Em Destaque · 11 fevereiro 2022

O levantamento é da Associação Brasileira de Supermercados (Abras)

O preço da cesta com os 35 produtos da Associação Brasileira de Supermercados, Abras, subiu 10,32% em 2021. Um dos produtos que mais encareceu no ano foi o café, com o aumento de 67%, seguido pelo açúcar, com aumento de 50%. Esses aumentos foram causados por dificuldades na produção agrícola devido a geadas, secas e enchentes. Por outro lado, o arroz teve uma queda acumulada no preço em 2021 de 17,7% e o pernil também baixou 9,1% no ano.

Com a inflação da cesta na casa dos dois dígitos, o consumidor precisou buscar ofertas e fazer substituição de produtos. Segundo Marcio Milan, vice-presidente da Abras, os consumidores passaram a concentrar as compras no mercado nos primeiros dias do mês e os mercados também tiveram que se adaptar para manter seu consumidor fiel oferecendo promoções ou programas de fidelidade mais vantajosos.

As perspectivas da Abras para 2022 é de crescimento nas vendas dos supermercados de 2,8%, mais realista que no ano passado quando a Associação estimou crescimento em 4,5% e terminou 2021 com crescimento de 3% nas vendas.

A estimativa de 2022 menor que a de 2021 considerou como fatores que impactam negativamente a queda de 7% no nível salarial dos empregados e o endividamento das famílias, com 75% delas nessa situação. Como perspectivas positivas, estão o aumento na injeção de recursos no consumo através do Auxílio Brasil e do pagamento do Pis Pasep.

Fonte: Agência Brasil