


Consumidores querem personalização nas compras em supermercados
Para especialista, supermercados precisam aproveitar a oportunidade para conquistar mais clientes *Por Renato Muller Mesmo nas lojas físicas, os consumidores esperam receber experiências de compra personalizadas que levem em conta aspectos como cultura, hábitos alimentares, família e hábitos. E os supermercados podem melhorar bastante nesse aspecto. Essa é a opinião de Brian Walker, chief strategy officer da americana Bloomreach. Falando em um evento da revista Progressive Grocer, o executivo disse que a impessoalidade no atendimento é uma grande fonte de frustração para os clientes. “Precisamos reconhecer que podemos fazer mais e melhor nesse sentido”, afirma. “A pandemia mudou os padrões de consumo e abriu novas oportunidades para conseguir a fidelidade dos clientes. Os supermercados precisam aproveitar essa chance”, acrescenta. Segundo ele, embora o setor já não ofereça mais o mesmo tipo de experiência genérica, focada em produtos de massa e uma comunicação ampla em mídia, os consumidores esperam mais. “A alimentação é uma das experiências humanas mais pessoais e importantes”, diz. Segundo dados da consultoria McKinsey, 71% dos consumidores esperam…[+]
Abastecimento dos supermercados foi melhor em outubro
O Índice de Ruptura Geral, medido mensalmente, atingiu o menor patamar do ano, com queda de 0,4% O Índice de Ruptura Geral, que mede a falta de produtos nas gôndolas dos principais supermercados do país, teve queda em outubro, atingindo 10,70%. No mês anterior, chegou a 11,10%. Os produtos que mais impactaram a medição nas redes de supermercados e atacarejos foram: iogurtes (16,5%), azeite (13,2%) e o leite longa vida (13%). Sobre o leite, houve uma melhora signficativa nos últimos meses, porém ainda não recuperou totalmente sua disponibilidade nas gôndolas. É possível afirmar que esse movimento foi cadenceado pela sequência de eventos que movimentam os consumidores – como Black Friday, Copa e a chegada do Natal – o que faz com que a indústria se anime a produzir mais e incrementar o abastecimento das lojas e supermercados. Outra boa notícia é a redução de custo das matérias-primas. Além disso, as empresas produtoras estão se esforçando para bater as metas até o fechamento do ano. Assim, é uma boa hora para fazer negociações, especialmente…[+]
Agos acompanha posse da diretoria 2022-2026 da Fecomércio-GO
O presidente e vice-presidente da Associação Goiana de Supermercados (Agos), Gilberto Soares da Silva e Sirlei Antônio do Couto, estiveram na solenidade de posse da diretoria eleita para o quadriênio 2022-2026 da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Goiás (Fecomércio-GO) no dia 30 de novembro. As atividades foram comandadas pelo presidente reeleito da entidade, Marcelo Baiocchi Carneiro. Fazer mais com menos e com mais qualidade é a diretriz central da atual gestão. Marcelo Baiocchi afirma que “a Fecomércio Goiás começa com a letra S de sindicatos”, uma referência à atuação da diretoria para ampliar e qualificar a representação classista. “Seguiremos trabalhando em parceria com as instituições públicas e as diversas entidades do setor produtivo para fortalecer e ampliar a representação classista, fundamental para a retomada econômica, para a geração de empresas e empregos e para a ampliação da renda”, ressalta. A Fecomércio-GO integra a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), presidida por José Roberto Trados. [+]
Agos reúne diretoria para apresentar balanço e nome da próxima diretoria que concorre em chapa única
A diretoria da Associação Goiana de Supermercados (Agos) esteve reunida nesta quinta-feira (01/12) para fazer um balanço das atividades de 2022 e planejar as ações do próximo triênio. O presidente e o vice-presidente da entidade, Gilberto Soares da Silva e Sirlei Antônio do Couto, aproveitaram para ressaltar a participação de todos os associados presentes a participar da eleição da Agos, que acontece no dia 08 de dezembro na sede da associação. Eles apresentaram os nomes dos candidatos que compõem a chapa única da eleição e destacaram as duas mulheres que irão compor a nova diretoria, fato inédito na história da Agos: Camila Naves Martins David, do Supermercado Arroba II e Grazielle Catenassi Ferreira Santos, do Smart Real. Além de supermercadistas, o encontro contou com a presença do deputado federal Glaustin da Fokus e dos assessores jurídicos da entidade Dr. Reginaldo Vasconcelos e Dr. Fabrizio Caldeira Landim. Fonte: Assessoria de Imprensa Agos/Comunicare – Naiara Gonçalves [+]
Brasileiro está otimista pela primeira vez desde o início da pandemia
Pesquisa aponta que o índice de confiança aumentou em todas as regiões e classes econômicas; Curva ascendente teve início em maio de 2021 O Índice Nacional de Confiança (INC) registrou 105 pontos em novembro e está em patamar otimista. O último registro nesse campo foi em janeiro de 2020. Essa retomada da confiança está baseada na melhora das expectativas com relação à própria situação financeira futura, e pela percepção cada vez menos negativa da situação atual. O índice iniciou a curva ascendente em maio de 2021, e reflete o otimismo da população de todas as regiões e classes socioeconômicas. “Esse otimismo se explica pela recuperação da atividade maior do que se esperava, que eleva a geração de postos de trabalho, e pelas diversas transferências de renda concedidas pelo Governo Federal, além da ampliação da margem de crédito consignado”, pontua Ulisses Ruiz de Gamboa, economista da ACSP. O INC cresceu 6,1% frente ao mês anterior 25% na comparação interanual. O economista pondera que, embora os consumidores estejam cada vez mais confiantes…[+]
A indústria de laticínios pede medidas extraordinárias para enfrentar a inflação
Indústria/Europa – A Federação Nacional das Indústrias de Laticínios (FeNIL) acolheu em Madri o Congresso Europeu das Indústrias de Laticínios – EDA 2022 (Associação Europeia do Leite), o encontro anual de maior importância do setor lácteo europeu Na sessão plenária aberta pelo Ministro da Agricultura, Pesca e Alimentação, Luis Planas, estavam presentes destacados representantes da indústria de laticínios de toda a Europa. O presidente da FeNIL, Ignacio Elola, pediu a adoção de medidas fiscais extraordinárias que permitam à indústria de laticínios mitigar os graves efeitos da inflação. Elola destacou a recente suspensão do imposto incidente sobre o plástico por parte do governo italiano e assegurou que, no caso espanhol, esta taxação foi introduzida em um momento inoportuno, quando a crise energética e a alta no restante das matérias primas estavam gerando a maior inflação em décadas. O presidente da FeNIL assegurou que o imposto sobre os plásticos na Espanha encontra-se em desvantagem em relação aos sócios europeus, limitando a capacidade de todo o setor para continuar investindo em inovação. Além do mais, o impacto…[+]