


Lançada a 19ª edição da SuperAgos com perspectiva de muitos negócios e troca de conhecimento
Evento foi apresentado à imprensa pela direção da Agos; mostra será realizada de 13 a 15 de setembro no Centro de Convenções de Goiânia A 19ª edição da SuperAgos, o maior evento do Centro-Oeste para supermercadistas e panificadoras, foi lançada oficialmente nesta segunda-feira (15/08), durante café da manhã promovido pela Associação Goiana dos Supermercados (Agos) para a imprensa e convidados no Comfort Hotel Goiânia. A mostra será realizada de 13 a 15 de setembro no Centro de Convenções da capital. Em seu pronunciamento, o presidente da Agos, Gilberto Soares da Silva, disse que a expectativa é superar o volume de negócios registrado na feira anterior, em 2019, que totalizou R$ 50 milhões. Lembrou que o evento ficou paralisado por dois anos (devido à pandemia da Covid-19), mas há boa expectativa. “Nós estamos muito confiantes, muito otimistas com essa retomada (econômica)”, afirmou. Acrescentou que a SuperAgos terá bons negócios, muito relacionamento, novidades, palestras e oficinas destinadas à qualificação dos colaboradores do segmento, para atender um cliente cada vez mais exigente. “Isso para que a…[+]
Consumidor muda hábitos no mercado e descarta marcas famosas
Consumidor muda hábitos no mercado e descarta marcas famosas A intensificação de ofertas nos supermercados e ampla variedades de marcas somadas aos recursos extras injetados na economia e a queda na taxa de desemprego impulsionaram o Consumo nos Lares Brasileiro no primeiro semestre. O indicador, medido pela Associação Brasileira de Supermercados encerrou o período com alta de 2,20%. Na comparação junho ante maio, o indicador apresentou alta de 0,10%. Em relação a junho de 2021 a alta é de 6,03%. Todos os indicadores são deflacionados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para fazer frente a alta da inflação dos alimentos, o consumidor fez compras mais planejadas, trocou marcas e buscou mais promoções. O varejo intensificou as negociações comerciais com os fornecedores, ampliou o número de marcas e fez mais promoções nas lojas.Assim, no que se refere à variedade de marcas, na região Sul, por exemplo, o consumidor encontrou nas gôndolas ao menos 37 marcas de arroz, no Nordeste foram 27. [+]
Prefeitura de Goiânia propõe revogar faixa da tabela que torna IPTU mais caro para 2,2 mil imóveis, como hotéis, supermercados e centros esportivos
A Prefeitura de Goiânia vai propor, ao Poder Legislativo, alterações em uma tabela usada como parâmetro para o cálculo de IPTU. Ela divide todas as edificações do município em 10 categorias: casa, sobrado, apartamento, barracão, loja, escritório, galpão comum, galpão industrial, telheiro e a categoria “especial”. Para cada uma, o Código Tributário Municipal (CTM) estabelece um valor de referência para o metro quadrado. O mais alto é o da categoria “especial”, que a prefeitura vai revogar. Todos os 2.280 imóveis que fizeram parte dela, em 2022, serão reenquadrados em outra faixa, o que resultará em redução de IPTU. A categoria “especial” foi utilizada, ao longo dos anos, como solução para edificações que não se encaixavam em nenhuma outra faixa. “É o caso, por exemplo, de hotéis, centros esportivos e supermercados”, explica o secretário municipal de Finanças, Vinícius Henrique Pires Alves. “O fim dessa categoria vai forçar o reenquadramento desses imóveis e a posterior redução do IPTU, já que a especial tem o metro quadrado mais valorizado”, destaca. A mudança faz parte do projeto…[+]
Novo canal de WhatsApp gera cerca de mil vendas por dia
Ferramenta com inteligência artificial dá conta do recado em parte das lojas de grupo nacional de Varejo de Alimentos Para comemorar o aniversário de 21 anos da rede de supermercados, a Dia Brasil anunciou o lançamento do seu canal de vendas via WhatsApp. Durante o período de implementação, a ferramenta atenderá Belo Horizonte, em Minas Gerais, e todas as regiões da capital paulista. Com entrega em até duas horas na metrópole, será possível agendar os pedidos ou retirá-los em unidades físicas através do número de WhatsApp da varejista. A novidade foi responsável por mais de 12 mil vendas durante o período de soft-opening (abertura prévia), realizado nos primeiros 15 dias de implementação. São aceitos pagamentos com cartões, à vista ou parcelado. A companhia afirma que, a partir da segunda quinzena de agosto, também passará a aceitar Pix. “São 21 anos de história, e agora estamos buscando caminhos para estar cada vez mais perto dos nossos clientes. Celebrar nosso aniversário com um novo canal para estar ainda mais presente na vida do consumidor…[+]
Supermercados acompanham queda das vendas no varejo
O IBGE divulgou, no último dia 10, os resultados do varejo de junho de 2022. Em números gerais, o comércio varejista registrou queda de 1,4% na comparação com maio. No acumulado de 12 meses, a retração é de 0,9%. O canal de super e hipermercados acompanhou este movimento de queda, com -0,5% na comparação com o mês de maio e -1,2% no acumulado dos últimos 12 meses. Apesar disso, na comparação de junho de 2022 com o mesmo mês de 2021, o canal apontou alta de 1,4% pelos números do IBGE. As variações apresentadas nesta notícia são referentes ao volume de vendas. Fonte: Giro News [+]
Preços dos combustíveis e das contas de luz caem e puxam a maior deflação da história
As reduções dos preços dos combustíveis (-14,15%) e das tarifas de energia elétrica (-5,78%) aliviaram o bolso dos brasileiros e contribuíram para a primeira deflação brasileira desde maio de 2020. Em julho, a inflação oficial caiu 0,68%, o menor resultado da série histórica do índice, iniciada em janeiro de 1980, de acordo com dados divulgados nesta terça-feira (9) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Mesmo com a variação negativa, o IPCA (índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) registra alta de 10,07% no acumulado dos últimos 12 meses, resultado ainda acima do dobro do teto da meta estabelecida pelo governo para o período, de 3,5%, com margem de tolerância de 1,5 ponto (de 2% a 5%). No ano, o índice tem alta de 4,77%. A deflação do mês é justificada pela redução das alíquotas do ICMS sobre gasolina e energia elétrica nos estados e pelo corte do PIS/Cofins sobre a gasolina e o etanol até o fim de 2022. Na avaliação das instituições financeiras, o alívio deve ser sentido pelas famílias até o fim…[+]