% dos brasileiros estão dispostos a testar novos métodos de pagamento e que 55% priorizam conveniência na hora de pagar. Já os divulgados pela Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), 15% dos estabelecimentos disseram que o método preferencial de pagamentos pelos clientes já é o PIX. Enquanto o uso do cartão de débito apresenta um índice de 12%, o cartão de crédito ainda é a opção para a maior parte dos clientes, com 73% de preferência. Se atentando aos novos modos de consumo do público, já há redes…[+]
28 jan

Faturamento da cesta de lanche escolar no varejo alimentar supera o de material escolar

Sucos de 200ml e bolinho apresentaram crescimento em vendas, com 24,4% e 18,2% respectivamente Com o fim das férias escolares se aproximando, a demanda por alimentos para compor a lancheira das crianças começa a crescer em todo o país. Segundo dados da Scanntech, plataforma de soluções tecnológicas, o faturamento da cesta de lanche escolar — que inclui itens como bebida láctea até 200ml, bisnaguinha, bolinho, iogurte até 200ml, refrigerante até 200ml e suco até 200ml — é seis vezes maior que o da cesta de material escolar, composta por produtos essenciais para a rotina estudantil. A venda unitária desses itens cresceu 7,6% em fevereiro do ano passado em comparação com janeiro do mesmo ano. Nos meses subsequentes, há uma queda no consumo até julho e o crescimento retorna com a volta às aulas. O destaque de vendas vai para o suco de 200ml que representa 25,5% da cesta de lanche escolar e é a categoria de maior crescimento em vendas unitárias (24,4%) no…[+]
28 jan

Venda de medicamentos tem embate entre supermercados e farmácias

O anúncio do governo de considerar propostas do setor de varejo alimentar para conter a inflação trouxe um embate acirrado entre os segmentos de supermercados e farmácias. A discussão central é a proposta, da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), de permitir a venda de medicamentos isentos de prescrição médica (MIPs) em supermercados, que divide opiniões entre varejistas e profissionais de saúde. O debate ficou ainda mais intenso quando Eugênio de Zagottis, acionista da RD Saúde, fez uma publicação no LinkedIn argumentando que os supermercados não têm estrutura para comercializar remédios de forma segura. “A medida teria efeito mínimo na redução da inflação e ainda aumentaria os gastos das redes supermercadistas”, afirmou. Em resposta, João Galassi, presidente da Abras, defendeu a proposta como uma maneira de ampliar o acesso a medicamentos em áreas com pouca cobertura farmacêutica. Ele afirma que, com supervisão e regulação adequadas, o modelo pode beneficiar milhões de brasileiros. Custos O custo de operação que a medida exigiria é um…[+]
10 jan

Supermercados e atacarejos lideraram o crescimento do varejo em 2024

O setor de varejo alimentar brasileiro apresentou um desempenho robusto em 2024, com destaque para os segmentos de supermercados e atacarejos. Dados recentes do IBGE revelaram que, no acumulado até outubro, as vendas de hipermercados e supermercados cresceram 5,2%, superando o ritmo do varejo geral, que registrou alta de 4,4%. Esse crescimento é atribuído a diversos fatores, incluindo a recuperação gradual da economia, o aumento da massa de rendimento real e a expansão do mercado de trabalho. O aumento do poder de compra dos consumidores tem sido impulsionado pelas vendas no varejo alimentar, refletindo-se nos resultados positivos dos supermercados. Paralelamente, o segmento de atacarejo continua expandindo sua participação no mercado. Combinando características de atacado e varejo, os atacarejos atraem tanto consumidores finais em busca de preços mais competitivos quanto pequenos comerciantes que se abastecem nesses estabelecimentos. Em 2024, redes como Assaí e Atacadão registraram avanços inovadores em suas receitas, consolidando-se como players relevantes no setor. A competitividade entre supermercados e atacados tem se intensificado, fazendo com que ambos os formatos adotem estratégias inovadoras para fidelizar…[+]
10 jan

Saiba quais são as perspectivas do varejo alimentar em 2025

Simplificação da gestão com a reforma tributária, digitalização e sustentabilidade devem dar o tom à operação do setor este ano Assim como qualquer segmento envolvendo o comércio, a trajetória do setor depende das expectativas de evolução da economia brasileira ao longo de 2025. Algumas projeções, porém, já permitem vislumbrar os caminhos que serão percorridos neste ano pelo varejo alimentar. Segundo Claudio Felisoni de Angelo, presidente do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo (IBEVAR), as condições presentes levam a estimar uma expansão do PIB entre 2% e 2,5% em 2025 – e essa perspectiva é uma boa notícia. “Nós esperamos um crescimento entre 2% e 4% do setor de supermercados. É preciso observar, entretanto, que persistem muitas dúvidas sobre o controle da inflação, tendo em vista a pouca disposição do governo em cortar despesas. As reações recentes mostram isso”, explica. De acordo com Claudio, o aumento da pressão inflacionária gera basicamente dois movimentos que reduzem o potencial de crescimento das vendas. “O primeiro, e…[+]
09 jan

Supermercados ultrapassam atacarejos em faturamento no decorrer de 2024

O café foi um dos itens que teve o maior aumento nos preços em 2024 O faturamento dos supermercados superou o dos atacarejos regionais em 2024. Enquanto o primeiro cresceu 5,3%, o modelo de cash & carry avançou 3,9%. Dentre os principais motivos para essa diferença entre os modelos de negócio estão o maior repasse de preço e leve crescimento das vendas unitárias nos supermercados.  Os dados pertencem ao Radar Scanntech, e para se ter uma ideia, enquanto os supermercados tiveram uma elevação de 5,3% em valor e de 0,6% em unidades, os atacarejos regionais ficaram com um aumento de 3,9% e queda de 0,1%, respectivamente. Já em relação ao preço por unidade, os supermercados avançaram 4,7%, contra os 4% dos atacarejos.  A pesquisa também avaliou a movimentação das cestas, e verificou um aumento nos preços da mercearia básica alavancado pelas categorias de café, óleo e leite. Os dois primeiros itens citados acumulam também os maiores aumentos em 12 meses, e seguem com variações…[+]
08 jan

Confira dicas práticas para reduzir o turnover e aprimorar a retenção no seu varejo

O turnover é um dos maiores desafios do setor, e pode custar entre 30% e 150% do salário anual de um funcionário, considerando os custos financeiros de recrutamento, treinamento e perda de produtividade. A saída de colaboradores também pode afetar a moral da equipe, aumentar a carga de trabalho dos que permanecem e prejudicar a coesão da cultura organizacional. Em 2023, o índice de rotatividade de colaboradores em supermercados atingiu 58,2%, segundo levantamento da Future Tank, consultoria econômica da Asserj (Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro). Isso significa que, na média, a cada ano mais da metade dos colaboradores é trocada nas empresas. No Estado do Rio de Janeiro esse índice é de 37,9%, enquanto em São Paulo é de 52,8%. Já em Minas Gerais e no Espírito Santo os índices são superiores à média nacional com 68,1% e 70,1%, respectivamente.  Segundo a especialista Ana Gusmão, diretora de práticas de gente da Falconi, alguns dos principais fatores que influenciam esse problema são o desalinhamento…[+]
08 jan

Sete tendências que vão impactar os supermercados em 2025

Relatório “Retail Trends to Watch 2025” mostra as tecnologias que podem transformar o ambiente de negócios neste ano O ano de 2024 foi desafiador para o varejo – como, por sinal, tem sido a regra. No mercado global, a inflação vem em um novo patamar desde a pandemia, uma vez que tensões políticas causam incertezas e dificultam a acomodação dos preços. Em toda parte, do Brasil à China, os consumidores estão mais cautelosos em seus gastos, tentando maximizar seu orçamento ao buscar formatos como o atacarejo. Esse cenário também predomina nos supermercados americanos. Segundo o relatório “Retail Trends to Watch 2025”, elaborado pela Placer.ai, boa parte dos consumidores tem buscado marcas mais baratas e cortado gastos supérfluos. O preço, porém, não é o único fator de mudança de comportamentos: a busca por saúde e bem-estar tem impulsionado de academias a restaurantes naturais (incluindo a área de hortifruti e o foodservice dentro dos supermercados). Para a Placer.ai, 7 temas dominarão o desenvolvimento…[+]