08 jan

Confira dicas práticas para reduzir o turnover e aprimorar a retenção no seu varejo

O turnover é um dos maiores desafios do setor, e pode custar entre 30% e 150% do salário anual de um funcionário, considerando os custos financeiros de recrutamento, treinamento e perda de produtividade. A saída de colaboradores também pode afetar a moral da equipe, aumentar a carga de trabalho dos que permanecem e prejudicar a coesão da cultura organizacional. Em 2023, o índice de rotatividade de colaboradores em supermercados atingiu 58,2%, segundo levantamento da Future Tank, consultoria econômica da Asserj (Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro). Isso significa que, na média, a cada ano mais da metade dos colaboradores é trocada nas empresas. No Estado do Rio de Janeiro esse índice é de 37,9%, enquanto em São Paulo é de 52,8%. Já em Minas Gerais e no Espírito Santo os índices são superiores à média nacional com 68,1% e 70,1%, respectivamente.  Segundo a especialista Ana Gusmão, diretora de práticas de gente da Falconi, alguns dos principais fatores que influenciam esse problema são o desalinhamento…[+]
08 jan

Sete tendências que vão impactar os supermercados em 2025

Relatório “Retail Trends to Watch 2025” mostra as tecnologias que podem transformar o ambiente de negócios neste ano O ano de 2024 foi desafiador para o varejo – como, por sinal, tem sido a regra. No mercado global, a inflação vem em um novo patamar desde a pandemia, uma vez que tensões políticas causam incertezas e dificultam a acomodação dos preços. Em toda parte, do Brasil à China, os consumidores estão mais cautelosos em seus gastos, tentando maximizar seu orçamento ao buscar formatos como o atacarejo. Esse cenário também predomina nos supermercados americanos. Segundo o relatório “Retail Trends to Watch 2025”, elaborado pela Placer.ai, boa parte dos consumidores tem buscado marcas mais baratas e cortado gastos supérfluos. O preço, porém, não é o único fator de mudança de comportamentos: a busca por saúde e bem-estar tem impulsionado de academias a restaurantes naturais (incluindo a área de hortifruti e o foodservice dentro dos supermercados). Para a Placer.ai, 7 temas dominarão o desenvolvimento…[+]
03 jan

Como será o varejo supermercadista em 2030?

Líder de produtos de consumo para Américas da Bain & Co mostra que o setor está próximo de passar por transformações profundas Em 2030, o consumidor entrará em supermercados bem diferentes dos atuais. Serão lojas com muito mais tecnologia embarcada, que conseguirão entender a fundo as necessidades de seus clientes e gerarão receita de maneiras bem diferentes das de hoje. Essa é a avaliação de Jorge Rujana, líder de produtos de consumo para as Américas da Bain & Co. Falando para as principais lideranças do varejo supermercadista brasileiro na ABRAS’24 food retail future, que aconteceu em setembro em Campinas (SP), o executivo apresentou um panorama que aponta para grandes mudanças em um curto espaço de tempo. “Estamos começando a viver uma convergência nos supermercados, em que varejistas tradicionais aprendem a atuar de forma digital, ao mesmo tempo em que empresas de tecnologia se tornam varejistas”, afirma Rujana, descrevendo um cenário que assume tons diferentes em cada país, mas está presente em cada startup…[+]
03 jan

Vendas no varejo crescem 3,4% no Natal, aponta índice da Cielo

Estudo da Cielo mostra que o comércio físico teve resultado superior ao e-commerce As vendas do varejo no Natal, apuradas entre os dias 19 e 25 de dezembro deste ano, cresceram 3,4% em relação ao mesmo período do ano passado, aponta o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA). As vendas presenciais cresceram 3,4% enquanto o e-commerce registrou alta de 2,9%, diz a pesquisa. Os setores que apresentaram as variações mais positivas, de acordo com a Cielo, foram: Supermercados e Hipermercados (+6,0%), Drogarias e Farmácias (+5,8%), Óticas e Joalherias (+5,7%), Turismo e Transporte (+4,1%), Alimentação – Bares e Restaurantes (+3,9%), Cosméticos e Higiene Pessoal (+3,3%) e Varejo Alimentício Especializado (+3,2%). O único setor a apresentar variação negativa foi Vestuário e Artigos Esportivos (-0,3%). Em relação ao Natal, Carlos Alves, vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo, afirma que o resultado ligeiramente superior do Varejo físico em relação ao e-commerce demonstra a importância das vendas presenciais na data. “Apesar das vendas pela…[+]
02 jan

Varejo alimentar cresceu 5,4% em 2024

O faturamento do ano foi de R$ 1,27 trilhão O varejo alimentar brasileiro caminha para encerrar o ano de 2024 com um crescimento de 5,4%, alcançando a marca de R$ 1,27 trilhão em faturamento. Segundo dados da Scanntech, plataforma de soluções tecnológicas, o desempenho reflete a resiliência e relevância do setor, que representa 10,84% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, estimado em R$ 11,721 trilhões para o ano. “Nos últimos meses, vimos uma desaceleração no crescimento de volume devido ao descolamento da inflação, que se tornou o principal fator do aumento no faturamento. Esta dinâmica deverá se manter no início de 2025, considerando a continuidade do cenário inflacionário impulsionado por commodities afetadas por fatores climáticos, variações cambiais e pelo equilíbrio de demanda e oferta no mercado interno e externo”, avalia Thomaz Machado, CEO da Scanntech. A diferença entre o crescimento da renda média nominal e da inflação resulta na variação do poder de compra dos consumidores. Após estabilidade do primeiro…[+]
02 jan

Vendas de Natal, compras e trocas de presente crescem em supermercados

Vendas de Natal ficam 5,20% maiores As vendas para o Natal de 2024 foram acima do esperado pelos lojistas pelotenses. Os últimos cinco dias antes do Natal foram de movimento intenso, segundo o levantamento feito pelo Sindicato do Comércio Varejista (Sindilojas) de Pelotas junto aos associados. Neste Natal, as vendas foram 5,20% maiores do que em 2023. Segundo o presidente Renzo Antonioli, venderam mais os lojistas que estavam mais preparados, com estoques reforçados e promoções para agradar aos consumidores. Ao contrário de anos anteriores, o movimento da terça-feira foi muito grande. “Nos surpreendeu. Dezembro não tinha começado bem”, lembrou Antonioli. Já o domingo foi muito bom, segundo o presidente. Este índice de vendas é considerado muito bom pelos lojistas e ajuda o setor a se recuperar das perdas trazidas pela enchente do mês de maio. Ajuda na parte financeira, para a reposição de estoques, no pagamento de dívidas e do 13º salário dos funcionários. E mais ainda, segundo Antonioli. “Ajuda…[+]
23 dez

Câmara aprova a reforma dos impostos; farmácias e supermercados devem ser impactados

Objetivo das alterações é tentar fazer com que o consumidor pague, no máximo, 26,5% de IVA, e não 28,5% A reforma dos impostos, aprovada pelo Senado, impactaria os supermercados e farmácias do país, já que bebidas açucaradas e remédios estão inclusos em alterações feitas pelos deputados na regulamentação da reforma.  Os senadores tinham excluído cerca de 380 medicamentos da lista de isenção da taxa sobre o consumo, o IVA, o que faria os preços subirem. A Câmara retomou a cobrança zero. Em compensação, refrigerantes e sucos voltarão a ser incluídos no chamado ‘imposto do pecado’, criado para sobretaxar produtos prejudiciais à saúde.  O benefício dado ao setor de saneamento básico foi retirado, assim como para água mineral e biscoitos. Foram mantidos pelos deputados o cashback para internet e menos tributos sobre fraldas, frutas e cereais.  O objetivo das alterações é tentar fazer com que o consumidor pague, no máximo, 26,5% de IVA, e não 28,5% como foi…[+]
23 dez

Chegada do verão e festas de fim de ano impulsionam vendas de bebidas

Temporada mais aguardada pelo varejo alimentar é promissora, em especial para categoria de cervejas O final de ano e o verão, temporada mais aguardada pelo varejo, devem impulsionar o crescimento nas vendas de bebidas devido à onda de calor prevista para os próximos meses. Marcas de cervejas como Heineken, Sol, Amstel e Devassa terão destaque ao longo do período, segundo a HEINEKEN. A previsão é que outros rótulos da empresa como Praya e Amstel Ultra, que vem crescendo em duplo dígito a cada ano, passem a integrar o ranking. Também há expectativa de aumento nas vendas na recém-lançada Sol Zero. Segundo a diretora nacional de vendas do Grupo HEINEKEN, Giuliana Bernardo, o aumento de vendas da categoria de não alcoólicos também é esperado ao longo do período. “Temos notado grande representatividade nas vendas de marcas de refrigante como a FYS e o Clash’d, primeiro refrigerante brewed do mercado brasileiro, feito apenas com ingredientes naturais. Acompanhando os hábitos de consumo do mercado, esperamos que a adesão…[+]