23 nov

Inflação alta afeta setor supermercadista

O brasileiro sente os efeitos da alta na inflação pela quantidade de produtos que é possível colocar em um carrinho de supermercado. Para muitos, a realidade é que as compras estão cada vez menores. Contudo, a redução do poder de compra das pessoas não é um efeito isolado: pelo contrário, com a economia interligada, esse movimento também traz reflexos para os setores supermercadistas e atacadistas.  Conforme aponta o presidente-executivo da Associação Mineira de Supermercados (Amis), Antônio Claret Nametala, assim como os consumidores, os supermercados também são penalizados pelas altas nos preços dos produtos.  Em consequência do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que, no acumulado dos últimos 12 meses, já demonstra uma variação de 10,67%, Claret lembra que as margens do varejo estão bastante reduzidas.  “Os supermercados compõem um setor dos mais concorridos da economia. Portanto, qualquer aumento de preço por parte do nosso fornecedor traz impactos na rentabilidade do varejo. Isso porque o setor evita ao máximo repassar preço ao consumidor, especialmente nesse momento de alta do desemprego e redução…[+]
22 nov

Qual a diferença entre e-commerce, marketplace e lojas virtuais?

Em semana de Black Friday, especialista explica os detalhes das diversas formas de comprar e vender pela internet Em pleno 2021, a maioria das pessoas está familiarizada com o comércio online. Por conta da pandemia, os brasileiros se tornaram ainda mais adeptos dessa maneira de adquirir produtos e serviços do que já eram antes. Contudo, alguns termos populares para se referir aos “estabelecimentos” digitais são confundidos entre si, principalmente para quem não é da área de tecnologia e marketing digital. É o caso do e-commerce, do marketplace e das lojas virtuais, por vezes chamadas também de vitrines virtuais (mas que, na verdade, possuem outro significado).Mesmo os compradores mais casuais podem ter lido ou ouvido falar nessas expressões e, talvez, pensado que todas se tratam da mesma coisa. Mas elas são diferentes, e fazer essa distinção é importante especialmente para o empreendedor que quer vender online e não sabe por onde começar. Victor Hugo Yuuki Mathias, IT Manager da agência digital full service Raccoon, explica o significado de cada termo: “Um e-commerce é, normalmente, um site ou…[+]
22 nov

Puxados por frango e ovo, preços de produtos da ceia de Natal sobem até 27%

Segundo a FGV, o frango inteiro teve aumento de 27,34% no preço em relação ao que era vendido no Natal do ano passado; aumento do preço dos insumos é uma das explicações A ceia de Natal deste ano terá um peso maior no bolso do consumidor. Isso porque os alimentos que compõem a cesta natalina estão mais caros em relação ao ano passado. O frango inteiro, um dos alimentos mais procurados nesta época do ano, foi o que mais subiu e teve alta de 27,34% no preço. Em seguida aparece o ovo, normalmente usado nas saladas, que aumentou 20%. Depois vêm os “pães de outro tipo” (que inclui o pão de rabanada) com aumento de 11,12%, o bacalhau (7,98%), vinhos (7,77%), lombo suíno (6,48%) e o pernil suíno (3,44%). Dos itens analisados pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getulio Vargas (FGV), apenas o arroz teve queda no preço (-4,25%). Os dados da FGV são uma variação acumulada em 12 meses, de dezembro do ano passado a novembro deste…[+]
22 nov

Shopper muda perfil de compras nos atacarejos

Conheça os dados da GS Ciência do Consumo que revelam os impactos da inflação no dia a dia dos consumidores A GS Ciência do Consumo divulga resultados do varejo referente ao mês de outubro e mais uma vez, aponta o aumento considerável de 7,51% da frequência em cash & carries, se comparado ao mesmo período do ano anterior. No mês passado, o indicador de 11,62% já era positivo e esse movimento é traduzido por uma alteração da missão de compra deste canal, ou seja, pelo aumento da frequência de shoppers com compras de conveniência e emergência, ao invés de abastecimento, resultando em uma diminuição significativa de quantidade de itens no carrinho, por conta da alta inflação registrada do segundo semestre de 2021. Na avaliação de produtos no carrinho dos shoppers (25 principais), os itens básicos apresentaram aumento do preço médio na comparação do biênio. Ainda influenciados pelo crescente aumento da taxa de inflação, refletindo na elevação do preço médio, na comparação com setembro, itens como Frios (Kg), Biscoitos Industrializados e Refrigerante de cola…[+]
22 nov

WhatsApp ganha carrinho de compras; veja como funciona

O WhatsApp lançou mais uma ferramenta comercial: a “mensagem de produto”. Com o intuito de manter todo o processo de compra em sua plataforma, a função é uma mensagem interativa que permite enviar ao consumidor, dentro da janela de bate-papo, uma foto e texto de um produto acompanhada de uma botão para ver mais detalhes. A mensagem possui duas variações, com produto específico (single-product message) ou um grupo de até 30 itens (multi-product message). A partir da conversa, é possível criar um carrinho de compras dentro do WhatsApp e enviar a solicitação de compra — não são cobrados custos extras para o uso da funcionalidade. O pagamento, porém, ainda não é realizado no WhastApp, que conta com links externos em forma de mensagens para direcionar o usuário para o banco ou plataforma de pagamentos. Para enviar a mensagem de produto, é necessário fazer parte de uma conversa — não sendo possível enviá-las como notificações. Além disso, o carrinho de compra é único por usuário e aparelho, o que significa que um carrinho aberto…[+]
19 nov

Salgadinhos para todos os momentos

Explorar a sazonalidade é uma importante estratégia para incrementar as vendas da categoria. Ao longo do calendário promocional do varejo, muitas são as oportunidades de promover salgadinhos no PDV Categoria de alto giro e que movimenta R$ 14,5 bilhões no varejo ao ano, segundo dados da Euromonitor, salgadinhos tem presença garantida nos carrinhos dos consumidores. Suas vendas, inclusive, podem ter melhor desempenho por meio de estratégias voltadas às principais datas sazonais que integram o calendário promocional do varejo. Vale, portanto, explorar essas ocasiões para promover um produto que detém forte apelo de indulgência e traz rentabilidade e bons resultados. A próxima grande temporada de vendas será a Black Friday, que acontece na última semana de novembro. Essa ocasião impulsiona a categoria tanto nas lojas físicas quanto no e-commerce, pois, neste período, o shopper está buscando produtos atraentes e está mais suscetível a comprar produtos indulgentes. No ano passado, para ser ter uma ideia, quase 60% dos internautas brasileiros compraram algo na Black Friday. Promover ações específicas, como combos, promoções, packs e banners digitais, são…[+]
19 nov

Supermercados inovam com foco nas necessidades dos clientes

Mercados são mais que lugares de compra de alimentos A abastecer a geladeira, a despensa de casa ou até comprar um eletrodoméstico se tornou diferente nos últimos meses. Com a pandemia e as necessidades de isolamento social as compras de supermercado se tornaram virtual. Por isso, muitas redes têm apostado nos deliveries. Além de economizar tempo, o delivery facilita o cotidiano das pessoas. O movimento trouxe, inclusive, impacto para o mercado. Um levantamento da Statisa – empresa especializada em dados de mercado e consumidores – mostra o Brasil como destaque no segmento de delivery na América Latina. Só no ano passado, o país foi responsável por quase metade dos números de pedidos: 48,77%. O Bretas está neste mercado. E para auxiliar ainda mais o consumidor, agora tem também a opção de clique e retire, que permite que o cliente faça suas compras na comodidade de sua casa e apenas selecione a loja onde quer buscar as suas compras. Sem filas e sem precisar nem descer do carro. “Pensamos nesta alternativa para quem prefere…[+]
19 nov

Ceia de Natal pós-vacina será com frango e cerveja

O distanciamento social e as restrições de circulação que afastaram as famílias no Natal de 2020 não devem ser mais um problema neste ano. Com isso, a expectativa de diferentes setores da economia é que as comemorações retomem um ritmo mais próximo da normalidade em 2021, mas com algumas diferenças. Alguns dos itens mais tradicionais das ceias de Natal ficarão mais longe neste ano. Pesquisa da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) com seus associados mostra que a expectativa do varejo de alimentos é que o consumo de frango e cerveja apresentem as maiores taxas de crescimento no consumo das famílias durante as festividades natalinas. Os supermercados apostam em um crescimento de 18% no volume de venda de frango para o período natalino deste ano, em comparação ao Natal do ano passado. Entre todas as carnes vendidas nesta época, o frango ficará com uma fatia de 14%, deixando para trás os tradicionais tender, chester, bacalhau e até mesmo o peru. “As famílias irão comemorar o Natal em suas casas neste ano e com isso…[+]