12 jan

Rotulagem de alimentos: conheça as novas regras

Alterações entraram em vigor recentemente, oferecendo mais clareza e informação ao consumidor Desde outubro, entrou em vigor a nova rotulagem na parte frontal das embalagens de alimentos – a RDC 429/2020 e a IN 75/2020, ambas publicadas em 2020, mas que somente neste ano começaram a valer em todo o país. O principal objetivo da mudança é garantir mais transparência e informação para o consumidor sobre os alimentos consumidos. Uma pesquisa realizada pelo IBGE revelou que 48%, ou seja, quase metade, população de 15 a 40 anos com, no mínimo, 4 anos de estudos (antigo primário completo) se consideram incapazes de interpretar dados científicos incluídos nos rótulos de produtos alimentares, incluindo a composição deles e a tabela nutricional, ou o fariam com dificuldade. Mesmo dentre os participantes que possuíam o maior nível de letramento científico, 35% se encontram nessa situação. Isso é um grande problema em um país em que 29% da população foi identificada como analfabeta funcional. Ou seja, apesar de alfabetizada, quase 1/3 da população brasileira não tem habilidades básicas de…[+]
12 jan

Alerta! Prazo para empresas aderirem ao Simples Nacional acaba dia 31

Empresas que buscam se enquadrar no regime do Simples Nacional precisam se atentar a data limite para adesão As empresas que querem aderir ao regime do Simples Nacional em 2023 e ainda não fizeram a adesão precisam se atentar ao prazo. Isso porque o prazo máximo para que as empresas possam entrar no regime simplificado termina no próximo dia 31 de janeiro. A partir do momento em que a empresa opta pelo Simples Nacional, o efeito contábil passa a vigor a partir do primeiro dia do ano-calendário. A manutenção do enquadramento das empresas no regime do Simples Nacional ou ainda a opção de entrar no regime tributário é uma estratégia bastante eficiente que poderá garantir a redução nos impostos pagos todos os meses. Quais empresas podem optar pelo Simples Nacional? Podem optar pelo Simples Nacional as microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP) que não incorram em nenhuma das vedações previstas no art. 3º, §4º, e art. 17 e parágrafos da Lei Complementar 123, de 2006,…[+]
11 jan

Desafios operacionais no supermercado online: busca de produtos

Por: Leandro Alves Dando continuidade a esta série de artigos sobre os desafios operacionais no supermercado online, vamos falar sobre a seleção de produtos no site (o primeiro artigo pode ser conferido aqui). Talvez diferentemente de (quase) todos os outros segmentos, em grocery é comum pedidos com várias dezenas de itens diferentes, não raros, com centenas de produtos. Com essa volumetria, trabalhar a experiência e a usabilidade das interfaces se torna essencial. Com a experimentação gerada pela pandemia e o grande crescimento das categorias de FMCG no primeiro semestre de 2022 (128%), representando 12% de todo o e-commerce(1), os consumidores ganham confiança e aumentam ainda mais a cesta e a frequência, o que reforça o cuidado que o varejo deve ter com a “exposição de seus produtos” online. Quando digo exposição de produtos, eu não vou tratar aqui do cadastro (ficha) do produto em si. Isso não quer dizer que não seja importante. Ao contrário, ter uma (na realidade, várias) foto(s) bem trabalhada(s), descrição (nome) adequada, informações (argumento de venda), aplicações – bem como…[+]
10 jan

5 estratégias para melhorar a experiência do cliente nos supermercados em 2023

Especialista mostra os melhores caminhos para que empresas do varejo possam se destacar este ano O consumidor, de forma geral, está disposto a pagar mais para ter uma experiência de compra satisfatória, encantadora e, segundo uma pesquisa da PwC, 86% das pessoas que participaram desse estudo estão dispostas a pagar mais para receber uma ótima experiência. Nesse cenário, as pessoas que buscam o encantamento na hora de fazer uma compra estão dispostas a pagar até 18% a mais por algo que ofereça uma experiência diferenciada. Além disso, a pesquisa feita pela multinacional de consultoria e auditoria mostra que o CX, sigla para experiência do cliente, tem influência nas compras por impulso já que 49% dos entrevistados disseram ter comprado algum item por conta de uma experiência personalizada. Para Leonardo Coelho, head de customer success e product manager do voicebot na Pontaltech, empresa especializada em comunicação omnichannel, para atrair e reter a atenção dos clientes é preciso ir muito além de boas ofertas. Segundo Leonardo, toda a experiência deve ser marcante, precisa valorizar o…[+]
10 jan

Planejamento tributário para 2023: esclareça suas dúvidas

A mudança de Governo e a reforma tributária reforçam a importância de uma planejamento bem executado O ano começou com grandes mudanças no país – como troca de governo e a não Reforma Tributária – que podem trazer dúvidas sobre o exercício fiscal. Assim, empresas de variados portes e ramos de atividade precisam estar atentas para o planejamento tributário. Realizar o planejamento antecipadamente é a melhor estratégia para evitar gastos desnecessários neste ano que já está batendo à porta, principalmente no que relaciona a tributos. O planejamento é uma arma estratégica para que as empresas sejam capazes de tomar novas decisões, determinar suas metas a curto e longo prazo e instituir futuras projeções com maior segurança, reduzindo legalmente a carga que incide sobre as empresas. Para alterar o regime tributário da empresa é necessário a mudança do ano-calendário, ou seja, a passagem de um ano para o outro. É com a análise nos resultados do ano anterior e no orçamento para o próximo exercício que sugerimos qual a sistemática tributária mais indicada para…[+]
09 jan

Pesquisa Ipeso aponta supermercados de bairro como mais vantajosos na hora de economizar tempo

Praticidade e proximidade com os clientes também foram destacadas como diferenciais de marcas já estabelecidas como o Correia Supermercado Uma pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa de Sorocaba (Ipeso), detectou que a proximidade da cadeia de lojas Correia às casas ou trabalho das pessoas é uma das características que mais se destacam da marca. De acordo com a pesquisa, 76% das pessoas ouvidas citaram essa vantagem como fundamental na hora de fazer suas compras. Outra vantagem destacada pela pesquisa refere-se ao bom atendimento, aos preços competitivos oferecidos e à variedade de itens nas lojas. A pesquisa realizada em Sorocaba e região está em consonância com um estudo feito no ano passado pela Associação Paulista de Supermercados (APAS) que detectou que 22% da população brasileira prefere fazer suas compras em supermercados e mercados de bairro. A pesquisa da APAS divulgou ainda que a escolha para as compras de rotina está relacionada ao preço, à qualidade, variedade de produtos e localização. No caso dos estabelecimentos de bairro, o principal quesito apontado pelos entrevistados foi a localização. Eles também…[+]
06 jan

Supermercados transformam suas marcas em item de desejo

Redes investem em vestuário, acessórios e brinquedos com a marca das lojas para criar linhas adicionais de receitas Por Renato Müller Que os supermercados estão no dia a dia dos consumidores, não é nenhuma novidade. Mas várias redes americanas estão desenvolvendo linhas de produtos para levar esse relacionamento muito além da compra e venda de alimentos. Canecas, camisetas, brinquedos e outros itens típicos de lojas de turistas ou de visitas a parques temáticos estão ocupando espaço nas gôndolas de bandeiras como H-E-B, Aldi e 7-Eleven. Em novembro, a rede de supermercados H-E-B criou uma área somente para itens colecionáveis com sua marca, dentro de uma loja em Kerrville, no Texas, com a intenção de expandir o conceito para outros PDVs em 2023. Segundo a empresa, vender itens como camisetas, canecas e canetas com o logo da rede é uma forma de “aproximar a marca de seus fãs”. Esse tipo de iniciativa tem vários objetivos. O primeiro, e mais claro, é reforçar o vínculo com os consumidores fiéis, que se orgulham…[+]
05 jan

Confiança da Indústria sobe 1,2 ponto em dezembro

O Índice de Confiança da Indústria (ICI) do FGV IBRE subiu 1,2 ponto em dezembro após três meses de quedas consecutivas Após três meses em queda, a confiança da indústria melhorou em dezembro, mas não foi suficiente para recuperar as perdas sofridas no ano. Parte da indústria sofreu com problemas de insumos, e outra com redução de demanda levando a um aumento dos estoques em 2022. O resultado de dezembro mostra uma melhora da situação atual influenciada por ligeiro aumento na demanda e melhora dos estoques. Apesar da melhora pontual, o nível de confiança segue baixo em todas as categorias de uso e na maior parte dos segmentos. “Em relação às percepções de futuro, os empresários seguem cautelosos quanto às contratações possivelmente influenciados por um cenário de desaceleração econômica e política monetária contracionista.” comenta Stéfano Pacini, economista do FGV IBRE. Em dezembro, houve alta da confiança em 11 dos 19 segmentos industriais monitorados pela Sondagem. O Índice Situação Atual (ISA) cresceu 2,0 pontos, para 93,8 pontos. O Índice de Expectativas (IE) acomodou-se ao…[+]