28 fev

Venda de remédios em supermercados será discutida em audiência pública, diz Abras

Segundo o Marcio Milan, o assunto está sendo discutido e, nos próximos meses, será realizada uma audiência pública para um debate mais amplo O comando da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) disse, nesta quinta-feira (29), que a proposta de comercialização de remédios em supermercados será discutida em audiência pública, nos próximos meses. Na última coletiva, realizada em 30 de janeiro, Marcio Milan, vice-presidente da Abras, havia dito que o tema avançaria “em questão de dias.” “Na minha visão, eu acredito que falei em um período razoável”, disse Milan. O Valor apurou que as conversas sobre esse tema estariam em banho-maria.Segundo o executivo, o assunto está sendo discutido e, nos próximos meses, será realizada uma audiência pública para um debate mais amplo. Ele não dá clareza sobre prazos, mas diz que já foi montada uma comissão e que agora é uma questão de ajustes. Fonte: Valor Econômico [+]
26 fev

Prêmio Profissionais do Ano ABRAS – Participe!

Inscrições foram prorrogadas até dia 27/02. Prêmio reconhece melhores especialistas em alta performance do varejo alimentar. Inscreva-se O Prêmio Profissionais do Ano ABRAS chega à quarta edição reconhecendo os melhores especialistas em alta performance do setor supermercadista brasileiro. Mais uma vez, a premiação fará parte da programação do Smart Market ABRAS 2025, que será realizado de 14 a 15 de abril, no Expo Transamérica, em São Paulo. Serão contemplados com este importante reconhecimento os 21 principais líderes do varejo alimentar do País. Todos os CEOs, diretores e gerentes das áreas representadas por nossas 10 comunidades (presidência, comercial, financeiro, jurídico, tecnologia, expansão, obras e engenharia, marketing, pessoas, eficiência operacional e operações) de alta performance podem participar, desde que ocupem seus cargos em março de 2025, independentemente da afiliação de suas empresas às entidades regionais ou estaduais de supermercados. Os finalistas serão anunciados no dia 5 de março, tanto no site da premiação, quanto nas redes sociais da Associação Brasileira de Supermercados…[+]
21 fev

Com foco em capacitar gerentes supermercadistas, Escola Agos realiza mais um curso

Na última quinta-feira, 20 de fevereiro, a Associação Goiana de Supermercados (Agos) realizou mais um dia de capacitação por meio da Escola Agos. A 20ª edição do curso “Formação para Gerentes em Supermercados”, com o facilitador Ademir Gomes, consultor de destaque na área de Desenvolvimento Organizacional e Liderança, treinou uma equipe formada por 28 participantes de supermercados de Goiânia, região metropolitana e interior em como melhorar o desempenho de suas empresas utilizando uma gestão forte e competente. Durante o curso, os participantes estiveram imersos em tópicos essenciais para aprimorar uma liderança de qualidade, otimizando processos cotidianos com estratégias únicas para alcançar uma rotina de excelência e grandes resultados. Entre as cidades presentes, estiveram Edéia, Santos Antônio do Descoberto, Aparecida de Goiânia, Mineiros, Goianésia, Pontalina e Niquelândia. “O que me motivou a procurar o curso foi aumentar meu conhecimento e passá-lo aos meus colaboradores, para agregar não apenas para a empresa, mas para nós, profissionais, também”,…[+]
19 fev

Setor de supermercados apresentou alta de 1,5% em janeiro

Roraima e Amazonas tiveram resultados positivos no comparativo anual O Índice do Varejo Stone (IVS) apontou alta de 1,5% do volume nas vendas do setor de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo em janeiro, na comparação mensal. No comparativo anual, o setor também apresentou resultado positivo, de 2,3%. O estudo, que acompanha mensalmente a movimentação do varejo, é uma iniciativa da Stone, empresa de tecnologia e serviços financeiros. Em janeiro, todos os outros segmentos reportaram alta mensal: Tecidos, Vestuário e Calçados (4,8%), Artigos Farmacêuticos (2,2%), Outros Artigos de Uso Pessoal e Doméstico (2%), Móveis e Eletrodomésticos (1,7%), Bebidas e Fumo (1,5%). Livros, Jornais, Revistas e Papelaria (1,4%), Combustíveis e Lubrificantes e Material de Construção (1,1%). Destaques regionais: No recorte regional, 19 estados apresentaram resultados positivos no comparativo anual, liderados por Roraima, com alta de 9,3%, seguido por Amazonas (6%), Acre (4,6%), Alagoas (4,3%), Ceará (4,1%), Amapá (3,9%), Pará (3,2%), Rio de Janeiro (2,9%), São Paulo (2,8%),…[+]
19 fev

Carrinhos inteligentes e sustentáveis: o futuro das compras nos supermercados

Da invenção nos anos 1930 à era dos sensores e materiais ecológicos, o carrinho de supermercado se tornou símbolo do consumo e, agora, uma ferramenta estratégica Os carrinhos de supermercado são tão comuns em nosso dia a dia que raramente paramos para pensar em sua origem ou em como eles evoluíram ao longo do tempo. Presentes não apenas em supermercados, mas também em lojas de departamento, pet shops e até mesmo no mundo digital dos e-commerces, os carrinhos são um símbolo do consumo desde a década de 1930 até os dias de hoje. Mas, poucas pessoas sabem como surgiu esse item tão essencial e como a tecnologia e a sustentabilidade estão moldando seu futuro no varejo mundial. De uma cadeira dobrável ao símbolo do consumo, a história do carrinho de supermercado começou há quase 100 anos, em Oklahoma, Estados Unidos. Sylvan Goldman, dono de uma rede de mercados, percebeu que as cestas de compras tradicionais já não atendiam às necessidades…[+]
17 fev

Faturamento do varejo alimentar cresceu 6,6% em janeiro

Esse resultado foi responsável pela inflação acumulada em 12 meses A queda do dólar impactou diretamente os preços no varejo alimentar e levou à primeira desaceleração da alta desde maio de 2024. Segundo a Scanntech, plataforma de inteligência de dados, o preço médio dos produtos no canal alimentar avançou 5,8% em 12 meses, abaixo dos 7,6% registrados em dezembro de 2024. Essa mudança refletiu especialmente na mercearia básica, onde diversas categorias – como arroz, feijão e leite – chegaram a apresentar recuo nos preços em relação a dezembro. No curto prazo, as categorias de mercearia básica, apenas café e açúcar mantiveram a trajetória de alta. Apesar desse alívio nos preços, a inflação acumulada em 12 meses no setor ainda foi a principal responsável pelo crescimento de 6,6% no faturamento do varejo alimentar em janeiro contra janeiro de 2024. Mesmo com crescimento nas vendas unitárias na ordem de 0,8%, o volume de produtos comercializados apresentou retração de -0,9%, com vendas de…[+]
17 fev

Ovos terão data de validade nas cascas a partir de março

Objetivo é garantir a segurança alimentar e o rastreamento dos lotes O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), informou por meio do Diário Oficial da União, da Portaria SDA/MAPA n°1.179/2024, que os ovos deverão vir com a data de validade do produto carimbada na casca a partir de 4 de março. Com objetivo de garantir a segurança alimentar e o rastreamento dos lotes. Com prazo de adequação de 180 dias. De acordo com a portaria, são definidos os critérios para a classificação dos estabelecimentos de ovos e derivados, incluindo suas características, equipamentos e etapas do processo, como recepção, lavagem, inspeção, classificação, quebra, industrialização, resfriamento, congelamento, embalagem, nomeação, armazenamento e envio. As obrigações previstas na portaria se destinam ao produtor, destaca-se o procedimento de “embalagem”, o qual fica definido que os ovos destinados ao consumo direto devem ser individualmente identificados, com a data de validade e com o número de registro do estabelecimento produtor, quando não seja utilizada uma embalagem primária. [+]
17 fev

Super e hipermercados cresceram 5,2% real em 2024

O segmento de super, hipermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo avançou 4,6% real no ano passado, de acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), medida pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Focando apenas nos super e hipermercados, o crescimento foi um pouco maior, alcançando 5,2%. É importante lembrar que as taxas aparecem divulgadas no relatório do instituto como volume de vendas, mas é calculado a partir do deflacionamento do crescimento nominal pela taxa de inflação do ano fechado de produtos tipicamente vendidos nos supermercados. O varejo supermercadista do Rio Grande do Sul foi o que mais elevou a alta real no ano passado (+12%), seguido por Bahia (+11%) e Goiás (+9%). A menor taxa deflacionada de crescimento do setor coube ao Espírito Santo, que praticamente andou de lado (+0,1%). Fonte: SA+ Ecossistema Varejo [+]