03 nov

Controle de estoque pode minimizar perdas de produtos e contribuir com o fluxo de caixa

Empresa especialista em logística, GTI PLUG oferece plataforma que faz gestão automatizada dos produtos em estoque Empresas de todo o mundo sofrem com uma série de problemas relacionados à gestão de suprimentos e controle de insumos necessários ao oferecer um produto ou serviço. No entanto, a falta de controle e verificação de estoque nessas situações pode acabar impactando o fluxo de caixa a longo prazo. Por esse motivo, o controle de estoque é um dos fatores mais importantes para os negócios. Com o objetivo de ajudar os gestores, a GTI Plug, empresa especialista em logística 4.0, criou uma plataforma que ajuda diversos setores a ter maior domínio das informações referentes ao próprio negócio.  O chefe de tecnologia da GTI, Eduardo Maia, ressalta a importância dessas informações. “Com esse conhecimento é possível saber quais são os produtos que vendem mais e quais ficam parados no estoque. A partir dessa função gestores podem economizar e otimizar compras de produtos”, conta o CTO. Entre as vantagens do controle de estoque automatizado o profissional…[+]
03 nov

Ministério da Agricultura lança hoje a 1ª Semana do Leite e Derivados

Campanha nacional, que conta com o apoio e participação da ABRAS, reúne os elos da cadeia produtiva do leite para valorizar o potencial deste mercado Nesta quarta-feira (3), às 10h, a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, fará o lançamento oficial da 1ª Semana do Leite e Derivados, em cerimônia que acontecerá no próprio Mapa. Também participarão desta solenidade o presidente da ABRAS, João Galassi, e lideranças de todos os elos da cadeia produtiva do leite.  O grande objetivo desta campanha, além de fomentar o consumo dos produtos lácteos no mercado brasileiro, é trabalhar, junto aos consumidores, importantes mensagens, como a qualidade da produção brasileira de lácteos e os seus benefícios para a saúde de todos. Acompanhe, ao vivo, a cerimônia da 1ª Semana do Leite e Derivados por meio do endereço: https://www.youtube.com/watch?v=LCvRhTeqChU Após o evento, SuperHiper trará mais detalhes desta campanha e de como os supermercados brasileiros podem participar desta iniciativa. Fonte: SuperHiper [+]
03 nov

E-commerce: uma oportunidade para marcas próprias de supermercados

Mais de 50% dos supermercadistas americanos reforçam seus investimentos online nessa linha de produtos Em meio à pandemia, o varejo supermercadista americano reforçou seus investimentos em marcas próprias e levou boa parte de seu mix para o e-commerce. Com os bons resultados, essa se tornou uma oportunidade interessante para as empresas do setor. Segundo o estudo “Power of Private Brands”, divulgado neste mês, com a pandemia os supermercadistas levaram para o e-commerce 67% de seu sortimento de marcas próprias. As vendas desses itens saltaram 73% durante o ano passado, aproveitando a explosão do consumo online trazida pelo isolamento social. Com isso, 14% das vendas de produtos de marca própria nos supermercados americanos aconteceram online, criando uma base importante para ainda mais crescimento no pós-pandemia. Não à toa, 61% das redes entrevistadas disseram considerar o e-commerce como uma grande oportunidade para as marcas próprias, sendo que esse percentual foi ainda maior nas redes que têm um sortimento maior de itens próprios em seus sites. Outro dado importante do estudo é que…[+]
03 nov

Expor frutas e legumes na entrada de supermercados melhora alimentação, diz estudo

Trocar balas e doces por produtos frescos perto dos caixas eleva consumo desses itens Uma pesquisa demonstrou pela primeira vez como uma simples troca na posição de itens em supermercados pode influenciar escolhas mais saudáveis dos clientes e aumentar o consumo de frutas e hortaliças em até seis porções extras por semana. Dispor alimentos ultraprocessados e com excesso de açúcar e gordura, como chocolates, balas e outros doces no fundo das lojas e trocar por alimentos frescos na entrada das mesmas e nos corredores em frente aos caixas, elevou a compra destes últimos em até 10 mil unidades por semana. Já a venda de doces e balas foi reduzida em até 1.500 unidades semanalmente. O estudo, publicado na revista PLoS Medicine em setembro, trouxe pela primeira vez evidências de como o arranjo de produtos nas gôndolas de mercados levam a escolhas mais ou menos saudáveis pelos consumidores. O experimento, conduzido por pesquisadores da Universidade de Southampton, analisou o consumo em seis lojas de supermercados populares no Reino…[+]
29 out

Inflação sobre produtos da cesta básica está 6% acima da média, aponta índice

À CNN Rádio, o economista Jackson Teixeira Bittencourt, que criou o índice específico para os produtos, afirmou que classes média e baixa são as mais afetadas Diante da alta generalizada da inflação que atinge o Brasil, professores do curso de economia da PUCPR resolveram criar um índice que mede especificamente o impacto da inflação sobre os produtos que compõem a cesta básica. Em entrevista à CNN Rádio nesta quarta-feira (27), Jackson Teixeira Bittencourt, economista e integrante do grupo responsável, afirmou que que a inflação na cesta básica está seis pontos percentuais acima da média. “Quando pegamos o IPCA dos últimos 12 meses, a inflação está em 10,25%, enquanto para esses itens da cesta como arroz, feijão, tomate, açúcar, óleo e café, está em 16%”, disse. Jackson destaca que os produtos “estão, além da classe baixa, na mesa de toda a classe média”: “A inflação tem batido no bolso da população mais pobre, mas na classe média também.” Embora a cesta básica seja o “mínimo para uma família se sustentar”, o…[+]
29 out

Faltam garrafas para cerveja e gôndolas têm menos opções

A variedade de embalagens de cerveja nas gôndolas dos supermercados caiu, e a culpa pode ser, por contraditório que pareça, da alta produção da indústria. “Há um problema estrutural. Sempre que o ritmo de produção de cerveja passa dos 14 bilhões de litros por ano, falta vidro”, diz o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Cerveja (Cervbrasil), Paulo Petroni. Com isso, na hora da compra, o consumidor está com opções mais limitadas – o que, em última instância, pode prejudicar as vendas do produto. O índice de ruptura da Neogrid – indicador que mede a falta de produtos nos supermercados brasileiros – passou de 11,9% na categoria de cerveja, em agosto, para 15,3%, em setembro. De acordo com Robson Munhoz, diretor de operações da Neogrid, esse indicador não aponta, necessariamente, que falta cerveja nas gôndolas, mas que não se encontram determinadas linhas ou marcas. “Ainda há ‘soluço’ de matéria-prima para a indústria e ela está revendo seu portfólio. Algumas fábricas não estão recebendo a embalagem de 310 ml, por exemplo, e tomam a decisão de…[+]
29 out

Varejo discute como reduzir a conta de luz na prática

Live Supermeeting ABRAS mostrou como as empresas podem ser mais eficientes no consumo de energia. Veja os exemplos do GPA e do Supermercado Avenida O custo de energia é uma das principais despesas de um supermercado e, diante dos atuais desafios hídricos, que podem gerar muitos transtornos no fornecimento de energia em todo o País, com sérios impactos nas operações varejistas, este tema ganha ainda mais relevância. Justamente por isso que a 11ª Live Supermeeting ABRAS, realizada nesta quinta-feira (28) e transmitida ao vivo pelo canal da entidade no Youtube, teve como tema “Como os supermercados podem ser mais eficientes e reduzir custos com energia”. O vice-presidente de Vendas e Marketing da ABRAS, Celso Furtado, abriu o evento dando às boas-vindas aos convidados e plateia virtual. Neste encontro, participaram: Flávio Souza, diretor comercial de soluções energéticas CPFL, e os varejistas Claudio Vicente Barbosa, diretor de Manutenção, Utilidades E Facilities do GPA (SP), e André Teixeira de Carvalho, gerente operacional dos Supermercados Avenida (SP). Alexandre Leite, CEO Advisor, desempenhou o papel de moderador. A primeira fala…[+]
29 out

Sancionada sem vetos lei que prorroga até 2032 incentivo fiscal para atacadistas

Nova lei amplia de 5 para 15 anos a transição para o fim de incentivos fiscais concedidos unilateralmente, sem aval do Confaz O presidente Jair Bolsonaro sancionou sem vetos a Lei Complementar 186/21, que prorroga até 2032 os incentivos fiscais concedidos pelos estados e pelo Distrito Federal no âmbito da guerra fiscal resolvida pela Lei Complementar 160/17. O texto foi publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira (28). A chamada “guerra fiscal” foi caracterizada pela concessão unilateral de isenções e benefícios fiscais relacionados ao ICMS pelo Distrito Federal e por parte dos estados que buscaram atrair investimentos. Entretanto, esse tipo de incentivo deveria ser aprovado de forma unânime pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), o que não aconteceu. Para resolver a questão, a Lei Complementar 160/17 estipulou prazos de transição para o fim desses incentivos – cinco anos no caso dos atacadistas comerciais. Oriunda do Projeto de Lei Complementar (PLP) 5/21, do deputado Efraim Filho (DEM-PB), a norma sancionada amplia para 15 anos a transição para os atacadistas…[+]