


De cada 10 brasileiros, quatro preferem acessar direto o site da loja
Análise da Conversion mostra o resultado dos cliques no e-commerce em dezembro e a participação da busca orgânica pelo produto no Google Os principais varejistas virtuais no país receberam um total 1,72 bilhão de acessos no mês de dezembro. O número ficou próximo da média mensal de 2021, de 1,75 bilhão de acessos. Em relação ao mês anterior, período da Black Friday, dezembro teve uma baixa de 14,76% na audiência do e-commerce no Brasil. Os dados são do Relatório Setores do E-commerce, da Conversion, agência de Search Engine Optimization (SEO). De acordo com análise da Conversion, mesmo com o investimento e a demanda em queda em dezembro, algumas empresas cresceram, enquanto outras acompanharam a tendência de queda. O canal preferido para chegar às lojas é o “direto” (quando se digita o endereço da loja): ele representa 44% dos acessos. A busca orgânica (quando o cliente procura pelos produtos no Google), ficou com 26,6%. Já a busca paga (quando os clientes acessam os anúncios do site de busca) representou 19,4%. O tráfego de redes sociais representa apenas…[+]
Depois de disparada nos preços, vendas de arroz estacionam e sobra estoque
Preço do produto caiu 16% nos supermercados em 2021, mas ainda segue 46% acima do nível pré-pandemia Após ver um salto nas vendas no Brasil, nas exportações e, claro, nos preços em 2020, o arroz, o grande “vilão” da inflação naquele ano, vive agora uma situação bem diferente. Os preços altos encontraram em 2021 uma população com a renda em queda, enquanto os compradores de fora reduziram os pedidos. O resultado é que as vendas do produto caíram, e está sobrando arroz nos estoques dos produtores. Em dezembro do ano passado, os estoques do arroz estavam cerca de 35% maiores do que em dezembro de 2020, de acordo com informações da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Esalq, escola de agricultura da Universidade de São Paulo. “No mercado interno, a renda da população diminui e atrapalhou as vendas de forma geral”, diz Lucilio Alves, pesquisador responsável pela equipe de arroz do Cepea. Ele também…[+]
2022 será o ano do e-commerce no setor de alimentos?
Nos Estados Unidos, vendas digitais dos supermercados devem saltar 21% nos próximos 12 meses As vendas online dos supermercados deverão ter um salto em 2022 no mercado americano, conforme mais clientes passam a considerar essa modalidade como uma parte do seu dia a dia. De acordo com o estudo “Consumer Goods Trust & Beauty Index”, divulgado no fim do ano pela Hero Digital, a expectativa é de uma expansão de 21% nas vendas online em relação a 2021. Segundo o levantamento, que ouviu 2.300 consumidores nos Estados Unidos, a combinação de compras online, entregas em casa e serviços de “clique e retire” está se tornando cada vez mais importante para as redes supermercadistas, fazendo com que varejistas tradicionais acelerem seus investimentos para poder competir com empresas 100% digitais. O estudo ouviu consumidores em 4 grandes blocos etários (Geração Z, Millennials, Geração X e Baby Boomers) e concluiu que entre os Millennials, por exemplo, a possibilidade de ter uma experiência de compra simples, um sortimento relevante de produtos e um excelente atendimento estimula as…[+]
Consumo de orgânicos cresce na pandemia com novos clientes
Estudo da Organis ressalta que toda a cadeia deve divulgar melhor seus benefícios A pandemia não freou a tendência de aumento do número de consumidores de alimentos orgânicos no Brasil. Mesmo com todos os desafios impostos pela covid-19, logísticos e de renda, mais gente passou a recorrer a produtos livres de agrotóxicos no país, e a maior parte ou manteve ou elevou as compras nesses últimos quase dois anos. É o que aponta pesquisa realizada pela Associação de Promoção dos Orgânicos (Organis) em parceria com a consultoria Brain e com a iniciativa UnirOrgânicos. Os resultados do trabalho foram compilados a partir de 987 entrevistas realizadas em todo o país entre 15 de setembro e 5 de outubro de 2021, e confirmam relatos de produtores, varejistas e canais online. Entre as pessoas que haviam consumido orgânicos nos 30 dias anteriores à pesquisa, 66% afirmaram que mantiveram o mesmo nível de consumo durante a pandemia, enquanto 23% aumentaram e apenas 11% reduziram as compras. Do universo total, 45% já consumiam esses produtos há mais de…[+]
ABRAS reforça protocolos de prevenção à Covid, junto associados
Devido ao acompanhamento e a preocupação com o crescimento do número de contaminações pela Covid-19, a Associação Goiana de Supermercados (Agos), aconselhada pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), alerta e recomenda aos seus associados, que reforcem os procedimentos relacionados no “Protocolo para Prevenção do Coronavírus (COVID-19) nos Supermercados “, principalmente no que concerne aos pontos considerados como medidas mais eficazes no combate à disseminação do vírus, quais sejam: Uso indispensável de máscaras pelos colaboradores e clientes; Dispensação de álcool gel 70% em vários pontos das lojas; Controle de fluxo para que não haja aglomeração dentro dos estabelecimentos, possibilitando o distanciamento social; Recomendar ainda aos clientes especial atenção às marcações nos pisos das lojas que indicam o distanciamento seguro entre os clientes nas filas; Higienização de carrinhos e cestos de compras. A ABRAS lembra que os procedimentos de prevenção são indispensáveis para a manutenção da saúde dos colaboradores e clientes, bem como transmitem segurança aos consumidores na medida em que os mesmos presenciam, por exemplo,…[+]
No carnaval, venda de cerveja depende dos rumos da covid
Ômicron, chuvas e inflação não ajudam, mas fabricantes podem usar canais on-line e supermercados para escoar a produção durante o feriadão No segundo ano sem festas de Carnaval na rua, as cervejarias já conhecem caminhos para escoar a produção, como a venda pelo comércio on-line e em supermercados. As vendas devem ser ao menos levemente melhores do que as do Carnaval de 2021, quando o país atravessava a segunda onda de covid-19. Mas neste ano, por causa da pandemia, o cancelamento dos blocos em pelo 10 capitais como São Paulo, Rio e Salvador, joga água no chope das fabricantes. A variante ômicron, que está infectando muitas pessoas com a covid-19, o tempo mais chuvoso em diversas partes do país e a inflação em alta, que reduz o poder de compra do consumidor, também não favorecem o mercado cervejeiro. Depois de muitos meses de altas expressivas nos volumes em plena pandemia, a produção de cerveja começou a dar sinais de desaceleração no fim de 2021. Em novembro, a produção de bebidas alcoólicas caiu…[+]