


Carnaval: uma ótima oportunidade para o setor supermercadista
À medida que o Carnaval se aproxima, diversos setores se preparam para colher os frutos dessa celebração. E os supermercados não ficam atrás disso. Em cidades onde o feriado é celebrado, há grande movimentação de foliões e isso gera um maior consumo de alimentos e bebidas. No Rio de Janeiro (RJ), por exemplo, onde o Carnaval é destaque, a movimentação financeira estimada é de R$ 4,5 bilhões na economia local, de acordo com o governo do Rio. Esse investimento não está diretamente relacionado com o varejo, mas é uma maneira de compreender o quanto a cidade vai estar agitada durante a folia. Dentro desse contexto, o especialista em gestão de supermercados, Leandro Rosadas, aponta que as bebidas alcoólicas e as carnes, devem apresentar um aumento nas vendas, atingindo uma média entre 10% e 15%. Para corroborar, segunda a Nielsen, a estabilidade da produção apesar dos impactos no agro, tem expectativa de melhora acentuada nas vendas de cerveja no primeiro trimestre de 2024. Muito impulsionado pelo carnaval nas principais regiões…[+]
Supermercados acompanham o varejo e crescem 3,8% em 2023
Um levantamento feito pela rede Serasa Experian e divulgado nesta semana apontou que o varejo brasileiro, em geral, teve um crescimento de 3,8% em seu faturamento. É o terceiro ano consecutivo de números positivos, que foram impactados pela pandemia da covid-19. O indicador de atividade do comércio apontou um tímido crescimento de 2,9% em relação a 2022, totalizando cerca de 0,9% de aumento percentual. Em 2020, ano da pandemia da covid-19 e marcado pelo fechamento do comércio não essencial e aumento dos e-commerces, ficou com queda de 12,2%. “O resultado do comércio em 2023 revelou um progresso superando os 0,9% de 2022, embora tenha ficado aquém da expansão de 4,9% observada em 2021. Este resultado positivo, mesmo diante das taxas de juros elevadas, é atribuído à concomitante redução da inflação e do desemprego”, afirmou Luiz Rabi, economista responsável da Serasa Experian. O estudo da Serasa Experian foi realizado com 6 mil estabelecimentos comerciais de varejo físico, isso é, com lojas físicas. O relatório aponta destaque para as vendas de móveis, eletrodomésticos, eletroeletrônicos e informática, que ajudaram a venda…[+]
Varejo se prepara para aumento na demanda de bebidas do verão de 2024
Projeção da Kantar aposta em aumento na venda de bebidas em supermercados para o verão de 2024 Para os cariocas, a data mais importante do ano vem se aproximando. O carnaval de 2024 está marcado para 13 de fevereiro, mas as festividades já começaram por toda a cidade, em celebrações de blocos do pré-carnaval, e assim a venda de bebidas aumenta. E os supermercados do estado se preparam para crescerem suas vendas nesse período. Segundo a Riotur, são mais esperados cerca de 12 mega-blocos, sendo que 2 já ocorreram no último final de semana. Além disso, 15 mil ambulantes foram cadastrados e estão aptos a venderem seus produtos durante os festejos que acontecerão em praticamente todos as regiões da cidade. Um levantamento feito pela Kantar demonstrou que a projeção de crescimento para a venda de bebidas será de 5% em comparação ao mesmo período de 2023, chegando a um faturamento de R$ 1 bilhão. O estudo ainda evidencia um novo crescimento pós-pandemia. Desde 2021/22 até o período de 2022/23, o consumo…[+]
Programas de fidelidade de supermercados ganham novos perfis
As redes americanas de supermercados estão encontrando novas maneiras de impulsionar a fidelidade de seus clientes. Segundo um estudo do FMI – The Food Industry Association, o número de consumidores que afirma que seu supermercado favorito prioriza sua saúde e bem-estar aumentou, em grande parte por conta das ações realizadas pelas varejistas em seus programs de fidelidade. Um bom exemplo é a rede Hy-Vee, que desenvolveu um serviço de aconselhamento nutricional por assinatura. A iniciativa inclui consultas básicas de saúde, vídeos de exercícios para fazer em casa, aulas virtuais e uma série de outras ações voltadas a aumentar a capacidade dos clientes de ter uma vida saudável. A Kroger, por sua vez, fez uma parceria com a Soda Health, programa de tecnologia em saúde, em um programa de benefícios que permite que os participantes do Medicaid e de parcerias da Kroger com empresas tenham acesso facilitado a medicamentos, serviços de nutrição e outros benefícios nas lojas da varejista. O programa também oferece descontos na compra de alimentos e…[+]
Abras reforça atividade dos supermercados como essencial
Diante das recentes notícias veiculadas nos órgãos de imprensa, segundo a qual o Ministro do Trabalho e Emprego (MTE), Luiz Marinho, anunciou que está previsto para o próximo dia 19 de fevereiro o retorno da Portaria que condiciona o trabalho aos feriados à negociação coletiva, sendo que 200 atividades serão consideradas exceção e não irão precisar da negociação coletiva para funcionarem, entre as quais farmácias, a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) vem manifestar sua expectativa para que o setor supermercadista esteja incluído nas atividades a serem excepcionadas na aludida Portaria, porquanto tratar-se de atividade essencial para garantia do abastecimento da população brasileira. Esperamos que o Ministério do Trabalho não cometa o mesmo equívoco ocorrido com a publicação em novembro passado da Portaria MTE Nº 3.665, que havia condicionado o trabalho aos feriados à convenção coletiva e precisou ser suspensa pelo MTE para evitar a sua derrubada, em face das fortes reações da sociedade que ecoaram no Congresso Nacional. Uma eventual exclusão do setor supermercadista nas…[+]
Ações sustentáveis fidelizam clientes nos supermercados
O tema da sustentabilidade em supermercados não é um assunto novo, mas o interesse do consumidor por produtos e empresas que colocam esse tema em prática vem se intensificando a ponto de influenciar sua decisão de compra. Segundo pesquisa da consultoria Bain & Company, divulgada no Infor Channel com 23 mil consumidores, 64% dos entrevistados demonstraram altos níveis de apoio às ações sustentáveis no varejo. Além disso, 50% apontaram que esse aspecto é um dos principais critérios de compra. Outro dado interessante dessa pesquisa é que, em alguns países como Índia, Indonésia, Brasil e China, as pessoas estão dispostas a pagar entre 15% e 20% a mais pelos produtos chamados verdes. Uma das inciativas com maior adesão dos consumidores e supermercadistas é a coleta de óleo de cozinha e de tampinhas plásticas. Para a reciclagem do óleo, as redes Vianense, Supermarket e Zona Sul instalaram displays coletores localizados na entrada das filiais. Assim, aumentam as chances de descarte ambientalmente correto do óleo de cozinha usado….[+]