03 dez Promoções permanecem em alta na pandemia, revelam estudos da Casa 96 Pesquisas indicam novas preferências, como as promoções com propósito e prêmios em dinheiro. Números da Secap mostram recuperação em 2021 A pandemia afetou as tendências relacionadas às promoções no Brasil, mas não a relevância da ferramenta na opinião dos consumidores. Uma pesquisa realizada pela Casa 96 com 1.058 consumidores identificou que, em 2020, 90% dos entrevistados ainda desejavam continuar participando normalmente de promoções. Entretanto, o levantamento demonstrou um dado novo: para mais de 90% das pessoas, as promoções precisam ter um propósito, mais ganhadores e ajudar outras pessoas e instituições. Em relação ao tipo de prêmios, pela primeira vez a preferência pelo dinheiro (68%) abriu uma distância grande dos demais prêmios indicados, como casa (28%) e carro (4%). Esta tendência levou a agência a estudar o crescimento das ações conhecidas como Cash Back – ferramenta que ganhou força no Brasil, aliada a novas normas de reembolso – e ao lançamento da Pesquisa Novos Tempos, Novos Formatos, que acaba de ser divulgada pela Casa 96. “Já lançamos mais de 10 pesquisas…[+]
03 dez As festas de fim de ano e o papel dos pagamentos digitais As festas de fim de ano estão chegando e, embora muitas pessoas desejassem (e ainda desejam) um retorno à normalidade, a realidade é que os acontecimentos dos últimos 20 meses mudaram a sociedade em muitos níveis. Incluindo a forma como adquirimos produtos e serviços. O que não mudou é que as empresas aguardam, ansiosamente, pela última temporada de compras do ano – e ela vem começando cada vez mais cedo – cerca de 10 semanas antes da Black Friday, para ser mais exato, segundo a última edição da pesquisa do PayPal sobre a data, feita em parceria com a BigDataCorp. Até por causa disso, os especialistas projetam que as vendas este ano devem superar as de 2020. Apenas para referência, de acordo com a CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), a projeção é de aumento de quase 5% nas vendas no consolidado de 2021. No entanto, o medo de contágio permanece latente e, embora as compras físicas devam aumentar em comparação com o mesmo período do ano passado, as preocupações contínuas…[+]
03 dez Expansão inteligente: dados sobre consumo pautam aberturas de lojas A Geofusion trabalha com uma ferramenta inédita: o Potencial de Consumo Personalizado que facilita a tomada de decisões No momento de realizar a expansão de lojas, as redes supermercadistas precisam entender e localizar um bom número de regiões potenciais. Além disso, é necessário mapear a operação atual, para que não ocorra a chamada canibalização, cenário no qual duas ou mais unidades da mesma bandeira competem entre si. Dentro deste panorama, boa parte dos desafios da expansão está na dificuldade de levantar uma grande quantidade de locais estratégicos, já que: pontos com alto potencial podem estar lado a lado;a seleção dos melhores pontos pode apresentar várias indicações na mesma região;lojas atuais de uma rede possivelmente operam em regiões de alto potencial. Uma forma dinâmica de identificar até que estágio é aceitável manter duas ou mais lojas bastante próximas é estimando o quanto a população residente ou trabalhadora está disposta a gastar com determinadas categorias de produtos. Pensando neste complexo desafio, a Geofusion, líder em inteligência geográfica de…[+]
02 dez Brasileiro valoriza mais a sustentabilidade Estudo da Kantar mostra que a pandemia fez a população latino-americana pensar e agir mais nesse sentido Nos últimos anos, falar a respeito de sustentabilidade e adotar medidas que colaboram com o meio ambiente deixou de ser um diferencial para transformar-se em uma obrigação. Os estudos Who Cares Who Does (WCWD) e Consumer Insights 2021, elaborados pela divisão Wordpanel da Kantar, líder em dados, insights e consultoria, mostram que a pandemia de Covid-19 fez muita gente refletir sobre os impactos humanos na natureza. De acordo com os levantamentos, 62% dos consumidores latino-americanos afirmam dar mais importância à sustentabilidade hoje e mais da metade do público declara que houve alteração em seu comportamento de compras. Além dos impactos causados pelo próprio vírus, fatores como crises hídricas, falta de insumos, aumento dos preços e escassez de itens contribuem para esse resultado e reforçaram a necessidade de preservar o meio ambiente. Os compradores que se preocupam muito com o assunto e estão tomando as medidas necessárias para reduzir o desperdício são chamados de Eco Actives. Há…[+]
02 dez Café pode ter maior preço em mais de 25 anos com problemas na produção Efeitos climáticos afetam safra 2021-2022, com uma produção menor na anterior O café é a segunda bebida mais consumida pelos brasileiros, mas em 2021 o sabor da bebida ficou mais amargo. No ano, o café em grão já subiu mais de 110% segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), e a tendência é que o produto continue a subir em 2022, podendo chegar ao valor mais alto em 25 anos. A alta nos preços está ligada a uma série de fatores. Há, primeiro, os danos climáticos na safra 2021-2022, mas também uma produção pequena em 2020-2021, uma demanda que cresceu na pandemia e custos de produção maiores com a alta do dólar. O cenário não é exclusivo do Brasil, e problemas de produção em outros grandes produtores, como Colômbia e Vietnã, também impactam nos preços. Criou-se, com isso, o que Celírio Inácio, diretor-executivo da Abic, considera ser um cenário raro, de grande especulação em torno dos preços do produto. Crises do café Segundo Inácio,…[+]
02 dez Comissão de Agricultura aprova projeto de doação de alimentos por grandes supermercados Com o objetivo de evitar o desperdício de comida, a Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) aprovou nesta quinta-feira (2) um projeto que estabelece normas para que os grandes supermercados possam doar alimentos para entidades beneficentes de assistência social (PL 2.874/2019). A proposta é de autoria do senador licenciado Ciro Nogueira (PP-PI), atual ministro da Casa Civil. O relator, senador Sérgio Petecão (PSD-AC), apresentou parecer favorável, na forma de texto substitutivo. O projeto original estabelecia a obrigatoriedade da doação de alimentos e exigia que os estabelecimentos celebrassem contratos com as entidades beneficentes de assistência social, o que foi alterado. Mas o relator manteve a previsão de multa para quem descartar alimentos ainda na validade e adequados ao consumo humano sem motivo justo. Petecão incluiu a instituição da Política Nacional de Combate à Perda e ao Desperdício de Alimentos (PNCPDA), prevendo conceitos, princípios, objetivos e instrumentos para a doação de alimentos e dando tratamento a questões fiscais e sanitárias. A proposta agora segue para a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), onde receberá decisão terminativa. Se aprovada, seguirá…[+]
02 dez Rede Super Reis é recebida pela Agos Ser um ponto de referência para o segmento e estar próximo do associado tem sido alguns dos propósitos da Associação Goiana de Supermercados (Agos). No dia 1º de dezembro, a diretoria da entidade recebeu em sua sede dirigentes da Rede Super Reis, de Itumbiara. “Alinhamento, estratégia, disciplina e trabalho com compromisso fazem parte das ações desenvolvidas pela associação”, ressaltou o presidente da Agos, Gilberto Soares da Silva. Além de aproximar o relacionamento entre a instituição e a rede de supermercados, assuntos jurídicos no que se refere à convenção coletiva do sindicato (SECOM) também estiveram na pauta da reunião. Entre os visitantes da Rede Super Reis estavam: Dr. Flávio Partata, advogado externo, João Isaías, contador, Ana Tereza Lara e Silva, gestora de Recursos Humanos e Dr. Yago Barros Mendonça, assessor jurídico interno. Além do presidente da Agos, participaram da reunião o assessor de relações institucionais, Francisco Lopes de Araújo, os consultores jurídicos Dr. Reginaldo Vasconcelos e Dr….[+]
01 dez Busca por aves natalinas deve crescer apesar da inflação As tradicionais aves natalinas, como o peru e o chester, estão 22% mais caras neste ano. Mesmo assim, os supermercados ainda esperam grande procura pelas iguarias de final de ano. Como a maioria dos produtos alimentícios – e outros itens básicos como o gás de cozinha, a energia elétrica e a gasolina – as aves nobres também foram atingidas pela inflação. Mesmo com a elevação de quase um quarto do preço em relação a 2020, o setor supermercadista espera alta na procura destas aves neste ano. Um dos fatores é a volta das comemorações em família e das cestas corporativas entregues para algumas empresas a funcionários, após um 2020 marcado pela pandemia e pelo teletrabalho. “As festas serão maiores e o número de itens e de volume também. No compartilhamento da ceia, um vai levar peru, outro a champanhe, que também deve ter um certo aumento. A questão é que ave natalina não faltará”, afirma o presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), Antônio Cesa Longo. Observando o esperado aumento na demanda, algumas marcas…[+]