Em Destaque · 23 maio 2023

A Associação Brasileira de Supermercados (Abras), através da sua holding ATSET Participações Ltda, de controle 100% Abras, acaba de assinar o contrato de constituição da sua primeira empresa investida: a Supapp Marketplace Intermediações de Negócios S/A.

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A recém-constituída empresa é um ativo setorial do setor supermercadista nacional, dedicado a operar um marketplace B2C com aplicativo lastmile delivery, para atender, por meio das mais de 94 mil lojas que o setor reúne como “Sellers”, toda a população brasileira, entregando na residência dos consumidores a melhor experiência grocery on-line do País.

Na prática, pensando na jornada de um produto do supermercado, é basicamente quando ele sai da gôndola e é direcionado para a transportadora até chegar na porta do consumidor em um curto espaço de tempo, ou seja, a “última milha” da entrega (lastmile delivery), a etapa final desse processo.

Os sócios estratégicos especialistas na matéria, Paulo Madureira e German Quiroga, da SolutionSquad, a partir de agora iniciarão os trabalhos de implementação e lançamento da empresa junto ao setor e ao mercado.

A nova empresa terá uma marca fantasia, em desenvolvimento, e pretende democratizar a digitalização do setor supermercadista, estabelecendo nova relação de parceria e nível de serviço entre os supermercados, a indústria e os consumidores, acessível a micro, pequenas e grandes empresas supermercadistas do País.

Para o presidente da Abras, João Galassi, o marketplace orquestrado pela entidade trará grande oportunidade para o setor e promete ampliar a conectividade de forma surpreendente com a sociedade.

“Será um grande passo em direção aos vários futuros que o setor supermercadista tem pela frente. Uma das missões importantes que temos é a de fazer o básico bem feito, ou seja, abastecer os lares brasileiros, e precisamos cada vez mais fazer isso de forma conectada com o que o consumidor espera nesses novos tempos e o marketplace da Abras será uma grande entrega nesse sentido, com o maior poder de distribuição do país”, afirma Galassi.

Em uma era em que a propriedade e a utilização inteligente dos dados (Big &Smart Data) são importantes ativos das empresas, a Abras tem como premissa uma relação blindada dos dados entre supermercados e de sua relação com os consumidores, segura e pautada na Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), Lei n° 13.709/2018, que também vise otimizar a relação do varejo com a indústria, gerando maior eficiência operacional nas empresas e beneficiando ainda mais as soluções geradas para os consumidores na ponta.

Para o diretor-geral da Holding Abras, Rodrigo Segurado, são três os principais diferenciais competitivos da empresa, um para cada um de seus principais stakeholders: consumidores usuários, supermercadistas clientes, e os fornecedores da indústria de produtos de consumo.

Como garantia, nível de serviço e de atendimento superior aos consumidores, aos dos praticados pelos competidores, oferecendo georreferenciamento dos clientes, lojas e centros de distribuição (CDs) já existentes e abastecidos, garantindo cesta completa, prazo de entrega ou hora marcada e preço. “Os consumidores poderão escolher em nossa plataforma, através do aplicativo, empresa ou loja de sua preferência para atendê-lo, de acordo com o nível de serviço desejado”, explica Segurado.

Nova opção de canal de venda aos supermercadistas, a custos menores, reduzindo a ruptura a partir da interligação de forma automatizada dos estoques dos supermercados e dos CDs da proximidade unindo concorrentes para melhor atendimento dos pedidos de compra, e utilização do Big&Smart Data agregado, para elevar a inteligência das decisões e planejamento de abastecimento do varejo pela indústria. E, ainda, em função da presença e da capilaridade das mais de 94 mil lojas abastecidas e da não necessidade de montagem de estoques e centros de distribuição, será possível praticar os melhores preços do mercado para os serviços de venda e entrega para supermercadistas e consumidores.

A indústria terá grandes vantagens e atendimento a uma demanda há muito tempo reprimida, através da modernização do canal supermercados lojas físicas para o ambiente digital. “Poderão elevar a performance de abastecimento baseada em dados agregados de sell-out por categoria, produtos e geografia, lançar e promover nacionalmente seus produtos através de mídia digital dirigida, além de oferecer “store in store” no mais potente canal de distribuição direta ao consumidor do País”, destaca Segurado.

A previsão para início das operações do marketplace do setor supermercadista brasileiro é para o 2º semestre de 2023.

Fonte: Diário do Comércio