Confiança da Indústria sobe 1,2 ponto em dezembro
O Índice de Confiança da Indústria (ICI) do FGV IBRE subiu 1,2 ponto em dezembro após três meses de quedas consecutivas Após três meses em queda, a confiança da indústria melhorou em dezembro, mas não foi suficiente para recuperar as perdas sofridas no ano. Parte da indústria sofreu com problemas de insumos, e outra com redução de demanda levando a um aumento dos estoques em 2022. O resultado de dezembro mostra uma melhora da situação atual influenciada por ligeiro aumento na demanda e melhora dos estoques. Apesar da melhora pontual, o nível de confiança segue baixo em todas as categorias de uso e na maior parte dos segmentos. “Em relação às percepções de futuro, os empresários seguem cautelosos quanto às contratações possivelmente influenciados por um cenário de desaceleração econômica e política monetária contracionista.” comenta Stéfano Pacini, economista do FGV IBRE. Em dezembro, houve alta da confiança em 11 dos 19 segmentos industriais monitorados pela Sondagem. O Índice Situação Atual (ISA) cresceu 2,0 pontos, para 93,8 pontos. O Índice de Expectativas (IE) acomodou-se ao…[+]
Indústria de alimentos quer mudança em prazos de validade para reduzir desperdício
Associação do setor demanda discussão regulatória para usar padrão internacional “best before” em produtos não perecíveis O Brasil convive com a expansão da insegurança alimentar ao mesmo tempo em que crescem também as vendas de alimentos. Para mitigar essa disparidade, a indústria de alimentos defende mudanças na apresentação de prazo de validade dos alimentos – além das expectativas depositadas na reforma tributária em reduzir a carga de impostos da comida para os mais pobres. O setor calcula que encerrará 2022 com 2,5% de aumento no volume de vendas, apesar de enfrentar o encarecimento de insumos como embalagens, óleo de palma e glúten de trigo diante da pandemia de Covid-19 e também da guerra na Ucrânia, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia). Os números são mais expressivos no segmento de refeições fora de casa: a previsão é de um crescimento real de 10,2% em relação ao ano anterior, superando os 3,2% de 2019 e após uma retração de quase um terço no faturamento observada no primeiro ano da emergência sanitária. Já…[+]
ABRAS e KPMG lançam diagnóstico sobre estágio ESG do setor supermercadista brasileiro
Publicação avalia conhecimento, maturidade e iniciativas de impacto social, ambiental e de governança, considerando recortes por região geográfica, porte e canal As perspectivas sociais, ambientais e de governança são consideradas de extrema importância e relevância para 91% das empresas supermercadistas brasileiras quando se discute o crescimento ou a continuidade dos negócios. Entretanto, pouco mais da metade (54%) oferece treinamentos regulares sobre o tema para a liderança e funcionários. Essas conclusões constam na Pesquisa de Diagnóstico ESG, realizada pela Associação Brasileira dos Supermercados (ABRAS), em parceria com a KPMG, que avalia o conhecimento, o nível de maturidade e as iniciativas empregadas pelo setor em relação às práticas ESG. O estudo aponta que, em geral, o nível de conhecimento ou envolvimento com a agenda ESG é bastante alto. A amostra do diagnóstico é composta por 354 empresas supermercadistas, sendo que 17 estão no grupo das 25 maiores empresas do setor segundo o Ranking ABRAS 2022. Na perspectiva ambiental, de um total de nove aspectos avaliados, apenas um teve menos de 25% de respondentes com conhecimento sobre o tema…[+]
4 tendências do comportamento do consumidor para ficar de olho em 2023
Estar atento a esse movimento é um diferencial competitivo de grande valor; confira lista de tendências para destacar sua empresa e aumentar suas vendas O comportamento do consumidor está em constante mudança, e estar atento a este movimento é um diferencial competitivo de grande valor. Conhecer o seu cliente e entender o seu comportamento é fundamental para saber a melhor maneira de oferecer a ele uma jornada de compras que seja condizente com o seu perfil. Confira as principais tendências para você ficar de olho em 2023 e implementar no seu negócio, para se destacar da concorrência e conquistar cada vez mais vendas. Jornada online e offline estão cada vez mais integradas A pandemia da Covid-19 contribuiu para que muitas lojas migrassem para o online para atender às necessidades do momento, já que muitos clientes criaram o hábito de comprar sem sair de casa. Mas o que chama a atenção, mesmo após o fim da pandemia, é a forma escolhida pelas pessoas para receber o produto que comprou. 42% dos consumidores, ao…[+]
Supermercados esperam alta de 2% nas vendas de Natal apesar dos preços mais caros
A Apas (Associação Paulista dos Supermercados) prevê um crescimento de 2% nas vendas, em termos reais, neste Natal. Se confirmado, o resultado será uma reversão do desempenho das vendas natalinas dos varejistas no ano passado, que amargaram queda de 9,5%, quando as restrições da pandemia ainda provocavam retração no consumo. Segundo a Apas, o volume de vendas deve melhorar neste Natal a despeito da alta nos preços, que encareceu a maior parte dos produtos tradicionais para a festas. A associação estima um aumento entre 8% e 9% no custo da cesta de Natal. Entre os itens que registraram os maiores saltos estão os panificados, como o panetone, além dos chocolates e das bebidas não alcoólicas. Fonte: FolhaPress [+]
4 formas de ter uma comunicação eficiente com o cliente
As estratégias são necessárias para ter uma relação de ganha ganha Atualmente, o cliente está no comando quando se trata de comunicação. Seja pelas vias tradicionais, como pelo telefone, ou por sites, aplicativos e redes sociais, eles estão acostumados a fazer o contato quando e onde quiserem. Em todos esses canais, as marcas estão sob pressão para garantir que cada experiência seja a melhor possível. Infelizmente, muitas vezes essas interações não os fazem sentir conectados. Perfis de consumidores, históricos e consultas se perdem quando realizada a transição de um canal para outro, fazendo com que as marcas percam a oportunidade de construir um relacionamento a longo prazo com o público. Se uma pessoa tiver que começar tudo do zero, preenchendo informações ou respondendo perguntas novamente, acabará sentindo que a empresa não se importa com ela. Isso é frustrante para o cliente e para as companhias, uma vez que afeta tanto a lealdade quanto a eficiência operacional. Se a sua marca quer construir uma conexão a longo prazo e mais significativa, aqui estão quatro…[+]
