18 ago

Entidade que representa os supermercados eleva projeção de crescimento do setor

Melhora do índice de inflação, aumento do emprego formal e pagamento de auxílios sociais são os fatores que influenciarão as vendas, destaca a Abras A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) revisou para cima sua projeção de crescimento anual do setor de 2,8% para 3% a 3,3%. As razões apresentadas para a melhora de perspectiva foram a melhora no índice de inflação, o aumento do emprego formal e os recursos que começaram a ser injetados na economia nesta semana com o pagamento dos auxílios do pacote de benefícios aprovados pelo Congresso Nacional. “Esse dinheiro vai movimentar o consumo nos lares, então, o crescimento em ritmo moderado do primeiro semestre deve ficar para trás. Daqui para frente, o consumo tende a ser mais intenso e estável porque cresceu o número de famílias, aumentou o valor do benefício e novos auxílios foram criados para outras categorias profissionais: caminhoneiros e taxistas”, analisa o vice-presidente da Abras, Marcio Milan. Para os próximos meses, o pagamento do pacote de benefícios aprovados pelo congresso nacional deve aumentar o consumo nos…[+]
17 ago

Batata, cebola e leite registram as maiores altas de preços nos supermercados brasileiros

A cesta básica teve alta de 10,41% entre janeiro e junho de 2022, atingindo R$ 773,44 em junho No primeiro semestre de 2022, os produtos com as maiores altas de preço em supermercados foram batata, cebola, leite longa vida, feijão e queijo muçarela, segundo pesquisa divulgada pela Abras (Associação Brasileira de Supermercados) na quinta-feira (11). O levantamento leva em conta cesta com 35 produtos definidos como de largo consumo, incluindo alimentos, bebidas, carnes, produtos de limpeza, itens de higiene e beleza. A cesta como um todo acumulou alta de 10,41% entre janeiro e junho de 2022, atingindo R$ 773,44 em junho. Confira os produtos com maiores altas de preços em supermercados, segundo a Abras: Batata: 55,81%;Cebola: 48,13%;Leite longa vida: 41,77%;Feijão: 40,97%;Queijo muçarela: 36,1%. Também foi destaque o aumento de 13,4% no preço do sabão em pó, entre os produtos de limpeza. Dos produtos listados pela Abras, as menores variações de preço foram do açúcar e do queijo prato, que aumentaram 0,8%; do arroz, que…[+]
17 ago

STF: PV contesta portaria que liberou validade de vegetais frescos embalados

De acordo com o partido, norma traz ‘incalculável prejuízo social que expõe a população a problemas severos de saúde pública’ O Partido Verde acionou nesta segunda-feira (15/8) o Supremo Tribunal Federal (STF) a fim de anular uma portaria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) que, ao dispor sobre os requisitos mínimos de identidade e qualidade para hortícolas, deixou de exigir a indicação dos prazos de validade de produtos embalados, “expondo uma parcela severa da população brasileira ao consumo de alimentos inapropriados para o consumo”. A arguição de descumprimento de preceito fundamental do PV (ADPF 1.003) tem como alvo a parte da Portaria 458, de julho deste ano, que modificou artigos de instrução normativa do MAPA de 2018 em sentido contrário, até então vigente. A ADPF 1.003 tem pedido de medida liminar, e o seu relator é o ministro Dias Toffoli. Na petição inicial da ação, o partido oposicionista destaca que as normas impugnadas da portaria ministerial “impõem incalculável prejuízo social que expõe a população civil a problemas severos de…[+]
17 ago

Abras revisa previsão de crescimento anual do setor de 2,8% para 3% a 3,3%

A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) revisou para cima sua projeção de crescimento anual do setor de 2,8% para 3% a 3,3%. As razões apresentadas para a melhora de perspectiva foram a melhora no índice de inflação, o aumento do emprego formal e os recursos que começaram a ser injetados na economia nesta semana com o pagamento dos auxílios do pacote de benefícios aprovados pelo Congresso Nacional. “Esse dinheiro vai movimentar o consumo nos lares, então, o crescimento em ritmo moderado do primeiro semestre deve ficar para trás. Daqui para frente, o consumo tende a ser mais intenso e estável porque cresceu o número de famílias, aumentou o valor do benefício e novos auxílios foram criados para outras categorias profissionais: caminhoneiros e taxistas”, analisa o vice-presidente da Abras, Marcio Milan. Para os próximos meses, o pagamento do pacote de benefícios aprovados pelo congresso nacional deve aumentar o consumo nos lares. Fonte: Dinheiro Rural [+]
16 ago

José Garrote destaca parceria com os supermercadistas e defende o avanço da industrialização de Goiás

Presente ao lançamento da SuperAgos 2022, ocorrido nesta segunda-feira (15/08) no Comfort Hotel Goiânia, o presidente do Conselho de Administração da Associação Pró-Desenvolvimento Industrial de Goiás (Adial) e da São Salvador Alimentos (SSA), da marca SuperFrango, José Carlos Garrote, destacou a importância da parceria entre a indústria e os supermercadistas. Ele apontou o evento como um momento propício para a realização de network (rede de relacionamento) entre fabricantes e varejistas, para levar inovações e novos mix de produtos aos consumidores. “É uma oportunidade que nós temos, industriais de Goiás e de outros Estados, de estarmos mais próximos dos supermercadistas, dessa forma se conhecendo melhor, buscando mais conhecimento, através dos simpósios, das oficinas, dando oportunidades aos nossos colaboradores. É uma ação extraordinária”, avaliou. José Garrote defendeu que todos os supermercadistas, associados ou não da Agos, possam estar presentes ao evento, assim como os industriais, para que reforcem o relacionamento, porque “o mundo é muito dinâmico”. E convidou os varejistas a realizarem visitas técnicas ao seu parque fabril, instalado em Itaberaí. O grupo São Salvador hoje gera 8…[+]
16 ago

Evento terá participação maciça de parceiros e supermercadistas

O presidente da Agos adiantou que, além da participação de supermercadistas goianos, são esperadas caravanas de empresários e lideranças do segmento supermercadista do Tocantins, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Sul do Pará, entre outras Unidades da Federação. Ele agradeceu também a parceria com a Secretaria de Estado da Indústria e Comércio (SIC) e com o Sebrae-GO. Em sua fala, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Goiás (Acieg), Rubens Flileti, ressaltou a missão desenvolvida pelos supermercados e varejistas de alimentos em geral durante a pandemia, Como atividade essencial, eles garantiram a oferta de alimentos na mesa das famílias brasileiras, ponderou. Declarou que a Agos tem feito um trabalho diferenciado nos últimos anos para seus associados, e adiantou que a SuperAgos é um evento sempre esperado, principalmente porque não pôde ser realizado nos últimos dois anos. “Vai ser um sucesso”, resumiu. O presidente da Junta…[+]
16 ago

Lançada a 19ª edição da SuperAgos com perspectiva de muitos negócios e troca de conhecimento

Evento foi apresentado à imprensa pela direção da Agos; mostra será realizada de 13 a 15 de setembro no Centro de Convenções de Goiânia A 19ª edição da SuperAgos, o maior evento do Centro-Oeste para supermercadistas e panificadoras, foi lançada oficialmente nesta segunda-feira (15/08), durante café da manhã promovido pela Associação Goiana dos Supermercados (Agos) para a imprensa e convidados no Comfort Hotel Goiânia. A mostra será realizada de 13 a 15 de setembro no Centro de Convenções da capital. Em seu pronunciamento, o presidente da Agos, Gilberto Soares da Silva, disse que a expectativa é superar o volume de negócios registrado na feira anterior, em 2019, que totalizou R$ 50 milhões. Lembrou que o evento ficou paralisado por dois anos (devido à pandemia da Covid-19), mas há boa expectativa. “Nós estamos muito confiantes, muito otimistas com essa retomada (econômica)”, afirmou. Acrescentou que a SuperAgos terá bons negócios, muito relacionamento, novidades, palestras e oficinas destinadas à qualificação dos colaboradores do segmento, para atender um cliente cada vez mais exigente. “Isso para que a…[+]
16 ago

Consumidor muda hábitos no mercado e descarta marcas famosas

Consumidor muda hábitos no mercado e descarta marcas famosas A intensificação de ofertas nos supermercados e ampla variedades de marcas somadas aos recursos extras injetados na economia e a queda na taxa de desemprego impulsionaram o Consumo nos Lares Brasileiro no primeiro semestre. O indicador, medido pela Associação Brasileira de Supermercados encerrou o período com alta de 2,20%. Na comparação junho ante maio, o indicador apresentou alta de 0,10%. Em relação a junho de 2021 a alta é de 6,03%. Todos os indicadores são deflacionados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para fazer frente a alta da inflação dos alimentos, o consumidor fez compras mais planejadas, trocou marcas e buscou mais promoções. O varejo intensificou as negociações comerciais com os fornecedores, ampliou o número de marcas e fez mais promoções nas lojas.Assim, no que se refere à variedade de marcas, na região Sul, por exemplo, o consumidor encontrou nas gôndolas ao menos 37 marcas de arroz, no Nordeste foram 27. [+]