17 maio

Produtos “feinhos” ganham o consumidor

Toda a cadeia lucra e o cliente saí satisfeito das lojas Uma nova modalidade de comercialização está ganhando espaço no supermercado: a venda de produtos perto do vencimento, conhecidos como “vencidinhos”, e de itens que estão com as embalagens amassadas, mas sem comprometimento da qualidade, chamados de “feinhos”. Ganham o consumidor, que mantém o padrão de compra e economiza; o fornecedor, que não tem devolução; e o supermercadista. No Rio, a prática ainda caminha a passos lentos, mas o Superprix já a adotou. Na rede, os descontos variam de 10% a 50%. Os produtos têm sido a saída de muitos consumidores para manter o padrão de compra, sem estourar o orçamento. A Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (Asserj) vê com bons olhos a comercialização desses produtos. Em São Paulo, por exemplo, já há estabelecimentos comerciais especializados na venda dessas mercadorias. “A Asserj incentiva muito esse tipo de iniciativa, que é boa para todo mundo: para a indústria, que escoa a produção, para o supermercado, que garante a…[+]
16 maio

Recrutamento e seleção é tema de palestra na Agos

A Associação Goiana de Supermercados (Agos) promove nesta terça feira, 17 de maio, a partir das 14h, palestra “Recrutamento e Seleção – Técnicas e dinâmicas para um processo seletivo mais assertivo”, com a psicóloga, especialista em Gestão de Pessoas, Hellen Brenda Sampaio. O evento acontece no espaço de eventos da associação e contará com o lançamento do programa Talentos Agos, mais uma iniciativa da entidade que visa facilitar a vida dos supermercadistas associados, principalmente na hora de contratar colaboradores. A palestra é direcionada para as equipes de recrutamento e seleção de pessoal da sua empresa e conta com a colaboração e doação de dois quilos de alimentos não perecíveis, a ser destinado a entidades assistidas pela Agos. Inscreva agora mesmo a sua! Serviços Palestra: Recrutamento e Seleção – Técnicas e dinâmicas para um processo seletivo mais assertivo Palestrante: Hellen Brenda Sampaio, psicóloga, especialista em Gestão de Pessoas Data/Hora: 17 de maio, a partir das 14h Local: Espaço de eventos da Agos…[+]
16 maio

Atacarejo com alimentação flexitariana será entregue na próxima semana

Trata-se da 11ª unidade com mix de 11 mil ítens , padaria self service e uma adega completa Após o sucesso da abertura da maior loja da rede, em São Leopoldo, o Macromix Atacado já tem mais uma inauguração no radar.No próximo dia 26 de maio, a rede faz sua estreia em Portão com um empreendimento de 7.700m² de área total e 3.100m² de área de venda. A loja estará localizada na ERS 240, nº 3930. O mix variado de produtos é sempre um dos diferenciais nas lojas da rede e no Macromix Portão não será diferente: serão 11 mil itens. Entre eles, as opções vegetarianas, veganas e o setor dos chamados produtos especiais e restritivos (sem glúten e sem lactose) merecem destaque. “Além disso, teremos uma excelente adega com vinhos nacionais e importados e um amplo setor de produtos resfriados e congelados”, ressalta o superintendente de Atacarejo da UnidaSul, holding que administra o Macromix, Eloi Zagonel. PADARIA A exemplo do recém-inaugurado Macromix Padre Reus, em São…[+]
16 maio

Pedidos de alimentos e bebidas por internet quase dobram no 1º T

Dados da Neotrust retratam o movimento do e-commerce no começo do ano com a retomada do varejo físico Segundo a Neotrust, o e-commerce brasileiro teve um crescimento de 12,6% no 1º trimestre de 2022. Isso representou um faturamento de R$ 39,6 bilhões ao comércio digital. Houve também alta no número de pedidos, que totalizou 89,7 milhões de compras online. Ou seja, uma elevação de 14% em comparação aos três primeiros meses do ano passado. O destaque é a região Nordeste, que registrou aumento de 20% no faturamento e somou R$ 6,95 bilhões. Além disso, teve alta de 29% nos pedidos, com 14,3 milhões de compras realizadas. Vale lembrar que, segundo a pesquisadora, todas as regiões brasileiras apresentaram crescimento no e-commerce no 1º tri de 2022. O Sudeste, região com maior faturamento e número de pedidos no varejo digital do Brasil, arrecadou R$ 22,8 bilhões. No caso dos pedidos, foram mais de 54,7 milhões de compras, elevação de 9% em ambos os indicadores em comparação com o mesmo período do ano passado. [+]
13 maio

Amazon aumenta foco no setor de supermercados

Varejista reforça expansão dos formatos Fresh e Go, estimulada por avanço de 17% nas vendas Os números do primeiro trimestre de 2022 mostram que uma grande transformação vem acontecendo na Amazon, maior varejista online do mundo. A empresa disse que seu faturamento avançou 7% na comparação anual, para US$ 116,4 bilhões. Excluindo os efeitos das variações cambiais, o crescimento foi de 9% sobre o primeiro trimestre de 2021. Enquanto as vendas online recuaram 3%, para US$ 51,1 bilhões, as vendas em lojas físicas, incluindo as bandeiras supermercadistas Whole Foods, Amazon Fresh e Amazon Go, avançaram 17% na comparação anual, para US$ 4,6 bilhões. Com isso, a empresa completou quatro trimestres seguidos de expansão de dois dígitos nas vendas em seus supermercados. O crescimento consistente das vendas de alimentos fez com que a Amazon anunciasse, há poucos meses, o fechamento de suas lojas físicas não alimentares (Amazon Books, Amazon 4 Star e lojas pop up) e colocasse o pé no acelerador na abertura de supermercados. No primeiro trimestre, foram 8 novas lojas Amazon Fresh,…[+]
13 maio

Alta de preços leva o brasileiro a ir menos ao supermercado, diz Abras

Com a alta dos preços dos alimentos, o brasileiro tem ido cada vez menos ao mercado. É o que aponta a pesquisa da Abras – Associação Brasileira de Supermercados sobre o Consumo nos Lares Brasileiros, referente ao 1º trimestre de 2022, divulgada nesta quinta-feira (12). De acordo com o vice-presidente da Associação, Márcio Milan, com uma renda mais restrita, o brasileiro também tem trocado os produtos por marcas mais baratas e limitado as compras de alimentos. Com a inflação batendo 12,13% em 12 meses, está difícil ir às compras. É o que afirma a diarista Francisca Jansen. Para o economista Guidborgongne da Silva, conselheiro da Regional de Economia do Distrito Federal, a queda no poder de compra na hora de ir ao mercado é porque a renda do brasileiro caiu, decorrente da ausência de reposição inflacionária nos salários da maioria dos trabalhadores. Ele explica que nesse contexto, os supermercados estão procurando ofertar produtos básicos e diminuindo a oferta de produtos mais caros. Segundo o economista a…[+]
12 maio

Agos faz doação de donativos em duas entidades de Goiânia

Preocupada em promover ações sociais que possam ajudar o próximo, a Associação Goiana de Supermercados (Agos) arrecada alimentos sempre que promove cursos, palestras e eventos. No dia 11 de maio, foi uma data para realizar as doações, que também teve contribuição da Rede de Supermercados Portal. Na data, o secretário administrativo da associação, Júlio Reis, esteve no Solar Colombino Augusto de Barros, localizado no Parque Amazônia, para entregar os donativos. Na ocasião, foi recebido pelo diretor da Instituição, Manoel Silva. Na mesma data, Júlio esteve no Abrigo dos Idosos São Vicente de Paulo, que fica no Jardim América. “Quem nos recebeu foi a funcionária Márcia Evangelista que agradeceu com muita simpatia. Ambos os abrigos estão localizados em Goiânia”, conta Júlio. Fonte: Assessoria de Comunicação Agos/Comunicare [+]
12 maio

Com renda apertada, brasileiros aumentam consumo em casa e ações de supermercados sobem

No primeiro trimestre, o Índice Nacional de Consumo dos Lares Brasileiros cresceu 2,59% Com a inflação pesando cada vez mais no bolso do consumidor, não é todo mundo que pode se dar o luxo de sair para comer em um bom restaurante com a família ou os amigos. O jeito é ficar em casa, fazer as contas no aplicativo do banco e improvisar uma receita com o que tem na geladeira. Segundo uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira (12) pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), os brasileiros estão consumindo mais em casa. No primeiro trimestre, o Índice Nacional de Consumo dos Lares Brasileiros cresceu 2,59% em relação ao primeiro trimestre do ano passado. A maior variação do consumo do trimestre foi registrada justamente no mês mais recente, em março, com alta de 6,58% na comparação com fevereiro. Em relação a março de 2021, o avanço foi de 2,41%. A explicação, segundo a própria Abras, está no bolso. “O primeiro trimestre foi marcado pela busca de lojas que operam com preços…[+]