06 maio

Heineken lança projeto para ajudar pequenos varejistas a se conectarem com consumidores

Outro objetivo da iniciativa é ampliar a promoção digital dos produtos desses varejistas De acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Ipsos, encomenda pela Google em junho 2020, 67% dos compradores pesquisam e confirmam se o item tem estoque antes de ir até a loja. A preocupação com o estoque é um sinal evidente de que a disponibilidade é fator crítico para o varejo, fabricantes e distribuidores. Neste cenário, os pequenos varejistas sofrem para gerenciar a presença online de seus negócios, já que é comum que gestores entejam envolvidos nas operações e no relacionamento com clientes. Com intenção de ajudar o a conectar oferta e demanda, o grupo Heineken lançou um projeto para buscar maneiras de realizar esse projeto junto aos pequenos varejistas. Outro objetivo da iniciativa é ampliar a promoção digital dos produtos desses varejistas e a capacidade de reação à demanda. Para dar suporte ao projeto, a Heineken adotou a plataforma Gofind que, por meio de uma parceria com o Google, mantém o perfil dos varejistas atualizados com fotos, endereços e mais informações….[+]
06 maio

Agos tem resposta da GoiásFomento para linhas de financiamento para o setor

O setor do comércio, no qual estão inseridos os supermercados, foi responsável por mais de 50% do volume financeiro contratado, somando mais de R$ 105,8 milhões em contratos, com 57% do número de contratos finalizados em 2021. Assim, o setor de comércio tem sido o maior demandante de recursos para financiamentos empresariais e compõe importante elo da cadeia de negócios da economia em Goiás. Tendo em vista a importância do setor supermercadista para a economia goiana, a Associação Goiana de Supermercados (Agos) solicitou junto ao Secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviços (SIC), Joel de Sant’Anna Braga Filho, a criação de uma linha de crédito formulada ao setor supermercadista. No final de março, a Agência de Fomento de Goiás (GoiásFomento) enviou resposta à Agos. Linhas – A GoiásFomento informou que dispõe de sete linhas de créditos (GoiásFomento Giro, GoiásFomento Investimento, GoiásFomento Eficiência Energética, GoiásFomento Turismo Capital Fixo, GoiásFomento Turismo Aquisição de Bens, GoiásFomento Turismo Giro Puro, GoiásFomento FCO) que atende o setor. Cada uma com detalhes específicos, sendo que três delas englobam o setor de…[+]
05 maio

Consumo de chás no Brasil cresce acima da média mundial

O consumo no país avançou 25% entre 2013 e 2020, quase o dobro da média mundial; especialista em chá fala sobre a importância da bebida para a saúde e bem-estar Os brasileiros têm investido no consumo de chás, em detrimento de refrigerantes. O movimento, que faz parte de uma busca por alternativas mais saudáveis, é demonstrado por dados de um balanço realizado pela Euromonitor International: segundo a análise, o consumo de chá no Brasil cresceu 25% entre 2013 e 2020, quase o dobro da média mundial, de 13%. O consumo regular de bebidas gaseificadas no país, por sua vez, apresentou queda de 53% entre 2007 e 2018. Indicativos da POF (Pesquisa de Orçamentos Familiares) do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostram que, entre 2009 e 2018, o consumo de refrigerantes caiu em todas as classes de renda. Gislainne Couto, especialista em chá, CEO e founder da Chanoyu Collection – e-commerce que atua com a venda de chás, blends, shots e utensílios – afirma que o aumento no consumo de chás tem…[+]
05 maio

Índice de ruptura dispara em abril

Números da Neogrid refletem várias dificuldades nos centros de distribuição das grandes redes O sabão em pó vem chamando a atenção entre os produtos afetados pelos desequilíbrios nos estoques do varejo no momento de inflação elevada e outros fatores que o setor enfrenta neste ano, como a operação-padrão da Receita Federal. Indicadores de ruptura nas gôndolas, que medem a falta do produto na ponta para o consumidor, mostram uma piora de 12,7% em fevereiro para 23,4% em março, que depois superou 32% em abril, segundo o monitoramento da Neogrid, que acompanha a cadeia de suprimentos. Na avaliação da Neogrid, por falta de matéria-prima para a produção na indústria devido à operação dos fiscais, a venda do estoque não teve a reposição prevista. A inflação costuma ser outro aspecto responsável pela ruptura de produtos nos supermercados porque altera as negociações entre indústria e varejo. Fonte: Painel, FSP [+]
04 maio

Classe média dribla a inflação com marca própria

Procura disparou em várias categorias nos departamentos de mercearia, higiene, beleza e limpeza Em mais um reflexo da inflação, os consumidores elevaram a procura por produtos das marcas próprias de supermercados, que costumam ter preço inferior. O GPA registra aumento na parcela dos clientes que expandiram as compras de marca própria de itens como chocolates, água de coco, óleos, escova de dente, guardanapo e açúcar. Segundo o Grupo Pão de Açúcar, a participação da linha no faturamento superou 21% no ano passado, o que representa R$ 4,5 bilhões de reais. Em 2019, girava em torno de 13%. As marcas próprias, como Taeq e Qualitá, chegam a representar até 40% de algumas categorias de produtos, diz o GPA. A empresa registra aumento na parcela dos clientes que expandiram as compras de marca própria de itens como chocolates (47%), água de coco (29%), óleos (27%), escova de dente (22%), guardanapo (23%) e açúcar (15%). Fonte: Joana Cunha, Painel FSP [+]
04 maio

ABRAS participa em Brasília das discussões sobre PL 2766 que limita as sanções do CDC

Presidente da entidade, João Galassi, também manteve contato com o Ministro da Fazenda, Paulo Guedes O Presidente da ABRAS, João Galassi, participou nesta terça-feira da Frente Parlamentar do Empreendedorismo (FPE) para analisar o PL 2766/2021, que tem a função de estabelecer critérios objetivos para a dosimetria das sanções do CDC. Junto ao coordenador da FPE, Deputado Marco Bertaiolli, estiveram presentes demais parlamentares e convidados. Representando o Comitê Jurídico da ABRAS Dr. Rogério Levorin fez sua apresentação sobre o projeto. Na sequência, o presidente, João Galassi, se reuniu de forma virtual com o Ministro da Economia, Paulo Guedes, para tratar de temas institucionais do setor supermercadista. O presidente aproveitou a oportunidade para oficializar o convite ao Ministro para participar do Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento, que ocorrerá em sua segunda edição, no próximo 09 de junho. Também participaram da reunião o Secretário Especial da RFB, Julio Cesar Gomes, o Secretário Especial Adjunto da RFB, Sandro de Vargas Serpa, o auditor Fernando Mombelli e o Coordenador…[+]
03 maio

Perecíveis se tornam diferencial estratégico de supermercados

Principais redes americanas ampliam investimentos na área de fresh food para gerar fidelização e aumentar vendas A redução de 3% nas vendas de alimentos no varejo americano no final do ano passado, por causa da inflação, levou as principais redes do setor a repensar suas estratégias e, com isso, reforçar a oferta de hortifrutis. Vista como o principal potencial de diferenciação das marcas em um varejo cada vez mais competitivo, a categoria vem ganhando corpo e até mesmo fazendo parte da estratégia de atração de clientes em outros setores, como os pet shops. Itens de fabricação regional são um ponto importante nessa tentativa das empresas em gerar diferenciação e atrair clientes – até mesmo para as operações online, o que gera o desafio adicional de fazer o consumidor confiar que alguém fará uma boa seleção de produtos para ele. Em alguns casos, os resultados já estão aparecendo: a Albertsons, por exemplo, disse em sua conferência com analistas do primeiro trimestre que as vendas de itens frescos cresceram 2,8% acima da média da rede na comparação anual….[+]
03 maio

Como o cliente do online deve agir no 2º tri?

Pesquisa NielsenIQ Ebit revela alguns dados como há anos não se via para esse período Estudo elaborado pela NielsenIQ Ebit, em parceria com a Bexs Pay, aponta que 91,7% dos consumidores do e-commerce têm intenção de efetuar compras online no segundo trimestre de 2022, alta de 1,7 ponto percentual sobre os primeiros três meses do ano. É a maior projeção para os segundos trimestres desde 2018. O movimento é impulsionado sobretudo por shoppers de maior renda. “A conjuntura macroeconômica segue desafiadora, mas o e-commerce está operando em patamares bastante elevados. O percentual dos shoppers do e-commerce que pretendem utilizar o e-commerce mostra uma resiliência no setor contra os solavancos mais fortes da economia”, afirmou o head de e-commerce da NielsenIQ Ebit, Marcelo Osanai. O resultado de 91,7% no 2º trimestre do ano é também o maior nível registrado pela NielsenIQ desde 2018, quando começou a fazer o levantamento, consolidando um patamar significativo. Na comparação da intenção de compra do segundo trimestre de 2021 com o de 2020, o aumento foi de 2,8 p.p, impulsionado pelo auge…[+]