22 nov

Como preparar uma loja para períodos promocionais

Especialista em gestão e varejo dá dicas e fala como Natal e Black Friday podem ser grandes oportunidades para recuperar-se da pandemia O comércio ao redor de todo o mundo costuma se programar para períodos de promoções e ofertas nos mais diversos setores. Alguns segmentos específicos, no entanto, devem estar atentos para atender, especialmente, seu público-alvo durante as datas promocionais, como Natal e Black Friday. De acordo com Cleber Brandão, especialista em negócios de produtos naturais, gestão de lojas e empreendedor focado no varejo, durante esses períodos os estabelecimentos devem se posicionar para oferecer vantagens. “É importante aproveitar o momento. Os consumidores já ficam preparados e esperando por esse dia e caso a empresa não se posicione, certamente terá o seu negócio excluído da preferência. Inclusive, é um bom momento para aproveitar e trazer mais movimento para a loja”, relata. Para Brandão, qualquer promoção sem uma divulgação de marketing efetiva irá gerar frustração. “Vejo muitos lojistas se frustrarem por criarem combos e promoções maravilhosas, mas não venderem nada porque não divulgaram. Costumo dizer…[+]
21 nov

Varejo pet tem cresce pelo 3º trimestre

Vendas aumentaram 15,8% no acumulado do ano; faturamento será de R$ 59,9 bilhões, novo recorde para o setor Os brasileiros amam seus animais de estimação. E a premissa é tão verdadeira que o Instituto Pet Brasil (IPB) estima crescimento de 15,8% no ano, com faturamento de R$ 59,9 bilhões. A projeção anterior, feita a partir de dados do primeiro semestre, era de 14,7% (R$ 59,2 bilhões). Em 2020, o setor faturou R$ 40,9 bilhões, mostrando crescimento de 27% em dois anos. No acumulado de janeiro a setembro, o segmento de Pet Food, que é a venda de alimentos industrializados para animais de estimação, deverá fechar o ano com um faturamento de R$ 33,5 bilhões (56% do total). Se a previsão se confirmar, haverá aumento de 18% em comparação ao valor consolidado do ano passado. Em seguida, a venda de animais de estimação diretamente dos criadores tem a projeção de movimentar R$ 6,3 bilhões (10,5% do faturamento total e alta de 11,3% em relação a 2021). Em terceiro lugar, está o segmento Pet Vet,…[+]
21 nov

Nível de automação do consumidor cresce 26%

Distanciamento social e home office fizeram consumidor aumentar o uso de dispositivos O “Índice de Automação”, produzido pela Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil indica que o consumidor brasileiro está muito mais atualizado e próximo dos dispositivos eletrônicos pessoais e residenciais. O aumento da automação registrou 26% em relação ao ano anterior, impulsionado pelo distanciamento social e pela prática do home office. Foram entrevistadas pessoas adultas, com mais de 18 anos, das classes A, B e C. E avaliadas seis dimensões para compor o Índice de Automação do Consumidor – acesso à internet, aplicativos, itens pessoais, eletrodomésticos e eletrônicos, residência e veículo. A dimensão que mais impulsionou o índice em 2021 foi o aumento do uso de internet tanto por conexão Wi-Fi quanto por acesso por meio de televisores e uso de aplicativos pessoais e corporativos. De acordo com Virginia Vaamonde, CEO da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, as novas tecnologias se tornaram mais acessíveis ao público em geral, que adota um estilo de vida moderno e conectado como resultado de adaptação durante a…[+]
18 nov

E-commerce de supermercados deverá faturar US$ 2,8 tri em 10 anos

Expansão de 23% ao ano na próxima década será impulsionada pelos avanços na automação, ampliação da oferta de plataformas e recuperação econômica *Por Renato Muller Um setor que crescerá 23% ao ano e, em 2023, movimentará quase US$ 2,8 trilhões. Essa é a expectativa da Future Market Insights para o e-commerce global de supermercados. A consultoria espera que o setor encerre este ano com US$ 350,5 bilhões em vendas, o que aponta para uma expansão de quase 8 vezes em 10 anos. Esse crescimento vai acontecer com uma profunda mudança na experiência dos clientes, uma vez que a empresa projeta que, daqui a 10 anos, 90% das vendas online de supermercados acontecerão nos aplicativos nos smartphones. O varejo precisará repensar a experiência de navegação, busca, seleção e compra para torná-la mais amigável em dispositivos móveis. Para a Future Insights, o aumento da renda da população depois do fim do atual período de incertezas dará um grande impulso às vendas digitais do setor de grocery, especialmente para as empresas que souberem aproveitar…[+]
18 nov

Mercado é principal ponto de abastecimento das famílias

Marketplaces, e-commerce e outras opções digitais ainda não conquistaram o consumidor para a compra de artigos indispensáveis Mesmo com avanço do comércio eletrônico para vários tipos de produtos, os hiper, super e mini-mercados são ainda hoje os principais pontos de abastecimentos de itens básicos para as famílias brasileiras. Segundo estudo realizado pela Confederação Nacional do Comércio (CNC), o setor fechou o ano de 2021 com um saldo positivo de 54 mil lojas, chegando a um total de 145 mil estabelecimentos desse tipo em operação. Um dos fatores que asseguram aos supermercados essa supremacia é a industrialização de alimentos. Artigos essenciais como o leite, por exemplo, chegam às gôndolas dos supermercados espalhados por todo o extenso território brasileiro em pouco tempo. Para Matheus de Paula Junqueira, supervisor de vendas da Marajoara Laticínios, o setor supermercadista tem uma importância única para a indústria alimentícia, porque é o principal canal de distribuição de seus produtos. Eficiência Logística Mas para chegar a esses milhares de pontos de vendas espalhados por um país de dimensões…[+]
17 nov

Mesmo com avanço do comércio eletrônico, supermercados ainda são os principais pontos de abastecimentos para as famílias

Setor supermercadista fechou o ano de 2021 com um saldo positivo de 54 mil lojas, chegando a um total de 145 mil estabelecimentos em todo país Ao longo de dois anos de pandemia, mesmo nos seus momentos mais agudos, os supermercados estiveram entre os 53 serviços considerados como essenciais no País. Mas a importância do setor supermercadista para o Brasil já era enorme antes mesmo do surgimento da Covid-19. Segundo estudo realizado pela Confederação Nacional do Comércio (CNC), o setor fechou o ano de 2021 com um saldo positivo de 54 mil lojas, chegando a um total de 145 mil estabelecimentos desse tipo em operação. O segmento, que no próximo dia 12 de novembro celebra seu dia nacional, guarda uma grande importância com várias outras cadeias produtivas, entre elas a da indústria de alimentos. Mesmo com avanço do comércio eletrônico para vários tipos de produtos, os hiper, super e mini mercados são ainda hoje os principais pontos de abastecimentos de itens básicos para as famílias brasileiras. Hoje, graças aos modernos processos de…[+]
17 nov

Pix é o sistema de pagamento preferido dos brasileiros

Mais de 70% dos consumidores já pagam suas compras utilizando o Pix, que deve ser o protagonista nas compras na Black Friday e Natal Prestes a completar dois anos, o Pix caiu no gosto dos brasileiros. De acordo com pesquisa da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito), cerca de 70% dos brasileiros pagam suas compras utilizando o Pix, que substituiu quase totalmente as transações de transferência bancária. Além da possibilidade de reduzir a desistência de compras, o Pix apresenta menores taxas aos varejistas em comparação a outros meios de pagamento, o que possibilita a construção de ofertas customizadas para os clientes e novas oportunidades aos pequenos e microempreendedores. Os consumidores observam grandes vantagens nessa forma de pagamento, entre elas a agilidade, melhor experiência de compra, redução de custos e tarifas bancárias e segurança. Para os comerciantes, acrescenta-se á lista a integração do pagamento com os sistemas de PDV, frente de caixa e ERP´s. “Os varejistas podem tanto no online quanto no…[+]
16 nov

Valor médio da Cesta Básica registra queda em outubro

Percentual foi negativo em 5 das 8 capitais analisadas; leite UHT impulsionou a queda A cesta de consumo de alimentos básicos registrou queda nos preços em 5 das 8 capitais analisadas no mês de outubro, em comparação com setembro. A redução no valor da Cesta Básica variou -4,3% a 0,1% em Belo Horizonte, Salvador, São Paulo, Fortaleza e Brasília. Curitiba e Manaus apresentaram as maiores altas de preço, com 2,9% e 1,1% respectivamente. O Rio de Janeiro continua a apresentar a cesta mais cara do país, a R$ 882,48. A capital carosa é seguida por São Paulo (R$ 867,55) e Fortaleza(R$ 782,16). Belo Horizonte é a capital que registra a cesta mais acessível, a R$ 641,77. Esse números foram alavancados pela variação de preços de legumes – como batata e cebola, que seguem em tendência de alta. Por outro lado, o Leite UHT registou baixa de preço nas 8 capitais pequisadas. Outros produtos que apresentaram altas expressivas em diversas capitais foram ovos, fubá e farinha de milho e manteiga. [+]