07 jan

Makro investe em saúde emocional de colaboradores

Fonte: Newtrade A necessidade de isolamento social levou o Makro a lançar o Espaço de Fala e Escuta Especial para abordar temas relacionados à saúde e acolhimento com seus colaboradores. Em encontros virtuais que contam com palestras de especialistas, o atacadista conseguiu fazer a diferença no dia a dia de seus profissionais neste momento tão desafiador pelo qual o mundo passa. Desde o início da pandemia, a companhia já promoveu dez encontros por vídeoconferência, de cerca de 1 hora cada, nos quais foram abordados temas como estresse, o mundo pós-Covid-19, futuro do trabalho, saúde emocional, home office com os filhos, orgulho LGBTQI+, entre outros. “Nessas conversas, costumamos apresentar dados sobre o assunto para gerar reflexão e abrimos para perguntas e interação dos participantes. É um ambiente de acolhimento, de troca e respeito, onde o colaborador fica à vontade para tirar dúvidas, compartilhar experiências e desabafar”, conta Gilson Ferreira de Jesus, diretor de recursos humanos do Makro. Os participantes ficam à vontade para interagir da maneira que se sentem melhor: com a câmera ligada,…[+]
07 jan

Refrigerante? Não. A tendência agora são os chás e sucos

Fonte: SuperVarejoA pandemia consolidou uma tendência que veio para ficar: a saudabilidade. Melhor informado e atento ao que leva à mesa, o consumidor tem repensado seus hábitos alimentares, optando por bebidas mais saudáveis. Para comprovar isso, basta observar as gôndolas dos supermercados com espaços mais amplos para as categorias de sucos e chás naturais, um reflexo do aumento no número de adeptos do estilo de vida saudável. De acordo com o mais recente estudo Estilos de Vida 2019 da Nielsen, 28% da população brasileira já procura por produtos orgânicos e ingere menos sal, açúcar, gordura e industrializados. Já a pesquisa da Euromonitor Internacional, também de 2019, aponta que nos últimos cinco anos a indústria de bebidas saudáveis cresceu cerca de 12,3% e há previsão de crescimento de 4,4% por ano até 2021.A Campo Largo, uma das principais produtoras de sucos do país, possui em seu portfólio opções que vão ao encontro do que esse novo comportamento almeja: bebida saudável de verdade. “Nossa missão é entregar saúde e sabor, afinal as pessoas querem viver melhor comendo bem. Garantimos isso investindo…[+]
06 jan

Supermercado deve indenizar por negar ida ao banheiro

Fonte: Consultor JurídicoPor entender que houve culpa da empresa na situação constrangedora, a 8ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJ-MG) manteve sentença que condenou um supermercado de Vespasiano a indenizar a família de um cliente que teve acesso negado ao banheiro do estabelecimento. O homem era idoso e sofria de hipertensão e diabetes. Por isso, usava medicamentos que aumentavam sua necessidade de urinar. Na ocasião, fazia compras com sua esposa, que solicitou permissão para o marido usar o banheiro. Tanto uma funcionária quanto uma gerente negaram o pedido, argumentando que o uso seria restrito à equipe do estabelecimento. Com a demora, o homem urinou nas calças dentro do local. Na primeira instância, o supermercado foi condenado a pagar R$ 10 mil por danos morais. A empresa recorreu, argumentando que a culpa seria exclusiva da vítima ou concorrente. Destacou que o local não teria estrutura física para fornecer banheiro ao público. Também alegou que a esposa teria sido negligente com a condição física do homem e não teria esclarecido a situação, e que o acesso seria permitido se…[+]
23 dez

Vendas do autosserviço nacional acumulam alta de 5,94%

O setor supermercadista acumula alta real (deflacionada pelo IPCA/IBGE) de 5,94% até outubro na comparação com o mesmo período do ano anterior, de acordo com o Índice Nacional de Vendas da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), apurado pelo Departamento de Economia e Pesquisa da entidade. Em relação a outubro de 2019 a alta foi de 12,43%, e de 7,35%, quando comparado ao mês de setembro de 2020. “O nosso resultado acumulado reflete o comportamento do consumidor adquirido na pandemia, que continua priorizando o consumo dentro do lar, e a continuidade do auxílio emergencial. Um crescimento acima do esperado pelo setor para o ano. A projeção inicial da ABRAS, divulgada em janeiro de 2020, estava em 3,9%. Acreditamos que nos próximos meses os números devem se manter no patamar de 5%”, destaca o presidente da ABRAS, João Sanzovo Neto. Abrasmercado Em outubro, o *Abrasmercado registrou alta de 3,56% na comparação com setembro, passando de R$ 576,40 para R$ 596,93. No acumulado dos 12 meses (outubro2019/outubro2020), o…[+]
22 dez

Agos em Ação: Presidente da Associação Goiana de Supermercados faz visita no Supermercado Colosso, em Goiânia

O Presidente da Associação Goiana de Supermercados, Gilberto Soares fez uma visita de cortesia na manhã do último sábado (19), no Supermercados Colosso, localizado no Setor Estrela Dalva, em Goiânia. Na ocasião o presidente foi recebido pelo proprietário da loja, Carlos Henrique, que também é proprietário do Supermercado Castelo. Na oportunidade também estavam presentes o supermercadista e conselheiro da Agos, Valdeci Luciano da Costa e administrador da Agos, Júlio Cezar da Silva. [+]
22 dez

Iris inaugura ponte na Av. dos Alpes e é condecorado com o título de Supermercadista Honorário

Durante a inauguração da ponte na Av. dos Alpes, que liga o Setor Sudoeste ao Jardim América, em frente à sede da Agos, no sábado (19), o prefeito de Goiânia, Iris Rezende Machado, recebeu o título de Supermercadista Honorário, pelas mãos do presidente da Agos, Gilberto Soares. Estavam presentes no evento o Governador do Estado de Goiás, Ronaldo Caiado, O Deputado Federal, Glaustin da Fokus e alguns supermercadistas.  A premiação Supermercadista Honorário demonstra o reconhecimento da Agos àqueles que, em suas atividades, tenham se pautado pelo trabalho em prol do setor supermercadista e, consequentemente, da sociedade goiana. [+]
18 dez

ACIEG vista Associação Goiana de Supermercados para firmar parceria e unir forças

Na tarde desta quinta-feira (17), o Presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Goiás – ACIEG, Rubens José Fileti o Vice-Presidente da ACIEG, Thiago Falbo e o primeiro secretário, Yure Augustos e, estiveram presentes na sede da Associação Goiana de Supermercados – Agos, para uma visita de cortesia, ao Presidente Gilberto Soares. Na ocasião marcaram presença os supermercadistas, José Elias de Paula e Ricardo Pinheiro dos Santos, os assessores jurídicos da Agos, Reginaldo Vasconcelos e Fabrízio Caldeira. O encontro teve intuito de estreitar os laços entre as instituições. As duas entidades pretendem firmar parceria para dar mais robustez ao setor supermercadista e congêneres e beneficiar os associados. Vale lembrar que no início deste mês de dezembro, a Agos participou da inauguração da Câmara de Arbitragem e Conciliação, na sede da ACIEG. [+]
17 dez

Nota Técnica esclarece sobre caracterização da COVID-19 como doença ocupacional

Obrigatoriedade de emissão de CAT pelas empresas permanece inalterada A Secretaria Especial de Previdência e Trabalho publicou Nota Técnica esclarecendo as regras aplicáveis, no âmbito do Regime Geral de Previdência Social, à análise do nexo entre o trabalho e a COVID-19 para fins de concessão de benefícios. Obrigatoriedade de emissão de CAT pelas empresas, quando cabível, permanece inalterada. No dia 11 de dezembro de 2020 foi formalizada a Nota Técnica SEI nº 56376/2020/ME, que tem por finalidade esclarecer as regras aplicáveis à análise do nexo entre a COVID-19 e o trabalho para fins de concessão de benefício previdenciário. A Nota Técnica foi elaborada à luz da legislação previdenciária, para esclarecer a interpretação que deverá ser aplicada quando da concessão de benefícios, ou seja, quando o segurado for submetido a uma avaliação da Perícia Médica Federal, responsável pela caracterização técnica do nexo entre o trabalho e o agravo. Para melhor compreensão do tema, seguem as principais dúvidas que a Nota Técnica objetiva responder. 1) A…[+]