28 jul

Ruptura: como os supermercadistas podem evitar gôndolas vazias nas lojas

Pesquisas mostram cenário de perdas desde a pandemia e tendência de investimento em tecnologia A ruptura é um dos maiores vilões para as operações supermercadistas e marcas da indústria, já que ambos perdem uma oportunidade de venda e, ao mesmo tempo, frustram o consumidor que está decidido a comprar determinado produto. Neste cenário, existem diversos aspectos que resultam na falta de itens nas prateleiras, desde prazos de entrega, logística, produtos vencidos, e também as perdas. Para se ter uma ideia, a perda não identificada de produtos, que inclui erros operacionais, vem aumentando desde a pandemia, segundo a Associação Brasileira de Prevenção de Perdas (Abrappe). Desde que o vírus se espalhou pelo mundo, em 2020, este índice cresceu 23% nos supermercados, lojas de vizinhança e de conveniência. A Pesquisa de Prevenção de Perdas, feita pela Abrappe e a KMPG, ainda destaca que as perdas não identificadas nos supermercados aumentaram 53% no mesmo período. Um levantamento feito pela Mob2Con diz que esse tipo de ruptura acontece com mais frequência no primeiro dia útil de cada…[+]
28 jul

Parcerias com empresas do ramo fortalecem associados supermercadistas

Em março, a primeira reunião extraordinária da diretoria da Associação Goiana dos Supermercados (Agos), apresentou para os diretores e membros presentes assuntos importantes para o setor supermercadista goiano como: o relatório das ações judiciais em curso, leis relevantes de interesse do segmento, reforma tributária, lei de resíduos sólidos, convenção coletiva e o anúncio do Prêmio Carrinho de Ouro. GS1 – Na ocasião, o diretor institucional da GS1, Paulo Caprina, compartilhou com os diretores presentes informações sobre o Código 2D. A tecnologia apresenta revolução e facilidade aos processos de compra e venda. O Código 2D, como o próprio nome já diz, é um código bidimensional. Ele utiliza ambas as dimensões, horizontal e vertical, para codificar dados em uma pequena área. Existem algumas variáveis do Código 2D, porém o mais conhecido no mercado é o QR Code. Mar &…[+]
28 jul

Um setor cada vez mais eficiente

A nova Pesquisa de Eficiência Operacional realizada pela ABRAS mostra que o setor supermercadista tem 98,21% de eficiência, e seus dados evidenciam que os supermercados elevaram o nível em relação à operação de suas lojas Na tarde da última quinta-feira, 27 de julho, o diretor executivo da Agos, Augusto de Araújo Almeida, esteve reunido com o Comitê de Eficiência Operacional da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) para debaterem a nova Pesquisa de Eficiência Operacional realizada pela instituição. A ABRAS acompanha e se dedica a monitorar o cenário de eficiência operacional há 23 anos. Ano passado, com o propósito de aprimorar o tradicional estudo desenvolvido pelo Departamento de Economia e Pesquisa da ABRAS, trouxe uma nova visão e abordagem a respeito dos dados da pesquisa, mostrando o quanto o setor supermercadista é eficiente, ao invés de focar e detalhar as perdas do varejo alimentar. A pesquisa traz importantes subsídios para que as empresas consigam observar e avaliar melhor os dados e aplicá-los em seus negócios. “Os avanços…[+]
28 jul

Parceria poderá resultar aos associados da Agos soluções que diminuam custos com energia elétrica

Nesta quinta-feira, 27 de julho, o diretor executivo da Agos, Augusto Araújo de Almeida, participou de reunião através de videoconferência com os representantes da EDP Brasil, Flávia Marques Bernardo e João Ribeiro Luppi. A reunião foi um desdobramento de uma conversa entre o presidente da Agos, Sirlei Antônio do Couto e os diretores da EDP: Carlos Andrade, vice-presidente de clientes, Diogo Baraban, diretor comercial e Nuno Rebelo de Sousa, diretor de stakeholders, durante o evento Conexão Energias Renováveis, no Sebrae no último dia 17/07. O encontro desta quinta-feira teve por objetivo estabelecer parceria para disponibilizar soluções que diminuam o custo com energia elétrica para os associados da Agos, bem como a participação da EDP na SuperAgos 2023, que acontece em setembro. Sobre a EDP Brasil – Com mais de 20 anos de atuação, a EDP é uma das maiores empresas privadas do setor elétrico a operar em toda a cadeia de valor. A companhia, que tem mais de 10 mil colaboradores diretos e terceirizados, atua…[+]
28 jul

Agos segue “com a mão na massa” para realização da SuperAgos 2023

Visando propor capacitações que visam ajudar os proprietários e gerentes de supermercados e padarias a atingirem suas metas e fecharem mais vendas, a Agos recebeu na tarde desta quinta-feira, 27 de julho, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Indústrias de Panificação e Confeitaria de Goiânia (Sintpão), André Luiz Barcelos. A visita buscou propor uma parceria entre a associação com o braço técnico do sindicato que é o Instituto de Panificação e Confeitaria de Goiás (IPCG) tanto na realização da Super Agos 2023 – principal evento voltado ao varejo da região Centro-Oeste e se consolida como um dos mais importantes encontros do setor supermercadista do Brasil – quanto na capacitação de profissionais por meio da Escola Agos. A parceria inclui a disponibilização de vídeos de treinamento e aulas de panificação e confeitaria para associados, no site da Agos. Fonte: Assessoria de imprensa Agos/Comunicare [+]
27 jul

Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,47% no semestre

Abrasmercado: preços das carnes, do óleo de soja e do café registram queda expressiva no período O Consumo nos Lares Brasileiros encerrou o primeiro semestre em alta de 2,47% de acordo com a Associação Brasileira de Supermercados – ABRAS. Na comparação junho ante maio, o indicador apresentou alta de 0,55%. Em relação a junho de 2022 a alta é de 6,96%. Todos os indicadores são deflacionados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o levantamento contempla todos os formatos e canais operados pelos supermercados. “Registramos um consumo consistente e gradual até o fim do semestre favorecido pelo recuo do desemprego, de reajustes salariais, da consolidação dos programas detransferência de renda. Para os próximos meses, se mantidas a menor pressão da inflação sobre a cesta de alimentos, o consumo tende a ser crescente, pois há datas importantes que incentivam o consumo como o Dia dos Supermercados, a Black Friday e as festas de fim de ano”, analisa o vice-presidente da ABRAS, Marcio…[+]
27 jul

Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,47% no semestre, divulga ABRAS

O aumento consistente do consumo foi favorecido pelo recuo do desemprego, pelos reajustes salariais e pela consolidação dos programas de transferência de renda; perspectivas para o segundo semestre também são positivas O Consumo nos Lares Brasileiros encerrou o primeiro semestre em alta de 2,47% de acordo com a Associação Brasileira de Supermercados – ABRAS. Na comparação junho ante maio, o indicador apresentou alta de 0,55%. Em relação a junho de 2022 a alta é de 6,96%. Todos os indicadores são deflacionados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o levantamento contempla todos os formatos e canais operados pelos supermercados. “Registramos um consumo consistente e gradual até o fim do semestre favorecido pelo recuo do desemprego, de reajustes salariais, da consolidação dos programas de transferência de renda. Para os próximos meses, se mantidas a menor pressão da inflação sobre a cesta de alimentos, o consumo tende a ser crescente, pois há datas importantes que incentivam o consumo como o Dia dos Supermercados, a Black Friday…[+]
26 jul

Cesta básica em Goiânia tem variação de mais de 350%, revela pesquisa do Procon

Levantamento realizado entre 24 e 26 de julho avaliou produtos como tomate, café, banana, batata, arroz, pão francês, farinha de mandioca, em nove estabelecimentos comerciais da capital O Programa de Defesa do Consumidor de Goiânia divulgou pesquisa realizada entre os dias 24 e 26 de julho de 2023 revelando variação de até 351,76% no valor dos produtos da cesta básica. O levantamento foi realizado em nove estabelecimentos comerciais da capital, analisando 30 itens essenciais. De acordo com o órgão, cinco itens apresentaram as maiores variações: a banana prata, com uma oscilação de R$ 1,99 a R$ 8,99 (variação de 351,76%); o tomate saladete, que pode ser encontrado de R$ 3,96 a R$ 12,69 (variação de 220,45%); e o pão francês, cujo preço varia de R$ 9,99 a R$ 21,99 (variação de 120,12%). Por outro lado, também foram apontadas cinco variações menores, entre 24,91% e 18,97%. O café de 500 gramas apresentou a menor variação, de 18,97%, com preços variando de R$ 18,45 a R$ 21,95. Considerando os cinco itens com…[+]