Em Destaque · 19 maio 2023

Marcas de produtos para cabelos e pele buscam novos canais de vendas em aproximação com o setor supermercadista

O mercado de beleza é um dos mais fortes no Brasil. Entre a produção, transporte, varejo e serviços, o setor emprega milhares de brasileiros e sustenta diversos negócios de muitos portes. E, enquanto as pessoas estão cada vez mais atentas aos lançamentos da indústria, a indústria busca novos canais de vendas para atender a todos os públicos. Prova disso foi a participação de diversas empresas na APAS Show 2023, realizada de 15 a 18 de maio no Expo Center Norte.

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Além das gigantes do mercado, como P&G e Unilever, o evento reuniu outras indústrias que levaram para o pavilhão lançamentos e novidades – na maioria dos casos, “linhas de combate”: ou seja, produtos com preços mais acessíveis, compatíveis com os itens já comercializados nas redes supermercadistas. A ideia é mostrar que há espaço para mais linhas e para novos produtos, que vão além dos usados na higiene pessoal.

Presente nos supermercados e atacarejos, a Flora Cosméticos usou a APAS Show para relançar os principais produtos das linhas Kolene e OX, além de apresentar produtos com novos ativos. Assim, reforçaram o branding da marca e mostraram ao mercado as novidades. Já a Inoar apostou em novas embalagens, com 500ml e 800ml, além das de um litro, que entregam mais produto e conquistam os consumidores nas gôndolas. “Sempre tivemos embalagens maiores e isso é um diferencial para esse mercado. No entanto, também percebemos a necessidade de trabalharmos algumas linhas de forma mais premium e, a partir disso, começamos a estruturar a nova roupagem dos produtos Óleo de Argan, Óleo Cicatrifios, da Linha Meu Cacho Meu Crush e da linha Blends”, destaca Inocência Manoel, cofundadora e CMO da Inoar Cosméticos.

Atualmente, a Inoar Cosméticos está presente em redes como: Assaí, Sam’s Club, Cia Zaffari, Assum, Master, Koch, Komprão, Dalpozzo, Semar, Nagumo, D’avó, Casa Avenida, Boa, Galassi, Caçula, Master, Lopes, Das, Hirota, Ourinhos, Mercadão, Hikoy, entre outros, e nos supermercados Zona Sul, Mundial, Dma, Mart Minas, Armazém Mateus, Líder, Big Lar, por exemplo.

Praça da Beleza

Tentando conquistar seu espaço nesse mercado tão disputado, outras marcas estiveram na APAS Show dentro do projeto especial da Beauty Fair, maior e mais completa plataforma de desenvolvimento do varejo, indústria e salões de beleza. Alfaparf, Duty, Felps, Gota Dourada, Haskell e Phisalia aceitaram o convite da Beauty Fair para compor a “praça da beleza”, priorizando as melhores táticas de exposição de produtos nas gôndolas; composição de mix e estratégias de vendas de shampoos, condicionadores, máscaras de hidratação, coloração, barbearia, tônicos capilares, esmaltes e uma série de outros produtos, de uso frequente e contínuo, que já se tornaram indispensáveis no dia a dia dos brasileiros. As empresas parceiras produzem diversas marcas e atuam com linhas para adultos e crianças.

Essa é a segunda participação da Beauty Fair na APAS Show. Para Tsukuda, a ideia é que as famílias consigam fortalecer as experimentações de beleza no setor alimentar, respeitando as características deste segmento. Atualmente, o canal alimentar é um forte vendedor de higiene pessoal, mas ainda faltam variedades entre as opções de cosméticos neste espaço. “A importância da parceria se dá em levar estes itens a um novo canal e pela geração de novas possibilidades de negócios. A pessoa consumidora não compra canal, compra produtos. Por isso, devemos fortalecer o mercado de beleza nos mais diferentes pontos de venda’’, resume Tsukuda.

A Phisalia, detentora das marcas Trá Lá Lá, Physalis e Lukinha, levou para o espaço os lançamentos da linha Tra Lá Lá – o primeiro creme para pentear e desodorante roll-on infantis do mercado brasileiro. Também promoveu a linha Aventura, que traz o licenciamento de personagens da Liga da Justiça – Superman, Mulher Maravilha, The Flash e outros personagens queridos da DC Comics – reimaginados e redesenhados, combinando o legado dos super-heróis, com elementos de inovação e identificação visual com a marca Trá Lá Lá.

Já o Grupo Felps apostou na apresentação das linhas Avenca, de produtos para pele, e Retrô Cosméticos, consideradas “marcas de combate” da empresa pelo preço baixo. Os produtos, porém, têm a mesma qualidade das linhas profissionais, já reconhecidas em perfumarias e outros pontos de venda. A ideia é ter produtos variados e de boa qualidade, com preço competitivo em relação aos que os consumidores já encontram nos supermercados.

“O setor supermercadista é o maior empregador do Brasil e aparece como ponto preferencial de compras para boa parte dos brasileiros, que não têm acesso às perfumarias e/ou não são atendidos pelos serviços de entrega das compras online. Por isso, é natural que a Beauty Fair esteja presente na APAS Show, para criar conexões entre marcas de beleza e redes de supermercados, visando ampliar o portfólio de produtos comercializados nos pontos de venda”, declara César Tsukuda, diretor-geral da Beauty Fair.

“Além disso, mostramos para os gestores das redes supermercadistas de todo o país como a exposição assertiva dos itens nas gôndolas favorece a venda destes produtos e alavanca outras vendas nos supermercados”, finaliza o executivo.

Fonte: SuperHiper