27 jul

Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,47% no semestre, divulga ABRAS

O aumento consistente do consumo foi favorecido pelo recuo do desemprego, pelos reajustes salariais e pela consolidação dos programas de transferência de renda; perspectivas para o segundo semestre também são positivas O Consumo nos Lares Brasileiros encerrou o primeiro semestre em alta de 2,47% de acordo com a Associação Brasileira de Supermercados – ABRAS. Na comparação junho ante maio, o indicador apresentou alta de 0,55%. Em relação a junho de 2022 a alta é de 6,96%. Todos os indicadores são deflacionados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o levantamento contempla todos os formatos e canais operados pelos supermercados. “Registramos um consumo consistente e gradual até o fim do semestre favorecido pelo recuo do desemprego, de reajustes salariais, da consolidação dos programas de transferência de renda. Para os próximos meses, se mantidas a menor pressão da inflação sobre a cesta de alimentos, o consumo tende a ser crescente, pois há datas importantes que incentivam o consumo como o Dia dos Supermercados, a Black Friday…[+]
26 jul

Cesta básica em Goiânia tem variação de mais de 350%, revela pesquisa do Procon

Levantamento realizado entre 24 e 26 de julho avaliou produtos como tomate, café, banana, batata, arroz, pão francês, farinha de mandioca, em nove estabelecimentos comerciais da capital O Programa de Defesa do Consumidor de Goiânia divulgou pesquisa realizada entre os dias 24 e 26 de julho de 2023 revelando variação de até 351,76% no valor dos produtos da cesta básica. O levantamento foi realizado em nove estabelecimentos comerciais da capital, analisando 30 itens essenciais. De acordo com o órgão, cinco itens apresentaram as maiores variações: a banana prata, com uma oscilação de R$ 1,99 a R$ 8,99 (variação de 351,76%); o tomate saladete, que pode ser encontrado de R$ 3,96 a R$ 12,69 (variação de 220,45%); e o pão francês, cujo preço varia de R$ 9,99 a R$ 21,99 (variação de 120,12%). Por outro lado, também foram apontadas cinco variações menores, entre 24,91% e 18,97%. O café de 500 gramas apresentou a menor variação, de 18,97%, com preços variando de R$ 18,45 a R$ 21,95. Considerando os cinco itens com…[+]
26 jul

Equipe da Agos vai a Anápolis conhecer Centro de Convenções

Na tarde desta terça-feira, 25 de julho, uma equipe da Agos – Augusto De Araújo Almeida, diretor executivo; Clésida do Espírito Santo, responsável pelo comercial; Frederico Kessler, assessor de marketing; e Gilciene Almeida, arquiteta especializada em eventos – esteve em Anápolis para conhecer as instalações do Centro de Convenções da cidade. A visita se deu a convite do secretário de estado da Retomada, César Moura. A equipe foi recebida pela superintendente da Secretaria, Raíssa Rodrigues, e pela responsável pelo complexo, Daniele Machado. “Conhecemos a belíssima estrutura, que impressionou a todos. O objetivo da visita é termos opções futuras para nossos eventos, já que o espaço atual da SuperAgos está ficando pequeno, devido as proporções que a feira vem tomando”, destacou Augusto Almeida. Fonte: Assessoria de Imprensa Agos/Comunicare [+]
26 jul

Ajudar o próximo também é pauta das ações da Agos

Ao promover ações sociais, a Associação Goiana de Supermercados colabora com comunidades circunvizinha da região metropolitana de Goiânia e ainda promove ajudas às pessoas menos favorecidas. O retorno dessas ações é a formação de cidadãos comprometidos com o mundo ao seu redor. Corae – Em março, representantes do Centro de Orientação, Reabilitação e Assistência ao Encefalopata (Corae) – Paulene Porta Pereira, presidente; Leonília Porta Cattini, diretora social; Margareth Ursino, secretária; Leciuda Pereira de Souza, assistente social; e Emílio Bittar, conselheiro e vice-presidente da Fieg – estiveram visitando a sede da Agos, ocasião em que foram recebidos pelo presidente da instituição, Sirlei Antônio do Couto e o diretor executivo Augusto de Araújo Almeida. Os membros do Corae propuseram à Agos uma parceria de apoio à entidade, uma sociedade não governamental, sem fins lucrativos, de utilidade pública, fundado em 1972 por um movimento iniciado por um grupo de mães em busca do desenvolvimento de seus filhos, todos com deficiências múltiplas. Atualmente atende mais de 400 pessoas. [+]
26 jul

Escola Agos capacita mais de 200 pessoas no primeiro semestre

Por meio da Escola Agos, a Asssociação Goiana de Supermercados (Agos) oferece cursos dos mais variados temas, visando aperfeiçoar os profissionais prestadores de serviços para o setor supermercadista. O objetivo da capacitação profissional é desenvolver e ampliar habilidades e conhecimentos para transformar o trabalho que é desenvolvido no segmento. Melhorar o desempenho profissional é, portanto, o principal objetivo dos cursos de capacitação oferecidos pelo programa Escola Agos. No primeiro semestre de 2023, a Escola Agos realizou 9 cursos, totalizando mais de 200 pessoas capacitadas, tanto da Capital e região metropolitana, quanto cidades do interior como Anápolis, Morrinhos, Montevidiu, Niquelândia, Goianésia, Santa Bárbara de Goiás, Pirenópolis, Anicuns, Rialma, Itapuranga, Indiara, Santo Antônio do Descoberto, Barra do Garça, Ceres e Iporá. A Escola Agos é um ponto de referência para cursos profissionalizantes voltados para o setor supermercadista. A entidade busca profissionais com larga experiência no mercado com didática de grande eficácia. Além disso fornece estrutura com sala climatizada confortável e materiais adequados para o desenvolvimento dos cursos…[+]
25 jul

Inteligência Artificial deixa comércio eletrônico mais eficiente

Algoritmos analisam compras e fazem recomendações do melhor mix de produtos para cada loja e dos melhores preços para cada dia O comércio eletrônico teve um salto de 225% no Brasil desde o início da pandemia de Covid-19. Segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), o total de vendas online no país passou de R$ 57 bilhões em 2019 para R$ 187 bilhões em 2022. Os dados são do Observatório do Comércio Eletrônico. Essa explosão de demanda gera desafios para o varejo online. Em algumas cidades do Brasil, as plataformas de e-commerce já fazem entregas em menos de 24 horas após os pedidos, porém, quando se trabalha com milhares de produtos distintos é preciso ir além de um rigoroso controle de estoques. É aí que entra a Inteligência Artificial. Os algoritmos desenvolvidos para este setor analisam, em tempo real, o comportamento dos consumidores nos sites de compras e recomendam aos varejistas qual o mix ideal de produtos para cada período do ano ou região do país. Tudo isso bem antes…[+]
24 jul

Equipe de colaboradores da Agos passa por treinamento

Preocupada também em capacitar a equipe interna, a Associação Goiana de Supermercados (Agos) realizou na última sexta-feira, 21 de julho um treinamento motivacional em “Excelência no Atendimento a Clientes”, ministrado pelo palestrante Fábio Lemos, autor do best-seller Ligue o Foda-se e seja Feliz. Fábio focou em como a comunicação, a motivação e as vendas precisam estar interligadas. “É tudo isso aglutinado que irá fazer o profissional ser melhor”, destacou. Além da equipe interna da Agos, o treinamento também teve a participação dos colaboradores que estão trabalhando temporariamente para a realização da SuperAgos 2023, com um total de 20 participantes. Fonte: Assessoria de imprensa Agos/Comunicare [+]
21 jul

Retorno ao trabalho presencial muda vendas em supermercados

Estudos mostram que, no mercado americano, compras entre 18h e 21h ganharam força em relação ao ano passado, mas perfil de compra mudou Uma das dúvidas em relação ao pós-pandemia era a possibilidade de os consumidores retornarem aos antigos padrões de comportamento. O que voltaria a ser como antes e o que nunca mais retornaria ao “normal”? Vários estudos divulgados recentemente nos Estados Unidos mostram que, por lá, o varejo de alimentos mudou bastante. Segundo o estudo American Opportunity Survey, da consultoria McKinsey, 58% dos americanos disseram trabalhar de casa pelo menos uma vez por mês – e 35% têm um trabalho 100% remoto. Já de acordo com dados da Placer.ai, as visitas dos consumidores às lojas da rede CVS entre 18h e 21h aumentaram de 16,5% do total em 2021 para 19,9% no primeiro trimestre deste ano. O percentual de clientes que vão às lojas ao sair do trabalho cresceu 3,9%, enquanto a quantidade de consumidores que vão para casa depois da loja avançou 5,5% – uma rotina que demonstra uma parcial…[+]